Coleção COEP - Cidadania em Rede: Das Ruas às Redes - Livro 1

Page 212

d em o cr ac i a s e fa z co m pa rt i c i paç ão | 2 1 1

ágeis e democráticos para tornar, de fato, o Estado mais permeável às sugestões e às reivindicações da sociedade civil.

Flavio Valente Secretário geral da Fian Internacional, ex-assessor do Consea (governo Itamar Franco)

Acho que o principal eixo da mobilização social, hoje, tem de estar no fortalecimento dos mecanismos de cobrança que garantam que o Estado defina claramente, de forma transparente e participativa, por meio de ampla divulgação, como as prioridades políticas serão transformadas em ações, com recursos orçamentários garantidos e com definição clara de metas, cronograma de cumprimento e responsabilidades institucionais das diferentes estruturas públicas para que isso aconteça. Somente dessa forma, poderemos passar de uma luta caso a caso para a consolidação de mecanismos públicos de fácil acesso a que os habitantes do território brasileiro possam recorrer quando sintam que seus direitos não estão sendo garantidos. Em suma, temos de sair da cultura do favor para entrar em uma cultura do direito, na qual a sociedade, representada pelo Estado, assuma coletivamente suas obrigações, enquanto estado de direito, garantindo a criação das condições para que cada um dos brasileiros e brasileiras possa exercer e usufruir da plenitude de sua cidadania e, ao mesmo tempo, assumir suas responsabilidades para consigo mesmo, sua família e para com sua comunidade.

Francisco Menezes Diretor do Ibase, ex-presidente do Consea (governo Lula)

Essa é uma questão extremamente importante. Precisamos refletir como

continuar avançando dentro de um contexto que já não é o mesmo que nos educamos para trabalhar. Precisamos nos renovar e nos atualizar.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.