Page 1

Introdução e Justificativa Quanto ao ensino do Design, é possível afirmar que, sendo uma atividade associada à industrialização, tem no início do século XX, no contexto europeu, o surgimento das primeiras iniciativas de criação de espaços destinados à oficialização e prática do ensino do ofício. No Brasil a experiência é similar, revelando-se nas experiências pioneiras de Eliseu Visconti, até as décadas de 50 e 60, ocasião em que se consolida a criação dos cursos de Design moderno. No correr dos anos muito se tem debatido sobre estas duas áreas de conhecimento, sua importância, interfaces e necessidades. O debate tem estimulado a investigação, a pesquisa e a produção e neste sentido a urgência em comunicar e publicar o que se produz. Há uma variedade de periódicos especializados e que contemplam, ora os temas voltados para a Arte, ora para o Design, promovendo assim a discussão e o aprimoramento do discurso. O grupo HACAD constituído por docentes da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais é responsável pelas disciplinas que abordam a temática relacionada à história da arte, história e teoria do design. O trabalho cotidiano realizado na docência exige dos professores a pesquisa constante, a sintonia com as novas abordagens em relação à produção e as teorias da arte. Neste movimento entre a sala de aula e busca por novas informações e atualização, possibilita ao docente a formulação de reflexões próprias acerca deste rico e complexo universo das artes, do design e da cultura. Briefing A criação de um canal para comunicação e publicação das pesquisas e reflexões geradas nesta lida cotidiana é uma forma pertinente para promover o debate, democratização e divulgação do pensamento crítico do corpo docente da instituição e ao mesmo tempo promover o intercambio com docentes e pesquisadores de outras áreas e instituições.


TEMPO

Caderno Histórias em Arte e Design escala de cores

C 85 M 50 K 100 C 15 M 100 Y 90 K 10 família tipográfica palavras caderno, histórias ...Optima família tipográfica palavra tempo, e letra “a” ...Myriad


conceito da marca

a partir do título dessa publicação, considerando também a referência e o significado da palavra Tempo criei uma composição de elementos, palavras e grafismo para representar graficamente esse conceito.


conceito da publicação

para a publicação, pensou-se numa solução gráfica contemporânea, que acompanhe o conteúdo desse caderno. Para isso foram usadas duas famílias tipográficas que proporcionarão a melhor legibilidade do conteúdo dos artigos.


TEMPO

Caderno Histórias em Arte e Design escala de cores

layout da marca C 85 M 50

K 100 C 15 M 100 Y 90 K 10

família tipográfica palavras caderno, histórias ...Optima família tipográfica palavra tempo, e letra “a” ...Myriad


layout da publicação

escala de cores

C 85 M 50 K 100 C 15 M 100 Y 90 K 10 família tipográfica palavras caderno, histórias ...Optima família tipográfica palavra tempo, e letra “a” ...Myriad

família tipográfica dos textos

Minion Regular

Ex.: On the other hand família tipográfica dos títulos

Minion Bold “capitulares”

Ex.: Lorem ipsum

{ficha catalográfica}

TEMPO

Caderno Histórias em Arte e Design

presentation marca  

presentation do desenvolvimento da marca atempo