1 minute read

Vultos da Nossa História

Nasceu em Lisboa a 13 de maio de 1699 e faleceu a 8 de

maio de 1782.

Advertisement

O seu nome é José Sebastião de Carvalho e Melo. Foi um político e diplomata português, embaixador nas cortes inglesa e austríaca. Exerceu os cargos de secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra e ministro do Reino, no tempo do rei D. José.

Esta é a imagem do terramoto que foi seguido de um tsunami de 15 metros e passado uns minutos deflagra grande incêndio, por causa das velas acendidas nas igrejas e capelas no dia de todos os santos.

O marques de Pombal tomou as seguintes medidas:

• enterrar os mortos; • tratar dos feridos; • vigiar as ruas para impedir os roubos.

Foi um grande impulsionador do comércio em todo o império, promoveu a introdução e o desenvolvimento de novas manufaturas, reformou o ensino, reforçou a administração, as finanças e o sistema militar. Fortaleceu o poder régio e perseguiu a nobreza e o clero, em especial os Jesuítas, expulsando-os de Portugal e confiscando-lhes os bens. Em 1761, decreta a proibição da escravatura em Portugal. Foi um homem com uma grande capacidade de trabalho e chefia e um grande estadista do seu tempo. Em 1755 aconteceu o terramoto de Lisboa e foi o Conde de Oeiras que a mandou reconstruir, sendo um dos seus maiores feitos. Mais conhecido como marquês de Pombal, é afastado do poder por D. Maria I e acaba exilado em Pombal.

O Terramoto de 1 de novembro de 1755

(por volta das 9h30m) Empenha-se no novo projeto de reconstrução da baixa de Lisboa, e com a ajuda de especialistas faz de Lisboa uma cidade moderna com propostas inovadoras para a época. Destacamos as seguintes: • ruas largas, paralelas e perpendiculares; • edifícios da mesma altura com fachadas iguais; • sistema de construção de edifícios em gaiola, para permitir uma maior resistência a terramotos; • Novo sistema de esgotos; • Reconstrução do Terreiro do Paço (atual praça do comércio) que se transformou numa praça ampla e aberta ao Tejo)

This article is from: