Issuu on Google+

1


Sumário Identidade Visual A importância da Identidade Visual Como utilizar Benefícios do uso correto da Identidade Visual

Marca Versão Preferencial Versão Auxiliar

Tipografia Família tipográfica

Cores Escala de cores Amostra de cores

Construção da Identidade Malha construtiva Versões alternativas

Comportamento Peças Institucionais

2


Identidade Visual A importância da Identidade Visual A Identidade Visual é o conjunto de elementos gráficos que representam visualmente e, de forma sintetizada, determinada instituição, empresa, produto ou serviço. Compreende todo e qualquer material gráfico que veicule a imagem da empresa. O uso correto da Identidade Visual garante a homogeneidade na divulgação da marca e na percepção de unidade por parte dos clientes.

Como utilizar Deve-se seguir atentamente as regras do manual de identidade visual para que a marca seja aplicada de forma correta. Em caso de dúvida, entre em contato com o CENTRO DE MEMÓRIA DO CARNAVAL para obter orientações necessárias.

Benefícios do uso correto da Identidade Visual - Reconhecimento do Centro de Memória do Carnaval - Eliminação de empecilhos na comunicação entre o cliente e a instituição - Imagem institucional preservada

3


Marca VERSÃO PREFERENCIAL

VERSÃO AUXILIAR

SÍMBOLO ISOLADO

LOGOTIPO ISOLADO

4


Família Tipografica PRINCIPAL

Tipografia alternativa

Tipografia da marca

Univers LT Std Light Condensed ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZ abcdefghijklmnopqrstuvxz 1234567890@$%?!:*{}()[]

A família tipográfica Univers LT Std é adotada na marca e nos textos auxiliares, assim como em materiais de papelaria. Na marca, utiliza-se a variação Black. Já a tipografia alternativa (aplicada aos impressos), devem ser utilizadas as variações: Light Condensed, Light Condensed Oblique e Bold Condensed.

Univers LT Std Black ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZ abcdefghijklmnopqrstuvxz 1234567890@$%?!:*{}()[]

Univers LT Std Bold Condensed Oblique ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZ abcdefghijklmnopqrstuvxz 1234567890@$%?!:*{}()[]

Univers LT Std Bold Condensed ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZ abcdefghijklmnopqrstuvxz 1234567890@$%?!:*{}()[]

5


Escala de Cores AZUL PADRÃO Pantone: 2728 EC CMYK: 83 / 58 / 15 / 2 RGB: 52 / 102 / 153 HTML: 336699 PRETO PADRÃO Pantone: Process Black CMYK: 0 / 0 / 0 / 100 RGB: 52 / 102 / 153 HTML: 336699

Para que a reprodução das cores seja aplicada corretamente, devem-se seguir algumas exigências básicas. Dependendo do suporte em que forem aplicadas as cores da instituição, ou mesmo do próprio material utilizado para a confecção de peças, as referências de cores serão necessárias. Pantone e CMYK serão aplicados em métodos de impressão como o silkscreen, offset, e outros processos de cor tinta. Escala RGB e HTML para tv,internet, e outros processos de cor luz.

LARANJA ALTERNATIVO Pantone: 137 EC CMYK: 0 / 46 / 99 / 0 RGB: 249 / 155 / 28 HTML: F99B1C

6


Construção de Identidade MALHA CONSTRUTIVA A malha construtiva foi criada com o objetivo de estabelecer proporções para marca nos diversos tipos de reprodução. Seu uso é necessário para a pintura manual da marca ou outra aplicação que não seja passível de reprodução digital. A configuração da marca foi baseada no “quadrado perfeito“.O módulo foi criado a partir da altura da letra “m“ presente na marca e é representado pela letra “x“.

7


Construção de Identidade VERSÃO ALTERNATIVA VERTICAL E HORIZONTAL

SIMBOLO ISOLADO

LOGOTIPO ISOLADO

A cor alternativa é uma opção da marca que deve ser utilizada apenas quando a mesma estiver em fundo escuro ou sobre tons azuis que possam confundir ou diminuir sua visibilidade.

8


Comportamento MARGEM DE SEGURANÇA O acúmulo de elementos ao redor da marca podem acabar dificultando a leitura dinâmica. Para que esse problema não ocorra, deve-se respeitar a distância mínima de 3x a partir da área ocupada pela marca.

9


Construção de Identidade AMPLIAÇÃO Não há nenhuma restrição da marca ampliada, desde que sejam respeitados alguns critérios como a proporção entre os elementos e a área de restrição, garantindo que sua reprodução seja aplicada corretamente.

REDUÇÃO Permite-se a redução da marca em cores até uma largura de 1,4 cm na vertical e de 2,5 cm na horizontal, somente para impressão em offset, fotografia, xerografia e mídias impressas com saída de 300 DPI (pontos por polegada), sobre bom suporte. Na aplicação da marca a uma cor, deve-se seguir as mesmas restrições da aplicação em cores.

Em cores

2,5 cm

3 cm

2,5 cm

3 cm

1,4 cm 2 cm

A uma cor

1,4 cm 2 cm

10


Comportamento POLICROMIA FUNDO DE OUTRAS CORES VERTICAL A esquerda segue demonstrativos da marca com fundo de cores variadas. A cor alternativa é apenas aplicada em fundos escuros ou que tem pouco contraste na presença da cor azul da marca principal.

11


Comportamento POLICROMIA FUNDO DE OUTRAS CORES VERTICAL O mesmo segue a norma anterior. O sĂ­mbolo e o logotipo devem ser mantidos de cor diferente do fundo para obter constraste de outra identidade visual, fotografia ou afins.

12


Comportamento P&B VERTICAL E HORIZONTAL

SIMBOLO ISOLADO

LOGOTIPO ISOLADO

A marca em escala de cinza deve ser utilizada em apenas e restritamente ocasi천es que utilize uma impress찾o preto e branco. Ex: Documentos impressos em CMYK, utilizando apenas preto.

13


Comportamento TRAÇO DE UMA COR VERTICAL E HORIZONTAL

SIMBOLO ISOLADO

LOGOTIPO ISOLADO

A utilização de apenas uma cor é aplicada em apenas situaçãoes onde a marca não pode ser usada de nenhuma forma. É recomendado manter o uso em somente artificios desse tipo, para preservar a imagem da marca.

14


Comportamento OUTLINE VERTICAL E HORIZONTAL

SIMBOLO ISOLADO

LOGOTIPO ISOLADO

A versão monocromática deve apenas ser utilizada quando houver limitações técnicas na reprodução das cores CMYK e Pantone. A versão monocromática a branco deverá ser usada em fundos médios e escuros. Todas as versões devem ser usadas sempre com o seu respectivo outline.

15


Comportamento

Não distorcer verticalmente

Não deve alterar a cor

Não distorcer horizontalmente

Não deve alterar a tipografia

Não distorcer elementos da marca acima

Não distorcer elementos da marca abaixo

Não se deve inclinar a marca

16


Peças Institucionais As sinalizações devem ser aplicadas a uma altura de 1,75m.

Formato: 40 cm x 12 cm

17


Peças Institucionais

Formato aberto 45.7 × 36.5 cm Formato fechado: 23 × 33 cm Papel: Couchê 100g/m² Acabamento: Corte de faca especial, cola e dobragem Tipografia: Univers LT Std Light Condensed

Cores: 3 cores Pantone 419 EC Pantone Process Black EC Pantone 428 EC

18


Peças Institucionais

Formato: 9,5 cm x 5,5 cm Papel : Couchê 150 g/m² Acabamento: Corte de faca especial Tipografia: Univers LT Std Light Condensed

Formato: 12 cm x 23 cm Papel : Couchê 150 g/m² Acabamento: Corte de faca especial Tipografia: Univers LT Std Light Condensed

19


Peças Institucionais Frota O Ônibus de turismo é uma contribuição cultural da instituição para os moradores e visitantes da Cidade do Rio de Janeiro. A visita é feita de que colaboradores, patrocinadores e pessoas comuns após conhecer o Centro, possam visitar a cidade.

20


Peças Institucionais Frota A mini van deve ser utilizada por funcionários que precisem se locomover para recolher os materiais de coleção do Centro.

21


Peças Institucionais Frota O carro deve ser usado para locomoção de funcionários para prestação de serviços, assinatura de contratos com patrocinadores e colaboradores do Centro.

22


Pe莽as Institucionais Camisas p贸lo

23


Peças Institucionais As imagens disponibilizadas abaixo são meramente ilustrativas. O objetivo é mostrar possíveis aplicações da marca.

24


Peças Institucionais Camisas sociais As imagens disponibilizadas abaixo são meramente ilustrativas. O objetivo é mostrar possíveis aplicações da marca.

25


Peças Institucionais As imagens disponibilizadas ao lado são meramente ilustrativas. O objetivo é mostrar possíveis aplicações da marca.

26


Peças Institucionais Identificação O crachá é o sistema de identificação do funcionário da empresa. Todos são azuis com efeito de luz de fundo e um chip que automaticamente verifica e marca presença.

Adesivo para visitantes O adesivo para visitantes serve para a circulação de estranhos dentro da empresa. Com as informações necessárias, o indivíduo poderá circular apenas na área que lhe foi restrita.

VISITANTE Nome

Data

Andar

27


Peças Institucionais As imagens disponibilizadas abaixo são meramente ilustrativas. O objetivo é mostrar possíveis aplicações da marca.

28


Publicidade Cartões Postais incentivando a visita ao Centro de Memória encontrados em lojas de conveniência e lojas com grande presença de público.

29


Publicidade

30


Agradecimentos Este manual foi feito por Mariana Silva do Nascimento e Stephanie Soares Mathias dos Santos e orientado por nossos professores da Faculdade SENAC Rio, no curso de graduação de Design Gráfico do primeiro período de 2011: Alexandre Salomon, Aline Haluch, Carla Costa, Fabiano Ramos, Geraldo Jantzen, Mirella Migliari.

31


32


Manual de Identidade Visual do Centro de Memória do Carnaval