Page 1

Estudo

Mテ好IAS SOCIAIS O palanque virtual

3


Índice

Introdução.......................................................................03 Analises dos gráficos......................................................05 Método de pesquisa........................................................08 Ficha Técnica do Estudo.................................................09

2


MÍDIAS SOCIAIS - O PALANQUE VIRTUAL Batalha digital As mídias sociais mostram-se como ambiente propício para a troca rápida de informações, onde as idéias, marcas, conteúdos e – por que não, candidatos? se espalham de forma viral com grande facilidade. No ano de 2010, o Tribunal Superior Eleitoral estabeleceu regras para o uso da internet nas campanhas, oficializando, assim, a web como um dos canais oficiais para a disseminação de propostas e arrecadação de votos, sendo as mídias sociais a principal aposta. José Serra (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV) são os três candidatos à presidência que estão à frente nas pesquisas de intenções de voto e também os que se destacam pela participação intensa nos canais virtuais de comunicação. Qual será o comportamento de cada um em suas campanhas na web? Quais as abordagens e apelos utilizados para conquistar o eleitorado? Abordaremos neste estudo as atitudes dos presidenciáveis perante este público específico e como reagem os internautas quanto às propostas e posturas dos candidatos. Por onde eles andam? O uso das internet e das mídias sociais nas campanhas destes candidatos é intenso. Cada um deles possui seu próprio website, como mostra a tabela abaixo: Endereço

Principais características

http://www.minhamarina. org.br/home/home.php

Layout clean, abordagem jovem, apelação de sustentabilidade, chamadas para as mídias sociais.

http://serra45.com.br/por tal.asp

Layout clean, informações desordenadas, chamadas para as mídias sociais.

http://www.dilma13.co m.br/conteudo/main/

Chamadas mais agressivas, informações bem distribuídas, menor apelo para as mídias sociais.

Todos possuem contas no Youtube, Orkut, Facebook, mas a mídia principal na qual eles apostam é, sem dúvidas, o Twitter. A ferramenta, utilizada atualmente por 10 milhões de brasileiros, gera muita repercussão e tem influenciado positiva ou negativamente os milhões de usuários ligados na rede. Marina Silva possui no público do Twitter boa parte de sua popularidade; Dilma Rousseff contabilizava mais de 18 mil seguidores com apenas 18 horas de criação do perfil; José Serra twitta durante a madrugada e utiliza a rede de forma mais pessoal. Cada um com sua peculiaridade: Perfil

http://twitter.com/#!/silva_marina http://twitter.com/#!/joseserra_ http://twitter.com/#!/dilmabr

Followers

Following

234.114 180 449.914 5.453 233.381 612

José Serra é o candidato que mais possui seguidores e também aquele que mais usuários segue. Abraçou o Twitter com veemência e o atualiza freneticamente. Isso, somado ao fato de ser, até então, o atual governador do estado de São Paulo explica a quantidade de pessoas que atinge. Já em suas páginas oficiais do Facebook, a situação é diferente: Perfil

Fãs

http://www.facebook.com/marinasilva.oficial

30.086

http://www.facebook.com/timeserra45

16.522

http://www.facebook.com/dilmabr

6.553

Marina Silva lidera as fanpages, com praticamente o dobro de fãs em relação a José Serra, que aparece em segundo lugar. Como dito, a candidata do PV tem nas mídias sociais boa parte de seu eleitorado, além de estar muito bem cotada entre os estudantes e 3


universitários, o que justifica o sucesso de suas propostas entre os mais jovens. Os três candidatos também possuem blogs, mas apenas as candidatas do PT e PV utilizam com afinco a ferramenta. O candidato tucano teve seu blog atualizado pela última vez no mês de junho, quando oficializou sua candidatura.

Dilma Rousseff tem seu nome atrelado ao presidente Lula em muitas das interações e, assim como Serra, é bastante citada por seus índices:

As campanhas realizadas por meio de mídias sociais e outros canais da web vieram para ficar, na certa, pois além de financeiramente mais viáveis, conseguem alcançar um público que já há algum tempo mostrava desinteresse e, praticamente, um estado de alienação em relação à política brasileira. Na boca do povo Quais os principais estilos de menções feitas aos candidatos nas mídias sociais? O que dizem e como dizem? As interações influenciam diretamente a movimentação pró ou contra os presidenciáveis e o poder de multiplicação das mensagens é estrondoso. No caso de Marina Silva, a maior parte das menções à candidata refere-se ao seu programa de governo e revelam a crença em um segundo turno:

Os usuários, em sua maioria, se mostram muito ativos e participam diretamente da vida política dos candidatos, seja para aprovar ou reprovar suas ações. Nestas eleições a internet vem com força total, mostrando-se um instrumento poderoso que, a partir das próximas eleições, será fundamental e indispensável ao candidato que realmente quiser não só se eleger, mas também conquistar espaço na vida deste público específico. Bem me quer, mal me quer

Já sobre o candidato José Serra constatamos um grande número de menções falando sobre seus índices, agenda diária ou divulgação de matérias e artigos que envolvem o seu nome:

Alguns recebem mais afagos, enquanto outros são alvos de opiniões implacáveis. Quando é para falar mal ou bem dos candidatos, a galera da internet não poupa esforços. Além de grandiosos críticos, os internautas também têm nas mãos o poder de replicação das informações, afinal de contas quem é que não gosta de uma fofoca? Um fato que há poucas horas não era nada, vira assunto mais comentado em pouco tempo. O gráfico abaixo ilustra as avaliações das interações sobre os três candidatos: Tonalidade avaliação por palavra-chave – Plataforma postX

4


Avaliação de (Posts)

30,24%

39,15%

Negativo Positivo Neutro

30,61%

De uma forma geral, a maior parte das postagens sobre os candidatos foi avaliada como negativa, sendo que as positivas e negativas empataram com 30%. Os próximos gráficos mostram a categorização destas interações por candidato. Poderemos visualizar qual deles tem melhor avaliação nas mídias sociais:

O candidato do PSDB tem um nível elevado de críticas, sendo que o pico do dia 8 relaciona-se com o debate ocorrido naquele dia no qual Serra teve atuação bastante reprovada. No dia 10, o candidato José Serra teve um grande número de interações de apoio dos internautas, devido sua posição negativa em relação ao governo Lula através de uma declaração, afirmando que se os resultados do governo atual não são bons, de que serão ainda menos satisfatórios se a candidata Dilma Roussef se eleger.

Tonalidade categorização da palavra-chave Marina Silva – Plataforma postX Tonalidade de categorização da palavra-chave Dilma Rousseff – Plataforma postX

Marina destaca-se pela divulgação que os internautas fazem de seus programas e de suas citações. O pico do dia 10 ocorreu devido à sabatina que a candidata participou na manhã daquele dia.

Na amostragem avaliada, Dilma teve o maior número de críticas e o pico do dia 10 se deve à declaração, citada do gráfico acima, dada por José Serra.

Também se destaca pelo número tão pequeno de críticas feitas a seu respeito e pelo maior número de elogios em relação aos seus adversários.

No dia 8 houve um pico de divulgações negativas pelo fato de que neste dia ocorreu um dos debates presidenciais ao qual a candidata do PT não compareceu.

Tonalidade categorização da palavra-chave José Serra – Plataforma postX

Eles por eles

5


Depois de avaliar e demonstrar de que forma os internautas se referem aos candidatos e o que mais costumam falar sobre eles, vamos, brevemente, demonstrar de que forma eles se comunicam com o pessoal das mídias sociais, principalmente o Twitter, e quais são seus assunto preferidos. A candidata Marina Silva utiliza linguagem leve, bem jovial e despojada. Promove sempre vários eventos virtuais, como o Twitaço (manifestações a seu favor onde todos que a apoiam postam as mesmas hashtags) e entrevistas online através de ferramentas do próprio Twitter. A maioria de suas postagens são sobre seu programa, suas propostas e pedidos enérgicos de apoio aos jovens para que seja provocado um segundo turno entre ela e a candidata do PT. O perfil tem um total de 1.795 twitts:

As postagens realizadas no perfil de Dilma Rousseff possuem teor mais denso e são usadas poucas gírias e expressões. O número de postagens total é baixo (320) e são abordados assuntos mais pessoais, com pouco apelo para as propostas:

Campanhas 2.0 Independente da linguagem ou conteúdo publicado pelos candidatos para conseguirem uma aproximação deste público antenado e eufórico, a verdade é que o Brasil está deixando para trás o jeito tradicional de realizar campanhas eleitorais e, definitivamente, o uso dos websites e das mídias sociais veio para ficar, revelando uma nova forma de interação.

Já a linguagem utilizada pelo candidato José Serra é mais formal e as mensagens postadas referem-se diretamente a ele como candidato, contando sobre seu dia a dia e interagindo com os internautas. O perfil acumula um total de 3.147 twitts:

Ao partir para o ambiente virtual, o candidato deve estar preparado para ouvir, responder, dialogar, receber elogios e muitas críticas, pois em uma mídia social como o Twitter, por exemplo, não são apenas simpatizantes que estão monitorando todos os passos do candidato, mas sim, todos que sentirem-se à vontade para isso. E se o resultado das ações desagradar, não são vaias que o candidato receberá, e sim, uma campanha inteira contra ele, já que o poder de disseminação e proliferação de idéias neste ambiente é inacreditavelmente incontrolável, como um vírus, por isso o termo “viral”, tão utilizado neste meio. Por fim, para que uma campanha eleitoral via internet traga bons frutos, além da força do candidato e simpatia que precisa ser conquistada perante os 6


usuários, deve haver um monitoramento frequente das informações que influenciam as intenções de voto e dos assuntos comentados nas mídias sociais.

Método de pesquisa As mídias sociais representam uma área movimentada para qualquer debate, principalmente no universo da política. Para analisar o buzz gerado pelo eleitor, realizamos um monitoramento de seis dias nas mídias sociais envolvendo as palavras-chave de referência. Utilizando a plataforma postX como ferramenta de rastreamento, conseguimos uma cobertura do Twitter, Orkut, YouTube, Blogs, Fóruns e Sites de Reclamação – Reclame Aqui, Reclamão e Reclamando. A plataforma Clipping Express permitiu embasar o conteúdo apresentado como cenário atual sobre o tema e mensurar seu reflexo quantitativo nas mídias on line por palavra-chave.

7


Ficha Técnica do Estudo:

Os dados colhidos para este estudo de apresentação são principalmente qualitativos que permitiram a avaliação de uma amostragem de 10% interações, apresentando a tonalidade das citações como positivas, neutras ou negativas e sua categorização conforme os assuntos relacionados a cada interação, visto que as plataformas possibilitam sob vários aspectos e diversos gráficos avaliações quantitativas, qualitativas e categorizadas sobre toda a captura abrangida.

postX Palavras-chave: Marina Silva, Dilma Rousseff e José Serra Período monitorado: 07/09/2010 a 12/09/2010 Total de interações: 94.065

Interações por palavra-chave Marina Silva: 11.359 Dilma Rousseff: 68.927 José Serra: 13.779

Interações por mídia social Twitter: 64.237 YouTube: 1.076 Blogs: 28.708 Fórum: 44 Reclamações: 0

8


9


Essa anĂĄlise foi desenvolvida pela MITI InteligĂŞncia. Acesse nosso site: miti.com.br Siga-nos no Twitter: twitter.com/fontemiti 10

ESTUDO: MÍDIAS SOCIAIS  

Uma visão analítica sobre o cenário atual. - Estudo desenvolvido pelo setor de inteligência da Miti para o portal http://miti.com.br

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you