Issuu on Google+

Dezembro

2013

Ano 7

Nº 65

e-mail: paroquiasfxavier@yahoo.com.br Acesse nosso site: www.paroquiasfxavier.com.br

MELHORES MOMENTOS

PAGs. 03 e 04

Confira os registros dos melhores momentos do mês de novembro e da Festa do Padroeiro

Venha ver esse lindo Presépio montado em nossa paróquia. PERGUNTE E RESPONDEREMOS

PAG. 03

Pe. Jorge responde como podemos nos preparar para o Natal. REFLEXÃO

PAG. 03

O homem não mente... é criativo... PROGRAME-SE

PAG. 02

Confira os principais eventos da nossa Comunidade para o mês de dezembro e para o ano de 2014. PENSAMENTO DO MÊS

"No mundo há um só bem e um só mal. O único bem, salvar-se; condenar-se, o único mal." São Francisco Xavier

Pe. Li

Dezembro é um mês especial para ser vivido com toda a intensidade. Além de ser o último mês do ano, é cheio de alegria e comemorações. No dia 03 é a Festa do nosso Padroeiro São Francisco Xavier. Comemoramos com solene Novena da Graça, bênção da relíquia do nosso Padroeiro e grande homenagem ao Santo das Missões. No dia 08, a Igreja festeja a Imaculada Conceição de Maria, aquela que foi preservada de toda mancha do pecado em previsão dos méritos de seu Filho Jesus. No final é a Festa de Natal, que significa renascer. Nesta edição, veja como preparar seu Natal no artigo do Pe. Jorge. Não importa como tenha sido este ano, dezembro é tempo de Natal e de renascer. Como renascer é “nascer de novo”, dezembro é tempo de esperança de um Ano Novo melhor e mais abençoado. Assim, cada um de nós carrega dentro de si três sentimentos: Gratidão ao Senhor pelo dom da vida; esperança de um ano melhor e alegria de viver em comunidade.

Dezembro é tempo de agradecer. Agradecemos a Deus pelos momentos especiais que vivemos neste ano de 2013. Entre os fatos destacamos as celebrações da Semana Santa e da Páscoa, a procissão e o Tapete de Sal na festa Corpus Christi, e a nossa tradicional festa junina, uma das maiores na Tijuca. As atividades pastorais como a VIII Semana da Liturgia e a III Semana da Bíblia, Os Encontros de Casais e o Primeiro Encontro com Cristo para pessoas viúvas, divorciadas e solteiras. Os Retiros realizados pela Comunidade no Colégio Regina Coeli, de jovens em Campino, da Catequese Infantil no Colégio Santa Teresa e de Adultos na Casa Generalícia de Santos Anjos, também marcaram um novo impulso na vida da Comunidade. Apesar de desafios que enfrentamos do dia a dia, agradecemos ao Senhor pela graça e fortaleza, e à toda Comunidade pelo desempenho e participação. Ao mesmo tempo, desejamos a todos os amigos e paroquianos Feliz Natal e um Ano Novo repleto de bênçãos!


Desejamos a todos amigos e paroquianos um Santo Natal e um Ano Novo abençoado!

Boas Festas!

Programação da nossa Paróquia para Dez 2013 e 2014 DEZEMBRO - 2013

JULHO

Dia 24/12 - Missa do Galo às 19h00 e Missas festivas no dia 25/12 - 10h00 e 18h00 Dia 31/12 - Missa em Ação de graças pela passagem do Ano às 18h00 Dia 01/01, às 10h00 e às 18h00

MARÇO Dias 29 e 30 - 109º Curso de Preparação da Vida Matrimonial (Curso de Noivos)

ABRIL De 31/03 a 04/04 - IX Semana da Liturgia.

MAIO Dias 17 e 18 - IX Retiro da Comunidade no Sumaré. Dias 31/05 e 01/06 - 38º. Encontro de Casais com Cristo (ECC).

SETEMBRO Dia 13 - 10ª Noite Dançante no Clube Municipal. Dias 20 e 21 - 110º Curso de Preparação da Vida Matrimonial (Curso de Noivos) De 22 a 26 - IV Semana da Bíblia.

NOVEMBRO Dias 08 e 09 - 7º Encontro de Casais em Segunda União (ESU) Dia 23 - Almoço Comunitário da Festa do Padroeiro São Francisco Xavier Dias 29 e 30 - Festa do Padroeiro São Francisco Xavier

DEZEMBRO - 2014

JUNHO Dias 06, 07 e 08 - Festa Junina

Tiragem: 4.000 exemplares

Dias 19 e 20 - 2º Encontro com Cristo para pessoas viúvas, solteiras, divorciadas ou separadas (EC)

2ª, 4ª, 5ª e 6ª feiras: 08h00 (Comunitária) Sábado: 08h00 (Comunitária) De 4ª a 6ª feira: 18h00 (Individual)

Dia 03 - Festa do Padroeiro São Francisco Xavier


PERGUNTE E RESPONDEREMOS Pe. Jorge, como podemos nos preparar para o Natal? (Antônia Maria da Fonseca, paroquiana) Com o tempo do Advento iniciamos um novo ano litúrgico. A Igreja nos oferece quatro semanas para prepararmos o Natal, ou seja, a celebração da Encarnação do Filho de Deus. Ao mesmo tempo, também nos preparamos para a segunda vinda de Jesus, que chamamos de Parusia, quando o Senhor virá para julgar a terra inteira e para estabelecer para sempre o seu Reino. A melhor preparação para receber a vinda de Jesus é a preparação espiritual. O nosso coração é o lugar do encontro com o Menino Jesus, por isso, purificamos o nosso templo interior através da confissão dos pecados, tornando o nosso coração um lugar aberto e acolhedor para Jesus.

Outrora, a Sagrada Família procurava uma hospedaria em Belém ou uma família que pudesse recebê-la e não encontrou um lugar digno. A nossa família também deve se tornar uma morada digna para J e s u s : to m a m o s c o n s c i ê n c i a d o verdadeiro significado do Natal participando das Missas e realizando a Novena de Natal em família. Jesus vem também ao nosso encontro através do mais pobre e necessitado esperando um consolo, um carinho, um lugar dentro de nós e da nossa família. É tempo, portanto, de praticarmos a caridade, de sermos solidários com aqueles que sofrem. Assim, estaremos preparados para o Natal e para a vinda gloriosa de Jesus.

Pe. Jorge Palmeira

REFLEXÃO

UM HOMEM NÃO MENTE Um homem tinha 12 filhos e precisava sair da casa onde morava e arrendar outra, mas não conseguia por causa do monte de crianças. Quando ele dizia que tinha 12 filhos, ninguém queria arrendar porque sabiam que a criançada iria destruir a casa. Ele não podia dizer que não tinha filhos, não podia mentir, afinal os homens não podem mentir. Ele estava a ficar desesperado e o prazo para se mudar estava se esgotando. Daí teve uma idéia: mandou a mulher ir passear no cemitério com 11 filhos.

Pegou o filho que sobrou e foi ver casas junto com o agente da imobiliária. Gostou de uma e o agente lhe perguntou quantos filhos ele tinha. Ele respondeu que tinha 12. Daí o agente perguntou: “onde estão os outros?!” E ele respondeu, com um ar muito triste: “Estão no cemitério, junto com a mãe deles”. E foi assim que ele conseguiu alugar uma casa sem mentir... Não é necessário mentir, basta escolher as palavras certas. Afinal, homem não mente... é criativo...

MELHORES MOMENTOS DE NOVEMBRO

6º Encontro de Casais em 2ª União, nos dias 09 e 10/11.

Retiro de jovens da Crisma nos dias 14 a 17/11, em Campinho.


1, ia 17/1 s, no d o lt u d s de A Anjo quese Santos da Cate ralícia das Ir. o ir t e R a Gene na Cas

Primeira Comunhão de crianças, no dia 17/11

Batismo

e Primeir a Comun hão de jo adultos, vens e no dia 2 4/11.

melhores momentos Festa do Padroeiro São Francisco Xavier

Almoço Comunitário, no dia 24/11

Terço luminoso no dia 26/11

Apresentação da vida de São Francisco Xavier, no dia 01/12

A Procissão do Padroeiro São Francisco Xavier, no dia 01/12

A Missa solene de Encerramento da Festa de São Francisco Xavier, no dia 03/12

Os ganhadores do sorteio na Festa de São Francisco Xavier, no dia 30/11

A Bênção do SS. Sacramento na Festa de São Francisco Xavier, no dia 03/12


informativo-xaveriano-n-65-site