Page 1

TRÊS TIPOS DE SEGURANÇA

NÉLIO SILVA


TRÊS TIPOS DE SEGURANÇA 

A segurança comum

A falsa segurança

A segurança perfeita


O QUE É SEGURANÇA?

 Segurança é o estado do que está seguro, é onde temos colocado a nossa confiança e certeza. Onde temos nos apoiado.


SEGURANÇA COMUM ISAÍAS 31:1

 COMUM É ALGO QUE É DO DOMÍNIO DE MUITOS. É GERAL, HABITUAL, VULGAR E ABUNDANTE.

 A SEGURANÇA COMUM É A SEGURANÇA DA MAIORIA DAS PESSOAS, É A SEGURANÇA MAIS HABITUAL.


 AQUI NESTE VERSÍCULO FALA QUE AQUELES QUE BUSCAM AJUDA NO MUNDO ( EGIPTO) E CONFIAM NAS COISAS QUE O MUNDO OFERECE (

CAVALOS, CARROS, CAVALEIROS) SÃO IMPRUDENTES ( AÍ).  NO MUNDO A SEGURANÇA GERALMENTE ESTÁ ONDE?

RIQUEZA ( CAVALOS)

PRAZER/DIVERSÃO

LÍDERES POLÍTICOS/RELIGIOSOS

PORQUE É ONDE O

(CARROS)

(CAVALEIROS) PORQUE EXERCEM

MUNDO SE BASEIA.

OFERECE MUIT0/A.

PORQUE

MUITO PODER.


Porque as pessoas colocam a sua segurança nas riquezas (cavalos)?  O dinheiro, infelizmente, tem sido o deus mais adorado em todo o mundo, porque

estamos num mundo em que tudo é baseado naquilo que possuímos ou deixamos de possuir.  O que temos, o quanto temos, a qualidade do que temos tem levado o homem/mulher a quebrantar o coração para as riquezas e endurecido o coração para Deus que é a verdadeira riqueza.


 As riquezas dão uma sensação de segurança que acaba sempre por nos trair, pois muitos pensam que as riquezas vão os proteger do mal, da doença, da tristeza, da solidão e mais tarde ou mais cedo vemos que a riqueza não nos traz felicidade nem amor.  De nada vale construir impérios em volta de riquezas porque mais fácil um camelo

entrar no buraco da agulha que um rico entrar no reino do Céu. Alguns dizem « tenho trabalho, casa, carro ... De que preciso mais?»


Porque a segurança das pessoas em geral está no prazer/diversão (carros)?  O mundo oferece todo o tipo de prazeres e diversões que levam as pessoas a

dizerem que a sua felicidade está nos prazeres da vida.  Muitos falam que usam os prazeres humanos e diversões carnais porque só assim conseguem aliviar o stress.  Tanto o prazer como a diversão dão uma segurança que parece que estamos num ambiente amigável e bom, mas não é.


 Paulo fala-nos que a carne e seus prazeres só nos levam a destruição e realmente é verdade.

 Não é satisfazendo o nosso eu, a nossa carne, que vamos estar seguros, mas, infelizmente é onde muitos tem colocado a sua confiança.


Porque a segurança de muitos baseia-se nas forças políticas e religiosas ( cavaleiros)?  Muitos caiem nas falsas promessas dos governos que dizem que tudo vai melhorar e no final não melhora.  Os governos dizem que as suas medidas vão ajudar as nações a evoluírem, a ficarem mais estáveis, mais ricas mas na verdade o que vem daí são mais incertezas, mais problemas e dificuldades, mais injustiças e as pessoas, apesar de confiarem nos governos, são traídas pelos efeitos secundários da ganância dos governadores e líderes

políticos.


 Quantas religiões existem no mundo? Inúmeras, até demais e no entanto nenhuma salva porque quem salva é somente o Senhor Jesus.

 Muitos confiam na sua religião e acreditam que é na religião que está a saída, a resposta e os líderes religiosos enchem o mundo com falsas doutrinas que fecham os olhos do homem deixando-o cego para a Verdade.  Os líderes religiosos são movidos pela ganância e muitos são os que caiem nessas falsas doutrinas.


A falsa segurança i tessalonicenses 5:3

 Falso é o que não é verdadeiro, o que é fingido, vão,

desleal, traiçoeiro.

 A falsa segurança é uma segurança vã, vazia, sem fundamento.


A falsa segurança é fruto da astúcia do maligno porquê?  Ninguém pode dizer que já está salvo, visto que só Deus sabe quem se salva e quem não se salva.

 Somos sempre convidados a perseverar até ao fim, ou seja, a orar sempre, a vigiar constantemente, a jejuar frequentemente, a fazer o bem e amar o próximo sempre, colocar a palavra de Deus em prática, ter fé e claro amar a Deus acima de tudo.  Ninguém poderá dizer que está seguro em si próprio porque está a passar uma boa fase na vida, nem poderá dizer que está em paz porque ultrapassou uma provação ou uma tentação.


 É aí que o comodismo entra e opera e é aí que as flechas de satanás penetram em nós e fazem-nos cair.  Até morrermos nunca estamos em paz, pois satanás permanece constantemente ao nosso derredor buscando a quem possa destruir, roubar e matar.  Quantos confiam na sua força e no seu próprio braço e logo caiem nos braços de satanás? O maligno usa o comodismo como arma astuta contra nós, ele vai colocando cansaço para não orarmos tanto nem jejuar, ele coloca televisão,

internet, trabalho e outras coisas para fazer com que tenhamos menos tempo para Deus.


 Depois aparecem pessoas que passam a desempenhar as nossas funções e aí pensamos « ele fez por isso não é preciso eu fazer».

 O cristão que se acomoda passa a viver em trevas e mais tarde ou mais cedo cai.  O comodismo faz-nos confiar em coisas que nos afastam das coisas de Deus e do próprio Deus.


A segurança perfeita salmo 91

 Perfeito é aquilo que não tem defeito físico, moral ou/e espiritual. Completo, puro, formoso.  A segurança perfeita é a segurança completa, é uma segurança pura. É a segurança daquele que confia em deus.


Aquele que confia no altíssimo jamais será abalado, porquê?  Toda a obra de satanás contra o verdadeiro cristão nunca terá sucesso pois ele não confia nas riquezas, não confia no prazer e diversão, não confia nos líderes políticos

nem nos religiosos e nem se deixa acomodar.  O tempo difícil virá, aliás, já aí está mas se confiarmos no Deus Vivo Ele nos livra de toda a enfermidade e de toda a praga contra nós.  Deus dará ordem aos Seus anjos para que guardem em todos os caminhos aquele que confia na Rocha que é Deus.


 As dificuldades da vida, para o que está seguro no Senhor, não serão motivos para passar noites em claro e andar ansioso porque o verdadeiro cristão passará sobre todas as cobras e víboras e pisará leões e dragões, que isso quer dizer?  Quer dizer que poderá vir seja o que for para derrubar o verdadeiro cristão ( enfermidades, tentacões, provacões, injustiças, perseguições, calúnias, invejas,

difamações, falsos testemunhos) que Deus sempre nos dará capacidade e força para ultrapassar tudo.


 Se algo nos aflige, coloquemos nas mãos de Deus e confiemos pois Ele é fiel para cumprir aquilo que prometeu.  Mas para isso precisamos cumprir com a palavra de Deus e O amar acima de tudo e claro ter fé no Seu enorme poder.  Acreditar sempre que Deus proverá tudo, espiritualmente, financeiramente, fisicamente é estar firmado na rocha.

 A segurança perfeita é a segurança que todo o cristão deve ter porque é uma segurança que provém da nossa fé no Senhor Jesus Cristo.


Três tipos de segurança  

Segurança é o estado do que está seguro, é onde temos colocado a nossa confiança e certeza. Onde temos nos apoiado.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you