Page 1

4e5

Salvador, SÁBADO, 11 de abril de 2009 ZEKA | AG. A TARDE

Pé de chocolate É de dentro de um fruto amarelo e cheio de gomos brancos que vem o doce marrom WALTER DE CARVALHO | AG. A TARDE

MIRELA PORTUGAL mportugal@grupoatarde.com.br

TI

A

M

ES

SI

AS

|A

G .A

TA R

DE

BRUNO AZIZ

Coberto com flocos crocantes, misturado com leite, com recheio ou sem recheio. Tem chocolate de todo jeito. Mas tudo isso um dia foi uma coisa só e já passou pela terra, como a banana e a maçã: o chocolate já foi fruta e deu em árvore. O “pé de chocolate” chama-se cacaueiro. A fruta é o cacau. No mundo, o cacaueiro é plantado principalmente na América do Sul e América Central. Para os astecas e

Sementes de cacau no ponto em que já estão secas

DOCE COM LEITE – O Brasil já produziu todo o cacau que consumia, e ainda vendeu para outros países. Hoje, precisa comprar de fora para usar aqui dentro. Bem perto de nós, no sudeste da Bahia, é de onde vêm sete de cada dez frutos que nascem no Brasil. Durante 170 anos, o plantio do cacau fez a região crescer e sustentou as famílias que moravam lá. Ilhéus, a 458 quilômetros de Salvador, chegou a ser mais rica que a capital.

Hoje, segundo a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), o cacau é plantado também no Amazonas, Rondônia, Pará e Espírito Santo. José Basílio Leite, engenheiro agrônomo, explicou para que serve o cacau. “Ele é usado em remédios e produtos de beleza como xampu, batom, sabonete e perfume. Dá também para fazer geleia e suco”.

Cada produto vem de uma parte diferente do cacau. José Basílio contou: “Quando sai da fazenda, o cacau é prensado, e vira a massa de cacau. A massa é separada em uma parte sólida, a torta, e em uma líquida, a manteiga de cacau”. A torta é marrom, e dela vêm os achocolatados em pó. Já a manteiga tem cor de leite condensado e faz os chocolates mais chiques e também os produtos de beleza. Segundo o engenheiro, quanto mais manteiga de cacau, melhor o chocolate. Ele dá uma dica: a manteiga derrete na mesma temperatura do corpo humano. Ou seja, chocolate bom é aquele que derrete na boca e faz meleira nos dedos.

-bruxa, que aqui fez

o galho se multiplica

r mais do que o norm

al

Vassoura-de-bruxa Até 1989, a região de Ilhéus era a maior produtora de cacau do mundo e gerava quase 70% de todo o dinheiro da Bahia. Até que um organismo bem pequenininho acabou com toda essa grandeza. Um fungo da espécie Moniliophtora pernicios chegou do Amazonas à Bahia e fez a produção cair de 400 mil toneladas (400 milhões de sacos de 1 quilo) para 100 mil.

Esse fungo começou a parasitar as plantas, ou seja, tirar delas a energia. Ganhou o nome de vassoura-de-bruxa porque fazia nascer no pé do cacau muitas folhas, galhos ou frutos no mesmo lugar, que ganhavam a aparência de uma vassoura, como as de uma bruxa. A região passou por muitas dificuldades por causa desse fungo, contou José Basílio. ”Milhares de famílias ficaram

desempregadas”. Hoje, o governo federal paga a pesquisadores para estudarem formas de combater a praga. A melhor solução até agora foi a clonagem, contou José Basílio. “Juntamos galhos de plantas resistentes ao fungo para crescer junto à outras árvores, e elas viram resistentes também”. FONTES | Nestlé; www.fieldmuseum.org/Chocolate /history.html; Antonnio Zugaib, técnico da Ceplac

Plantação

A

TI SI

ES M AS

Os pés de cacau são plantados um atrás do outro. Quando novos, os frutos são sensíveis à luz e ao vento. Por isso, às vezes, se planta bananeiras e mamoeiros entre os cacaueiros. Os frutos começam a nascer depois de três anos de crescimento da árvore.

.A

G

|A

Barcaça

R TA DE

É o nome da casa que tem o telhado móvel. Ali ficam as sementes do cacau, que precisam secar. Durante o dia, os trabalhadores empurram a barcaça, para que o cacau tome sol. À noite, ela é fechada. Dependendo do calor, a secagem pode durar cinco dias.

A temida vassoura-de

Moradias Nas fazendas de cacau há a casa do dono do lugar e dos trabalhadores. Mas eles podem morar também na cidade, ou perto da fazenda. Na Bahia, as maiores plantações de cacau estão perto de Ilhéus, que já foi a principal exportadora do mundo.

maias [que moravam onde hoje é o México e a Guatemala, respectivamente, entre 200 e 1521] o cacau tinha usos divinos: fazia parte de cerimônias religiosas e servia de remédio. Quando os espanhóis chegaram à América Central, por volta de 1500, deram àquela fruta amarela o nome de Theobroma cacao. Theobroma, em grego, significa “manjar dos deuses”. A semente de cacau logo encheu o porão dos navios. Na Europa, ela foi misturada a açúçar, canela e leite. O resultado foi nomeado chocolate. Só que, como era importado, era caro e para poucos. Só em 1700, ganhou fábricas e preços mais baratos.

WALTER DE CARVALHO | AG. A TARDE

cacau e chocolate  

Coberto com flocos crocantes, misturado com leite, com recheio ou sem recheio. Tem chocolate de todo jeito. Mas tudo isso um dia foi uma coi...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you