Page 108

Cinema |

por

Daniella de lavor

Atriz ou Meretriz?

A

ntes, Gata Borralheira; hoje, Cinderela. É mais ou menos este o resumo da profissão de atriz na história brasileira. No conto de fadas da vida real, ela já foi vista com muito maus olhos. Até os anos 1950, era marginalizada. O fato da mulher atuar era sinônimo de prostituição, vagabundagem, pessoa desocupada. Conhecida por não ter meias palavras, a atriz paulista Dercy Gonçalves chegou a afirmar: “antigamente, atriz era considerada puta, eu tinha até carteirinha”. Só nos anos 1980, a profissão tornou-se legalizada. Laura Cardoso, uma das maiores do país, sentiu na pele o preconceito ao decidir tornar-se atriz, ainda na década de 1940. Em entrevista à revista Quem, disse: “Naquele tempo, a mulher que era de teatro, rádio, circo, era considerada prostituta. Mas nunca liguei para isso. Não estava nem aí se comentavam que eu era puta. Vestia minha roupa e ia trabalhar de salto alto e cabeça erguida. O meu trabalho era sério”. O que define ser atriz? O que seria uma prostituta? Atriz é uma pessoa que interpreta personagens, decora falas, simula sentimentos. E a prostituta? Satisfaz clientes, finge prazeres e/ou sentimentos para satisfazer o outro. Atrizes e prostitutas trabalham o fingimento e a representação. Uma, para satisfazer o público; a outra, o cliente. Mas o público também não seria uma espécie de cliente?

Fotos: Divulgação

Dercy Gonçalves Atriz, humorista e cantora brasileira, oriunda do teatro de revista notória por suas participações na produção cinematográfica brasileira das décadas de 1950 e 1960.

108 MODASHOESBRASIL

A maior diferença é que a prostituta vende o corpo com o único interesse de faturar. Já a atriz, essa interpreta personagens, sentimentos, histórias de vida. Interpretar é vital para ela. Assim como era vital escrever para Clarice Lispector e é vital, para você, tomar água. E a atriz pornô? Seria redundante essa pergunta? Para a atriz pornô Jessica Stojadinovich, em depoimento ao blog Epimenta, nem tanto. “No final do dia, as duas (atrizes e prostitutas) estão aceitando dinheiro por sexo. Na real, há uma minúscula diferença”. A diferença está na forma de atuar. As duas representações são remuneradas. A prostituta interpreta o sexo explícito e a atriz o sexo implícito. Ou não...

Moda Shoes Brasil - ed03  

Moda, calçados, acessórios, bolsas e muito mais.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you