Page 1

NESTA EDIÇÃO

Editorial ..........................................2 Destaque........ ...............................2 Saiba mais .....................................3 Outras Matérias..........................6/8

Monumento daImperador/SE Orla de Atalaia /SE Foto:Ponte do Ano XVI- nº 67

Aracaju/SE - JUNHO/2018


EDITORIAL

DESTAQUE

Preservar o meio ambiente é fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele, para celebrar o esforço em proteger os recursos naturais. Os seres humanos só conseguem sobreviver graças à natureza. Afinal, usamos os animais e plantas para nos alimentar, água para beber e tomar banho, e muitos outros recursos que nem percebemos. Você já pensou que a cadeira onde sentamos é feita de madeira, que veio de uma árvore? Grande parte das roupas é feita de algodão, que também vem de uma planta. Proteger a natureza não é só cuidar da Mata Atlântica, mas sim preservar cada lugar por onde passamos e cada ser vivo que encontramos pelo caminho. Na luta para salvar o planeta, todos podem participar. Nunca é cedo nem tarde demais para fazer sua parte. Separar o lixo reciclável do orgânico (não reciclável) é uma medida rápida e simples que ajuda a diminuir em até 40% a quantidade de material que vai parar nos lixões. Uma latinha que se joga na rua, por exemplo, pode parecer apenas uma latinha. Mas, somada com outras, chega a entupir bueiros e causar enchentes. Por isso, se cada um ajudar um pouquinho, o planeta agradece de montão!

Publicação no DOU das Portarias nº 267 (Institui o Comitê Estratégico de Governança do Ministério da Fazenda) e Portaria Interministerial nº 176 do Ministério do Planejamento (Dispõe sobre a vedação de exigências de documentos de usuários de serviços públicos por parte das entidades da Administração Pública Federal.

“Quando a última árvore tiver caído, Quando o último rio tiver secado, Quando o último peixe for pescado, O homem vai entender que dinheiro não se come” Adaptado do Greenpeace

Leia todo o conteúdo da publicação no DOU do dia 6 de junho, SEÇÃO 1, págs. 21/22.

02

Aracaju/SE - JUNHO/2018

Prover soluções administrativas ao Ministério da Fazenda, contribuindo para a melhoria contínua do serviço público, de forma sustentável.


CAMPANHA DO REFIS DA GEAP PARA QUITAÇÃO DE DÉBITOS VAI ATÉ O MÊS DE NOVEMBRO Para negociar os débitos e conhecer as condições de pagamentos, o beneficiário deverá entrar em contato pelo telefone: (61) 37176161 ou pelo e-mail: contato@vamosconciliar.com Disponível na INTRANET o Regulamento para o Prêmio Desempenho Funcional 2018. As inscrições para a categoria IDÉIAS INOVADORAS encontram-se abertas, encerrando dia 27 de julho, acesse o link http//bit.ly/Premio2018 para preenchimento do formulário. Essa Categoria tem como objetivo valorizar os servidores do Ministério da Fazenda que atuam de forma criativa e proativa em suas atividades em benefício do interesse público.

Leia todo o conteúdo da publicação no DOU do dia 26 de junho, SEÇÃO 1, pág. 45.

SAIBA MAIS MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO LANÇA O APLICATIVO BANCO DE TALENTOS O Sigepe Banco de Talentos é uma solução tecnológica para a divulgação de conhecimentos, habilidades e experiências dos servidores. O principal objetivo do aplicativo, uma parceria do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é identificar e avaliar o potencial dos servidores federais, assim como tornar mais transparente os processos internos de seleção de servidores. 03

Aracaju/SE - JUNHO/2018

Prover soluções administrativas ao Ministério da Fazenda, contribuindo para a melhoria contínua do serviço público, de forma sustentável.


SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL NÃO PODE ADMINISTRAR OU GERENCIAR EMPRESA DE SOCIEDADE PRIVADA Conforme Portaria Normativa nº 6, de 15 de Junho do Ministério do Planejamento, publicada no DOU do dia 16 de Junho, Seção 1, pág. 132. Os servidores públicos federais não podem administrar ou gerenciar empresas privadas. REDES SOCIAIS NO PERÍODO ELEITORAL No período de 7 de julho até 7 de outubro, todas as postagens nas áreas de interatividade da CGU no Facebook e no Twitter serão moderadas, sendo excluídas aquelas de cunho eleitoral Em cumprimento à legislação eleitoral, o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) informa que, no período de 7 de julho até 7 de outubro, todas as postagens nas áreas de interatividade do Órgão nas redes sociais serão cuidadosamente moderadas, sendo excluídas aquelas de cunho eleitoral (divulgação de nomes e números de candidatos, siglas e nomes de partidos políticos, slogans de campanhas partidárias), bem como de palavras-chave (eleições, segundo turno ou outras nomenclaturas da espécie). A medida poderá ser estendida até 28 de outubro, em caso de segundo turno. Aos finais de semana e feriados, serão ocultadas as áreas de interatividade dos perfis institucionais do CGU no Facebook e no YouTube. O motivo é a impossibilidade técnica, nesses dias, de realizar os trabalhos de moderação e intervenção nos comentários antes da publicação. Já no Twitter, por não ser possível a suspensão da área de comentários, bem como eventual exclusão dos mesmos, os usuários que, por ventura, realizarem postagens que firam a legislação eleitoral, receberão resposta padrão, com vistas a terem ciência do ocorrido. Fundamentação legal: Lei nº 9.504/1997, art. 57-C e Instrução Normativa SECOM nº 1/2018. Fonte: www.cgu.gov.br

04 Prover soluções administrativas ao Ministério da Fazenda, contribuindo para

Aracaju/SE - JUNHO/2018


ABERTA AS INSCRIÇÕES PARA OS CONCURSOS DE MONOGRAFIAS REALIZADAS PELA ESAF. Confira o regulamento pelo site: www.esaf.fazenda.gov.br PARTICIPE!!!

05 Prover soluções administrativas ao Ministério da Fazenda, contribuindo para

Aracaju/SE - JUNHO/2018


ESPAÇO SAÚDE - VIVA MAIS E MELHOR

DÊ UM DESCANSO AOS OLHOS: Para aqueles que trabalham com computador ou constantemente lendo algum documento, saibam que a fixação contínua - seja na tela ou em um leitura - pode causar fadiga visual e piorar a sonolência e o cansaço. Desviar o olhar do trabalho por alguns minutos periodicamente, para relaxar, é uma boa pedida.

APOSTE EM HÁBITOS QUE TE DÃO MAIS DISPOSIÇÃO: Você é o tipo de pessoa que acorda de manhã super animado e com a maior disposição, mas chega na hora do almoço já está se sentindo cansado ou muito disperso no trabalho? Isso pode estar acontecendo porque o seu corpo está com o horário de sono "desregulado" ou você não está fornecendo energia o suficiente para ele no decorrer do dia. Felizmente, com adoção de alguns hábitos simples, você pode gozar de uma super disposição o dia inteiro e aproveitá-lo muito mais!

RESPIRE: A respiração profunda aumenta os níveis de oxigênio do sangue no corpo. Isso diminui a frequência cardíaca, regula a pressão sanguínea e melhora a circulação, auxiliando o desempenho mental e energético. Antes de fazer aquela ligação difícil ou entrar numa reunião pesada, feche os olhos e inspire lentamente contando até 4, prenda a respiração por 2 segundos e expire contando até 4. "Faça isso por cinco minutos quantas vezes quiser, procurando respirar menos de 10 vezes por minuto"

CAFÉ DA MANHÃ CAPRICHADO: O café em pequenas quantidades (até 1 xícara de chá) pode melhorar a disposição e a atenção. O café da manhã perfeito deve conter cereais integrais, frutas, oleaginosas e alguma proteína, como iogurte natural, queijo branco ou peito de peru.

FAÇA UM LANCHINHO: Devemos nos alimentar a cada três horas em média para evitar queda de glicose no sangue e prejudicar nossa concentração e disposição física. "Se você sentir-se cansado ou disperso e estiver mais que três horas sem ter se alimentado, vale recorrer a um lanche mais leve, como fruta, iogurte ou barra de cereais".

LEVANTE-SE e MOVIMENTE-SE: Fazer uma caminhada de 10 minutos te deixa acordado e com mais energia por até duas horas. Isso se dá porque a caminhada fornece mais oxigênio para nosso cérebro e músculos, deixando-os "ligados" por mais tempo. Se você trabalha muito tempo sentada(o), levante-se e faça pequenas caminhadas durante o dia, como ir até o restaurante para comer. HIDRATE-SE: "Uma boa hidratação é essencial para melhorar a disposição física e mental". A recomendação é de dois litros de água por dia, porém, durante uma refeição, não devemos ingerir mais de 200 ml de líquidos, pois acima disso há uma diluição do suco gástrico, o que prejudica a eficiência digestiva.

CONVERSE UM POUCO: Se você sentir que está ficando cansado ou com falta de concentração, experimente conversar com seu colega da mesa ao lado. Uma conversa descontraída pode fazer sua mente funcionar novamente. Fonte: www.minhavida.com.br

IDEIAS INOVADORAS

IDEIAS INOVADORAS

ACENDA ESSA IDÉIA

ACENDA ESSA IDÉIA

Premio Desempenho Funcional 2018

Premio Desempenho Funcional 2018 06

Aracaju/SE - JUNHO/2018

Prover soluções administrativas ao Ministério da Fazenda, contribuindo para a melhoria contínua do serviço público, de forma sustentável.


EVENTO Realizado com muita animação, descontração e iguarias da época o ARRAIÁ DA SAMF. Momento de interação entre servidores e colaboradores. Confira as fotos:

07

Aracaju/SE - JUNHO/2018

Prover soluções administrativas ao Ministério da Fazenda, contribuindo para a melhoria contínua do serviço público, de forma sustentável.


ESPAÇO (Servidor/Colaborador) SUGESTÃO DE LIVRO ORGULHO E PRECONCEITO (Jane Austen) Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. ELizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína - recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu. Sugerido por João Felipe (Estagiário/ACS)

MENSAGEM PARA REFLEXÃO

ANIVERSARIANTES

Tudo vai dar certo... Esta mensagem é para alegrar você e lhe dar forças para enfrentar esta fase que está sendo tão difícil de encarar. Faça de seus pensamentos a força de que está precisando. Esqueça as coisas ruins e limpe a mente cultivando somente bons pensamentos. Acredite no sucesso total, não imagine obstáculos na sua mente. Tudo que uma pessoa é capaz de planejar, ela é capaz de realizar. Tenha fé, otimismo e ação. Sua vida só você a vive, portanto goste mais, acredite mais, e seja mais feliz. Procure plantar sementes de amor e otimismo na sua vida, e você colherá sempre maravilhosos frutos. EXPEDIENTE O informativo SAMF/SE é uma publicação produzida pela Assessoria de Comunicação Social. Email: acs.se.samf@fazenda.gov.br Telefone: (79) 2104-6425 Editoração/Formatação : Mara/João Felipe (Estagiário) Avenida Engº Gentil Tavares da Mota, 350 / ARACAJU SERGIPE / CEP: 49055-260 08

Aracaju/SE - JUNHO/2018

Prover soluções administrativas ao Ministério da Fazenda, contribuindo para a melhoria contínua do serviço público, de forma sustentável.

INFORMATIVO JUNHO  

INFORMATIVO JUNHO 2018

INFORMATIVO JUNHO  

INFORMATIVO JUNHO 2018

Advertisement