Issuu on Google+

Até onde os

Confira nos próximos dias o material especial sobre plásticos que a Brasita preparou.


Matéria-prima

Formação Plásticos são materiais formados pela união de grandes cadeias moleculares chamadas polímeros, P que, por sua vez, são formadas por moléculas menores, chamadas monômeros.

A matéria-prima do plástico é o petróleo. Este é formado por uma complexa mistura de compostos. Pelo fato de estes compostos possuírem diferentes temperaturas de ebulição, é possível separá-los através de um processo conhecido como destilação ou craqueamento.

Propriedades O tamanho e estrutura da molécula do polímero determinam as propriedades do material plástico. Logicamente plásticos com propriedades mais resistentes são utilizados para produtos que exigem mais do material.

M

= = =

Produção

kg

Os plásticos são produzidos através de um processo químico chamado polimerização, que proporciona a união química de monômeros para formar polímeros.

Utilizados em quase todos os setores da economia, tais como: construção civil, agrícola, vestuário, móveis, alimentos, têxtil, lazer, telecomunicações, eletroeletrônicos, automobilísticos, médico-hospitalares e distribuição de energia. Nestes setores, os plásticos estão presentes nos mais diferentes produtos, a exemplo dos geossintéticos, que assumem cada vez maior importância na drenagem, no controle de erosão e reforço do solo de aterros sanitários, em tanques industriais, entre outras utilidades. O setor de embalagens para alimentos e bebidas vem se destacando pela utilização crescente dos plásticos, em função de suas excelentes características, entre elas: transparência, resistência, leveza e atoxidade.

Polietileno tereftalato — PET *Produtos: frascos e garrafas para uso alimentício/hospitalar, cosméticos, bandejas para microondas, filmes para áudio e vídeo, fibras têxteis, etc.

Outros Neste grupo encontram-se, entre outros, os seguintes plásticos: ABS/SAN, EVA e PA. *Produtos: solados, autopeças, chinelos, pneus, acessórios esportivos e náuticos, plásticos especiais e de engenharia, CDs, eletrodomésticos, corpos de computadores, etc.

1

!

6 5

Polipropileno — PP *Produtos: filmes para embalagens e alimentos, embalagens industriais, cordas, tubos para água quente, fios e cabos, frascos, cadeiras, caixas de bebidas, autopeças, fibras para tapetes e utilidades domésticas, potes, fraldas e seringas descartáveis, etc.

*Produtos: embalagens para detergentes e óleos automotivos, sacolas de supermercados, garrafeiras, tampas, tambores para tintas, potes, utilidades domésticas, etc.

2

7

Poliestireno — PS *Produtos: potes para iogurtes, sorvetes, doces, frascos, bandejas de supermercados, geladeiras (parte interna da porta), pratos, tampas, aparelhos de barbear descartáveis, brinquedos, etc.

Polietileno de alta densidade — PEAD

3 4

Policloreto de vinila — PVC *Produtos: embalagens para água mineral, óleos comestíveis, maioneses, sucos. Perfis para janelas, tubulações de água e esgotos, mangueiras, embalagens para remédios, brinquedos, bolsas de sangue, material hospitalar, etc.

Polietileno de baixa densidade — PEBD *Produtos: sacolas para supermercados e lojas, filmes para embalar leite e outros alimentos, sacaria industrial, filmes para fraldas descartáveis, bolsa para soro medicinal, sacos de lixo, etc.

A Brasita trabalha com produtos que atendem todas as exigências sócio-ambientais


O que é Bisfenol A

? A utilização indiscriminada deste plástico, sem a preocupação com suas características químicas são danosas à saúde humana, principalmente à saúde de crianças em fase de desenvolvimento.

+

+

+

=

Os seres humanos normalmente ingerem BPA das embalagens de alimentos e bebidas que liberam BPA quando aquecidos.

BPA

BPA O Bisfenol A, também conhecido com BPA, é um difenol utilizado na produção de policarbonatos, que são plásticos atualmente muito utilizados na produção industrial e no design.

O Bisfenol A é muito utilizado porque ele é transparente, forte, leve, duradouro e torna o plástico mais resistente a rachaduras. É usado na fabricação de cd´s, óculos, computadores, celulares, garrafas de água mineral, canos de redes de abastecimento de água, etc.

BPA Um estudo de 2004 do CDC encontrou BPA em 93% das 2.517 amostras de urina de pessoas de seis anos ou mais. Em nosso mundo de plástico e reciclagem dominante, é importante entender onde existe BPA.

A substância é proibida em países como Canadá, Dinamarca e Costa Rica, bem como em alguns Estados norte-americanos, mas no Brasil ela é utilizada na produção de garrafas plásticas, mamadeiras, copos para bebês e produtos de plástico variados.

1

2 5

No Brasil a norma ABNT NBR 13230 dita os códigos a serem utilizados em produtos recicláveis.

BPA

4

3 6

7

Símbolos com números 1, 2, 4, 5 e 6 não contém BPA, embora os números 1 e 6 não são recomendados para consumo humano de forma repetida. O número 7 é uma categoria abrangente que freqüentemente contém BPA.

Brasita Muitas marcas que trabalhamos têm algum programa socio-ecológico ou de sustentabilidade. Logo, os produtos desenvolvidos além do design, estão adequados as preocupações e necessidades do século XXl.


Você sabia que... Ecologicamente Correto Garantia

...existem duas siglas quase idênticas para produtos feitos na Europa e para produtos falsificados na China? Esta é a sigla da Comunidade Europeia, todo produto que é fabricado na Europa possui este símbolo na etiqueta, o que garante a origem do produto. Este código também assegura que foi fabricado em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis, inclusive as sanitárias presentes na legislação europeia.

Matéria-prima não tóxica Acabamento impecável

Esta é a sigla da China Export, se encontra em todas as falsificações de produtos made in Italy feitas por empresas chinesas para o mercado internacional. O equívoco decorre da semelhança entre as duas siglas, mas os produtos que ostentam esse símbolo não correspondem às características e qualidade dos materiais orgânicos utilizados na fabricação do produto original.

Matéria-prima duvidosa

Entenda a diferença entre original e falso Tóxico

Processo de produção sem normas Acabamento ruim

Testado

Preço justo Direitos intelectuais respeitados É importante ressaltar que não só a China, mas muitos países exportam produtos de má qualidade para todo o mundo. Por isso não devemos associar apenas os produtos chineses a falsificação.

! A Brasita só trabalha com produtos originais e certificados por normas Européias.

100% reciclável

Não reciclável

Forma alterada do original

!

Mão de obra não qualificada

Muitas marcas tem usado uma estratégia inversa afim de diminuir a falsificação de seus produtos, abrindo fábricas e produzindo-os diretamente na China para exportação. Essa ação visa evitar o uso impróprio e ilegal da marca por meio de cópias e quebrar barreiras em relação a produtos originados na China.


Brasita - Especial Plásticos