Page 1

COMPLEXO HABITACIONAL DE USO MISTO


N 0m

LEITURA DO ENTORNO

100 m

200 m

Terreno Vias Importantes

25

De acordo com um estudo baseado em um raio de 800 m, sendo esta a medida considerada adequada para que o pedestre percorra por volta de 10 minutos, os moradores dos edifícios poderão se beneficiar dos serviços, pontos de assistência de saúde, assim como dos espaços educacionais encontrados na área em estudo.

6 5

27

ESPAÇO PÚBLICO

21 Barros

ag al hã es M

Av. João de

26

9

22

.G

ov er na do r

20

ins aL íni

200 m

rm

400 m

He

800 m

R. D

r. Le

4

10

R.

EDUCAÇÃO 7. Faculdade de Ciências Médicas 8. NUCE - Núcleo de Concursos Especiais 9. Colégio Único 10. Conservatório Pernambucano de Música 11. Senac Recife (Sede) 12. Universidade Católica de Pernambuco 13. Centro Universitário IBGM 14. NUCE - Núcleo de Concursos Especiais 15. Escola Técnica Leiaut 16. UNINASSAU - Bloco CST 17. Escola Sensório 18. Escola Governador Barbosa Lima 19. Colégio Americano Batista

7

8

Av

1. Praça do Entrocamento 2. Praça Parque Amorim 3. Praça Oswaldo Cruz 4. Praça Otília 5. Espaço livre/aberto 6. Espaço livre/aberto

400 m

opo

ldo

23

24

Lins

1

28 2 18

R. J

oão

Fern

and

es V

ieira

13

11 14

19

15 29 12

SAÚDE 20. Hospital dos Servidores do Estado HSE 21. Hospital Espinheiro 22. Hospital Universitário Oswaldo Cruz 23. PROCAPE

DIVERSOS 24. Cemitério de Santo Amaro 25. Igreja Matriz do Espinheiro 26. Círculo Militar do Recife 27. Pão de Açúcar 28. Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco 29. CELPE 30. Teatro Valdemar de Oliveira

3 30

16

17

As escolas e faculdades são bastante utilizados pela população tanto do local, quanto de outras regiões, mas os equipamentos públicos, como os espaços das praças, os quais são poucos e muitas vezes não apresentando mobiliário urbano, não são devidamente aproveitados em consequência do estado de preservação em que se encontram. Apesar da região possuir uma certa diversidade de equipamentos, ainda existem algumas demandas a serem atendidas. O complexo habitacional visa atender algumas das necessidades identificadas no local, implantando usos como uma padaria, uma lotérica e uma creche. Em relação a mobilidade urbana, a localização do conjunto favorece o uso do transporte público, o que permite a diminuição do uso do automóvel, aliviando o excesso da cidade. Conectando a população de diversas rendas aos equipamentos e serviços públicos mais significativos.


O lote utilizado para formulação do projeto, encontrado numa área de ZAC moderada, contém em seu entorno imediato uma predominância de residências e serviços, em sua maioria com até 5 pavimentos. O mesmo também se encontra rodeado de três tipos de vias, com baixo, médio e alto fluxos. Todos esses fatores influenciaram na proposta do complexo, este tendo um uso misto com comércio, espaço verde público, assim como serviços e habitações, que poderão ser utilizados por trabalhadores e estudantes locais. O fato de se localizar na Zona Moderada, permitiu um maior aproveitamento da área do lote, atingindo o coeficiente máximo de utilização 3. A diversidade de fluxo das vias também pode orientar a implantação de entradas e saídas da edificação para os automóveis, apresentando entrada para pedestres em todas as ruas conectadas ao lote. Assim, a rua de menor fluxo foi destinada à entrada de carros, objetivando causar menos tráfegos nas vias principais, assim como as áreas destinadas ao lixo e gás foram dispostas para a mesma. Já na via de médio fluxo, foi implantada apenas uma saída de automóveis, por esta não causar tanto impacto no trânsito quanto uma entrada.

ZAC -M

RESIDENCIAL COMERCIAL

ZEPH

EM CONSTRUÇÃO

ZAC - C

SERVIÇO

TÉRREO 2 PAVIMENTOS 3 PAVIMENTOS 5 PAV 10 PAVIMENTOS 16PAVIMENTOS 17 PAVIMENTOS 21 PAVIMENTOS

RESIDENCIAL

TÉRREO

10 PAVIMENTOS

COMERCIAL

FLUXO INTENSO

2 PAVIMENTOS

16 PAVIMENTOS

EM CONSTRUÇÃO

FLUXO MODERADO

3 PAVIMENTOS

17 PAVIMENTOS

SERVIÇO

BAIXO FLUXO

5 PAV

21 PAVIMENTOS

TERRENO VEGETAÇÃO

ZAC -M

ZEPH

ZAC - C

FAIXA DE PEDESTRE PARADAS DE ÔNIBUS

N


PARTIDO

Fatores Climáticos

Espaço disponível para construção

Sudeste

Acesso ao Morador/Visitante

Adequação do projeto

Acesso de Veículos

Nascente

Nordeste

Poente

N

Primeiramente, foi observado e estudado todos os condicionantes do terreno, como por exemplo: o seu entorno, a vegetação intra lote, a insolação, a ventilação natural as curvas de nível/relevo, o tamanho do terreno e todas as suas possibilidades de entrada/saída. 2. Um conceito importante que é válido ressaltar é a intenção de proporcionar um espaço público ideial para a interação e convívio entre as pessoas. O projeto possui porosidade: por onde os espaços e as passagens se relacionam, sem deixar de permitir a privacidade do futuro morador do local. Por meio da fluidez, todos os trajetos se conectam e se interligam, viabilizando que o usuário possa ir para qualquer local, por diversos caminhos sem perder o contato visual com a entrada, a saída e com os usos. O uso do vidro foi uma escolha que buscou a transparência do local, onde o objetivo é a visão fluída, o "ver e ser visto", o poder de observar todo o espaço de qualquer ponto dele. O uso foi desenvolvido com pensando no acesso ao público e aos moradores do complexo, onde o setor de serviço e comércio se concentrou no térreo e nos primeiros três pavimentos, permitindo um acesso mais livre dos usuários. As habitações se concentraram nos pavimentos mais altos. A vegetação está presente em todo o espaço bem como em todas as varandas das habitações, tornando o ambiente mais confortável, por meio da ventilação e da sombra. O habitações foram projetadas com as aberturas para o melhor aproveitamento da ventilação natural e a insolação, que é intensa na cidade do Recife, como pode ser observada na carta solar.

Terreno


MATERIALIDADE VIDRO

ÁGUA

O vidro representa a transparência e fluidez do complexo. Todas as lojas do pavimento térreo possuem seus fechamentos externos em vidro. São espaços que mantém relação visual com quem está em volta, permitindo que os usuários possam ver e ser vistos. A importante destacar ainda a ideia de segurança e conforto gerada por essa permeabilidade visual. Todas as aberturas, como as janelas dos apartamentos, são de vidro, permitindo uma vista ampla de todo o entorno.

Presente no térreo através de um espelho d'água, com um formato triangular, que enfatiza a característica de um ambiente natural.

CONCRETO

VEGETAÇÃO

O concreto faz parte da rigidez do complexo. É utilizado em sua totalidade na estrutura de vigas, pilares e na laje nervurada. No projeto ele está revestido e o único elemento aparente da estrutura de concreto são os pilares. A laje nervurada é coberta por um forro para que a parte hidraulica e elétrica fiquem encobertos. Também se faz presente na fachada como várias lâminas moduladas, o que foi projetado para promover uma sensação de horizontalidade nas edificações. Toda a parte de circulação vertical é sustentada por uma estrutura independente de concreto.

INSTALAÇÕES HIDRÁULICA E ELÉTRICA As caixas d’água estão sobre todos os blocos, em cima dos forros encontra-se toda a tubulação de água, esgoto e os condutores de energia elétrica passarão entre as lajes e o forro. Verticalmente são conduzidos pelas paredes e shafts.

Está em todas as áreas públicas, cobertas e nas varadas do corredor de cada pavimento. O complexo foi desenvolvido para ficar em volta de todas as grandes aglomerações de árvores, com a intenção de mantê-las no mesmo local e evidenciá-las como um grande parque aberto. Em alguns locais foram implantadas para gerar sombras, conforto térmico e como forma de guia para o pedestre sobre o percurso. Nos grandes vazios verticias acompanham a linha dos pilares, mesclando a verticalidade do complexo com os elementos da natureza.

MADEIRA

PEDRA

A madeira foi um dos materiais escolhidos para serem destaque nesse projeto, devido a intenção de promover uma relação entre a vegetação do local com as edificações. A madeira foi utilizada em todas as varandas dos apartamentos, criando um constrate com o concreto, bem como em um volume saltado na fachada. Ainda foi utilizada como uma caixa para a proteção dos ar condicionados localizados nas varandas.

Está presente no piso em todo o percurso de passeio público, seja no pavimento térreo e sobre a coberta do pavimento de garagem, com um percurso da circulação vertical ao pavimento de usos. As pedras são intercaladas com a vegetação, gerando um piso permeável gerando um aspecto de praça para as áreas de circulação.


ZONEAMENTO

PROGRAMA Setor

Habitação

Usos

Programa

Área (m²)

Quantidade

I

40

52

2080

10.2

II

42

39

1638

8

III

43

52

2236

11

IV

45

39

1755

8.6

V

46

39

1794

8.8

VI

54

13

702

3.4

VII

56

13

728

3.6

VIII

57

26

1482

7.3

IX

75

26

1725

8.5

X

80

13

1040

5.1

X!

95

13

1235

6.1

TOTAL

633

325

16415

80.5

Comércio e Serviços

Variam 70 a 196

11

1317

6.5

Escritórios

Variam 5 a 140

30

2646.8

13

41

3963.8

19.5

3

11839

58.1

Banheiros

88

0.4

TOTAL

11927

58.5

20378.8

100

TOTAL Estacionamento

Serviços

11839

Área total (m²) Porcentagem

TOTAL (Área Computável)

Usos 19.5%

Habitação 80.5% Serviços 58.5%


PROPOSTA Visando abranger os diversos tipos de público alvo, foram planejados alguns tipos de apartamento, podendo acomodar de uma a quatro pessoas, todos objetivando um maior conforto interno no espaço, proporcionando ventilação cruzada nos ambientes, assim como a melhor otimização do apartamento, com sugestões de layout.

87m²75m²

80m²

Apartamento com uma maior metragem, 95m², conseguindo acomodar uma família de 4 pessoas, tal como estudantes e trabalhadores. Sala de estar com abertura para a varanda, assim como um dos quartos do apartamento. Apresentando um banheiro comum e cozinha integrada à sala de estar.

56m²

75m² 56m²

50m² 80m² 80m²

50m² 57m² 75m² 75m² 50m² 57m²

56m² 57m²

56m²

87m²

57m² 0m

80m²

Apartamentos variando entre 40 m² e 57m², com um público alvo de solteiros ou casais, visando especialmen0m te estudantes e trabalhadores dos arredores, que passam a maior parte do dia fora e que podem usufruir dos usos oferecidos pela edificação. Algumas sugestões de layout oferecem sala de estar e suítes com acesso à varanda. Apresentam cozinha aberta para a sala de estar, objetivando melhor utilização do espaço.

57m²

57m²

2m

4m

56m² 57m² 80m²

2m 4m

80m² 56m²

Almejando um público de família pequena com uma a duas crianças, são oferecidos apartamentos variando de 57m² a 75m². Em sua maior parte, apresentam sala de estar e quartos com abertura para a varanda, Apresenta cozinha e sala de estar integradas.

0m 1m

0m

2m

4m

2m

5


Pavimento de Garagem - Subsolo 20 m

i: 20%

N

+2.00

CORTE BB’

-1.00

Bicicletário

+2.00

i: 20%

-1.00

E CORT AA’


Planta do Pavimento Térreo i: 2 0%

N

+3.00

i: 2

0%

+4.00

+2.00

+3.00

%

i: 8

i: 8 %

i: 2

0%

+3.00

+2.00

CO RT

BB

E

E

CO RT

AA ’


Pavimento de Garagem - Superior 0 1

2.5

5

10

20 m

0% i: 2

i: 2

0%

i: 2

0%

i: 2

0%

i: 2

0%

N CO RT

BB

E

E

CO RT

AA ’


Planta do Pavimento Uso 0 1

2.5

5

10

20 m

i: 2

0%

N CO RT

BB

E

CO RT E

AA ’


Planta Pavimento Tipo 0 1

2.5

5

10

20 m

N CO RT

BB

E

E

CO RT

AA ’


Planta de Coberta 0 1

2.5

5

10

20 m

i: 2

0%

N CO RT

BB

E

E

CO RT

AA ’


Corte AA’ 6 5

3

2

3

2

3

2

3

2

3

2

3

2

3

2

3

2

3

2

3

2

3

2

3

2

3

2

1

2

1

2

8 4

8

4

8

7

Corte AA’ Legenda 7. 1. Espaço Coworking 2. WC 3. Quarto

0 1

4. Lavanderia 5. Caixa Máquinas 6. Reservatório Superior

7. Reservatório Inferior 8. Edificações em Corte

5

15

30


Corte BB’ 6

6 5

7m²

4

7

3

4

4

7

3

4

4

7

3

4

4

7

3

4

4

7

3

4

4

7

3

4

4

7

3

4

4

7

3

4

4

7

3

4

4

7

3

4

4

7

3

4

4

7

3

4

4

7

3

4

2

2

2

2

1

Corte BB’ 0 1

Legenda 1. Academia 2. Espaço Coworking 3. Cozinha

4. Sala de Estar 5. Caixa Máquinas 6. Reservatório Superior

7. WC

5

15

30

Profile for Maria Luísa Andrade

Complexo Habitacional de Uso Misto no Recife  

Atelier de Projeto VI - 2018.1 (Projeto feito em Dupla)

Complexo Habitacional de Uso Misto no Recife  

Atelier de Projeto VI - 2018.1 (Projeto feito em Dupla)

Profile for mluisaca
Advertisement