Page 1

manual de identidade visual 2013


1 introdução


Manual de identidade visual

3

Introdução A tecnologia assume cada vez mais um papel fundamental em nossas vidas onde o ser humano está cada vez mais procurando alternativas de se relacionar com novas experiências, emoções, relacionamentos e sentimentos. Com a Prezence, a Semp Toshiba está mais uma vez inovando o mercado do entretenimento, trazendo uma nova experiência, muitas vezes já exibidas em filmes de ficção, onde as pessoas podiam se relacionar com personagens quase reais, interagindo e se relacionando com hologramas, se sentindo cada vez mais próxima da realidade. O objetivo desse Brandbook é transmitir a identidade da nossa marca, nossos valores e posicionamento, onde todos possam vivenciar a essência Prezence, seus diferenciais e sua personalidade. Para isso criamos um manual para auxiliar a implementação da marca, de forma organizada e alinhada, de acordo com nosso posicionamento, para que a empresa e os colaboradores possam identificar todo conceito e a essência da marca Prezence.

Um centro de entrenimento para toda a família, onde o tempo que passarão juntos se tornará uma experiência inesquecível.


Manual de identidade visual

Compromisso Semp Toshiba Consciente de sua importância para o desenvolvimento da indústria eletroeletrônica brasileira, a Semp Toshiba mantém o compromisso de oferecer à população, em qualquer parte do País, acesso ao entretenimento e às suas soluções tecnológicas, com a já tradicional e reconhecida qualidade de sua marca. Paralelamente a essa compreensão, reconhece seu poder transformador e consequentes impactos na economia, na sociedade e no meio ambiente. Por essa razão, sua missão, visão de crescimento, valores e princípios éticos permitem pautar sua atuação na busca pela sustentabilidade dos negócios e do mundo em que se insere.

4


5

Manual de identidade visual

Nossa Missão

Nossos Valores

Fabricar produtos eletrônicos nas áreas de entretenimento, conhecimento e automação empresarial e residencial, combinando tecnologia, desempenho e qualidade. Contribuir por meio desses produtos com os princípios de aumento da qualidade de vida, colocando conhecimento e esforço a serviço do desenvolvimento e do bem-estar da sociedade.

Ética Corporativa: Nosso compromisso com a ética envolve a integridade nas relações comerciais e o respeito aos nossos consumidores, clientes, colaboradores e parceiros. Acima de tudo, temos um profundo zelo pelos valores de nossa marca, construídos ao longo de quase 70 anos de atividade.

Incentivo às Pessoas: Incentivar as pessoas é acreditar no potencial criativo e no poder transformador que possuem. O desafio da sustentabilidade começa na esfera individual, na atitude de cada um e, por isso, acreditamos que a mobilização é uma importante ferramenta para a melhoria do Capital Humano.

Nossa Visão

Desempenho Responsável: Baseamos nossas operações na percepção de que o desempenho econômico deve estar atrelado às responsabilidades sociais e ambientais, traduzindo em nossas operações e relações comerciais o compromisso com o desenvolvimento do nosso País.

Mobilização de Parceiros: Nossos parceiros compartilham de nossos valores, ajudando a construí-los em nosso dia a dia. Engajá-los na promoção de boas práticas e em projetos conjuntos em prol da sustentabilidade e da inovação é um compromisso contínuo da Semp Toshiba, o compromisso com o amanhã.

Atuar como uma das grandes empresas brasileiras, destacando-se pela ética, desempenho, qualidade e tecnologia dos produtos fabricados. Ser a empresa onde as pessoas desejam trabalhar, porque serão recompensadas. Ser a empresa capaz de reter os melhores talentos do mercado, motivá-los e fidelizá-los em seus sonhos de realização pessoal. Ser a empresa que constrói solidamente suas marcas e fideliza seus clientes através de métodos produtivos ambientalmente adequados e de uma atitude de participação junto aos seus colaboradores, clientes, fornecedores e a comunidade em geral.

Transparência: A transparência se reflete na forma como nos relacionamos com todos os nossos públicos, promovendo um diálogo aberto e honrando nossos compromissos. Dessa forma visamos, sempre, construir relações de longo prazo.

Conservação do Planeta: Agir de forma consciente com relação às necessidades de conservação dos recursos naturais, adotando processos que visem à eficiência, ao uso racional e às responsabilidades pós-consumo de nossos produtos são um importante pilar para nossas operações. Mais do que isso, o compromisso com a Conservação do Planeta também está na possibilidade de influenciar o nosso universo de atuação e de contribuir para uma consciência global.


6

Manual de identidade visual

Essência da marca Aproximamos as pessoas. De verdade! Na atualidade o tempo é restrito e a diversidade de experiências é grande. Cada pessoa faz o que tem que fazer. Às vezes sozinhas, às vezes em um grupo, às vezes em outro, às vezes com a família. Compartilhar com outras pessoas de momentos verdadeiros tornou-se cada vez mais difícil. Estar próximo, não só fisicamente, mas experiencialmente. Se não dá mais para viver próximo às pessoas, que se vivencie próximo das pessoas, o pouco que restou. Mais do que ter experiências, é preciso vive-las na realidade, e a realidade é o que nos envolve hoje.

Valores da marca:

Prezence é o presente. O futuro é muito longe.

Colorida, atemporal, inovadora, inesquecível, referencia, tecnológica, experiencial, prazerosa, nova, extrema, viva, contemporânea, acessível, próxima, mágica.

Produto

Propaganda

Esse é o presente. O futuro fica muito longe de hoje. A tecnologia não surpreende mais. Toda inovação, por mais inusitada e genial, é rapidamente inserida em nosso modus operandi, no nosso modus vivendi. O futuro não é mais um ideal, um símbolo de renovação que dá esperança. O futuro já não é mais. Inventamos uma nova realidade. Japoneses que somos, pensamos antes. É assim que as coisas acontecem de agora em diante, sempre que não for fisicamente. Rapidamente nos acostumaremos a vivenciar as imagens projetadas em três dimensões, da maneira como vemos as imagens físicas.

Subjetivo: Conteúdo e mensagem Tom de voz, conceito das campanhas

TV Imprensa Produtos e servicos

Valor da marca

Experiências

Internet e redes sociais Marketing

Objetivo: Identidade visual marca, tipografica, cores, aplicações, fotografias.

Eventos e Propaganda

Visão estratégica e Posicionamento


7

Manual de identidade visual

Valores da marca A marca é a ilustração da tecnologia que ela representa, e a tecnologia é o próprio sentido da marca. O significado da marca é a própria tecnologia. A marca aguça a imaginação a respeito das experiências possíveis com o produto. Ela será a referência para a exemplificação gráfica de outras experiências com a mesma tecnologia. Transmite uma imperecibilidade dessa tecnologia. Por ser única, pode definir um segmento de mercado para sempre.

experiencial

mágica tecnológica inovadora acessível viva contemporânea atemporal prazerosainesquecível colorida extrema inovadora

próxima nova

A Proposta da identidade visual da marca Prezence apresenta e ilustra o processo pelo qual se faz possível a projeção holográfica de imagens, e seu atributo principal, a tridimensionalidade. Seu enfoque é na inovação de tal processo de projeção de imagens, e na maneira cotidiana que essa nova tecnologia se estabelecerá.

O Potencial da marca Prezence, da forma como foi concebida, é a representação gráfica de uma nova forma de experimentar a imagem. Assim ela será enquanto se pensar a imagem projetada, da mesma forma que a engrenagem representa a mecânica hidráulica, e o átomo a energia nuclear.

referência

A Expressão de tudo que se refere à marca Prezence deve ser representado em todos os seus aspectos. No que ela sugere subjetivamente, através de seu tom de voz, conceitos das campanhas, conteúdos que comunica. Objetivamente através da irrestrita representação dirigida pela identidade visual, cores, aplicações, tipografia e todos os pontos de contato da marca com seu público.

A Valorização da forma como se apresenta a marca é a essencia do reconhecimento aos conceitos que ela propõe, e para a geração de desejo pelas experiências com ela possíveis. A marca exemplifica o processo de projeção de imagens holograficas, e como ele se faz possível, afim de gerar interesse por essa experiência, e que essa seja parte do novo cotidiano dessas pessoas.


Manual de identidade visual

Valores da marca Cultura A cultura é o que envolve todo sistema da marca, seja em relação ao mercado, à empresa, são os consumidores com suas percepções em relação ao produto e à marca, que definem quais associações envolverão a sua marca. Ao redor da marca Prezence as pessoas tem de enxergar tudo que veio antes, para gerar novas aspirações para o futuro, em termos de revoluções tecnológicas audiovisuais. Voz O tom de voz ecoa na prática o que a essência da expressa subjetivamente. É na prática do dia a dia que se consolida uma personalidade. E a marca Prezence deve ter no seu tom de voz a confiança de quem traz um novo paradigma para o mercado de eletrônicos. Com entusiasmo e alegria de quem descobriu que pode levar além seus consumidores do que se entendia até hoje em experiência áudio visual. Mais do que um simples modelo a ser seguido, e a continuação das experiências únicas desse consumidor no contato com o produto, em qualquer setor da organização que represente a marca Prezence.

8


2 elementos


10

Manual de identidade visual

Marca Prezence Versão principal

Explicação A letra “Z” simboliza o eixo coordenado que indica a tridimensionalidade, ou seja, um sistema de dois eixos (x e y) é considerado plano, já, se adicionarmos o eixo z, as coordenadas passam a ser tridimensionais. O símbolo em forma de “Z” é tridimensional em perspectiva e colorido com as cores RGB (vermelho, verde e azul). Cores básicas em que são visualizadas as imagens nos aparelhos de televisão. No nome “Prezence” é destacado o “Zen”. O termo “Zen” tem origem oriental (como a fabricante, Semp Toshiba) e é associado a contemplação. O conceito basea-se no símbolo “Z” como um holograma a ser contemplado.

Versão horizontal


11

Manual de identidade visual

Cores institucionais As composição do logotipo assim como todo a comunicação da marca Prezence se utiliza das cores primárias: vermelho, verde e azul. A mistura entre as cores é alcançada através de gradientes. As configurações de gradientes e valores apresentados foram produzidos com o software Adobe Illustrator.

Paleta principal

VERMELHO Pantone 485 C | Bright Red U CMYK C0% M100% Y100% K0% RGB R237 G28 B36 Hexadecimal #ed1c24

VERDE Pantone 7739 C | 361 U CMYK C100% M0% Y100% K0% RGB R0 G166 B81 Hexadecimal #00a651

PRETO Pantone 445 C | Neutral Black U CMYK C0% M0% Y0% K90% RGB R64 G64 B63 Hexadecimal #404041

AZUL Pantone 299 C | 2995 U CMYK C100% M0% Y0% K0% RGB R0 G174 B239 Hexadecimal #00aeef

Gradientes 1

2

3

1 2 3

Ângulo Oº Slider1 (vermelho) 0% Slider2 (verde) 100% Slider de junção 74,19%

Ângulo 61,9° Slider1 (azul) 0,54% Slider2 (verde) 53,23% Slider3 (vermelho) 100% Slider de junção1 74,19% Slider de junção2 61,44%

Ângulo 0° Slider1 (verde) 0% Slider2 (azul) 64,52% Slider de junção 70%


12

Manual de identidade visual

Tipografia Univers A Univers é uma família tipográfica semserifa bastante popular. Foi desenhada por Adrian Frutiger e publicada pela Deberny & Peignot em 1957. A fonte é conhecida por sua limpeza e legibilidade a longas distâncias. A Univers foi uma das primeiras famílias a serem desenhadas pensando-se em todas as suas variações e tamanhos. Frutiger criou um sistema próprio para a categorização dos tipos, usando um código de números ao invés de nomes (são 21 variações ao todo, incluindo as itálicas, negritos, estendidas, etc). A versão regular é reconhecida pelo código 55, as itálicas possuem números pares e as demais, ímpares.

Família tipográfica principal

Univers Univer 45 Light

AaBbCcDdEeFfGgHhIiJjKk 1234567890 Univer 45 Light Oblique

AaBbCcDdEeFfGgHhIiJjKk 1234567890 Univer 55 Roman

AaBbCcDdEeFfGgHhIiJjKk 1234567890 Univer 55 Oblique

AaBbCcDdEeFfGgHhIiJjKk 1234567890 Univer 65 Bold

AaBbCcDdEeFfGgHhIiJjKk 1234567890

Família tipográfica do sistema

Univer 65 Bold Oblique

Verdana

AaBbCcDdEeFfGgHhIiJjKk 1234567890 Univer 75 Black

AaBbCcDdEeFfGgHhIiJjKk 1234567890 Univer 75 Black Oblique

AaBbCcDdEeFfGgHhIiJjKk 1234567890

Utilizada para comunicação em texto na web ou em alguém sistema em que a fonte Univers não esteja disponível.


13

Manual de identidade visual

Tipografia Bembo é o nome dado a uma fonte serifada de velho estilo baseada em um tipo cortado por Francesco Griffo impresso pela primeira vez em fevereiro de 1496. Griffo trabalhou em uma imprensa veneziana do tipógrafo Aldus Manutius. O tipo foi usado pela primeira vez na montagem de um livro intitulado De Aetna, um texto curto sobre uma viagem para o Monte Aetna escrita pelo cardeal italiano Pietro Bembo. A tipografia serviria como uma fonte de inspiração para tipografias do editor parisiense Claude Garamond, que são coletivamente chamadas de Garamond. A tipografia Bembo que nós vemos hoje é uma renovação projetada por Stanley Morison para a Monotype Corporation em 1929.

Família tipográfica de apoio

Bembo Bembo Regular

AaBbCcDdEeFfGgHhIiJjKk 1234567890 Bembo Italic

AaBbCcDdEeFfGgHhIiJjKk 1234567890 Bembo Bold

AaBbCcDdEeFfGgHhIiJjKk 1234567890 Bembo Bold Italic

AaBbCcDdEeFfGgHhIiJjKk 1234567890 Bembo Extra Bold

AaBbCcDdEeFfGgHhIiJjKk 1234567890

Família tipográfica do sistema

Bembo Extra Bold Italic

Times

AaBbCcDdEeFfGgHhIiJjKk 1234567890

Utilizada para comunicação em texto na web ou em alguém sistema em que a fonte Univers não esteja disponível.


14

Manual de identidade visual

Versões da marca

Positivo Cores

São duas as versões da marca Presence em cor. Para cada uma, existe uma versão em preto-e-branco correspondente. Sempre que possível, opte pela versão principal da marca (positivo cores). As versões em preto-e-branco são restritas a impressos monocromáticos.

Positivo Preto e Branco

Negativo Preto e Branco


15

Manual de identidade visual

Aplicação sobre cores institucionais Cores institucionais são as cores priorizadas na comunicação da marca. Elas estão indicadas nos exemplos ao lado. Sempre que possível, opte pela versão colorida da marca aplicada sobre branco. A versão da marca em negativo aplicada sobre o fundo com as cores institucionais também deve ser priorizada. A aplicação da marca sobre cores não institucionais é possível, mas não recomendada. Nesses casos, opte por fundos que permitam uma boa legibilidade da marca.

100%

80%

60%

40%

20%


Manual de identidade visual

Aplicação da marca sobre imagens A marca prezence também pode ser aplicada sobre imagens que possuam áreas limpas, para facilitar sua leitura. Imagens em cor São possíveis aplicações da marca nas versões em cor e em negativo em áreas que permitam um bom contraste. Imagens em preto-e-branco São possíveis aplicações da marca nas versões em preto-e-branco e em negativo em áreas que permitam um bom contraste.

16


17

Manual de identidade visual

Grade de construção A grade de construção da marca tem a função de orientar sua construção, cujo principal objetivo é a organização espacial dos elementos e suas proporções.

Versão Vertical Unidade/Módulo = letra E Logotipo = 10x11 unidades.

Versão Vertical Unidade/Módulo = letra E Logotipo = 16x4 unidades.


18

Manual de identidade visual

X

Reserva de integridade da marca

X

X

X

A fim de garantir a legibilidade e preservar a integridade da marca, deve-se manter livre de quaisquer elementos grĂĄficos a ĂĄrea em volta da marca, ficando estabelecida uma borda de reserva de no mĂ­nimo 1x.

X


19

Manual de identidade visual

2,3 cm

3,5 cm

1,9 cm

1,1 cm

1,15 cm

A marca não deve ser aplicada com menos de 3,5x1,7 cm (V. Horizontal) e 1,9x2,3 cm (V. Vertical) e o símbolo com menos de 1,15x1,1 cm, sob pena de perder legibiilidade.

1,7 cm

Redução mínima da marca


20

Manual de identidade visual

Usos incorretos da marca Para evitar usos inadequados da marca, este brandbook contém algumas aplicações indevidas da marca, visando preservar o esquema original do logotipo. Estes exemplos apontam para o que NÃO deve ser feito:

Não distorça a marca

Não altere a proporção dos elementos

Não aplique outlines

Não gire a marca Não altere as cores da marca

Não aplique a marca sobre fundos que dificultem sua leitura

PREZENCE Não troque a tipografia do logotipo

Não use a marca em outline

Não aplique a marca em fundos de pouco contraste


3 aplicações


Manual de identidade visual

Aplicações Aplicação em papelaria.

22


Manual de identidade visual

Aplicações Aplicação em stands.

23


Manual de identidade visual

Aplicações Aplicação em ambientes.

24

Brandbook Prezence  

Brandbook Prezence

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you