Issuu on Google+


Introdução Definição de Moulage É uma técnina francesa de modelagem tridimensional muito usada atualmente em que o tecido é montado e ajustado diretamente no manequim de atelier (boneco de alfaiate ou busto), e posteriormente é feito um molde em morim (ou no próprio tecido da roupa definitiva). Fonte: Wikipedia

Apresentação Neste trabalho será comentado desde Madeleine Vionnet e Madame Grès que deram o pontapé inicial nesta técnica, até os designers atuais que continuaram com o Moulage e vivem disso.Alguns são jovens e outros nem tanto, porém, o que lhes ligam é a técnica moulage e suas contribuições para o mundo da moda.Utilizam blogs, sites e vídeo-aulas para transmitirem seus conhecimentos, incentivando assim novos designers que poderão se interessar.


Madeleine Vionnet Em uma época em que o corselet era utilizado para vestir as mulheres, Vionnet revolucionou não só o vestuário feminino como também as condições de trabalho em seu atelier. Utilizou formas geométricas, peças fluidas, drapeadas e que não impunham uma forma ao corpo, e sim seguiam naturalmente a própria forma desse. Reinventa o corte viés, que até então era somente utilizado em golas, para colocá-lo nos vestidos, deixando-os assim mais leves. Em seu atelier pensando nas condições de trabalho de suas costureiras, implantou férias remuneradas, licença maternidade, creche para os filhos das trabalhadoras, dentista, enfermeira dentre outros benefícios que até então não eram obrigatórios na época. Sua concepção sempre foi baseada em quatro pilares: Proporção, movimento, equilíbrio e verdade. Suas coleções, consideradas atemporais, servem até hoje de inspiração e referência ao trabalho de grandes nomes da moda como Azzedine Alaia e Yohji Yamamoto.

Purist de la mode foi uma exposição em Paris que começou dia 18 de junho de 2009 e foi até 24 de janeiro de 2010. Essa contava com 122 vestidos, 750 desenhos e 75 álbuns de imagens que foram doadas pela estilista na década de 50. Algumas fotos do evento Purist de la mode::


Fotos: Patrick Gries / Fonte: www.nytimes.com

"O que faço não é moda – foi feito para durar para sempre", Madalaine Vionnet (1876-1975).


Alix Grès Enquanto os estilistas de sua época criavam roupas inovadoras, Alix Grès ou Madame Grès como também era chamada, se inspirava na Antiguidade Clássica para criar seus vestidos.Esses eram ricos em drapeados e pregueados, feitos em tecidos delicados. Sua inspiração na Antiguidade Clássica talvez seja influência de seu velho sonho, ser escultora, que não deu muito certo, por isso então se dedicou à moda. Grès vestiu uma das mais famosas estrelas do cinema da época, a Marlene Dietrich e também a princesa de Mônaco Gracy Kelly. Infelizmente a concorrência e a crise financeira acabaram levando Alix à miséria. Morreu praticamente no anonimato, em um asilo na França. Em março de 2008, no Metropolitan Museum, houve uma exposição das criações da Madame. Atualmente ela é famosa por seus perfumes, em especial Cabochard e Cabotine.

Fotos do evento no Metropolitan Museum:


Fonte: www.metmuseum.org

Germaine Emilie Krebs (1903–1993)


Designers atuais que utilizam a Moulage Marcos Rogerio Gomes Bacharel em Moda (Universidade Anhembi Morumbi), especialização em Estilismo. Empresário, Professor Universitário e Consultor de Moda. Possui um blog (www.oresumodamoda.blogspot.com), o qual posta varias dicas de moda, principalmente dicas de Moulage. Alguns tópicos sobre Moulage em seu blog: * MOULAGE: uma ferramenta de pesquisa em design de vestuário. *MOULAGE: uma atividade lúdica e prática simultaneamente. *MOULAGE: metodologias de design aplicadas ao vestuário de moda. Entre outros.

Julia Aguiar:

Especialista na construção e desconstrução de peças por meio da técnica de moulage, Julia Aguiar usa como ponto de partida o próprio tecido, invertendo a ordem de criação em busca de formas orgânicas, suas criações refletem contemporaneidade e sugere um visual atemporal alcançado por meio de experimentações iniciadas no ano 2000 a partir da reciclagem e customização de peças que faziam parte do estoque da marca Marisa Ribeiro (sua mãe). Possui um site www.juliaaguiar.com.br onde tem suas coleções desde o inverno/2005 até o verão/2011.


Janine Niepceron: Nasceu em Paris, é formada pela Chambre Syndical de La Houte Couture Parisienne. Chegou ao Brasil em 1979, no inicio trabalhou com Clodovil. Em 1989 começou a lecionar Moulage na faculdade Anhembi Morumbi e FAAP Moda. Também aplica treinamento de Moulage, costura e controle de qualidade em empresas, faculdades e entidades como SENAI e SEBRAE dentro e fora de São Pauto. Possui um site: www.janineniepceron.com.br em que mostra um pouco de seu trabalho e também um blog www.janineniepceron.wordpress.com onde posta novidades do mundo da moda. www.dailymotion.com/video/xd095s_janine-niepceronmetodo-de-moulage_creation esse é um link onde Janine demonstra o material que ensina em suas vídeo aulas.


Bibliografia Drapping for Apparel Design - Segunda edição Autor: Helen Joseph-Armstrong Editora: Fairchild Pubns; 2 edition (September 30, 2008)

Madeleine Vionnet: Purist de la Mode Autor: Pamela Golbin Editora: Les Arts Decoratifs

* http://finissimo.com.br/etiqueta/2009/06/29/madeleine-vionnet-puriste-de-la-mode/ * http://www.infomat.com/whoswho/alixgres.html * http://www.flickr.com/photos/53035820@N02/sets/72157625463323178/ * www.nytimes.com * http://www.comunidademoda.com.br/moulage-nbr-13377-modelagem%C2%B4tamanho.html * www.nytimes.com * www.daisyfairbanks.typepad.com


Moulage