Page 1

Estudo

SAMSUNG – UMA FÓRMULA DE SUCESSO


Índice

Introdução.......................................................................03 Buzz sobre o crescimento da Samsung..........................04 Percepção do público......................................................09 Percepção da imprensa..................................................17 Comentários...................................................................19 Aplicabilidade..................................................................19 Método de pesquisa.......................................................18

2


SAMSUNG: FÓRMULA DE SUCESSO EM ELETROELETRÔNICOS

Quando se pensa em Samsung, logo se pensa em tecnologia e inovação. No entanto, para a grande maioria do público, a empresa é sinônimo de eletroeletrônicos — notebooks, câmeras, TVs, celulares e todo tipo de acessórios e periféricos. O que poucos sabem é que, nos seus mais de 70 anos de história, a empresa sul-coreana já atuou e ainda atua em várias frentes, desde seguros até construção civil. Nesse período, não foi fácil para a Samsung alcançar o patamar em que hoje se encontra. Nos anos 90, Lee Kun-Hee, presidente da empresa na época, teve uma grande decepção ao chegar a Los Angeles e descobrir que os produtos da Samsung eram vistos como ―de terceira categoria‖ e ―alternativas de baixo custo‖. Para reverter a situação, a empresa começou um plano de investimento bilionário cujo objetivo era ir além das necessidades dos clientes, isto é, oferecer conforto, praticidade e charme aos produtos. A estratégia deu certo: durante a última década, a Sociedade de Design Industrial da América (IDSA, na sigla em inglês) concedeu mais prêmios à companhia sul-coreana do que a qualquer outra empresa no planeta — inclusive no comparativo com a Apple, referência pelos vários gadgets tecnológicos prefixados pelo ―i‖. E a recompensa não veio apenas em prêmios. Conforme mostra o gráfico abaixo, a Samsung é hoje a maior empresa mundial do ramo em faturamento. Aqui no Brasil, a situação não poderia ser mais positiva: o crescimento no primeiro semestre deste ano foi de 50% e especula-se uma evolução de impressionantes 80% no fechamento do segundo semestre.

3


Fonte: Istoé Dinheiro Buzz sobre o crescimento da Samsung

Atualmente, a Samsung é líder de mercado em televisores de LCD, LED e tocadores de blu-ray no Brasil, além de estar em segundo lugar no mercado de câmeras fotográficas e celulares. Dentro das redes sociais, a empresa é uma das que mais mobiliza interações dos consumidores e das pessoas responsáveis pela geração de conteúdo na web. Confira o comparativo de menções da Samsung com alguns concorrentes de eletroeletrônicos, feito a partir do monitoramento no Twitter e Facebook (em língua portuguesa, somente no Brasil):

4


Interações por palavras-chave - plataforma postX

Fonte: postX

 Nessa época do ano, um dos principais movimentadores do nome das marcas nas redes são as promoções disseminadas via Twitter. O Natal e as lojas virtuais são a combinação perfeita para despertar desejo nos consumidores e alavancar as vendas. Com exceção da IBM, todas as outras se beneficiaram desta condição.  A Nokia, líder de mercado em telefonia móvel, é a que concentra o maior volume de interações registradas nas redes. Mesmo com o fato de aparelhos celulares serem produtos de público amplo, eles exercem um forte appeal no público mais jovem, que participa ativamente e é o maior gerador de conteúdo sobre o assunto.  O volume de citações que dizem respeito à Samsung gira em torno de 700 por dia — um contingente bastante significativo.

No intuito de descobrir o que dizem e a que se direcionam essas menções, aprofundamos o rastreamento dentro do universo da Samsung e seus produtos. As palavras-chave TV, celular, câmera, notebook e blu-ray dizem respeito apenas aos produtos da Samsung, desconsiderando as interações das outras marcas.

5


Interações por palavras-chave - plataforma postX

Fonte: postX

 Desmembrando todo o conteúdo, vê-se que mais de um terço fala sobre o recém-lançado Galaxy Tab, único produto que está brigando pela fatia de mercado de tablets que realmente tem condições de equiparação com a versão da Apple. Seu lançamento antecipado no Brasil também deve ser mencionado como um dos motivos para esse destaque em relação às interações dos outros produtos.  O Galaxy S, que contabilizou um milhão de vendas no mundo em apenas uma semana (meta alcançada pelo Galaxy Tab somente dois meses após o seu lançamento), foi mais comentado que celulares da Samsung em geral.  A alta incidência de comentários envolvendo notebooks Samsung (também foram considerados os netbooks) se deu quase que exclusivamente pela promoção do perfil @recifefitness. A academia, com um perfil com mais de 2.000 seguidores, estará sorteando um netbook no ínicio de janeiro.

6


 Durante o período monitorado mais de 750 pessoas deram RT na mensagem ―Eu quero ganhar um netbook novinho da samsung sorteado pelo @Recifefitness dê um RT http://kingo.to/mmu #Sorteio pelo http://sorteie.me‖.

O sucesso da ação pode ser conferido na curva do gráfico abaixo:

Interações por palavras-chave - plataforma postX

Fonte: postX

 Enquanto a maioria das menções de outros produtos teve uma sutil queda no final de semana (18/12 e 19/12), as citações envolvendo notebooks da Samsung dispararam no domingo e continuaram altas na segunda-feira — isso graças à promoção citada acima.  O pico do termo ―Galaxy Tab‖ aconteceu devido a vários reviews comparativos compartilhados. Os mais retuitados foram publicados pelo blog TechTudo, da globo.com (dia 17/12) e pela Folha.com (18/12).

7


 Na segunda-feira, dia 20/12, a agitação do público envolvendo o Galaxy Tab foi devido à promoção do perfil @Gameloft_Brasil, que fará o sorteio de um tablet quando o site atingir a ―supersticiosa‖ cota de 9263 seguidores no Twitter.

Fonte: postX

 Os Tablets aparecem até então tímidos na intenção de compra (5,02%). Contudo, com os lançamentos nacionais oficiais e campanhas de marketing bem articuladas, o público pode vir a falar muito mais sobre o assunto e aumentar a vontade de adquirir iPads, Kindles, Galaxies, entre outros.

8


Percepção do público: qual o produto mais bem visto da Samsung?

Dentro de todo o conteúdo gerado sobre a Samsung, é importante verificar a intenção dos comentários acerca da empresa. A partir da análise de informação, realizamos um panorama geral do que o público fala de positivo, negativo e neutro dos produtos, assim como a categorização desses dessas interações.

Tonalidade por palavra-chave “TV” – plataforma postX

Fonte: postX

9


 Das menções positivas da palavra-chave ―TV‖ com filtro Samsung, boa parte delas foi relacionada aos aparelhos 3D da marca. Em contrapartida, a parte negativa veio devido à comparação feita pela revista Veja que declarou o modelo da Panasonic como a melhor TV 3D do mercado. De maneira neutra, apareceram as promoções disseminadas pelos perfis de lojas virtuais. Tonalidade por palavra-chave “Celular”– plataforma postX

Fonte: postX

Fonte: postX

10


 O desejo por celulares foi o maior responsável pela quantidade de interações positivas. Relatos de uso e compra também são comuns e geralmente vêm de adolescentes. Além de promoções, reviews, notícias e comparações que também compõem o conteúdo classificado como neutro. Tonalidade por palavra-chave “Câmera” – plataforma postX

Fonte: postX

Fonte: postX

 Além das câmeras propriamente ditas – digitais e filmadoras – o público também comenta bastante sobre as câmeras integradas aos celulares. Assim como as TV's, a maioria de posts neutros se refere a promoções de lojas virtuais. 11


Tonalidade por palavra-chave “Notebook” – plataforma postX

 Como dito anteriormente, quase toda a movimentação envolvendo notebooks e netbooks da Samsung aconteceu em torno de uma só promoção. Abaixo acompanhamos uma amostra de cinco RT’s da mesma promoção dados em apenas um minuto.

Fonte: postX

 Mais de 90% do conteúdo foi relativo aos RT’s. O restante envolveu a divulgação da nova campanha da Samsung para os portáteis, compartilhamento de promoções de lojas virtuais e quase nenhuma crítica ou desejo pelos produtos em questão. Dessa forma, o teor do conteúdo foi majoritariamente neutro:

12


Tonalidade por palavra-chave “Blu-Ray” – plataforma postX

Fonte: postX

Fonte: postX

13


 Das poucas interações capturadas sobre Blu-Ray da Samsung, não houve nenhuma crítica ou reclamação que pudesse ter sido considerada negativa.

Tonalidade por palavra-chave “Galaxy S” – plataforma postX

Fonte: postX

O Galaxy S teve a honra de ser o produto da Samsung mais bem avaliado. Em meio a várias comparações, o smartphone saiu com saldo positivo em relação aos concorrentes e aos outros modelos da marca.

14


Tonalidade por palavra-chave “Galaxy Tab” – plataforma postX

Fonte: postX

Fonte: postX

 Por se tratar de um produto relativamente novo, o Galaxy Tab ainda desperta bastante curiosidade e dúvida no consumidor. Os reviews e notícias são maioria e apresentam uma imparcialidade sobre o assunto. De toda forma, as críticas sobre o produto vêm quase que sempre de usuários ou entusiastas do iPad.

15


Percepção da imprensa: Samsung & Google TV

Após aproximadamente um mês do lançamento do Galaxy Tab, o fervor da imprensa em torno do gadget já se acalmou um pouco. Mas, ainda assim, como visto nas manchetes no começo do estudo, há um conteúdo mais crítico envolvendo o aparelho. Veja um quadro quantitativo das notícias sobre a Samsung e suas categorias de produtos:

Notícias por palavras-chave – plataforma Clipping Express

Fonte: Clipping Express

 Apesar das notícias sobre a Samsung no período contabilizarem 225, todas as outras palavraschave somadas resultam em 260. Isso se deve ao fato de que algumas notícias — sobretudo as institucionais — possuem vários produtos da Samsung relacionados ao mesmo tempo.  A grande expectativa que integrou TV e a marca Samsung foi o lançamento da Google TV, previsto para janeiro de 2011. O embate fica por conta do pedido do Google para alguns anunciantes terem mais cautela, pois a empresa ainda está aperfeiçoando o produto. A Samsung, no entanto, manterá a data de apresentação do produto, agendada para pouco depois da virada do ano na Consumer Electronics Show, em Las Vegas.

16


Galaxy Tab: vai decolar ou já decolou?

A principal aposta tecnológica da Samsung no segundo semestre de 2010 foi, sem dúvida, o Galaxy Tab. Apresentado pela primeira vez no começo de setembro, em Berlim, o tablet da Samsung foi lançado em vários locais do mundo, em datas variadas. No Brasil, o gadget chegou no dia 26 de novembro, sendo o primeiro da categoria a ser lançado por aqui. As vendas do produto já superaram um milhão e ele é apontado como o único da categoria capaz de competir com igualdade com o iPad. Em relação ao da Apple, o tablet da Samsung possui alguns recursos a mais: suporte a chips SIM (funcionando como um celular), duas câmeras (frontal e traseira, que também possibilitam vídeos-chamada), recepção de sinal de TV (analógica e digital) e capacidade até de funcionar como um roteador Wi-Fi. Recentemente, a última ação — batizada ―Palpite Samsung‖ — premiou os usuários com oito tablets Galaxy Tab. Usando como mídia principal um hot-channel no Facebook, a promoção convidava o consumidor a ver um vídeo misterioso e descobrir quem era a personalidade que estava usando o Galaxy Tab. 17


Integrando Blog, Facebook e Twitter, a promoção conseguiu mais de 600 palpites por personalidade, mobilizando cerca de 20% dos fãs engajados na página do Facebook. No entanto, a vontade da maioria do público — que não ganhou a promoção — ainda esbarra no preço alto do produto. Assim como apontamos em nosso estudo sobre os maiores lançamentos de 2010 (http://fonte.miti.com.br/blog/2010-o-ano-da-tecnologia), mesmo com toda a aprovação e desejo do consumidor, o boom dessa categoria de produtos no Brasil deve ficar só para o Natal do ano que vem.

Comentários sobre a plataforma postX

Dentro da plataforma postX, foi possível utilizar três linhas de atuação: primeiro, monitorar o conteúdo relacionado às palavras-chave; segundo, avaliar e categorizar amostras do material; e, por último, delimitar gráficos sobre o que foi capturado Dessa forma, realizamos um trabalho relevante em cima dos dados para visualizar boas práticas e principais falhas, reconhecer o público e obter conclusões sobre a repercussão da marca e seu portfólio de produtos no mercado brasileiro. Direcionar as estratégias de marketing da empresa a partir desses apontamentos permite uma visualização mais rápida dos resultados e indicativos mais objetivos de que ações devem ser reavaliadas. Comentários sobre a plataforma Clipping Express

O serviço de monitoramento do Clipping Express permitiu a compreensão do histórico da empresa e do movimento de aceleração exercido pela marca. Foi utilizado também para quantificar o total de notícias publicadas pela imprensa no período estabelecido e assim comparar com os números e acontecimentos relatados dentro das mídias sociais.

Aplicabilidade

Esse estudo recria a importância do monitoramento na hora de compreender o quanto o nome de uma empresa e sua gama de produtos está circulando no meio digital. Mais que isso, ajuda a compreensão dos motivos que levam a esse debate sobre o universo da marca.

18


As respostas obtidas são essenciais para alinhar as propostas de comunicação das ações, bem como para medir o retorno de campanhas online e off-line. Um monitoramento constante permite um processo contínuo de aperfeiçoamento do uso das redes sociais como um todo, assim como funciona como uma importante ferramenta para descobrir tendências do comportamento do consumidor. Outro exemplo de aplicabilidade se encontra na questão de monitoramento de resultados de campanhas/ações. No caso, através da ferramenta postX, foi possível quantificar o número de RT’s dados pelos participantes da promoção realizada pelo perfil @recifefitness.

Método de pesquisa

As mídias sociais representam uma área movimentada para qualquer debate, principalmente no setor tecnológico. Para analisar o buzz gerado pelo consumidor, realizamos um monitoramento de cinco dias nas mídias sociais envolvendo as palavras-chave de referência. Utilizando a plataforma postX como ferramenta de rastreamento, conseguimos uma cobertura do Twitter e Facebook, principais canais sociais virtuais da atualidade. A plataforma Clipping Express permitiu embasar o conteúdo apresentado como cenário atual sobre o tema e mensurar seu reflexo quantitativo nas mídias online por palavra-chave. Os dados colhidos para este estudo de apresentação são principalmente qualitativos que permitiram a avaliação de uma amostragem de 10% das interações, apresentando a tonalidade das citações como positivas, neutras ou negativas e sua categorização conforme os assuntos relacionados a cada interação, visto que as plataformas possibilitam sob vários aspectos e diversos gráficos avaliações quantitativas, qualitativas e categorizadas sobre toda a captura abrangida.

Ficha Técnica

Plataforma postX:

Período monitorado: 16/12/2010 a 20/12/2010. Total de interações: 20613

Interações por palavra-chave: 19


           

Samsung (marca) : 1887 Câmera (Samsung): 101 Blu-Ray (Samsung): 16 Notebook(Samsung): 825 TV(Samsung): 246 Celular(Samsung): 344 Galaxy S: 533 Galaxy Tab: 1.115 Nokia: 7621 LG: 4145 HP: 2907 IBM: 873

Plataforma Clipping Express:

Período monitorado: 16/12/2010 a 20/12/2010. Total de notícias: 279.

Notícias por palavra-chave:

      

Samsung (marca): 19 Blu-Ray (Samsung): 19 Câmera (Samsung): 56 Galaxy S: 13 Galaxy Tab: 41 Notebook (Samsung): 40 TV (Samsung): 91

20


Esse estudo foi desenvolvido pela MITI InteligĂŞncia. Acesse nosso site: miti.com.br Siga-nos no Twitter: twitter.com/fontemiti 21

ESTUDO: SAMSUNG - UMA FÓRMULA DE SUCESSO  

Quando se pensa em Samsung, logo se pensa em tecnologia e inovação. No entanto, para a grande maioria do público, a empresa é sinônimo de el...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you