Page 50

Saúde | por Mirella lima

Entre o pé e o dedão

Traumatologia (SBOT), ele explica que a maior incidência dessa deformidade é em mulheres, ocasionada pelo uso de calçados inadequados.

De onde vem e para onde vai uma deformidade incômoda e desconfortável chamada joanete

Tratamento

uem nunca viu ou ouviu falar em joanete, aquele famoso ossinho que “desponta” estrategicamente para o incômodo dos nossos pés? O problema geralmente aparece em pacientes que tem uma tendência hereditária e congênita no formato dos ossos dos pés. É uma deformidade na estrutura óssea e na articulação entre pé e dedão. Uma das principais causas da deformação é o uso de calçados inapropriados, como os com salto alto e frente estreita.

A cirurgia corrige a deformidade facilitando o uso de calçados e amenizando as dores.

Q

Para esclarecer algumas dúvidas e nos dar orientações sobre o assunto, fomos buscar um Cirurgião Ortopedista, Dr. Eduardo Fanchin Rocha (CRM PR 15793), que já atua em Curitiba há mais de 10 anos. Membro da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé) e também da Sociedade Brasileira de Ortopedia e

A musicista Teresinha Rodrigues, 72 anos, confirma a teoria da hereditariedade: “Minha mãe e meu irmão mais velho tinham joanete e o problema apareceu em mim aos 55 anos de idade. Não sinto dores, mas o que realmente incomoda é na hora de comprar um sapato mais alinhado”. Nem as crianças estão livres do joanete. Ele pode aparecer por alterações congênitas no formato ósseo dos pés, mas felizmente não é tão frequente como em adultos.

Segundo o Dr. Rocha, o tratamento pode ocorrer através de calçados adequados e cirurgia, indicada para os pacientes que foram submetidos ao tratamento clínico com calçados e não obtiveram sucesso, permanecendo com dores.

Importante lembrar que mesmo após o tratamento cirúrgico com sucesso, o paciente deve evitar o uso de calçados inadequados. As mulheres não devem usar os calçados sociais (salto alto e frente estreita) no dia a dia, por exemplo. Quem já tem joanete deve usar calçados confortáveis, com a frente ampla, bom sistema amortecedor no solado e evitar saltos com mais de 5 cm. Os que mais se adequam a este perfil são: tênis, sapatênis e anabelas em geral. Outra sugestão é procurar o ortopedista quando surgirem dores nos pés ou dúvidas quanto à presença de joanete. Várias empresas de calçados já investem em modelos apropriados e linhas confort, que atraem tanto os consumidores que têm joanete, como os que primam pelo conforto acima de tudo.

Foto: Divulgação

Dicas • Não use calçados de salto alto e frente estreita; • Use calçado apropriado com biqueira larga, de material macio, que permita que os dedos se acomodem corretamente; • Evite pressionar o joanete. Se possível, faça uma abertura no sapato ou sandália mais antigo para usar em casa; • Cuidado com a prática de esportes ou atividades que exijam muito esforço com os pés; • Envolva o joanete com artigos ortopédicos para protegê-lo dia e noite. 50

MODASHOESBRASIL

Moda Shoes Brasil - ed03  

Moda, calçados, acessórios, bolsas e muito mais.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you