Page 1

caindo do céu como relâmpago. Eu lhes dei autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; nada lhes fará dano. Contudo, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus". – Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor! (Partilha da palavra, levando em consideração as seguintes perguntas: o que o texto diz? O que o texto me diz? Qual a nossa resposta a Deus? Em seguida deixar um momento de oração silenciosa para assimilação da Palavra e adoração ao Santíssimo Sacramento)

Preces Comunitárias Animador: Nossa oração diante do Cristo Senhor, presente na Eucaristia, prolonga a união que ganhamos ao comungar e renova a aliança que nos impele a viver de acordo com o que recebemos pela fé e pelo Sacramento na celebração da Eucaristia. Elevemos nossas preces ao Senhor.

mais eficaz o vosso reino no meio de nós, vos pedimos... 3. Senhor Jesus, olhai por nossa Igreja diocesana, que está em preparação para a celebração do centenário, para que continue lançando redes e gerando comunidades, nós vos pedimos... 4. Senhor Jesus, que possamos ser verdadeiramente discípulos e que as Santas Missões Populares que estamos em preparação nos ajude a aprofundar nossa fé e nosso espírito missionário, nós vos pedimos... Animador: Senhor, queremos nos colocar a serviço do vosso reino. Por isso acolha com carinho as preces que fazemos. Vós que sois Deus, com o Pai, na unidade do Espírito Santo. Amém. Canto: Tão sublime (Segue a bênção do Santíssimo Sacramento).

1. Senhor Jesus, olhai por vossa Igreja para que seja sempre discípula missionária, motivada pelo papa Francisco e por nosso bispo José Lanza, nós vos pedimos... Senhor, escutai a nossa prece. 2. Senhor Jesus, envia operários para a vossa messe, para que assim construamos de maneira

Animador: Meus irmãos e irmãs, nos reunimos hoje para realizarmos nosso momento de adoração ao Santíssimo Sacramento e apresentar ao Senhor nossas orações e louvores e também as intenções de nossa Igreja. Estamos em preparação para o centenário de nossa diocese de Guaxupé. Para celebrarmos melhor nossa caminhada estamos também em processo de capacitação e animação para realizarmos em breve as Santas Missões Populares. Queremos atingir a vida e o coração das pessoas através da Palavra de Deus e para que isso aconteça é necessário que criemos a consciência de que nós somos missionários. Cantemos para iniciarmos nossa Hora Santa Missionária.

Vivamos desde já a expectativa e o espírito das Santas Missões Populares. Sejamos enviados em nome do Senhor!

Canto Inicial Eis-me aqui, Senhor! Eis-me aqui, Senhor! Pra fazer tua vontade, pra viver do teu amor. Pra fazer tua

vontade, pra viver do teu amor, eisme aqui, Senhor! 1. O Senhor é o pastor que me conduz, por caminhos nunca vistos me enviou; sou chamado a ser fermento, sal e luz e por isso respondi: “aqui estou”! 2. Ele pôs em minha boca uma canção, me ungiu como profeta e trovador da história e da vida do meu povo e por isso respondi: “aqui estou”! 3. Ponho a minha confiança no Senhor, da esperança sou chamado a ser sinal. Seu ouvido se inclinou ao meu clamor e por isso respondi: “aqui estou”! A Igreja missionária Leitor 1: “A Igreja peregrina é, por sua natureza, missionária, visto que tem a sua origem, segundo o desígnio de Deus Pai, na ‘missão’ do Filho e do Espírito Santo” (Ad gentes, 2).


Nossa diocese quer entrar em estado de missão, não apenas em vista da celebração do centenário, mas pra cumprir o próprio desígnio do Pai, pois como nos lembrava Dom José Mauro: “ou a Igreja de Jesus Cristo é missionária, ou não é Igreja dele”. Canto: Toma, Senhor, nossa vida em ação para mudá-la em fruto e missão. Toma, Senhor, nossa vida em ação para mudá-la em missão! Leitor 2: “Nesta atividade missionária da Igreja dão-se, por vezes, simultaneamente, estágios diversos: o de começo ou implantação, primeiro, e o de crescimento e juventude, depois. Ultrapassados eles, não acaba, contudo, a ação missionária da Igreja, embora seja sobre as Igrejas particulares já constituídas que recai o dever de a continuar pregando o Evangelho a todos aqueles que ainda tenham ficado de fora” (Ad gentes, 6). Durante um tempo, nossa diocese vai se capacitar para a realização das Santas Missões Populares que quer chegar a todas as pessoas de nossa Igreja particular e atingir as 85 paróquias presentes nos 41 municípios e 11 distritos, distribuídos em 7 setores pastorais. Canto: Toma, Senhor, nossa vida em ação para mudá-la em fruto e missão. Toma, Senhor, nossa

vida em ação para mudá-la em missão! Leitor 3: “Portanto, os missionários, colaboradores de Deus, devem fazer nascer assembleias de fiéis que, levando uma vida digna da vocação a que foram chamados, sejam tais que possam exercer as funções a elas confiadas por Deus: sacerdotal, profética, real. É deste modo que uma comunidade cristã se torna sinal da presença de Deus no mundo: pelo sacrifício eucarístico, com efeito, passa incessantemente ao Pai com Cristo, alimentada cuidadosamente pela palavra de Deus, dá testemunho de Cristo, caminha, enfim, na caridade e arde em espírito apostólico” (Ad gentes, 15). Movidos pelo Espírito do Senhor, lembremos que somos batizados, ou seja, temos nossa vida configurada a Cristo e seu projeto e, portanto, somos chamados também a esta missão. Deixemo-nos ser tocados pelo Espírito de Cristo missionário, para que possamos ir ao encontro das pessoas e situações e levemos a Palavra e o amor de Deus a todos os homens e mulheres de boa vontade. Canto: Toma, Senhor, nossa vida em ação para mudá-la em fruto e missão. Toma, Senhor, nossa vida em ação para mudá-la em missão!

Exposição do Santíssimo Sacramento Animador: Vamos receber no meio de nós o Missionário do Pai, presente no Santíssimo Sacramento. Canto: O pão da vida, a comunhão, nos une a Cristo e aos irmãos; e nos ensina a abrir as mãos para partir, repartir o pão (bis). 1. Lá no deserto a multidão com fome segue o Bom Pastor, com sede busca a nova palavra. Jesus tem pena e reparte o pão. 2. Na Páscoa nova da nova lei, quando amou-nos até o fim, partiu o pão, disse: “isto é meu corpo por vós doado, tomai, comei”. Animador: Graças e louvores se dêem a todo momento. Todos: Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento. (Adoração silenciosa ou acompanhada por orações e/ou fundo musical)

Aclamação ao Evangelho Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia. Animador: O Senhor esteja convosco Assembleia: Ele está no meio de nós Anim.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas (Lc 10,112.17-20). Glória a vós, Senhor.

Depois disso o Senhor designou outros setenta e dois e os enviou dois a dois, adiante dele, a todas as

cidades e lugares para onde ele estava prestes a ir. E lhes disse: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Portanto, peçam ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para a sua colheita. Vão! Eu os estou enviando como cordeiros entre lobos. Não levem bolsa, nem saco de viagem, nem sandálias; e não saúdem ninguém pelo caminho. Quando entrarem numa casa, digam primeiro: Paz a esta casa. Se houver ali um homem de paz, a paz de vocês repousará sobre ele; se não, ela voltará para vocês. Fiquem naquela casa, e comam e bebam o que lhes derem, pois o trabalhador merece o seu salário. Não fiquem mudando de casa em casa. Quando entrarem numa cidade e forem bem recebidos, comam o que for posto diante de vocês. Curem os doentes que ali houver e digam-lhes: O Reino de Deus está próximo de vocês. Mas quando entrarem numa cidade e não forem bem recebidos, saiam por suas ruas e digam: Até o pó da sua cidade, que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vocês. Fiquem certos disto: o Reino de Deus está próximo. Eu lhes digo: Naquele dia haverá mais tolerância para Sodoma do que para aquela cidade”. Os setenta e dois voltaram alegres e disseram: "Senhor, até os demônios se submetem a nós, em teu nome". Ele respondeu: "Eu vi Satanás

hora-santa-missionaria-centenario  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you