Page 102

102

anuário tele.síntese | 2017

Uma base aberta para aplicações em IoT CPqD desenvolve plataforma de tecnologias para desenvolvimento para Internet das Coisas, com objetivo de fomentar soluções voltadas a cidades inteligentes Por Roberta Prescott O Brasil já dispõe de uma plataforma de Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), com foco nas necessidades das cidades inteligentes. A solução foi desenvolvida pelo CPqD, a partir de um projeto submetido ao Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A Plataforma IoT – Estrutura Aberta de Tecnologias para Internet das Coisas e suas Aplicações, desenvolvida em códigos abertos, é composta por microsserviços, que são acessados por meio de APIs abertas (API, sigla em inglês que significa Interface de Programação de Aplicações).

A ideia é reunir a comunidade de desenvolvedores para fomentar aplicações Maurício Casotti, gerente de Marketing de Produto

A plataforma foi desenhada para oferecer funcionalidades nas camadas de middleware IoT, como gestão de dispositivos e integração dos dados por meio de diversos protocolos; de segurança, com autorização, gestão de identidade e criptografia; e de suporte à aplicação, com criação de fluxos de dados, Big Data e aprendizado de máquina (machine learning).

A ambição do CPqD com essa plataforma é propiciar um ambiente livre para resoluções de problemas das cidades por meio da IoT, principal-

foto | divulgação

Maurício Casotti, gerente de Marketing de Produto do CPqD, diz que, em 2015, após observar o que estava acontecendo no mundo da Internet das Coisas, o CPqD entendeu que seria importante para o Brasil ter uma plataforma com essa vocação. “Os recursos chegaram no final de 2016 e o projeto começou a ser executado em janeiro deste ano, mobilizando um time de 12 pessoas”, conta.

Profile for Momento Editorial

Anuario Tele.Síntese Inovacao em Comunicacoes 2017  

Os projetos premiados 151 produtos e serviços inovadores

Anuario Tele.Síntese Inovacao em Comunicacoes 2017  

Os projetos premiados 151 produtos e serviços inovadores

Advertisement