Page 1

INFORME HAM

PUBLICAÇÃO MENSAL / DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

ANO I – EDIÇÃO Nº 1

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

Hospital Adventista amplia instalações Manaus ganha nova unidade de pronto atendimento, com o alto padrão de qualidade que há 33 anos é referência no Amazonas, em modernas e confortáveis instalações

Ainda neste ano, os usuários do Hospital Adventista terão à disposição um moderno equipamento de ressonância magnética da marca GE. O Signa permitirá aos médicos avaliar de forma mais rápida e precisa os exames, pois o aparelho produz com alta resolução imagens dos órgãos do corpo humano. Também disponibilizará ao paciente o conforto de realizar os exames nas dependência do próprio complexo hospitalar.

VISITA DO PRESIDENTE

Pág. 3

Prêmio Topp Brasil Marketing Comercial

Capelania é diferencial do Hospital Adventista

O HAM ganhou o Prêmio Topp Brasil Marketing Comercial por ser a marca mais lembrada pelo público amazonense na área de saúde em 2009. A pesquisa foi feita com 850 pessoas de 18 a 50 anos, das classes A,B,C, D e E, no período de de 4 a 7 de agosto. A pesquisa revela a posição conquistada ao longo de 33 anos de excelentes serviços prestados na área de saúde à população local.

Além de trabalhar pelo restabelecimento físico de seus pacientes, a Rede Adventista leva os princípios divinos que proporcionam ao ser humano o bem-estar físico, mental e espiritual. A Capelania leva esperança e conforto aos pacientes, familiares e acompanhantes, colaborando com os profissionais da saúde nos tratamentos e dedicando a todos um atendimento diferenciado através da oração e de mensagens bíblicas.

O presidente da Rede de Hospitais Adventistas na América do Sul, pastor Erton Köhler, esteve em Manaus para conhecer a nova ala administrativa e o andamento das obras a serem inauguradas ainda em 2009. Köhler esteve acompanhado pelo diretor financeiro da rede de saúde, pastor Marino Oliveira. As novas instalações vão proporcionar mais qualidade para o trabalho dos funcionários e satisfação aos usuários.

2

3

4

Com índice de satisfação de 92%, o Garantia de Saúde oferece os planos Individual e Empresarial aos seus usuários

Cápsula Endoscópica, a mais nova tecnologia para investigação diagnóstica de patologias do intestino delgado

Veja no Receitas Nutritivas que o tradicional prato do brasileiro, bife com arroz e feijão, fica mais saudável com o bife de ricota de forno


GARANTIA DE SAÚDE

Quem é Quem? Dr. DANIEL DE FARIA Diretor técnico HAM

Cartão pessoal e empresarial

O Plano de Saúde do Hospital Adventista de Manaus está inscrito na Agência Nacional de Saúde (ANS) sob o número 40655-4. Na avaliação da ANS, o Plano de Saúde do HAM obteve o índice de desempenho em relação à satisfação do cliente de 92%, sendo classificado entre as melhores operadoras do Brasil. O hospital oferece os planos individual (Referência ou Hospitalar) e empresarial (Referência).

Médico cirurgião do aparelho digestivo, o Dr. Daniel de Faria é, desde 2002, diretor geral do Hospital Adventista de Manaus. Natural de Piracicaba (SP), o médico foi por cinco anos diretor do hospital de Campo Grande (MT). Ele também faz parte do quadro médico do HAM.

Dr. Carlos Eduardo Lopes da Silva Médico ortopedista

INDIVIDUAL: Plano para pessoa física individual ou uma família que oferece desconto de 15% para o grupo a partir de três pessoas. O Plano Individual pode ser o Referência, que cobre integralmente tanto consultas, exames, pronto socorro e internaçoes, ou o plano Hospitalar, que oferece desconto na parte ambulatorial (consultas e exames), mas a internação e pronto-socorro é coberto em sua totalidade. EMPRESARIAL: Plano Referência para empresas que cobre integralmente consultas, exames, pronto-socorro e internações. Grupos a partir de 50 pessoas para uma empresa.

INFRAESTRUTURA E EQUIPAMENTOS Sistema de refrigeração O médico Carlos Eduardo Lopes da Silva é ortopedista, sendo especialista em quadril, ombro e joelho. Atende no consultório às segundas e sextas, está de sobre-aviso às sextas e sábados e realiza cirurgias às segundas e quartas.

Para maior segurança, o HAM adotou o sistema inteligente de ar condicionado Mitsubishi com filtragens especiais, com baixo índice de infecção hospitalar por via aérea. Controlado por computador, o sistema possui todos os tipos de filtragem que são exigidos pela Anvisa e ABNT.

Luciana Pereira da Silva

Digitalização de imagem

Auxiliar de serviços gerais

As imagens dos exames de RX, tomografia, mamografia e, em breve, resonância magnética do HAM são vistas pelo sistema PAC. Nele o médico vê automaticamente as imagens do exame digitalizado tanto de seu consultório, localizado no ambulatório, como do pronto atendimento do hospital, o que agiliza a emissão do laudo.

EEXPEDIENTE

D Daniel de Faria Dr. Diretor Técnico D

Cuidando da higenização e limpeza hospitalar dos consultórios do HAM desde fevereiro de 2006, a auxiliar de serviços gerais Luciana Pereira da Silva tem 34 anos de idade e trabalha no sistema de 12 por 36 horas.

Publicação mensal do Hospital Adventista de Manaus. Tiragem de 3.000 exemplares. Disponível nas dependências do HAM. www.ham.org.br

V Vander Alves D Diretor Administrativo Editoração: Norte Editorial Jornalista Responsável: Apolonildo Britto Projeto Gráfico: Glauco Apollo Fotografia: Glauco Apollo e Alessandro Simões


AMPLIAÇÃO E REFORMA

Nova unidade de pronto atendimento Fazendo parte de seu plano de expansão, o Hospital Adventista de Manaus (HAM) inaugurou o novo pronto atendimento, que fica à disposição 24 horas para urgência e emergência nas áreas de pediatria, ginecologia e obstetrícia e, em breve, ortopedia. O novo pronto atendimento conta com especialistas de sobre-aviso para as principais áreas médicas. Com essas melhorias, o HAM reafirma o compromisso de ser uma instituição que oferece bons motivos para merecer a confiança da sociedade amazonense. A moderna unidade de pronto atendimento apresenta uma estrutura inovadora, que garante mais qualidade aos usuários do complexo hospitalar. Há 33 anos, o HAM é referência

Fachada do novo pronto atendimento do Hospital Adventista

no cuidado e respeito à saúde de seus clientes e, com a ampliação, oferece mais espaço e conforto aos pacientes e acompanhantes. Mais moderno e amplo, o novo pronto atendimento possui 16 leitos, com salas de observação separadas para homens, mulheres e crianças, com a vantagem de ter toda a estrutura hospitalar da HAM agregada. Nos próximos dias, será inaugurada uma espaçosa e moderna maternidade, que oferecerá 19 leitos e uma UTI neonatal e infantil dotada de equipamentos de última geração e equipe altamente qualificada. Com as inaugurações, o HAM avança em seu plano de expansão e consolida sua posição como uma das melhores insituições de saúde do Amazonas.

Fique atento! Agende seu retorno Para agilizar o retorno ao seu médico é importante que, ao ser consultado, o paciente agende o seu retorno no término da sua consulta para que o usuário não perca o prazo de seu retorno ao médico para entrega de exames.

Identificação Para facilitar o atendimento, é necessário que todo paciente que vá para sua consulta ou retorno esteja com sua carteira de identidade em mão e, caso seja conveniado, tenha também sua carteira do convênio médico. Para os exames, deve também ter em mãos o pedido médico para realizá-los.

Prazos Existem prazos estabelecidos para retornos médicos. Em alguns convênios eles variam de 15 a 30 dias, conforme determinação própria. Fique atento para esses prazos legais, para que não tenha que remarcar ou pagar nova consulta. Existe também validade para o pedido de exames, que é de 30 dias, no máximo.

CÁPSULA ENDOSCÓPICA CÁPS

Tecnologia revolucionária Moderno e avançado sistema que investiga Mod patologias do aparelho digestivo, a cápsula l endoscópica é o mais novo método de diagnóstico do serviço de endoscopia do HAM para oferecer um atendimento de alto nível aos pacientes. A cápsula endoscópica é ingerida com um pouco de água, dando início ao procedimento endoscópico. O médico Fábio Alexandre, cirurgião geral e chefe do Serviço de Endoscopia Digestiva e Gastroenterologia do HAM, explica que a cápsula é um método indolor. É parecida com um comprimido, sendo revestida por material biocompatível e resistente aos sucos digestivos, sendo expelida pelas fezes após processo digestivo normal, pois a cápsula é descartável. O doutor Fábio Alexandre explica que a cápsula endoscópica utiliza um sistema de câmera com transmissão de imagem sem fio, que percorre o trato digestivo movida pelo peristaltismo, tirando duas fotos por segundo ou 60 mil imagens durante todo o processo, enviando-as para um gravador idêntico a um walkman, fixado na cintura do paciente, até a cápsula ser expelida cerca de oito horas depois. O paciente não sente desconforto e

Médico Fábio Alexandre pode realizar suas atividades cotidianas sem necessidade de ficar em ambiente hospitalar. Sobre a nova tecnologia, o médico destaca que a cápsula é indicada principalmente para diagnosticar casos de sangramentos digestivos de origem obscura, como os produzidos por úlceras, quadros diarréicos de causas desconhecidas, dores abdominais crônicas, entre outras enfermidades, após ter realizado exames convencionais e não se ter chegado a um diagnóstico preciso.

INFORME HAM 03


Raio-X de Notícias Terceiro turno

Para maior comodidade dos pacientes do HAM, as consultas, diagnósticos de imagens e os exames a serem feitos nas instalações do hospital podem ser realizados pela manhã, tarde e noite, das 7h às 21h, de segunda a quinta, e às sextas de 7h às 17h.

Receitas Nutritivas Por Kelly Barboza, nutricionista

Médicos e especialidades

Todos os médicos que atendem nos consultórios do HAM e suas respectivas especialidades estão no site www.ham.org.br, na seção Encontre Seu Médico. Acesse e localize o médico de sua preferência.

TV em canal fechado

Transmitido através do Canal 7, o sinal da TV Novo Tempo, em circuito fechado, proporciona entretenimento, informação e orientação espiritual. Na grade da TV Novo Tempo, uma programação que trata de assuntos de saúde, família, notícias, educação e temas espirituais. O serviço é disponibilizado em todos os apartamentos, salas de espera e recepções do Hospital Adventista de Manaus.

Tradicional prato brasileiro, o bife com arroz e feijão fica mais nutritivo quando se troca a carne bovina frita pelo bife de ricota de forno

Deixando de fumar

O HAM promoveu na primeira quinzena de outubro o curso Como Deixar de Fumar, coordenado pelo médico infectologista Rogério de Paula. Durante cinco dias, os 50 participantes assistiram palestras e puderam discutir temas relacionados ao tabagismo, além de realizar atividades propostas por médicos, psicólogos e nutricionistas.

Mais segurança

Para dar mais segurança aos seus usuários, o Hospital Adventista de Manaus está construindo um novo pórtico, equipada com sistema de monitoramento por circuito fechado de tevê, que permite a vigilância de todo o estacionamento e das dependências internas. O novo pórtico deverá ser inaugurada até o fim deste ano.

Incentivo

Como incentivo ao bom desempenho dos colaboradores, o HAM promove todos os meses um prêmio, em forma de cesta básica, que todos podem ganhar. Pelo critério de premiação, os colaboradores são avaliados por seu desempenho, que envolve o atendimento ao cliente; assiduidade; produtividade; uso regular do crachá de identificação; e compromisso com a missão institucional.

Hemodinâmica digital

O Hospital Adventista de Manaus adquiriu um moderno aparelho de hemodinâmica digital. O novo sistema de angiografia está sendo usado para obtenção de imagens digitais em diagnósticos cardiológicos, neurológicos, vasculares periféricos e procedimentos intervencionistas. Executa também procedimentos terapêuticos como angioplastia, drenagens e embolizações terapêuticas. O aparelho de hemodinâmica digital deverá entrar em operação no início de 2010.

Bife de ricota Ingredientes: 2 copos de ricota ralada 1 cebola média picada 1 colher de sopa de molho de soja 1 colher de sopa de salsinha picada ½ xícara de nozes liquidificadas 2 ovos 1 xícara de fubá 1 pitada de sal

Modo de preparo: Reservar o fubá em uma vasilha à parte. Misturar os demais ingredientes em outra vasilha, fazer bifes e passar no fubá. Assar por 20 minutos, mais ou menos, no forno médio.

Sirva com arroz integral, feijão e salada crua

Informações úteis – Todos os laticínios são ricos em cálcio. Cada 30g de queijo possui cerca de 200mg de cálcio, embora algumas variedades de queijos possuam mais que outros. Aqueles pobres em gordura, como os light ou desnatados, conseguem concentrar mais o cálcio. No caso da ricota, ½ xícara contém cerca de 337mg, ou 1/3 das necessidades diárias de cálcio. Já as nozes, além de alto teor de vitamina E e selênio, também são ricas em ômega-3, ácido elágico, antioxidantes e anticancerígenos. Por ser assado, este prato consegue reter muito dessas propriedades benéficas ao organismo contidas em seus ingredientes, o que não aconteceria se fosse frito. O bife de ricota pode ser uma boa opção de acompanhamento ou até mesmo prato principal por causa da alta qualidade de sua proteína e de seus ácidos graxos.

TELEFONES ÚTEIS GERAL: (92) 2123-1313 Fax: 2123-1466

LABORATÓRIO: 2123-1411

DIRETORIA: 2123-1499

PRONTO ATENDIMENTO: 2123-1350

CONSULTAS: 2123-1311 / 2123-1312 2123-1314 / 2123-1316 / 2123-1317

OUVIDORIA: 2123-1377

EXAMES: 2123-1443

SETOR FINANCEIRO: 2123-1489

EMERGÊNCIA: 2123-1313 C T I: 2123-1470

GARANTIA DE SAÚDE: 2123-1370 2123-1373 / 2123-1374

AUTORIZAÇÃO DE CIRURGIA: 2123-1362 / 2123-1364

PLANTÃO DE VENDAS G .S.: 2123-1372 2123-1369 / 2123-1348

JURÍDICO: 2123-1349

OBSERVAÇÃO: Os ramais dos consultórios e dos apartamentos não recebem ligações externas diretamente, somente pelo 2123-1313 e, após o atendimento, discar o número do ramal desejado.

Informe HAM  

Informe do Hospital Adventista de Manaus

Advertisement