Black Sabbath - Biografia ilustrada

Page 49

inglês Jim Marshall. Hendrix foi o músico que popularizou a guitarra elétrica distorcida. Fez carreira musical entre 1963 e 1970. O Led Zeppelin surgiu em 1968 dos trabalhos em estúdio e do sucesso que o guitarrista Jimmy Page fez com o Yardbirds, unido ao talento do baterista John Bonham, do baixista John Paul Jones e do vocalista Robert Plant. Excursionando pelo mundo, o Zeppelin ganhou fama como banda de rock pesado, mesmo sem nunca perder suas raízes no blues negro. O Deep Purple apareceu de um projeto chamado Roundabout, em que os músicos trocavam de instrumentos, num exercício em grupo incomum na época. Com esse background, o grupo atingiu popularidade desde seu surgimento, em 1968. Consolidou o tecladista e especialista em órgãos Jon Lord, o baterista versátil Ian Paice, o baixista Roger Glover, o vocalista que abusava de agudos Ian Guillan e o guitarrista com influências de música erudita Richie Blackmore. No entanto, não foi somente essa formação que ganhou destaque, revelando outros músicos nas diversas trocas de integrantes, como o vocalista David Coverdale, o baixista e vocalista Glenn Hughes e a segunda guitarra de maior sucesso na banda, nas mãos de Steve Morse. Entre reuniões e brigas, o Deep Purple marcou uma geração com suas composições complexas. A tríade de bandas viveu um ápice de criatividade e inovação entre 1970 e 1974. Com a ascensão gradual dos grupos de punk rock dos Estados Unidos, o heavy metal começou a entrar em declínio. Somente com o surgimento do Saxon e do Iron Maiden, a chamada “New Wave of British Heavy Metal” (NWOBHM) teria vigor para recuperar o rock pesado.11 As três bandas eram do Reino Unido e conversavam entre si. “Nunca houve muita rivalidade entre o Sabbath e o Zeppelin, na

realidade. Ambas eram de Birmingham, todos fazíamos parte da mesma turma, então sempre desejamos o melhor para eles, como tenho certeza de que eles também desejavam para nós”, explica Tony Iommi. A operária Birmingham brigava direto com a capital Londres. Os músicos das regiões interioranas inglesas eram desprezados pelos artistas da capital. Isso criou um inimigo comum entre o Black Sabbath e o Led Zeppelin. “Era sempre Zeppelin, Sabbath e Purple, mas a rivalidade era com o Deep Purple. Ainda mais depois, quando ‘Paranoid’ estava nas paradas e eles tinham lançado ‘Black Night’. Foi quando ambas as bandas subiram que sentimos a verdadeira rivalidade”, desabafa Tony, em suas memórias. Ozzy não gosta do rótulo de heavy metal até os dias atuais, e disse que fez, desde sempre, um simples rock. “Sabe, ‘música do Sabbath’ ou ‘hard rock’, tudo bem, porque há nuances. Mas heavy metal não tem, é uma cor só. E muita gente pega essas diversas cores dos anos 1970, 1980, 1990 e do novo milênio e diz que são o tal ‘heavy metal’ – uma coisa não tem nada a ver com outra! Uma vez vi uma árvore genealógica do heavy metal, com um monte de bandas e o Sabbath bem no meio. Tinha esses grupos de goth metal, death metal, metal maluco e infeliz, metal-do-caralho”, desabafou o cantor em um depoimento em 2013. Portanto, se nem o homem considerado “padrinho” do metal aceita bem esse subgênero do rock’n’roll, é possível entender por que a história do estilo é tão confusa e repleta, sobretudo, de intervenções marcantes da própria imprensa. Não foi o Black Sabbath que criou o metal ao se vestir de preto e falar sobre novos temas, mas foram os jornais e as revistas que reconheceram, naquele grupo, um tipo de música que estava em surgimento.

49


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.