Issuu on Google+

Hora Devocional Sábado, 13 de Fevereiro Consciência Sadia AQUIETANDO: Tire um tempo (uns 3 minutos) para procurar ficar em silêncio. Ore convidando o Espírito Santo para conduzir você por esse momento até o coração do Pai. OUVINDO: Leia sem pressa 1 Coríntios 8.1-13. Repita a leitura duas vezes com seu coração disposto a ouvir a voz de Deus em sua Palavra. MEDITANDO: Esteja com seu ser atento ao mover da Palavra de Deus em seu coração. Ter uma boa consciência é algo muito importante não só para você, mas também para que você possa edificar outras pessoas. Paulo fala-nos sobre o uso maduro da liberdade cristã em benefício de outros, um assunto tão atual hoje quanto no primeiro século – ainda que os detalhes tenham mudado! RESPONDENDO: • Transcreva o versículo que mais chamou sua atenção na primeira vez que leu o texto.

• Como você avalia o usa que faz da sua liberdade em relação à consciência alheia? o Eu nunca parei pra pensar que poderia estar induzindo alguém ao erro o

Acho difícil abrir mão de meus direitos por causa da imaturidade alheia.

o

Quando na dúvida quanto à reação alheia, eu abro mão de meus direitos.

• Que possíveis situações paralelas à de Corinto poderiam surgir na vida Igreja?

• Escreva uma oração que expresse o que você está sentindo nesse momento

PARA SABER MAIS: Atos 24.16 Provérbios 28.13,14

   

Filipenses 2.15

www.ipn.org.br/mocidade  

   


Hora Devocional Domingo, 14 de Fevereiro Amizades que edificam AQUIETANDO: Tire um tempo (uns 3 minutos) para procurar ficar em silêncio. Ore convidando o Espírito Santo para conduzir você por esse momento até o coração do Pai. OUVINDO: Leia sem pressa Rute 1.1-6. Repita a leitura duas vezes com seu coração disposto a ouvir a voz de Deus em sua Palavra. MEDITANDO: Esteja com seu ser atento ao mover da Palavra de Deus em seu coração. O livro de Rute não se limita a contar a história de amigas que viveram nos tempos antigos. Ele fala de Deus e do plano soberano que Ele tem para nossas vidas – é um livro com uma mensagem atual, rico de ensinamentos. Estes versículos iniciais apresentam-nos três mulheres e alguns fatos a seu respeito. RESPONDENDO: • Transcreva o versículo que mais chamou sua atenção na primeira vez que leu o texto.

• Que semelhanças e contrastes você percebe entre as três mulheres citadas no texto?

• Várias vezes Deus une pessoas bem diferentes em relacionamentos profundos e significativos. Você já experimentou isso em sua vida?

• Escreva uma oração agradecendo a Deus por nos criar tão diferentes uns dos outros e pela graça que nos une nEle. Disponha-se a permitir que a diversidade de características pessoais, proveniência e formação, entre outras, não sejam barreiras para dar inicio a novas amizades.

PARA SABER MAIS: Provérbios 18.1 Provérbios 27.6

   

Provérbios 27.17

www.ipn.org.br/mocidade  

   


Hora Devocional Segunda Feira, 15 de Fevereiro Perdão AQUIETANDO: Tire um tempo (uns 3 minutos) para procurar ficar em silêncio. Ore convidando o Espírito Santo para conduzir você por esse momento até o coração do Pai. OUVINDO: Leia sem pressa Romanos 12.17-21. Repita a leitura duas vezes com seu coração disposto a ouvir a voz de Deus em sua Palavra. MEDITANDO: Esteja com seu ser atento ao mover da Palavra de Deus em seu coração. Perdão não significa apenas silêncio quanto ao passado. Perdão genuíno envolve a tentativa de restaurar uma pessoa, além de restaurar um relacionamento que aos olhos dos homens talvez pareça irrecuperável. Depois de dizer “Eu te perdôo!”, é a hora de mostrar que de fato houve um cancelamento da dívida. O verbo traduzido por ‘esforçai-vos’ significa ‘pensar antecipadamente’. Portanto, devemos pensar antecipadamente em fazer o bem a quem nos fez o mal. RESPONDENDO: • Transcreva o versículo que mais chamou sua atenção na primeira vez que leu o texto.

• Repare como Paulo é inclusivo: ninguém e todos não deixa nenhuma pessoa de fora! Existe alguém a quem você tenha dificuldade de responder ao mal com o bem?

• Peça a Deus para que reverta sua tendência natural de retornar mal por mal. Comece a planejar o bem para com seus ofensores. Ore por criatividade e perseverança.

• Perdão e vingança são incompatíveis. Quando escolhemos a vingança em lugar do perdão, que pecado estamos cometendo?

• Peça a Deus discernimento para identificar em sua vida sinais de um espírito vingativo – palavras ferinas, sarcasmo, ridicularização publica, espírito de competição, etc.. PARA SABER MAIS: Colossenses 3.13

   

Romanos 12.21

Marcos 11.25

www.ipn.org.br/mocidade  

Mateus 18.15

   


Hora Devocional Terça Feira, 16 de Fevereiro Comunicação AQUIETANDO: Tire um tempo (uns 3 minutos) para procurar ficar em silêncio. Ore convidando o Espírito Santo para conduzir você por esse momento até o coração do Pai. OUVINDO: Leia sem pressa Provérbios 16.21-23 , Provérbios 22.11 e Provérbios 25.15. Repita a leitura duas vezes com seu coração disposto a ouvir a voz de Deus em sua Palavra. MEDITANDO: Esteja com seu ser atento ao mover da Palavra de Deus em seu coração. Provérbios é o livro de sabedoria – seu destaque central é a habilidade para colocar em prática no dia-a-dia a verdade de Deus. Provérbios tem muito a nos advertir e ensinar sobre a comunicação. RESPONDENDO: • Transcreva o versículo que mais chamou sua atenção na primeira vez que leu o texto.

Existe algum ‘príncipe’ que você precisa persuadir? (pais, professor, pastor, outro líder...)

Que características devem marcar as suas palavras na comunicação com essa pessoa?

Procure lembrar exemplos práticos de ‘palavras doces’ e ‘palavras persuasivas’. O que impede ou permite que estas palavras estejam em sua boca?

Entre outras, uma das ocasiões em que precisamos de palavras persuasivas e doces (embora firmes) é quando surge a necessidade de confrontar uma pessoa que errou. Que pecados nos outros tiram você mais do sério? Ore pedindo a Deus capacidade para se dominar e confrontar construtivamente a pessoa.

PARA SABER MAIS: Lucas 6.45 Salmos 19.14

   

www.ipn.org.br/mocidade  

   


Devocionais Acamps 2010