Page 1

UNIDADE DE CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS SAGRADA FAMÍLIA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DA AMADORA Nº 72 – Julho 2018

JORNAL DA UNIDADE UCCI SAGRADA FAMÍLIA – Arte de cuidar e dignificar o ser humano

ATIVIDADES EM DESTAQUE EM JULHO DIA DOS AVÓS (Festa dinamizada pela Associação Mundo dos Sonhos Mágicos)

DOBRAGENS DOMINÓ BELGA

CONFECÇÃO DE BOLO TUTTI-FRUTTI

PINTURA DESPORTO

ANIVERSÁRIOS EM JULHO: 19 – Armando Rosa 21 – Conceição Mendes


ENTREVISTA AO SECRETÁRIO-GERAL DA S ANTA CASA DA MISERICÓRDIA DA AMADORA DR. RUI PINTO DE ALMEIDA Onde nasceu e onde cresceu? Nasci em Lisboa, na Maternidade Alfredo da Costa, e cresci em Campolide. Onde mora? Moro em Alfragide-Sul. É casado? Tem filhos? Sou casado há trinta e seis anos e tenho um filho de trinta e três anos. Há quantos anos trabalha na SCMA? Trabalho há vinte seis anos na SCMA, mas já trabalho há quarenta e dois anos. Em que consiste o seu trabalho na SCMA? Sou o Secretário-Geral da SCMA e também sou o Director Administrativo e Financeiro da SCMA: supervisiono a área administrativa e financeira da SCMA; a minha formação é de Técnico Oficial de Contas e fiz também uma pós-graduação em Gestão de Organizações de Economia Social. Onde se situam os Serviços Administrativos da SCMA e quantas pessoas aí trabalham? Os Serviços Administrativos da SCMA são em Alfragide-Sul, junto ao Parque Urbano de Alfragide, onde a SCMA está a construir uma nova creche; trabalham nos Serviços Administrativos da SCMA doze pessoas. Qual é a tarefa mais agradável do seu trabalho e qual é a mais difícil? O mais agradável é conseguirmos resolver problemas directos de pessoas; o mais difícil é a pressão do cumprimento de prazos. Quantos colaboradores tem a SCMA? No total, somos 525 colaboradores. Quantas pessoas beneficiam do trabalho da SCMA? Beneficiam do nosso trabalho, nas diferentes áreas da 3ª Idade, da Infância e da Saúde, 5280 pessoas no total. Com que frequência há reuniões gerais ou sectoriais de Coordenadores? Há pelo menos duas reuniões gerais de Coordenadores, com o Director Geral da SCMA, e há várias reuniões sectoriais com o Director Geral, à medida do que for necessário; mensalmente, há um almoço informal com todos os Coordenadores, em que há uma partilha de preocupações e de desafios. Como é que nasceu e qual é o objectivo do Dia da Instituição? A SCMA foi criada no dia 16 de Outubro de 1986, mas o Dia da Instituição é comemorado em Junho; este dia nasceu duma ideia da Mesa Administrativa da SCMA para fazer crescer o espírito de união entre as pessoas que a SCMA envolve; pretende-se que haja neste dia um grande convívio entre colaboradores, utentes e familiares.

GRUPO AJUDA MÚTUA (GAM)

Para FAMILIARES de Utentes 1as quartas-feiras de cada mês Hora de Início: 14h30

Mediação: Dr.ª Sandra Vicente O que gosta de fazer nos tempos livres? (Assistente Social da UCCI SF) Gosto de ler, de estar com a família e com os amigos, e de passear junto à praia e no Estádio Nacional.

Pratica ou aprecia desporto? De que clube é? Sim, pratico natação duas vezes por semana e faço jogging uma vez por semana. Sou do Benfica. De que região do país gosta mais? Porquê? Gosto mais do Algarve porque gosto muito de praia, mas a região mais bonita de Portugal é o Minho porque tem paisagens lindíssimas. Que prato de culinária aprecia mais? Gosto mais de cozido-à-portuguesa.

Que faria se lhe saísse o euromilhões? Tentaria ajudar muita gente, a começar pela minha família, para atenuar as desigualdades.

Jornal da Unidade #72  

Notícias de julho de 2018 da UCCI da Sagrada Família da Misericórdia da Amadora

Jornal da Unidade #72  

Notícias de julho de 2018 da UCCI da Sagrada Família da Misericórdia da Amadora

Advertisement