Issuu on Google+

Especial de natal


Como você tem administrado sua empresa? O natal e o ano novo se aproximam; dois eventos que andam sempre acompanhados de reflexões pessoais, revisão de metas e estipulação de novos objetivos. Planejar bem o ano que seguirá, torna-se fundamental para a obtenção de melhores resultados, é necessário cercar-se de ideias inovadoras, e de pessoas que realmente são boas no que fazem; procure quem entende do assunto, procure o melhor para o seu negócio e consequentemente para você. Nós da CECCO Consultoria Contábil nos colocamos a disposição para lhe ajudar a atingir os novos objetivos que você tanto sonhou para o seu empreendimento. Boas festas e boas reflexões.

CECCO Consultoria Contábil Departamento de Marketing marketing.cecco@gmail.com


Atualmente ainda temos a cultura de que a contabilidade é para o governo; a existência desse pensamento deve ser atribuída em parte ao contador, por iludir o empresário de que as empresas pequenas não são obrigadas; e em parte ao empresariado, ao pensar que esse processo é totalmente independente da empresa (com a velha mania de simplesmente juntar os documentos e enviar para o contador). Isto além de ser um grande equívoco, acaba levando os gestores à tomada de decisões erradas, que comprometem diretamente a gestão do negócio.

A contabilidade, seja em um âmbito fiscal ou gerencial, deve ser vista pelos empresários como importante ferramenta de gestão, e prevenção de alguns problemas.

N O S S O S PA R C E I R O S

É comum assistirmos empresários observando e analisando seu negócio somente pelo fluxo de caixa, e quando se deparam com algum problema não sabem realmente a dimensão da situação, sabem que precisam de dinheiro, mas não sabem quanto, quando e por que… Olhando pelos olhos de investidores, será que você arriscaria seu dinheiro?


A contabilidade possui uma riqueza imensa em demonstrações, cada qual com uma função diferente, e que sozinhas são apenas números. As principais que devem ser acompanhadas são:

Fluxo de Caixa Traz o acompanhamento do montante recebido e gasto em determinado período, é importante para equilibrar as contas do dia a dia, mas visualizado de forma solitária, acaba levando o empresário a cometer erros, como achar que a empresa tem dinheiro, fazer retiradas e depois não saber como repor. Além disso, não se pode esquecer do risco daquele dinheiro esperado não entrar e comprometer todos os compromissos da organização.

N O S S O S PA R C E I R O S

Demonstração de Resultado Traz o acompanhamento do resultado do período, demonstrando o quanto a empresa teve de lucro ou prejuízo. Sozinha, essa demonstração também pode levar o gestor a certos enganos; tendo em vista que os valores demonstrados, encontram-se no que chamamos de regime de competência, ou seja, um alto lucro mostrado na DRE, financeiramente, pode ser recebido somente no mês seguinte, o que faz toda a diferença.


Balanço Patrimonial Informa de fato o que a empresa tem, seus bens e direitos, suas dívidas e, principalmente, o que foi feito do valor investido e o que foi feito do lucro da empresa. Sozinha, essa demonstração também não é eficaz porque é estática. O fato de se ter muitos ativos não quer dizer que a empresa tem dinheiro para assumir seus compromissos.

Procurar uma boa consultoria contábil é um dos primeiros passos para uma gestão de sucesso, que visa minimizar os desacertos e ampliar o grau de visão do gestor. As demonstrações e todas as informações produzidas pela contabilidade, se analisadas de forma conjunta e com inferências certeiras ao longo do tempo, podem transformar radicalmente a realidade financeira e econômica das empresas.

N O S S O S PA R C E I R O S


Junto com o final do ano, chegam também novas despesas, e por mais que uma grande parcela das pessoas possa contar com benefícios oriundos do décimo terceiro, participação nos lucros, vale alimentação especial, cestas básicas diferenciadas e outros.

Se tracejarmos ao longo do tempo que nossa meta será organizar nossas finanças para o período natalino, teremos, portanto, que lançar mão de todos esses itens externados anteriormente para que o nosso objetivo saia de fato do papel.

Ainda é cabível salientar que como as despesas aumentam significativamente, é necessário tomar cuidado para não virar o ano no vermelho. Por isso, é preciso organizar bem suas finanças para as compras natalinas.

Comecemos, portanto com o planejamento e organização. É extremamente relevante avaliar o seu rendimento e definir quanto poderá gastar nas compras de natal, organize fidedignamente sua receita para que tenha uma noção aproximada da fonte de renda que irá contrapor-se com as despesas posteriormente constituídas. Caso não saiba ao certo, projete um valor que se aproxime de sua realidade.

Na teoria da administração, existe o que chamamos de PODC (Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar), qualquer meta que precise ser atingida, necessita de todo esse mix administrativo para que seu cumprimento se dê de forma eficiente.

N O S S O S PA R C E I R O S


Estabeleça prioridades na hora da compra; partindo do seu orçamento comece a adequar seus gastos. Se perceber que os gastos irão superar as receitas, comece a lançar mão de algumas estratégias como a substituição de alguns presentes por pequenas lembranças e quem sabe algumas lembranças por cartões. Posteriormente é necessário coordenar o trabalho, colocando em prática as diretrizes sobre as limitações orçamentárias, e os gastos máximos possíveis estabelecidos no planejamento, é preciso influenciar aqueles que estão ao seu redor e que dependem também de sua fonte de renda (filhos, cônjuge, e outros), para que se comportem de maneira adequada a fim de não comprometer todo o planejamento; isto é, dirigir.

N O S S O S PA R C E I R O S

O acompanhamento das atividades, através da verificação dos resultados, é essencial para o alcance do objetivo final, isso é o que chamamos de controlar. É extremamente importante que se desenvolva uma planilha de gastos efetiva, que inclua todas as receitas que entrarão no seu bolso na época do natal, e todas as despesas, desde simples lembranças à gastos com ceia natalina e presentes especiais.


Você tem alguma dúvida sobre assuntos contábeis? Interesse em algum tema? Envie para nós sua sugestão! E-mail: marketing.cecco@gmail.com

Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!


Nossa lista de serviços:           

Contabilidade para Associações sem fins lucrativos; Contabilidade para Empreendedores Individuais; Análise financeira; Declaração e retificação do imposto de renda da pessoa física; Planejamento financeiro; Controle financeiro e orçamentário; Consultoria e Assessoria para o Empreendedor Individual, Micro e Pequenas Empresas; Análise de Custos; Análise de Tributos Trabalhistas; Treinamento na área de finanças; Abertura e Fechamento de empresa.

CECCO CONSULTORIA CONTÁBIL Departamento de Administração e Contabilidade Campus universitário – UFV CEP: 36570-000 | Viçosa - MG Tel: (31) 3899-1606 E-mail: cecco.ufv@gmail.com


Info news2