67 minute read

O Prazer de Ler e Escrever

O Prazer de…

Advertisement

No âmbito do estudo do Texto Descritivo, os alunos foram desafiados a elaborar o retrato dos seus professores.

Retratos

dos nossos professores

Professora Ana Cristina Marques

«[…] A professora Ana Cristina Marques é uma professora que leva o seu trabalho muito a sério. É excelente e amiga dos alunos. Não gosta que nenhum aluno fique com dúvidas. Quando está a estudar connosco, é simpática, dedicada e paciente. Na minha opinião, ensina bem Matemática.» (Rafael Nazareth, 5ºD)

«A professora leva o seu cargo de professora e Coordenadora muito a sério, mas também brinca connosco. Gosta muito de ver que estamos a perceber a matéria e faz de tudo para darmos o nosso melhor. Ela é muito querida e divertida. Eu adoro a minha Diretora de Turma.» (Carolina Campos, 5ºD)

«[…] A professora Ana Marques tem uma característica que a define: é muito divertida! Mas também é simpática. Nas aulas de matemática, ensina muito bem e, quando os alunos não percebem as contas, os problemas e muito mais, a professora nunca desiste. A professora é uma professora honesta e verdadeira. (Catarina

Pinto, 5ºD)

«A Diretora de Turma Ana Marques é uma excelente professora que é exigente a explicar a matéria para a aprendermos muito bem e não termos dúvidas nenhumas. Ela é muito divertida e simpática e, às vezes, gosta de nos fazer rir.» (André Leal

5.ºD)

«Acho que é uma boa pessoa, pois a professora preocupa-se com os alunos e, por vezes, diz sempre umas boas piadas que, assim, dão mais incentivo para podermos começar a aula.» (Diogo Russo5.ºD)

«A professora Ana Marques consegue relaxar os alunos quando estão nervosos. A professora é marcante, porque ela está a fazer de nós homens e mulheres fortes.»

(Francisco Martins 5.ºD)

Professora Ana Claudino

«Como o chocolate de tão doce que é, e muito simpática, mas também gulosa, pois usa sempre os bolos como exemplo para nos explicar os problemas de Matemática. Sempre organizada e exigente, e explica muito bem a matéria. É muito engraçada e as aulas são uma diversão, mas não podemos pisar a linha, é à vontade, não à vontadinha. Corrige os nossos erros, mas de uma forma construtiva e motiva-nos para melhorar e aprender cada vez mais. Só um bom professor consegue ensinar de forma a deixar um vestígio da sua maneira de ser no outro e só um bom professor consegue ver um aluno como um baú, onde este pode guardar os seus maiores tesouros. A professora Ana pensa desta forma e é por isso que eu a adoro.» (Maria Francisca Magro, 6ºF)

«A minha Diretora de Turma é bastante amigável. Ela ensina a matéria de Ciências de uma forma que todos percebem e o mesmo acontece em Cidadania e CTIC. A DT leva o seu cargo como diretora de turma muito a sério e cumpre com tudo o que diz e no devido tempo. Fora disso também é bastante querida com toda a turma e raramente se chateia, por isso é que eu acho que que ela é uma ótima DT.» (Margarida Dias, 6ºF)

«A professora Ana Claudino, professora de Ciências Naturais, CTIC é a nossa DT e é uma excelente professora. As aulas, principalmente as de Ciências Naturais, as minhas favoritas, são muito interessantes e produtivas. Gosto quando fazemos resumos e atividades experimentais. A DT está sempre calma, as aulas por norma são sempre as mais silenciosas, onde eu consigo concentrar-me melhor. Em CTIC admiro a capacidade da Professora Ana Claudino de tornar temas pouco interessantes em algo educativo e divertido. Os debates são sempre bastante interessantes e todos têm direito à sua opinião. Quando estamos errados a professora não nos repreende e sim nos corrige, é sempre bastante fácil de entender e aplicar os conteúdos abordados. A DT também tem um ótimo sentido de humor e temos diversos momentos de diversão na aula, tornando-a assim mais divertida e leve.» (Maria Cocharro,6ºF)

«[…] A primeira vez que vi a minha professora de Ciências pensei logo que era boa pessoa. A professora Ana é simpática e boa a ensinar, pois compreende-se muito bem o que ela explica. Ensina-nos as coisas através de comparações com o nosso dia a dia para tentar que os alunos aprendam melhor. É amável, no sentido que é brincalhona. Vê-se que gosta muito de ensinar..» (Pedro Afonso, 5ºE)

«[…] A professora Ana arranja sempre uma maneira de pôr a aula mais engraçada. É uma pessoa paciente, pois está sempre a responder às perguntas dos seus alunos e fica satisfeita com os trabalhos deles. A professora é simpática, mas não deixa que lhe faltem ao respeito.» (Matilde, 5ºE)

«Tem muito jeito para lidar com crianças e até com as mais irritantes consegue manter sempre a calma.» (Júlia

Núncio 5.ºC)

Professora Ana Oliveira

«[…] Com a professora Ana Oliveira, ninguém acha, só pensa. Por vezes é séria, mas, por outras, é muito brincalhona e motiva quem a rodeia.» (Joana,

Afonso, Mariana Pedro, Maria Teodósio e Guilherme, 6.ºG)

«A professora Ana Oliveira é muita simpática, divertida e ensina bem, mas quando é preciso zangar-se, ela zanga-se.» (Mariana Dâmaso, 6.ºG)

«A professora Ana é tão rigorosa como bondosa. Ela é realmente uma boa professora e tenta explicar o que for preciso aos alunos.» (Beatriz

Guerreiro, 6.ºG)

«A professora Ana Oliveira é amigável e tem muita paciência para nos aturar. […] é baixa, mas não é por isso que não a respeitamos. Chegou no meio do primeiro período e gostei muito das suas aulas. Há alunos da turma que não a deixam fazer a aula da forma mais divertida, porque fazem barulho, mas a professora impõe-lhes castigos rigorosos.» (Afonso Amaral,

6.ºG)

Professor António Areia

«O professor António ajuda-me quando preciso, é uma pessoa incrível e que nos ajuda sempre que estamos em aula, ele aumenta-nos a autoestima e puxa por nós, sabendo as nossas capacidades. O professor tem um coração super bondoso que Deus lhe deu, e todos nós percebemos a boa pessoa que é.» (Pedro Marques, 6.ºG)

“O professor António é muito simpático, ele gosta de ajudar os seus alunos, é engraçado e responsável. Eu gosto dele, porque ele pensa nos alunos com mais dificuldades.” (Frederico Wothmann, 6.ºG)

«O meu professor de Educação Física, António Areia, é muito engraçado e divertido. Ele brinca muito connosco e faz sempre com que todos os alunos fiquem contentes com a atividade ou jogo que ele propõe. Aparece sempre bem-disposto e feliz para nos dar aula.» (Carolina Campos,

5ºD)

«[…] O professor é uma pessoa paciente para ensinar, compreensivo com os alunos e criativo, porque nos ensina muitas atividades e as aulas são sempre diferentes e boas. Podemos dizer, de uma forma geral, que o professor António é muito bom professor, porque nos consegue motivar nas suas aulas e nos transmite alegria.» (Tomás Pona, 5ºE)

«O professor António espera muito de todos nós, ajuda-nos muito, esclarece-nos sempre as dúvidas que temos e é muito paciente.» (Martim

Resende5.ºE)

Professora Bárbara Ferreira

«[…] É uma pessoa engraçada, com grande sentido de humor na maneira como nos dá as aulas, porque nos ensina de uma forma descontraída e conta-nos sempre muitas histórias que nos ajudam a perceber melhor a matéria. Também é paciente connosco e, ao mesmo tempo, exigente, porque para ela é importante que consigamos aprender toda a matéria. Podemos dizer que a professora Bárbara é muito boa professora, porque as suas aulas são divertidas e, desta maneira, aprendemos e desenvolvemos os nossos conhecimentos sobre História com imensa facilidade.» (Tomás Pona, 5ºE)

«A professora Bárbara é muito exigente, mas adoro a maneira dela explicar, porque ela interage muito connosco. […] Resumindo, gosto muito dela.» (Mafalda, 5º A)

«[…] A professora é super divertida e percebe-nos. As aulas, com a professora, passam a correr. A professora descreve os acontecimentos passados comparando com os de hoje em dia, logo a matéria fica muito mais fácil de entender.» (Beatriz Trindade, 6C)

«É uma das professoras que ensina melhor a matéria. É brincalhona, engraçada e amiga de todos. É uma boa professora.» (José Caldas, 6ºD)

«[…] Nota-se que ensina com gosto e adora os seus alunos. A maneira como ela explica as coisas é única, pois fala com muita convicção» (Pedro Afonso,5.ºE)

«É a mais simpática de todas as professoras e eu adoro-a. Não quereria trocar esta professora por nenhuma outra. (Matilde Anjos, 5ºD)

Professora Carla Fernandes

«A professora Carla tem quase sempre um sorriso na cara. Ela ensina os alunos de quinto e sexto ano. Apesar de estar quase sempre motivada e feliz, pode se chatear tal como todos os outros seres humanos na Terra, mas, quando levanta a voz, todos os que estão a interromper calam-se, o que mostra que é capaz de impor ordem nas pessoas. Ela ensina bem e dá aulas educativas, tendo o cuidado de fazer sempre exercícios de consolidação e de passar esquemas no quadro para ninguém ter dúvidas.» (Beatriz Guerreiro, 6.ºG)

«A professora Carla é uma professora divertida, até bastante divertida! Por vezes, é exigente, mas muito paciente. É simpática e inteligente, mas quando se chateia… UI! Preocupa-se muito com os seus 200 e tal alunos. Já estamos com ela há algum tempo e vejam só, até já nos deu duas disciplinas diferentes. Está há um ano inteiro a chamar-nos a atenção e penso que até aprendemos a lição, penso!» (Mariana

Pedro, 6.ºG)

«A minha professora tem muitas qualidades e, que eu saiba, não tem defeitos. A minha DT é muito boa para todos da turma e ajuda-nos muito. É uma das melhores professoras que já tive» (Miguel Raposo 5.º G)

«A professora Carla é uma das professoras mais bondosas que eu conheço. Ela é incrível!» (Filipa Félix 5.º G)

Professora Elsa Candeias

«[…] A professora Elsa é alegre e trabalhadora, pois ensina-nos duas disciplinas e esforça-se para fazer as coisas de forma que todos consigamos entender a matéria.»

(Mafalda Resende, 5ºE)

«[…] A minha professora de Matemática e CTIC transmite simpatia e é engraçada. É carinhosa, trabalhadora e gosta de ajudar. Na aula de Matemática, ensina-nos bem a matéria, fazemos bastantes exercícios. Em CTIC, ela traz-nos trabalhos que nos ensinam coisas importantes para a vida.» (Beatriz Nolasco, 5ºE)

«[…] A professora é muito compreensiva, tem muita paciência e, quando é necessário, repete muitas vezes. Gosta muito de ensinar.» (Mª Leonor Cardoso,

5ºE)

«A professora é organizada e explica muito bem. Como professora, é radiante e engraçada, ensina bem e ajuda-nos quando estamos com dúvidas. Acho que a professora merece um mundo inteiro, pois ela é extraordinária!» (Ana Duarte, 5.ºE)

«A professora Elsa é a minha Diretora de Turma e é uma pessoa muito divertida, embora seja um pouco exigente. Esta é a minha professora preferida, mas claro que não posso abusar dos seus limites. É excelente no trabalho que faz e vê-se que adora ensinar coisas novas.» (Martim Ribeiro,5.ºE)

«A professora Elsa é uma professora organizada e responsável, pois nunca falta às nossas aulas. Apesar de ser divertida, ninguém lhe falta ao respeito. A professora é engraçada, trabalhadora e preocupa-se muito com a nossa turma. É uma excelente Diretora de Turma que nunca vou esquecer!» (Benedita Menéres, 5.ºE)

Professora Graça Pinto

«[…] A professora Graça é trabalhadora, tenta sempre fazer o melhor que pode para nos ensinar. Gosta de puxar pelo melhor de nós, gosta de nos ver a trabalhar, de quando nos esforçamos e trabalhamos em equipa. Também é direta e, quando tem algo a dizer, seja uma crítica ou um elogia, ela diz. A professora Graça é simpática e sempre que precisamos de ajuda, a professora ajuda. É uma professora fantástica que gosta de trabalho árduo e espírito desportivo.» (Kaly, 6.ºC)

«A minha professora de ginástica é calma e tem muita paciência, porque mesmo depois de explicar e demonstrar um exercício, se um aluno não estiver a fazer bem, ela explica de novo a esse aluno. Também é exigente e cuidadosa com as regras da Covid-19. Gosta de saber se o material está ou não desinfetado, se os alunos desinfetaram ou não as mãos. Estes são alguns cuidados que a professora tem.» (Érika, 6.ºC)

«A professora Graça sabe como melhorar as competências físicas dos seus alunos, pois é exigente. Para ela, tem de estar tudo perfeito. Para ela, temos de ser bons em tudo e ser a melhor turma, por isso compara os nossos resultados com os das outras turmas. A professora nunca se senta. Parece que as cadeiras têm picos! Tem “alergia” a cabelos

soltos e, quando alguma rapariga está de cabelos soltos, parece que vai começar a deitar “lasers” spelo olhos. Gosto das aulas da professora, pois são muito engraçadas e consigo melhorar as minhas capacidades físicas. (Inês Oliveira, 6.ºC)

«A minha professora gosta muito de explicar os exercícios repetidamente e também gosta muito de competir. A professora é bastante simpática por várias razões, mas principalmente porque nos deixa brincar (na forma como fazemos os exercícios). É uma das professoras que eu mais gostei até agora.» (Martim Ramos, 6ºC)

«A professora Graça é uma pessoa ativa, irrequieta e desportista. É bem-humorada e bondosa, pois é uma pessoa que dá segundas oportunidades.” (Lourenço Machado,

6.ºD)

«[…] A voz da professora é forte, porque se ouve pelo ginásio inteiro, mas uma das coisas que eu mais gosto na professora é que é inspiradora, pois faz-me acreditar que consigo.»

(Henrique Alves, 6ºD)

Professora Isabel Figueiredo

«A professora Isabel é muito simpática e compreensiva. Adora enriquecer as suas frases com ditados populares de que tanto gostamos. Às vezes, quando nos dava matéria, parecia que tinha assistido a tudo em primeira mão. O nome do grupo da turma do 6ºC no “WhatsApp” é uma homenagem à frase preferida da professora: “Que massada!”» (Catarina Santos, 6ºC)

«A Professora Isabel é extremamente simpática e esclarece qualquer dúvida que lhe seja colocada. Tem bom coração e gosta muito dos alunos. (Carolina Herdade, 6ºC)

«[…] A professora era muito querida e tinha um grande sentido de humor. Tenho saudades das aulas dela, porque eram bastante engraçadas. A professora trazia sempre alguma coisa ou uma peça de vestuário relacionada com a matéria. Nunca vou esquecer estes momentos com a professora.» (Laura

Mota, 6ºC)

«A professora Isabel sabe ensinar e fá-lo de uma maneira engraçada e interessante e isso faz com que toda a gente goste dela.» (Duarte Borges, 6ºC)

«[…] A professora contava-nos histórias muito importantes do passado e bem interessantes. Tinha uma voz que eu gostava muito por ser suave e isso ajudou-me muito, pois hoje tenho uma voz muito suave graças à professora. Ensina com muita calma, mas ensina muito bem. Gostei muito dela.» (Martim

Ramos, 6ºC)

«A professora Elsa é a minha Diretora de Turma e é uma pessoa muito divertida, embora seja um pouco exigente. Esta é a minha professora preferida, mas claro que não posso abusar dos seus limites. É excelente no trabalho que faz e vê-se que adora ensinar coisas novas.» (Martim Ribeiro, 5.ºE)

«A professora de HGP é simpática e divertida. Quando começava a ficar chateada, dizia uma frase muito engraçada: “Que massada!” A professora ensinava bem, era nossa amiga e sobretudo ajudava-nos quando precisávamos. Tive sorte em tê-la como professora e gostei da experiência que tive com ela. Tenho saudades.» (Vasco Pinheiro, 6ºC)

«A professora Isabel é uma pessoa muito culta e também muito especial, porque sabe ensinar, gosta de ensinar, de falar, de conversar. Gosto muito de uma característica que ela tem que é o seu lado muito avozinha, pois é muito parecida com a minha avó e eu gosto muito, porque a torna familiar e especial. Marcou estes quase dois anos que foram diferentes e que vão ficar num cantinho do meu coração guardados para, mais tarde, recordar e lembrar esse bons momentos. Um grande beijinho à professora!

(Francisco Lauret, 6ºC)

Professora Jorge Araújo

«O professor está sempre a dizer “Já perdemos vinte minutos de aula!”, mas depois é o professor que passa vinte minutos de aula a contar histórias sobre a vida e a dar lições de moral, por sinal até muito importantes! O professor tem os seus alunos preferidos e, sinceramente, acho que sou um deles, mas se calhar, porque me porto bem na ginástica e trabalho bem. Dá para ver que o professor gosta de trabalhar e especialmente com crianças. O professor é muito interativo e eu gosto muito disso nele. Adoro quando o professor diz “os amigos…” e repreende aqueles que se portam mal, pois eles merecem.

O professor é cuidadoso, pois está sempre a dizer para mantermos as distâncias e usarmos máscara! O professor é muito bem-educado com os alunos e muito querido. É muito certo no seu trabalho e é uma das razões pela qual eu gosto tanto do professor, pois ele é super trabalhador. Resumindo gosto muito do professor.» (InêsBaptista, 5°A)

«O professor Jorge é calmo como um caracol numa corrida com o Faísca Mcqueen…» (António Martins 5.ºB)

«É muito educado, justo e muito verdadeiro.» (Tomás 5.ºG)

Professora Mª Adriana Mendes

«É bastante exigente e perfecionista… O que eu gosto mais nela é o facto de ser tão espontânea como a Sininho…. Às vezes, um bocado desajeitada, como um elefante numa loja de porcelana.» (Sofia Francisco 5.ºC)

«É séria e trabalhadora como uma formiga.» (Sara Peres 5.º C) «A professora é meiga e ajuda-nos sempre que precisamos… é muito querida!»

(Laura Sequeira 5.ºC)

«[…] zanga-se bastante, mas, em contrapartida, gosta de ensinar e esforça-se para isso. Tem uma memória de elefante e tal como ela diz “Eu ladro, mas, não mordo!»

(Caetano 5.º C)

«A professora Adriana é uma professora excecional, pois quer guiar os seus alunos pelo melhor caminho.» (Júlia Núncio 5.ºC)

«É exigente, fala muito e, normalmente, muito alto…. pois quer sempre que tudo seja feito à sua maneira…» (Tiago Lourenço 5.ºC)

«A professora explica quantas vezes precisar para entendermos tudo. Também é justa, porque quando alguém faz algo de mal na sala, ela age.» (Carlota 5.º C)

«Também tem boa memória, que se diz de elefante, pois estes animais lembramse de todos os lugares por onde passam…» (Carolina Magro 5.ºC) «… e ela sabe onde estão todos os livros da biblioteca e em que prateleira estão.» (José

Manuel 5.º C)

«Uma das coisas que mais gosto ela é o facto de ser tão expressiva como um desenho animado!» (Sofia Francisco 5.º C)

Professora Mª Cristina Nunes

«[…] A professora Cristina, quando começa a ler um texto, especialmente dramático, transporta-nos para um outro mundo, pois “incarna” as personagens de tal forma que parece que estamos mesmo a viver aquela aventura. Por outro lado, os seus textos também são muito expressivos, conseguem expressar um sem número de sentimentos e emoções numa palavra certeira. É uma ótima professora e espero que continue a dar aulas

por muitos mais anos, pois nem sempre há professoras assim […].» (Catarina Santos, 6ºC)

«[…] A professora é simpática e divertida, mas gosta de nos fazer passar “powerpoints” gigantes sobre isto e aquilo. A minha professora ensina muito bem e consegue manter-nos de olhar e cabeça fixados na matéria com ameaças de meter qualquer um a trabalhar […] Esta professora sabe como nos controlar, mas também como nos fazer rir e, por mim, queria que ela fosse nossa professora por mais algum tempo.» (Carolina

Herdade, 6ºC)

«[…] Ela é simpática e divertida. Gosta de chamar aos momentos de alegria que os seus alunos lhe dão os seus “momentos Kit Kat”. É enérgica e gosta de ouvir com alegria o seu grande “Bom Dia!”. É muito expressiva no que diz e motiva os alunos a gostar de Português. A matéria de Português era uma seca antes, mas depois veio a professora e motivou a turma a gostar de Português!» (Francisco Ferreira, 6ºC)

«[…] Eu acho que uma das principais razões para não achar Português uma seca e uma disciplina chata é a professora que tenho. Parece lamechas, mas é verdade. A professora é exigente, mas bastante bem-humorada. Respeita a opinião de todos, sendo que nos ajuda a mudar e corrigir algumas coisas para ficar melhor. Para mim, é uma das melhores professoras que já tive, porque traz sabedoria sobre Português aos seus alunos.»

(Francisco Magalhães, 6.ºC)

«[…] Não há um dia em que a professora não diga “Bom dia” e os alunos respondam “Bom dia, senhora professora!” em coro. Adoro este momento do dia. A professora é bastante exigente e perfecionista, o que não acho nada negativo. O que eu gosto mais na professora é o facto de ser exigente, mas ao mesmo tempo ter sentido de humor.» (Alice Janeiro, 6ºC)

«[…] Gosta muito do seu trabalho, porque dá para ver que ela se dedica e a maneira como ensina faz alguém que não gostava de Português, começar a gostar. Acho que tenho muita sorte em tê-la como professora e é uma das melhores professoras que eu já tive. (Vasco Pinheiro, 6ºC)

«A minha professora de Português é persistente, trabalhadora, carinhosa e inspiradora e é isso que a faz ficar no meu Top 1 de professoras que eu mais gosto.» (Salvador Bastos, 6ºA)

«A minha professora de Português é muito exigente com os seus alunos, corrige com muito detalhe os nossos trabalhos. É uma pessoa sorridente e bem-disposta. Gosta muito de ensinar.» (Mª Leonor, 5ºE)

Professora Mª João Vieira

«A professora Maria João é uma das grandes e melhores pessoas que conheci na minha vida, porque ajudou sempre que era necessário, especialmente a mim, quando passei por uma fase muito má. É uma professora espetacular e incrível.» (João Marques, 6.ºG)

«A professora Maria João é uma pessoa que nos deixa muitas saudades. Desde o primeiro dia do quinto ano a professora tratou-nos como filhos, e nós fomos percebendo que podíamos contar com uma mãe na escola. Isto foi o início de uma grande amizade. Com esta professora aprendemos bastantes coisas- gramática e muito mais, mas não tenho tempo para contar. Agora já não dá aulas, mas ainda nos cruzamos nos corredores e isso chega para matarmos as saudades que sentimos.» (Joana Braga, 6.º G)

«A professora era muito simpática, preocupada e atenciosa. Adorava-nos assim como nós a adorávamos. Foi pena só ter sido nossa DT só um ano, mas somos sempre gratos por quanto nos ajudou.» (Constança Duarte, 6.ºG)

«Esta professora é uma das melhores a ensinar, apesar de já não ter aulas com ela. É simpática e carinhosa, mas também é exigente com os alunos para compreenderem a matéria. Ajuda os alunos quando têm dúvidas e normalmente pergunta quais os exercícios que acertaram para garantir que perceberam a matéria. Mesmo não tendo aulas com ela, gosto muito desta professora.» (Maria Santos, 6.ºG)

«Eu não conheço muito bem a professora Maria João, pois eu tive muito pouco tempo com ela, mas sei que os meus colegas gostavam dela, por isso, eu gosto dessa professora. A minha professora Maria João está sempre feliz e gosta de fazer surpresas (por exemplo: testes surpresas).» (João Dias, 6.ºG)

«A professora Maria João é gentil, simpática e bonita e carinhosa. Explica bem a matéria para que fiquemos mais espertos, é uma boa professora.» (Beatriz Guerreiro, 6.ºG)

«A professora Maria João era a nossa diretora turma há alguns meses atrás. É muito simpática e divertida, mas, quando o assunto é trabalho, é muito séria, explica tudo com muita paciência e está sempre atenta as dúvidas. Era sempre querida com os alunos.» (Daniela Messias, 6.ºG)

«Uma das coisas que mais gosto ela é o facto de ser tão expressiva como um desenho animado!» (Sofia Francisco 5.º C)

Professora Mª da Conceição Meira

«[…] A minha professora de Ciências ensina muito bem e sabe como cativar os alunos, algo que nem todos os professores conseguem. Ela é muito ativa e as suas aulas são sempre produtivas. Ela é simpática e, na minha opinião, um bocadinho “acelerada” às vezes, pois dá sempre muita matéria numa aula e mostra muitos vídeos e powerpoints. Percebe-se facilmente que gosta de ensinar, da natureza e da disciplina que ensina. Esta professora tem muita energia para dar e vender e consegue motivar-nos a gostar da matéria que, antes, não gostávamos. […] Por mim, podia continuar com esta professora por mais anos, sem nunca deixar de gostar dela.» (Carolina

Herdade, 6ºC)

«[…] Esta professora ajuda-nos muito e faz um bom número de fichas, mas eu não me importo, porque assim aprendemos mais facilmente. A professora é rígida, mas bondosa. Tem personalidade forte e ensina muito bem. […]» (Duarte Borges, 6ºC)

«[…] A minha Diretora de Turma é muito rígida, mas preocupada, porque está sempre a perguntar se estamos a perceber. A professora Conceição trata-nos como filhos. Eu gosto muito da minha DT, porque ensina bem e faz-nos ver o que está errado para podermos sempre melhorar.» (Leonor Carraça, 6ºD)

«A professora Conceição tem uma postura firme e direta. Não é tanto para brincadeiras. Também mostra ter um sorriso amigo debaixo da máscara; aqui é que se aplica aquele provérbio “não se deve julgar um livro pela capa”, por isso é que eu gosto tanto desta professora. Ela atrai sempre a nossa atenção ao fazer inúmeras atividades. Eu sempre gostei de Ciências, mas este ano é diferente, sinto-me mais entusiasmada, ganhei mais gosto pela ciência, por isso agradeço tanto ter tido esta professora tão amiga, mas exigente com os seus alunos.» (Joana Braga, 6.ºG)

«Preocupa-se muito com os alunos, tenta que todos os alunos participem e tenham melhores notas.» (Pedro Andrade, 6.ºG)

«A professora é muito exigente e rigorosa. Adora cadernos organizados e é muito perfecionista. A professora é muito boazinha a corrigir os testes.» (Henrique, 5ºD)

Professora Mª de Jesus Madeira

«A professora Maria Jesus faz de tudo para nós conseguirmos aprender a matéria, pergunta várias vezes se temos dívidas e pergunta se queremos que ela repita. Zangase connosco, porque várias vezes não estamos concentrados na aula dela. Passa muitos exercícios que às vezes não percebo em vez de vermos vídeos que me ajuda muito mais a entender a matéria.» (Maria FernandaJúlio, 6ºF)

«A professora Maria de Jesus é bastante preocupada, pergunta sempre se temos dúvidas e esclarece-as. A professora irrita-se com facilidade, mas é compreensível pois, por vezes a turma faz muito barulho. Nota-se que adora o que faz e é muito dedicada à turma e aos alunos.» (Maria Cocharro,6ºF)

«A professora Maria de Jesus é professora de uma das minhas disciplinas preferidas, Matemática. Por vezes, fico um pouco confusa com a sua matéria, mas logo entendo quando fazemos exercícios. Muitas vezes a professora não entende bem o que nós dizemos o que nos faz rir. Na minha opinião a professora zanga-se um pouco demais connosco, mas não é má professora.» (Maria Beatriz Alves, 6ºF)

«A nossa professora de matemática é bastante sincera, se algo lhe incomoda ela diz sem quaisquer problemas, também ajuda bastante no trabalho quando é preciso. A professora não tem problema em tirar um pouco do seu tempo para explicar o exercício. Às vezes quando a matéria não fica muito bem consolidada, no final, podemos sempre ir à mesa da professora para esclarecer as dúvidas.»(Beatriz

Antunes, 6ºF)

«Esforça-se para que nós consigamos aprender da melhor forma e fiquemos com os conteúdos todos bem consolidados. Esclarece as nossas dúvidas e tem paciência, mas só se nós ficarmos calados. Percebe-se que gosta de Matemática e que tem muita experiência. Gosta de ensinar e tem competência. Ela é simpática e esta é a descrição da minha professora de Matemática.» (Maria Francisca Magro, 6ºF)

Professora Mª do Carmo Lory

«[…] Ela ensina Matemática, uma matéria muito complexa. Tem uma coisa que faz gostar muito dela: a bondade. Ela é tão bondosa que até se poderia chamar “Maria do Carmo Bondosa Lory”. Também é muito querida e delicada, que eu poderia fazer uma lista cheia de coisas boas. Ajuda-nos a pensar melhor, mesmo àquelas pessoas que têm dificuldades. Ela explica tão bem, que até há os que fingem que não sabem, só para ela lhes explicar melhor. Uma coisa que eu acho é que ela não tem defeitos. Não quero ser repetitivo, mas ela é mesmo muito boazinha. A professora é do melhor que há!» (Denis Rackovet 5.ºB)

«[…] Esta professora é muito dócil e gentil. Também é bondosa connosco. Com ela, divertimo-nos a aprender e aprendemos depressa. Eu, pessoalmente, gosto de Matemática e com a professora não me aborreço a estudar. Para concluir, gostava de dizer que fico agradecido por ela ser a nossa professora. […]» (Duarte Borges, 6ºC)

«[…] Acho que a professora é muito simpática e trabalhadora, porque ajuda-nos sempre a chegar à resposta de algum problema. Também acho que se adapta muito bem às pessoas novas, porque foi muito simpática para mim quando cheguei a esta turma. É uma ótima professora.» (Inês Melo,

6ºC)

«A professora Maria do Carmo é a minha Diretora de Turma e está sempre pronta para ajudar. É compreensiva com todos os que a rodeiam. Gosta de falar connosco e está sempre alegre e animada. Dá para ver que se dedica muito ao que faz e como faz. Consigo sempre confiar nela.» (Francisca

Matias, 6.ºC)

«A professora é simpática e amorosa. Consegue dar a conhecer a Matemática de uma forma simples e explícita. A professora tem uma paciência de santo, pois não se importa de repetir e voltar a repetir até que todos tenham percebido a matéria, o que demonstra o seu prazer em ser professora.»

(Catarina Santos, 6.ºC)

«A minha professora tem um dom: ser apegada aos seus alunos. A minha professora tem algo de especial.» (Francisco Lauret,6ºC)

«A professora é uma boa professora, porque explica bem a matéria, explica de forma que seja muito mais fácil. As aulas com a professora passam rápido, porque nos divertimos com a maneira que ela tem de explicar a matéria.» (Beatriz Trindade, 6ºC)

Professora Mª Flora Silva

«[…] A professora Flora é bastante criativa e puxa pelo nosso lado criativo. Desperta a nossa alegria quando ela diz que o nosso trabalho ficou bem. Ela é a professora mais paciente que eu conheço! Existe uma coisa que eu gosto bastante nela: é que é direta, não fica boiando até chegar ao objetivo. Ela desperta aquela vontade de continuar a fazer o osso trabalho. Ela ensina o que é não ter medo nem insegurança e ser forte. A disciplina de Educação Visual sempre foi o meu porto seguro.» (Rita Martins, 5ºE)

«[…] A professora é querida, pois ajuda muito e ensina bem. É muito ativa e gosta de ser professora da disciplina que ensina. A professora Flora, sempre que vem para a aula, vem motivada. […]» (Bernardo Neto, 5ºE)

«[…] A professora é simpática a falar e tenta que os alunos percebam as coisas. Está sempre a tentar espalhar felicidade.» (Afonso, 5ºE)

«[…] A professora é sorridente e divertida, mas há momentos em que fica zangada, pois não gota quando os alunos não ouvem e não lhe prestam atenção. A professora explica de maneira que se perceba, mostra-nos fotos e “powerpoints” e ajuda-nos nas partes mais complicadas. As aulas são divertidas.» (Manuel Ramos, 5ºE)

«A nossa professora de E.V. e E.T. é muito criativa e gosta quando também o somos. Está sempre a planificar as atividades que vamos fazer. Normalmente, vai de mesa em mesa para nos ajudar ou então mostra no quadro co o fazer. Só quem não está atento é que não percebe!» (Mafalda Resende,5.ºE)

«A professora Flora é muito querida e ensina muito bem. Ajuda-nos sempre que precisamos. Aprendo sempre coisas novas na aula de EVT.» (Vera Coelho, 5ºE)

«É honesta na apreciação dos trabalhos que fazemos. É muito criativa, pois dá-nos trabalhos engraçados. A professora é maravilhosa como as rosas da primavera.»

(Mafalda Rodrigues 5.ºF)

Professor Mário Teixeira

«O professor é delicado e pacífico como uma pessoa a meditar e justo como um juiz. Toda a gente quer ter um professor de música como este.» (Salvador

5.ºF)

«Ele é tão divertido que até parece que foi mordido pelo bicho da diversão… quando cantamos, começa aos saltos e …espero que ele seja meu professor durante muitos anos.» (Francisco 5.ºB)

«Canta muito bem, como um cantor de ópera». (Salvador Pinto 6.ºH) «O professor Mário é muito divertido e está sempre contente nas aulas. As aulas do professor são sempre divertidas! O professor Mário é o meu professor favorito.» (Gonçalo Baptista, 5º A)

«O Professor Mário é muito simpático e muito divertido. O Professor canta muito bem e eu adoro as aulas dele! Eu adoro o meu Professor de Música.»

(Matilde Póvoa, 5º A)

«O professor Mário é muito divertido e animado! Gosto bastante das suas aulas, pois o professor tem uma animação contagiante e dá sempre intervalos de descanso. Ensina muito bem e arranja sempre divertidas maneiras de dar as aulas. Eu gosto do professor Mário, pois é muito criativo, simpático e zanga-se quando é preciso.» (Carolina Veiga, 5º A)

Professora Mª Paula Pinho

«[…] A minha professora de Ciências é alegre e é uma boa professora, embora, às vezes, possa ser um pouco exigente. É uma pessoa justa, pois, quando há um problema, a professora tenta chegar à melhor solução possível. É muito educada e simpática, pois respeita toda a gente ao seu redor.» (Carolina Durão, 6ºA)

«[…] A professora Paula é muito exigente e intolerante a brincadeiras tolas, daí ser uma boa professora, pois sabe impor ordem para poder explicar bem a matéria. Às vezes, pode ser um pouco impaciente, mas não deixa de ser simpática e esclarece as nossas dúvidas sempre que precisamos. Gosto muito da professora, porque com ela vou aprendendo a ser melhor aluna e melhor pessoa […]» (Amélia Nascimento, 6ºA)

«A professora Paula Pinho é trabalhadora, dedicada e simpática. Gosto da professora, porque ela explica bem a matéria.» (Rafael Dias, 6ºA)

«A minha professora de Ciências chama-se Maria Pauula Pinho e é persistente, carinhosa, dedicada e também é parecida com um arco-íris, porque é uma pessoa feliz. E é isto que a faz ser uma professora incrível!» (Salvador Bastos, 6ºA)

«Tem um coração doce como o chocolate. Sabe ensinar e sabe ser exigente.» (Maria

Carminho 6.º H)

«Ela tem muito respeito por todos os membros da comunidade educativa e pelos alunos. É tão trabalhadora como as plantas, quando estão a realizar a fotossíntese.» (António

Barreira 6ºH)

«A minha professora é doce, simpática, amiga e inteligente como o Albert Einstein. Gosto da professora Paula e das disciplinas que ensina, porque põe ordem na turma e faz-me perceber mais sobre mim e todo o resto.» (Henrique 6.ºH)

Professora Marisa Dias

«[…] A professora Marisa é a minha professora de Inglês e não são as minhas notas ou a disciplina que me fazem gostar da professora, mas sim por ser boa no que faz, por interagir bem com os seus alunos, explicando bem a matéria e tentando ajudar toda a gente. A professora é muito simpática e bem-humorada e tenta sempre dar uma oportunidade a todos para poderem aprender. É pontual como a seta de um relógio e é organizada. Nunca para de nos dar trabalho para praticar a matéria, mas por isso é que é uma ótima professora.» (Francisco Magalhães, 6ºC)

«[…] A professora Marisa é trabalhadora e determinada no seu trabalho. Fala bem inglês e é muito boa a explicar a matéria na aula. Brinca com os alunos, mas também é exigente. É muito boa para os alunos. […]»

(Rafael Ramos, 6ºC)

«[…] A professora Marisa Dias é a minha querida professora de Inglês e CTIC. É divertida nas aulas, mas também está sempre preocupada connosco. É paciente e dedicada. Também é muito prestativa, tanto nas aulas como fora delas. As aulas dela deixam-me muito feliz e com energia para continuar o dia.» (Francisca

Matias, 6ºC)

«[…] A professora Marisa é simpática e sorridente, pois sempre que a vejo tem um sorriso na cara. Quando a vi, fiquei a saber na hora que era uma pessoa calma e pacífica. Raramente, a vejo a zangar-se, no máximo manda só um berro para pôr ordem na turma. Explica muito bem os exercícios e fala muito bem inglês. Foi feita para ser uma ótima professora.» (Sofia Bastos, 6ºC)

«A professora Marisa é a minha DT e, para mim, é umas das professoras que mais gosto, porque é muito querida e também dá muito bem a aula e ajuda as crianças que necessitam de ajuda, tipo eu! A professora dá-me aulas de apoio que me ajudam muito na disciplina de Português.» (Salvador Bonito,6ºB)

«A professora Marisa é uma boa pessoa e professora. Ensina bem inglês, ela não admite faltas de respeito! Quer que todos tenham boas notas. Ela também é uma boa Diretora de Turma, percebe as situações difíceis, e dá uma segunda oportunidade.» (Roman Satov, 6ºB)

A professora Marisa é a minha professora de Inglês e também é a minha Diretora de turma. Uma das coisas que eu mais gosto na professora é o facto de ser tão calma a explicar a matéria, a resolver assuntos, problemas…Acho também que a professora é muito simpática, adora conhecer, rir e está sempre pronta para ajudar.» (Carolina Nunes, 6ºB)

Professora Miguel Forjaz

«O professor Miguel é criativo, consegue imaginar qualquer trabalho. Na minha opinião, ele é muito simpático e tem um sorriso contagiante. Eu gosto muito do professor Miguel.» (Guilherme Carvalho, 5ºA)

«O professor Miguel é calmo e simpático, porque raramente se zanga e está sempre a ajudar os alunos quando precisam É bastante inteligente e é muito generoso. É divertido e bem-disposto, pois está quase sempre a sorrir. Gosto muito das aulas do professor Miguel, porque me divirto e faço trabalhos muito engraçados. Ele é um bom professor e uma ótima pessoa.»

(João Pedro Batista, 6ºA)

«O professor Miguel é o meu professor de EV e ET e é uma pessoa calma e muito paciente, mas exigente com os trabalhos. É simpático e engraçado e está sempre pronto para ajudar.» (Rodrigo Pereiro, 6ºA)

«O professor Miguel é uma pessoa calma e descontraída. É muito educado, gentil e gosta de ajudar os outros. O professor é tranquilo e extremamente paciente, mas exigente com os trabalhos. É simpático e engraçado e está sempre pronto para ajudar.» (Lucas, 6ºA)

«Eu gosto do professor Miguel, porque está sempre alegre quando chega à sala. É calmo e simpático, pois se algum dos meus colegas, incluindo eu, tiver uma dúvida, o professor explica as vezes que forem precisas até ficarmos esclarecidos. Vê-se que é uma pessoa educada e civilizada.»

(Carolina Durão,6ºA)

Professor Paulo Vargues

«O professor Paulo é uma pessoa com muita paciência, muito formal, e com uma vasta sabedoria no seu trabalho. É uma pessoa muito simpática.» (Diogo Jorge,

6.ºG)

«O meu professor de história é muito simpático, ajuda-me nos testes, explica muito bem a matéria. Gosto muito do professor de história. (Tomás Pereira, 6.ºG)

«O professor de história é muito querido, nunca mandou ninguém para a rua, nem para a direção. Dá a matéria e mostra vídeos para as aulas serem mais divertidas. É muito simpático e descontraído.» (João Dias, 6.ºG)

«Ele é muito simpático, educado e paciente, pois ensina-nos muito bem e nós retribuímos, portando-nos mal. Mesmo assim, continua a aula pacientemente e empenhado, sem nos castigar. Para mim, o professor é um bom amigo e espero que continue assim.» (Martim Sousa 6.º H)

«É querido e inteligente.» (Leonor Troni 6.º H)

O professor Paulo é divertido, bem-disposto e muito engraçado.» (Pedro Gouveia

6.º H)

Professor Pedro Lira

«[…] O professor Pedro é um professor brincalhão, não perde uma oportunidade de fazer uma piada ou uma brincadeira. Gosta de fazer sotaques estranhos que nos fazem rir. Na altura dos testes, quando o professor os recolhe, faz uma cara de desiludido e ficamos nervosos, mas quando os entrega, aquilo tudo era só uma grande brincadeira. Resumindo, o professor Pedro tem muito jeito para ser professor, porque dá muita alegria e vontade de rir.» (Diogo Russo, 5ºD)

«É um professor que ensina bem a matéria, é engraçado, mesmo se às vezes faz piadas dos anos 80 e ninguém se ri, mas, continuando, é um bom professor, um dos melhores que eu já tive no 5º e no 6º ano. Ele é brincalhão e bem-humorado, mas às vezes pode ser uma pessoa séria quando a brincadeira deixa de ter piada.» (José Maria Caldas, 6ºD)

«O professor é divertido e brincalhão. Ele é o único que me consegue colocar um sorriso na cara quando estou naqueles dias.» (Maria Inês Pinto, 6ºD

«O professor Pedro é muito engraçado e divertido, porque faz muitas piadas nas aulas, mas o professor também é impaciente. Tem um ótimo sentido de humor, está quase sempre bem-disposto e é um pouco exigente (como todos os professores). As aulas do professor são muito engraçadas pela forma como ensina. Gosto muito do professor, das suas aulas e do seu sentido de humor. O professor Pedro ajuda-me nas minhas dificuldades e a vencêlas de uma forma mais descontraída.» (Maria Carolina, 6ºA)

«O professor Pedro é engraçado, divertido e, às vezes, trabalhador e dedicado. Eu gosto do professor de Inglês, porque ele torna a aula mais divertida.» (Rafael Dias, 6ºA)

«O professor é bem-humorado e… durante as aulas está sempre a dizer piadas que há pessoas que não entendem, mas, mesmo assim, tem graça.» (Catarina Gonçalves 5.ºC)

«Este professor é calmo… estou a brincar! É agitado, mas no bom sentido.» (Vasco Gião

5.º B)

Professora Raquel Martins

«A professora é tão alta, que não precisa de régua para ligar o projetor. É simpática, mas irrita-se facilmente e é muito maternal.» (Pedro Ricou

5.ºF)

«A professora é uma pessoa única. Tem várias qualidades e muito poucos defeitos.» (Laura 5.ºF)

«Quando os alunos se portam mal, é brincalhona.» (Carlos Cerdeira

5.ºF)

«É divertida, calma e agradável como o oceano.» (Tomás Rodrigues

6.ºH)

«No geral, só há uma coisa que não gosto, da quantidade de textos que nos manda fazer.» (Carolina Magro 5.ºC)

«A professora está sempre a dizer “Calai-vos” e também se está sempre a rir.» (Leonor Lopes 5ºC)

«É boa a explicar e perdoa os alunos, sabendo quando os castigar e brinca com eles quando se portam bem. Espero que continue como a professora que é.» (Caetano 5.ºC)

Professora Sandra Martins

«A professora Sandra é a minha professora de HGP, é bastante divertida e às vezes “brinca" ao dar a matéria. A professora é muito querida e eu queria poder conhecêla melhor, pois estou com a professora poucas vezes.» (Beatriz Mateus, 6ºB)

«A professora Sandra é a minha professora de História e Geografia de Portugal. Quando estamos com dificuldades, dúvidas, a professora explica, explica e explica novamente. A professora diz que faz tudo o que pode, para que nós possamos entender. Eu acho a professora é muito simpática, engraçada e querida, pois está sempre preocupada com os outros e está sempre a ajudar!» (Carolina Nunes, 6ºB)

«Vou falar sobre a minha professora de Apoio. Ela é uma pessoa que demonstra muito interesse em explicar a matéria, é simpática e expressiva». (Mariana

Gonçalves, 6ºE)

«A nossa professora de HGP é bem viva, faladora e também um pouco séria.» (Davi

Soares 5.ºF)

«É bastante eficiente como professora. É muito simpática, divertida e bemhumorada.» (Clara Valandury 5.ºG)

Professora Sandra Pereira

«A professora Sandra é serena e tem um estilo muito seu, muito próprio. Ensina coisas muito variadas e educativas. Ajuda-me a mim e a muitas pessoas a seguir na arte. A meditação, muitas vezes, é posta em prática nas aulas e mantém a calma em muitos de nós. A professora é simpática, liberta, tem paciência para os mais novos. Ela é incrível! Gosto tanto da ajuda da professora, ela é muito bondosa e expressiva.» (Constança Leite, 6.ºG)

«A professora Sandra tem longos e livres cabelos cor de avelã torrada que se sobrevoam com o vento, como o seu sentido de liberdade. Tem os olhos de cor escura que nem a própria escuridão, um sorriso que simboliza a sua harmonia, uma pele clara como a copa de uma árvore quando neva, estrutura magra, mas com uma personalidade forte e amigável que procura o ritmo em cada sítio que passa.» (Maria Teodósio, 6.ºG)

«A professora Sandra é muito simpática, bem-educada e alegre. A professora tem sempre palavras para tudo e sabe sempre resolver os problemas da turma à sua maneira. Tem sempre uma solução para tudo. A professora Sandra gosta muito de música e também de a ensinar. Também gosta muito de teatro musical.» (Joana, 6.ºA)

«A professora é uma pessoa simpática, divertida e brincalhona, mas acima de tudo é uma ótima professora. Tem como qualidade ser educada e bondosa.»

(Duarte Oliveira6º D)

«A professora Sandra é engraçada, porque conta muitas piadas e está sempre a mostrar-nos coisas novas. Ela faz-nos aulas de meditação, é atriz e um pouco rigorosa.» (Madalena Mendes, 6º D)

Professora Sofia Paiva

«Conheci a professora Sofia este ano e acho as aulas dela muito interessantes. A professora é criativa, vê o mundo de maneira diferente, como se tudo fosse arte. É perfecionista, pois gosta que tudo fique lógico, bonito e perfeito. É sonhadora, gosta de imaginar coisas, de nos abrir a mente e mostrar o quanto uma coisa à qual nunca prestamos atenção pode ser incrível. É uma pessoa expressiva, expressa-se através da sua arte. A professora Sofia é uma professora diferente e interessante. Traz-me uma sensação de liberdade e magia.» (Kaly,6ºC)

«A professora Sofia é uma pessoa com sentido de humor, é amigável e querida. Gosto da professora, porque é divertida e porque é uma pessoa empenhada e que gosta do que faz. Gosto muito da aula da professora.» (Margarida Tavares6ºC)

«A professora Sofia é muito simpática e tem muito respeito pelos nossos trabalhos. Ajuda-nos nas nossas dificuldades e é muito dedicada no trabalho que vamos fazer na aula. Gosta de ver sempre como estão os nossos trabalhos. Gosto muito da sua disciplina.» (Martim Ramos, 6ºC)

«A professora Sofia é calma, mas exigente. É simpática e muito clara, pois explica bem as coisas. Gosto da professora e queria que ela fosse nossa professora no próximo ano.»

(Mariana Coroado, 6ºC)

«Esta professora é simpática, calma, engraçada e muito exigente no seu trabalho. Tem muito talento e gosta de ensinar aos alunos as suas técnicas e como fazer os trabalhos na perfeição.» (Maria Santos, 6.ºG)

«A professora Sofia é querida, ensina bem e tem paciência para nós. Ajuda-nos quando temos dificuldades e desenha muito bem. Ela é simpática, otimista, fantástica, interessante, amigável e atenciosa.» (Mariana Dâmaso, 6.ºG)

Professora Sónia Biscainho

«A professora Sónia Biscainho dá-me asas para eu voar e inspira-me a conseguir alcançar os meus sonhos. O primeiro passo para ser um bom professor não é ensinar bem a matéria, mas sim conseguir criar uma ligação com os alunos e cativá-los. Desde a primeira aula que tive com a professora que ela conseguiu encontrar um espacinho no meu coração e, para mim, isso conta mais que tudo, pois nós esforçamo-nos sempre para arranjar uma maneira de deixar quem mais gostamos felizes, o que significa que, se for um professor, o aluno vai dar o seu melhor para alcançar bons resultados nas disciplinas. A professora Sónia é muito querida e divertida. É bem-disposta e eu admiro-a muito, pois ela sabe que não sabe tudo e só as pessoas mais humildes conseguem ver as coisas dessa forma. Eu adoro a professora Sónia, porque ela abre-me a porta para eu conseguir entrar por mim mesma.»

(Maria Francisca Magro, 6ºF)

«A professora Sónia Biscainho é a minha professora de Português. É uma professora bastante engraçada, mas por vezes chateia-se e quando se chateia é a sério e bastante! Ela é uma excelente professora. Às vezes, manda-nos fazer muitos exercícios, mas são só para nos ajudar e tenho que admitir, por vezes, bem preciso! No fundo o que quero dizer com isto tudo é que a professora Sónia Biscainho é uma professora incrível e acho que há muito mais alunos a pensarem isso!» (Beatriz Mateus, 6ºB)

«A professora Sónia ensina muito bem e gosto de aprender com ela. Nunca fui bom a Português, mas esta professora faz-me pensar que em futuros testes terei boa nota. Ela é engraçada e muito divertida e, apesar de quando se irrita ficar um pouco de mau humor, eu continuo a gostar dela da sua maneira de ensinar. Ela às vezes é muito exigente e não gosto muito de fazer o que a professora pede, mas é a melhor maneira de nos ensinar, pois tenho aprendido imenso com isso.» (Pedro Lobo, 6ºF)

«A professora Sónia é muito simpática e, na minha opinião, uma boa professora. Ela dá a matéria de forma a que eu entenda quase sempre. Nas suas aulas escrevemos muito, o que é normal na disciplina de Português, mas a sua aula nunca é aborrecida. Rimo-nos sempre um pouco na aula, mas por vezes a professora também se zanga. É uma pessoa divertida, mas também sabe ser séria se preciso. Eu gosto da professora Sónia, das suas aulas e da sua personalidade.» (Maria Beatriz Alves, 6ºF)

«A professora Sónia Biscainho é engraçada e divertida, mas quando se enerva fica mesmo muito enervada! As aulas da professora são boas e dão para aprender tudo! São divertidas porque aprendemos sempre coisas novas. Gosto muito da professora!» (Tiago Caeiro, 5º A)

Professora Sónia Carvalho

«É simpática, por vezes é séria, é divertida, brincalhona, pois faz muito suspense na entrega dos testes. Foi uma das melhores professoras que tive, porque puxou por mim para ter boas notas. Infelizmente, vai ser o segundo e último ano a dar-nos aulas. Estou muito triste de deixar esta incrível professora.» (Afonso Amaral, 6.ºG)

«A professora Sónia é muito simpática, paciente e muito amigável. Dá aulas a uma turma incrível- o 6.ºG. Todos a adoram! Ajuda no que é preciso e quando os alunos levantam o braço, a professora vai logo em menos de 3 minutos. Resumindo, melhor professora do mundo que podíamos ter.» (Tiago Ribeiro. 6.ºG)

«[…] A turma aprendeu muito com a professora, visto que ajudou a melhorar muitas notas e a aprender da melhor forma, por isso a turma adora-a e temos pena que seja o último ano com esta divertida e alegre pessoa.» (Joana Leitão, 6.ºG)

«A professora Sónia é muito amigável com os alunos, muito querida, mas quando está chateada claro que é bastante exigente connosco. Ajuda-nos em tudo, sempre nos ajuda quando temos dúvidas e mesmo quando está fora do horário escolar está disponível para ajudar. É uma das minhas professoras favoritas» (Daniel Messias, 6.ºG)

«A nossa professora é muito brincalhona, simpática, sempre bem-disposta e ensina bem e com clareza à turma. Concluindo, a nossa professora de Matemática é tão agradável connosco que cria um ambiente de boa disposição e muito positivo.» (Igor Prata, 5º A)

«A minha Diretora de Turma gosta de ensinar e também de dar fichas. Ela é simpática, mas quando tem de se chatear fica bem furiosa. Percebe-se que ela gosta do que faz, porque pergunta muitas vezes se nós percebemos a matéria. Por mim, ficaria muitos anos com esta diretora de turma.» (LeonorEspíritoSanto, 6ºE)

«A professora Sónia Carvalho é uma Diretora de Turma muito dedicada aos alunos. Chama a atenção quando é preciso, mas também é amiga quando é necessário. É uma professora de Matemática muito boa, mas muito exigente. Trabalhamos muito nas aulas, porque diz que "só praticando é que se aprende Matemática".» (Artem Marchuk, 6ºE)

«A professora Sónia é uma boa professora, porque é divertida e gosta muito do que faz. É uma pessoa motivadora.» (Beatriz Branco, 6ºD)

Professora Vanessa Pereira

«A professora Vanessa é querida, relaxada e tenta sempre que possível ajudar a esclarecer as dúvidas. Explica muito bem e, com ela, sinto que percebo sempre bem a matéria.» (Catarina, 6ºA)

«Eu gosto da professora Vanessa, porque é uma pessoa descontraída e cheia de paz. Por essa razão, é que é bastante paciente comigo e com os meus colegas nas aulas. Explica-nos várias vezes a matéria até ficarmos sem dúvidas nenhumas. Também é educada e alegre, pois está sempre com um sorriso na cara.» (Carolina Durão, 6ºA)

«A professora é uma pessoa engraçada e educada, mas quando é preciso também se zanga. A professora ajuda sempre os alunos com dedicação. Está sempre muito concentrada quando está a fazer algo, mas isso não a impede de ser muito animada.» (Maria Alcobia, 6ºA)

«A minha professora de Matemática é muito pontual, explica bem e é muito brincalhona. Também sabe impor-se quando é preciso.» (Diogo Marques, 6ºA)

«Tem uns olhos expressivos e é sorridente como o sol. É calma como a preguiça.» (Pedro

Abecassis, 5.ºF)

«Eu gosto da professora Vanessa porque ela é generosa, explica bem, brinca quando deve brincar e trabalha quando deve!» (Francisco, 6.ºH)

«Eu acho que ela pensa assim “Gosto muito de dar aula, porque quero que as crianças aprendam mais.”»

(Leonor Sá, 6.ºH)

«A professora é calma como uma pena, pairando no ar…» (Gabriela Santana, 5.ºC)

«O seu defeito é não ter defeitos.» (Gabriel Pinto, 5.ºC)

«Concluindo, é a melhor professora do mundo.» (Lara Pinto, 6.ºH)

No âmbito do estudo das obras de leitura obrigatória, “A Fada Oriana” (5ºAno) e “Ulisses” (6ºAno), os alunos foram convidados a escrever uma carta aos protagonistas, pondo em prática os seus conhecimentos sobre este tipo de texto.

Quando a Fada Oriana se depara com a sua beleza, já nada à sua volta lhe desperta interesse. Apenas importa a sua imagem. Ora, Oriana tinha a missão de proteger a floresta e todas as pessoas, os animais e as plantas que nela viviam. Oriana fez uma promessa à Rainha das Fadas, mas depois da sua descoberta, a fada deixou de se preocupar com aqueles que precisavam dela. O que achas da atitude de Oriana? O que lhe dirias se pudesses chamá-la à razão?

Escreve uma carta à fada na qual a alertas para as consequências do seu

mau comportamento.

Miraflores, 16 de março de 2021

Querida amiga Oriana,

Estou a escrever-te esta carta, porque soube que, ao salvares um peixe, acabaste por ver o teu rosto e o teu cabelo no reflexo da água e viste toda a beleza que tinhas. A partir daí, mudaste o teu comportamento e foste abandonando um a um os que precisavam da tua ajuda: a Velha não tem mais o que comer, já não tem forças para levar a lenha para a cidade e corre muitos riscos ao caminhar pelos abismos devido à sua fraca visão; o Lenhador já não tem dinheiro e está cheio de coisas velhas na sua casa; o Moleiro tem a casa toda desarrumada e um dos sseus onze filhos já se perdeu; o Homem Muito Rico só acumula coisas e coisas que não necessita e o Poeta ficou sem inspiração para escrever os seus poemas e queimou todos os seus trabalhos. Quanto aos animais, como deixaram de ter o teu aviso sobre os caçadores, tiveram de fugir para muito longe. Esqueceste-te da promessa que fizeste à Rainha das Fadas. Uma promessa é muito importante e tu não a cumpriste, e isso é muito grave, porque a Rainha das Fadas confiou em ti, pensou que nunca irias abandonar a floresta e tu desiludiste-a.

Como tua amiga, peço-te que voltes a cuidar da tua floresta e que nunca mais voltes a abandonar os que precisam de ti. Da tua amiga Beatriz do 5ºE

PS: Espero receber melhores notícias. Volta a cuidar da tua floresta!

Carta a…

…ULISSES

Minha Querida Penélope,

Envio-te esta carta para que saibas que ainda estou vivo e também para te contar uma grande novidade.

Após dez difíceis e longos anos, conseguimos vencer os troianos. “E como a ganharam?”, perguntarás tu. Bom, foi graças a uma ideia que eu tive. Decidi construir um bonito cavalo de pau. A sua beleza foi inspirada em ti, minha querida. Esse cavalo tinha uma pequena porta para alguns dos meus marinheiros e eu nos escondemos, enquanto os outros fingiram que se tinham ido embora para Ítaca. Depois, colocámos o cavalo às portas de Troia em ar de homenagem. Como os Troianos sabiam que nós, os Gregos, não éramos parvos, demoraram três dias até abrir as portas de Troia.

Quando viram o nosso lindo cavalo, levaram-no para a praça principal e, muito espantados, não sabiam que destino dar àquele estranho presente. “Destrói-se com os machados!” disseram uns e nós lá dentro. De imediato, outros disseram: “Queima-se!” e nós, apavorados, tremíamos como varas verdes. Finalmente, alguém disse: “É um cavalo muito bonito, vamos oferecêlo aos nossos deuses.”. Todos concordaram e nós sentimo-nos aliviados.

Passaram-se quatro dias de festa entre os troianos. Ao quarto dia, já estavam todos sem forças para nada. Quando tudo acalmou, eu abri a portinha do cavalo e as portas de Troia para os outros homens entrarem.

Olha Penélope, já não existe Troia. Destruímos tudo e salvámos a nossa querida rainha Helena.

Agora, só penso em voltar para os teus braços e abraçar o nosso filho. Que grande já deve estar! Adeus, meu amor! Espero regressar muito em breve. Com muitos beijinhos do teu fiel marido, Ulisses (João Cotrim, 6ºD)

P.S: Quando chegar à nossa linda Ítaca, jamais te deixarei de novo!

Carta a…

…PENÉLOPE

Ítaca

Meu querido e amado Ulisses, Escrevo-te esta carta na esperança de que te encontres vivo. O meu coração diz-me que sim e que um dia regressarás a casa para a tua família e que tentas saudades tuas. Aqui, na tua Pátria Ítaca, todos choram a tua morte e te recordam com respeito, contando os teus feitos heroicos em Troia, e como não deixaste pedra sobre pedra naquela terra longínqua, e como libertaste a rainha Helena daqueles homens que a levaram. Eu e o teu filho Telémaco acreditamos que estás vivo, talvez perdido nesse imenso mar, lutando para regressares à tua Pátria e à tua família. Tua mãe partiu para o outro mundo… Teu pai muito doente se encontra… Teu filho um homem se tornou… E eu, uma mulher sozinha fiquei… Espero que voltes, pois o tempo passa rápido e logo terei de escolher outro marido, conforme manada a lei. O meu coração diz-me que, em breve, virás ao meu encontro. Da tua mulher que muito te quer,

Penélope (Maria Alexandra Alcobia, 6ºA)

No âmbito do estudo do Texto Dramático, os alunos foram desafiados a dar continuidade ao texto, elaborando uma nova Cena.

CENA V

(Ainda de noite, mas mais tarde. Pedro dorme profundamente, a cabeça enfiada debaixo dos cobertores. Raul continua vestido. Está adormecido em cima da cama e tem um sonho)

RAUL- (de olhos fechados, começa a ficar agitado. A cabeça move-se de um lado para o outro. Fala em voz alta.) Quem fala?... Quem é?... Uma …enfermeira?!... Do hospital?! Porque é que quer falar comigo?... Sim, sou eu, o Raul…mas porquê?... (Faz-se silêncio durante alguns segundos) RAUL- (continua a sonhar, mais agitado, num tom desesperado) A minha mãe?? Teve um acidente?!... Mas… ela está bem?? Como é que foi parar aí? (volta-se a fazer silêncio) RAUL- (gaguejando e preocupado) Co-co-como assim não sabe de nada!? Em estado grave??? Despistou-se com o carro? Ma-mas co-como? Ela vai morrer? Está-me a ouvir?? Está-me a ouvir?? Está-me a… (Pedro acorda assustado com o barulho de Raul. Acende a luz de cabeceira) PEDRO- (abanando o irmão) Raul! Raul! Que barulheira é esta? Tiveste um pesadelo? (Raul acorda e abre os olhos confuso) RAUL- (atordoado) Um pesadelo… sim…um maldito pesadelo! Mas… ainda bem que era um pesadelo…sonhei que a mãe tinha tido um acidente… PEDRO- Não digas disparates! Está tudo bem com a mãe. Se não estivesse, já saberíamos! Vai vestir o pijama e deita-te que já é tarde e amanhã temos escola! (Pedro volta para a sua cama e aconchega-se nos cobertores. Raul desliga a luz e encosta-se à cabeceira da cama. Fica pensativo.) (Ouve-se o barulho de chaves a rodar na porta).) RAUL- Pedro,…que barulho é este? (Pedro soergue-se na cama e fica atento. Ouvem-se passos. Um vulto aparece à porta do quarto. Raul acende a luz do quarto.) RAUL- (feliz e aliviado) Mãe! Finalmente…chegaste! Texto elaborado por Maria Carolina Marques do 6ºA

CENA V

(Ainda é de noite. Pedro dorme. Raul está sentado, com as pernas cruzadas, em cima da cama com um ar ensonado e preocupado. Ouve-se o barulho de chaves e a porta de entrada a abrir. Acende-se a luz do corredor. Há uma sombra que se aproxima do quarto.)

RAUL - (com ar aliviado)Mãe! Chegaste!

MÃE - Fala baixo. Ainda acordas o teu irmão.

RAUL - Desculpa. (sussurrando)Porque é que só chegaste agora?

MÃE - (desviando o assunto) Bem, o que eu queria saber é porque é que ainda está acordado se já está o teu irmão a dormir.

(Pedro acorda)

PEDRO - (com ar ensonado)Mãe? Já chegaste?

MÃE - Desculpa, filho, não te queria acordar. Estava a falar com o Raul.

PEDRO - Pois, ele ficou aqui à tua espera. Nem sei como é que ele conseguiu ficar acordado até agora.

MÃE - Pronto, agora já chega. É melhor irem dormir, porque amanhã é dia de escola e não vos quero cheios de sono.

(A mãe aconchega os filhos, antes de sair, fechando a porta do quarto)

CENA V

(Está a amanhecer. Vê-se o sol a entrar pelas janelas atrás das camas dos irmãos. Estão os dois a dormir. Raul continua vestido. Ouve-se o barulho de um carro a

chegar.)

PEDRO- (acorda sobressaltado) Que barulho é este? (procurando acordar o irmão) Raul! Acorda!

Chegou alguém!

RAUL- (soergue-se, aflito) É a mãe? A mãe chegou?

PEDRO- (dirige-se à janela e espreita) Parece o carro da mãe… (Ouve-se o som de uma chave a rodar. Passos a aproximarem-se da porta do quarto. A mãe aparece.)

PEDRO E RAUL- (em coro) Mãe!

RAUL- (atirando-se para os braços da mãe) Estava tão preocupado! Pregaste-nos cá um susto! O

que te aconteceu? Estás bem? Onde estiveste? Porque é que demora… MÃE- (interrompendo o Raul) Calma! Calma! Eu estou bem! Tive um pequeno imprevisto, mas

já está tudo resolvido. Peço desculpa por vos ter deixado nesta preocupação. (afaga os filhos)

PEDRO- (abraça fortemente a mãe) O importante é que estejas bem… RAUL- Mas, afinal, o que te aconteceu?

MÃE- Prometo que vos conto tudo, mas, agora, vamos tomar o pequeno-almoço. Trouxe

aqueles “croissants” (carregando no “r”) que vocês adoram daquela pastelaria que fica junto da

casa do tio José.

(Os três saem do quarto, abraçados uns aos outros.)

No âmbito do estudo do Texto Narrativo, os alunos foram desafiados a dar continuidade à história, aplicando assim os seus conhecimentos sobre este tipo de texto e demonstrando a sua capacidade criativa.

Parte final do excerto que serviu como ponto de partida para a escrita do texto:

«- E achas que o meu amigo vai ter muitos presentes? -Qual amigo? - disse a cozinheira. - O Manuel.

- O Manuel não. Não vai ter presentes nenhuns.

-Não vai ter presentes nenhuns!? - Não -disse a Gertrudes abanando a cabeça. -Mas porquê, Gertrudes? -Porque é pobre. Os pobres não têm presentes. -Isso não pode ser, Gertrudes. - Mas é assim mesmo -disse a Gertrudes fechando a tampa do forno. Joana ficou parada no meio da cozinha. Tinha compreendido que era «assim

mesmo».

No fim do jantar, […] Subiu a escada e foi para o seu quarto. Os seus presentes de Natal estavam em cima da cama. Joana olhou-os um por um. E pensava: -Uma boneca, uma bola, uma caixa de tintas e livros. São tal e qual os presentes que eu queria. Deram-me tudo o que queria. Mas ao Manuel ninguém deu nada.

E sentada na beira da cama, ao lado dos presentes, Joana pôs-se a imaginar o frio, a escuridão e a pobreza. Pôs-se a imaginar a Noite de Natal naquela casa que não era bem uma casa, mas um curral de animais. […]

E começou a imaginar o curral gelado e sem nenhuma luz onde Manuel dormia em cima das palhas, aquecido só pelo bafo de uma vaca e de um burro. - Amanhã vou-lhe dar os meus presentes -disse ela. Depois suspirou e pensou:

«Amanhã não é a mesma coisa. Hoje é que é a Noite de Natal.»

Composição criativa da aluna

Madalena Nunes do 5ºD

(…) Quando Joana saiu, pensou: - Eu nem sei onde o Manuel mora! Nem posso ir procura-lo sozinho a esta hora da noite!

Então, Joana voltou para casa, foi procurar Gertrudes e perguntou-lhe: - Gertrudes, achas que me podes fazer um favor? - Claro, mas qual? – interrogou a cozinheira. - Eu queria que me levasses a casa do Manuel, pois quero entregar-lhe os meus presentes e um cestinho com todo o tipo de comidas, sobremesas, bebidas e um peru da nossa ceia de Natal como ele e a sua família nunca tiveram!

Gertrudes explicou a Joana que não a podia levar, pois já não conseguia conduzir de noite porque não via bem.

Joana ficou triste e então exclamou: - Se ninguém me leva, vou na minha bicicleta elétrica!

A amiga Gertrudes ficou preocupada e logo disse: - Tudo bem, Joana, eu sei que queres fazer essa boa ação. Preparamos tudo e vamos chamar o Mateus.

- Isso! Vamos depressa! – disse entusiasmada a menina.

Já no carro com o motorista Mateus, andavam à procura do rapaz em todos os cantos da cidade e em todas as quintas, mas…não o encontraram.

Gertrudes viu Joana tristonha e procurou animá-la: - Não desista! Eu sei que o vamos encontrar!

Joana ficou logo com um sorriso e nisto já só faltavam dez minutos para a meianoite. Preocupada com as horas, joana perguntou impaciente: - Mateus, falta muito? - Menina, nós nem sabemos onde o seu amigo mora!

Enquanto o ouvia, a rapariga olhava para o lado. Aí, viu um agricultor daquela zona e mandou para o carro. Abriu a janela e dirigiu-se ao homem: - Olá! Boa noite de Natal! Por acaso, não conhece nenhum menino chamado Manuel que tem uma irmã chamada Olívia?

- Boa noite. Sim, conheço. Eles são meus vizinhos e o caminho é sempre em frente e vira-se logo na primeira rua à direita. Aí, encontrarão um curral de animais. - Obrigada! – disse Gertrudes com um largo sorriso.

E lá foram ele. Quando chegaram ao sítio indicado, Mateus bateu no portão, mas ninguém abriu. Joana pensou em saltá-lo, mas essa ideia não lhe agradou. - Menina, o portão está aberto, só não o conseguimos abrir. – explicou a cozinheira.

Decidiram abrir porta do curral e depararam-se com a família do pobre rapaz a rezar que, logo se apercebeu da presença de Joana, Gertrudes e Mateus com os braços cheios de sacos, prendas, mantas, almofadas e um grande cesto de comida. Faltavam três minutos para a meia-noite!

A mãe de Manuel ficou espantada a olhar para eles e disse: - Essas coisas não são para nós. Acho que se engaram na casa.

Joana e Manuel correram um para o outro e deram caloroso abraço. Depois, Joana disse:

- São, sim, minha senhora! Eu sou amiga do Manuel e sei que passam dificuldades… Então, decidi dar-lhes os meus presentes, este cesto de comida e outras coisas.

O pai olhou para Mateus e para Gertrudes e, emocionado, agradeceu. - De nada! – responderam os dois em coro.

Entregaram todos os presentes e Joana, virando-se para o amigo, esclareceu: - Manuel, eu dei-te todos os meus presentes à exceção de um que não queria podia dar: a minha paleta de cores. Mas depois, pensei na tua irmã e lembrei-me de quando a vi desenhar com água e terra… Aí, percebi que eu não precisava dela. Eu não passo dificuldades e posso ter tudo o que eu quero.

Segurando nas mãos a paleta de cores, entregou a mesma ao Manuel, acrescentou: - Toma a paleta. Vai dá-la à Olívia. Ela vai adorar!

O amigo, com lágrimas nos olhos, murmurou: - Joana, é a melhor amigo que eu poderia ter. Obrigado por tudo e… Feliz Natal!

FIM

No âmbito do Projeto de Turma, os alunos do 5ºD elaboraram, num trabalho coletivo e transversal a algumas disciplinas, alguns cartazes publicitários institucionais, consolidando assim as características deste tipo de texto. Para a realização de cada cartaz, foi escolhida a ilustração de um “Estranhão/Bizarroco” , elaborado na disciplina de Educação Visual. Depois, com base neste trabalho, os alunos fizeram a pesquisa, a recolha e o tratamento de dados, nas disciplinas de Matemática e CTIC, relacionados com os diferentes temas abordados.

A imagem

O texto argumentativo O slogan

E.V./E.T. PORTUGUÊS MATEMÁTICA

O logótipo As instituições envolvidas

E.V./E.T. PORTUGUÊS MATEMÁTICA

E.V./E.T. PORTUGUÊS MATEMÁTICA

E.V./E.T. PORTUGUÊS MATEMÁTICA

This article is from: