Issuu on Google+

NEWSLETTER


BEM VINDO!!! A EMPEA Consultoria convida você a uma viagem ao mundo dos empresários juniores, repleto de conhecimento, inovação e informações que vão além da formação curricular. Nessa primeira newslatter vamos apresentá‐lo ao MEJ (Movimento das Empresas Juniores) e as atividades que a EMPEA realiza. Desejamos a você uma ótima leitura!


«

Ser

Júnior no Brasil

é ser gigante pela própria natureza!»


O MEJ Empresa Júnior é uma associação civil, sem fins econômicos, constituída e gerida exclusivamente por alunos de graduação de estabelecimentos de ensino superior, que presta serviços e desenvolve projetos para empresas, entidades e sociedade em geral, nas suas áreas de atuação, sob a orientação de professores e profissionais especializados. O Movimento Empresa Júnior (MEJ) surgiu na França, em 1967, possuindo como principal objetivo complementar a formação acadêmica de seus participantes fornecendo experiências práticas. Em nosso país o movimento chega em 1988. Em pouco tempo o movimento se espalhou por todo o país de forma expressiva, devido aos preços acessíveis, qualidade dos serviços prestados e a oportunidade de desenvolvimento pessoal que as empresas juniores proporcionam. Atualmente, depois de vinte e cinco anos no país, o M E J cresceu, profissionalizou‐se e amadureceu. Hoje o país conta com o maior número de empresas juniores do mundo. Sendo mais de 2.000 empresas, mais de 30.000 universitários envolvidos e R$9 milhões de reais movimentado anualmente, pelo movimento.


A EMPEA Consultoria foi criada em 22 de Fevereiro de 2008 e tem por objetivo alinhar a teoria obtida na universidade com a prática, oferecendo aos alunos um espaço para aprenderem sobre administração de empresas, marketing, gestão de pessoas e desenvolverem o espírito de equipe, liderança e conquistar um espaço na sociedade. VISÃO Promover o desenvolvimento pessoal dos membros através da formação de liderança e fortalecer o vínculo com o meio acadêmico e parceiros. MISSÃO Buscar soluções e oferecer o suporte na área de engenharia de alimentos, proporcionando a sociedade consultorias de excelência e aos membros, capacitação embasada no espirito empreendedor e na responsabilidade socioambiental. VALORES Comprometimento, Ética, Paixão, Empreendedorismo, Sustentabilidade, Sinergia e Transparência. A empresa já realizou cerca A EMPEA também organiza de 30 projetos, sendo um ações sociais como deles realizado em parceria arrecadação de alimentos e com o Procon de Maringá doação de sangue cumprindo cujo o objetivo é promover a com o seu papel na sociedade e melhoria na qualidade no também viagens como a atendimento ao excursão realizada em Junho consumidor. para a feira internacional de Desde maio quatorze alimentos, a Sial Convension supermercados passam por que contou a presença de auditorias informativas e empresas renomadas em todo verifica‐se como é feito o o mundo e conciliamos e ida armazenamento e a até São Paulo para conhecer de comercialização dos perto a fábrica da Schincariol produtos até o processo de em Itu! treinamento dos funcionários. No dia 25 de Setembro haverá um cerimonial de premiação para os cinco mercados que mais se destacaram no projeto.


Vida pós EMPEA Ingressei na EMPEA Consultoria em 2008, quando ocorreu a abertura da empresa. As gestões de 2008 e 2009 foram focadas na estruturação interna e no ingresso na federação. Desta forma, foi possível aprofundar os conhecimentos sobre o Movimento Empresa Júnior, FEJEPAR e Brasil Júnior, bem como seus processos e projetos internos. Em 2010, assumi a Presidência da EMPEA. Exercendo este cargo tive a oportunidade de liderar uma equipe, tomar decisões com foco estratégico e determinar ações priorizando sempre um objetivo comum, experiências que eu não poderia ter tido em outra atividade, ainda na graduação. Em conjunto com a Presidência, fui Coordenadora de Jurídico‐Financeiro do Paraná Júnior 2010. O evento tinha pouca estruturação, até o momento, e foi necessário muito esforço, dedicação e uma equipe competente, para que o evento fosse bem‐sucedido. Sem dúvida, destacaria esses dois cargos assumidos como cruciais para o meu crescimento pessoal. Além da participação em diversos eventos, cursos e treinamentos, que também proporcionaram um grande conhecimento. Acredito que como primeiro passo para entrar em uma grande empresa seja extremamente importante que cada um trabalhe durante esses cinco (ou quatro) anos para atingir o perfil desejado. Mantendo em foco que o diferencial não virá de um fato isolado, mas com certeza de um somatório de acontecimentos e atividades desenvolvidas. Logo após a colação de grau, eu ingressei como Engenheira Trainee na Gelita. É uma multinacional alemã, líder mundial em gelatina e colágeno hidrolisado. Sem dúvida, a participação na EMPEA foi crucial para a minha aprovação. As particularidades da gestão interna da empresa e de seus processos serão aprendidas gradativamente. No entanto, são lições vivenciadas na EJ como: agir com liderança, responsabilidade, pró‐atividade, ter boa gestão de pessoas, comunicação e linguagem corporal (entre inúmeros outros), que podem não só proporcionar destaque em processos seletivos, mas também garantir o início de uma grande carreira em uma empresa.

Nathalia Conte Engenheira de Alimentos Engenheira Trainee ‐ Gelita South America


TREINAMENTOS E seguindo a Missão e Visão da Empresa buscamos sempre promover o desenvolvimento pessoal dos membros através da formação de liderança com capacitações embasadas no espirito empreendedor, no desenvolvimento na área de Engenharia de alimentos e na responsabilidade socioambiental. Alguns dos principais treinamentos disponibilizados aos membros neste ano foram de Análise Sensorial, ministrado pela professora Renata, de Engenharia de Qualidade, Comunicação Interpessoal, Feedback, Como abordar clientes preparado especialmente para que pudéssemos atender com excelência na Expoingá, além de treinamentos focados para o uso de ferramentas internas da empresa como Excel e Dropbox. E ainda há muito mais treinamentos por vir!

Participamos ativamente da federação das empresas juniores do Paraná, a Fejepar, através de cargos de coordenadorias, organização de eventos como ESEJ ( Encontro Sulista das Empresas Juniores), Paraná Júnior 2010, Maringá Júnior e agora também a todo vapor no Paraná Júnior 2013 e participação nos congressos em geral. O ultimo evento ocorrido foi o JEWC, Junior Enterprise World Conference, um encontro mundial dos empresários juniores que foi realizado em Paraty no Rio de Janeiro e como sempre a EMPEA esteve presente!


Que tal fazer parte dessa rede? Aguarde as próximas edições para ficar por dentro do movimento empresa júnior, os projetos realizados pela EMPEA Consultoria, notícias sobre empreendedorismo, dicas de carreira e claro novidades sobre Engenharia de Alimentos.

Campus Universitário Av. Colombo, 5790 Bloco 5 ‐ Sala 9 CEP: 87020‐900 Maringá ‐ Paraná Fone: (44) 3011‐4244 E‐mail: contato.empea@gmail.com www.empeaconsultoria.com.br


News meio acadêmico