Issuu on Google+

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA E SANTO AMARO Guarujá, 4 de junho de 2014. Ano 1. Número 06

PARÓQUIA DURANTE A SEMANA Mensagem do Pároco - O Espírito Santo, O Deus Desconhecido Conta-nos o P. Ugo, Em mil novecentos e trinta e sete no Seminário de Lavrinhas, numa quinta feira que não tinha aula, o P. Silvio Satler, o responsável pela pastoral, disse aos seminaristas aspirantes da época. Venham para o estudo, vou falar-hes sobre o Espírito Santo, o Deus desconhecido. Naquele momento chega ao Seminário o bispo Dom José Selva, de Mato Grosso. Como era costume na época todos foram receber o bispo: Se apresentaram, cantaram e ficaram o tempo todo em torno ao Bispo. O padre Silvio, não fez a palestra e até hoje o Espírito Santo continuou desconhecido. Caríssimos, esta semana é uma semana muito especial porque estamos preparando para o Pentecostes, a festa da descida do Espírito Santo. Com a vida do Espírito Santo em Pentecostes nasce a nossa Igreja. Ela nasce envolta a Santidade do Espírito. A santidade é para ela como o ar que respiramos. Hoje graças a Deus, o Espírito Santo não é mais o Deus desconhecido, mas o Deus enviado pelo Pai e por Jesus e que veio para ficar conosco para sempre. O Espírito Santo é a Alma de nossa Alma. Ele é a Vida em Plenitude que veio habitar em nós. É por Ele que nós podemos clamar ABBA – PAPAI. É por Ele que se torna possível nos unirmos a Jesus Cristo e com Ele nos tornar uma oferta agradável ao Pai. Vamos amados irmãos e irmãs, agradecer juntos esta presença amorosa do Espírito Santo em nós. Vamos pedir a Ele a graça de viver no Amor sendo testemunhas fiéis de Jesus na Santidade. VIVA O ESPÍRITO SANTO, e bom Pentecostes para todos!

sacerdócio Foi com grande alegria que nossa paróquia celebrou o jubileu de Diamante Sacerdotal de Padre Anderson. Ele esteve presente nesta comunidade paroquial por quatro anos, onde exerceu com muito ardor sua missão de pároco, deixando grandes serviços pastorais e muitos amigos . Amado por muitos, sua data foi vivamente comemorada com a Celebração Eucarística,que foi presidida por ele e concelebrada pelo pároco atual Luiz Aparecido Tegami e pelo vigário Padre Dilermando Luiz Cozatti . No final da celebração houve justa homenagem proferida pela catequista Gilda Costa Ribeiro que em nome da comunidade Paroquial. ofertou-lhe uma linda Estola com a imagem de Nossa Senhora de Fátima desenhada. O Coral Vaso Novo cantou ‘’Um coração para amar’’ emocionando o sacerdote que disse que passou grandes momentos de cruz na paróquia, mas maiores foram os momentos de alegria. Logo após a missa e muitos cumprimentos, houve um delicioso almoço de confraternização na Comunidade Cristo Rei ! Que o nosso bom Deus o abençoe e o conserve firme na Fé e na Caridade ,Parabéns

juventude 

No próximo domingo (8) às nove horas da manhã na comunidade matriz, a Pastoral da Juventude Regional organizará o DDF (dia de Formação) direcionado a toda a juventude da cidade de Guarujá e Vicente de Carvalho. A formação que abordará o tema da Campanha da Fraternidade - ‘’Fraternidade e Tráfico humano’’, trará a tona as várias maneiras de tráficos e escravidão em especial voltada a juventude. O Evento que começará às nove horas, terá como Palestrante o Sr Marco Antônio Magalhães, Ex Presidente do CMDCA (Conselho Municipal da Criança e Adolescente) e Conselheiro Tutelar. O Encontro terminará com um almoço que será oferecido pela Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro.

No mesmo dia às 14h, também na comunidade Matriz, haverá a Missa da Juventude que contará com a presença de toda a comunidade paroquial juvenil. Após a missa, haverá uma reunião com todos os jovens presentes. Esta reunião estará sob a responsabilidade do coordenador paroquial da Juventude, Pedro Nogueira.

comunidades No último domingo no Espaço CAEC na comunidade Cristo Rei, houve o Primeiro almoço Beneficente em prol da Pastoral do Menor. A Pastoral do menor se propõe, à luz do Evangelho, buscar uma resposta transformadora, global, unitária e integrada à situação da criança e do adolescente empobrecidos e em situação de risco, promovendo a participação dos mesmos como protagonistas da fé do amor e da esperança. Será constituída na Comunidade Espírito Santo. O Almoço que contou com um cardápio de grande qualidade ( Arroz à grega, Arroz Branco, Feijão Tropeiro, Saladas variadas, Lagarto à molho Madeira e frango assado), contou com a presença de aproximadamente 400 pessoas e 100 voluntários trabalhando para que tudo saísse perfeito. Com música ambiente e sorteio de brindes para os presentes a comunidade esperou ajudar assim como a quermesse, formar essa pastoral que a paróquia tanto almeja. Também no almoço, foi comemorado o Jubileu de Diamantes do Padre Anderson Paes. A Comunidade Salesiana e Paroquial esteve presente e o parabéns à você foi entoado com muita alegria dos presentes. Em seguida ele partiu um grande bolo preparado carinhosamente pelas comadres da comunidade Cristo Rei.

catequese 

No último sábado na comunidade matriz, iniciou-se mais um catecumenato crismal. Os 15 jovens que pertencem a comunidade Sagrada Família tiveram como primeiro tema: ‘’SERVIÇO - Nós Viemos ao mundo para os outros’’. Foi trabalhado a consciência ao discipulado e consequentemente ao Apostolado. Como gesto concreto de serviço e simplicidade, a exemplo de Jesus na última ceia. Os jovens lavaram os pés uns dos outros. A partir de Sábado, os jovens começarão a série de livros ‘’Itinerário de Educação á fé dos Jovens’’ - Identidade Pessoal. Está assessorando o grupo, o jovem Ronnaldh Oliveira que também assessora o primeiro grupo de neófitos da comunidade.

Na última sexta feira iniciou-se na Comunidade Matriz a formação permanente de Catequistas. A formação que está sendo dirigida pelo Pároco, o Padre Luiz Aparecido Tegami começou –se com o tema ‘’A CRIAÇÃO’’. A Formação será quinzenal na comunidade matriz e todos os catequistas de nossa paróquia estão convocados a participar. O Padre procura ir de frente com a proposta da Igreja de Iniciação à Vida Cristã, formando os evangelizadores da paróquia a estarem em estado permanente de formação.

Toda sexta feira às 18h, se reúne o Grupo de Estudo de Formação Catequética na comunidade Matriz O grupo se reúne para preparar subsídios e formações de Iniciação a Vida Cristã para promover a unidade na catequese paroquial. Participe você também!

FORMAÇÃO SEMANAL - O QUE É PENTECOSTES? Era para os judeus uma festa de grande alegria, pois era a festa das colheitas. Ação de graças pela colheita do trigo. Vinha gente de toda a parte: judeus saudosos que voltavam a Jerusalém, trazendo também pagãos amigos e prosélitos. Eram oferecidas as primícias das colheitas no templo. Era também chamada festa das sete semanas por ser celebrada sete semanas depois da festa da páscoa, no qüinquagésimo dia. Daí o nome Pentecostes, que significa "qüinquagésimo dia". No primeiro pentecostes, depois da morte de Jesus, cinqüenta dias depois da páscoa, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas (At 2,1-4). As primícias da colheita aconteceram naquele dia, pois foram muitos os que se converteram e foram recolhidos para o Reino. Essa festa também é conhecida como a Festa da Unidade dos Cristãos. Quem é o Espírito Santo? O prometido por Jesus: "...ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem a realização da promessa do Pai a qual, disse Ele, ouvistes da minha boca: João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo dentro de poucos dias" (At 1,4-5). Espírito que procede do Pai e do Filho: "quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade que vem do Pai, ele dará testemunho de mim e vós também dareis testemunho..." (Jo 15 26-27). O Espírito Santo é Deus com o Pai e com o Filho. Sua presença traz consigo o Filho e o Pai. Por Ele somos filhos no Filho e estamos em comunhão com o Pai.

Programe-se!     

04/06 - Palestra Bíblica ‘’Jesus e Sua Fé’’ no Liceu Santista às 20h - Formação para integrantes do CPP - Comunidade Cristo Rei às 20h 05/06 - Inicio do Tríduo de Pentecostes - Comunidade Espírito Santo às 19h 06/06 - Tríduo de Pentecostes - Comunidade Espírito Santo às 19h - CPP - Comunidade Matriz às 20h 07/06 - Tríduo de Pentecostes - Comunidade Espírito Santo às 19h - Formação para a Pastoral da Família - Comunidade Matriz às 20h 08/06 - DDF Regional - Comunidade Matriz às 9h - Missa da Juventude — Comunidade Matriz às 14h - Reunião com Coordenador da juventude - Comunidade Matriz às 15h - Solenidade de Pentecostes - Comunidade Espírito Santo às 18h

Expediente: Coordenação: Ronnaldh Oliveira Edição e Redação: Mirtes Regina, Ronnaldh Oliveira e Rafael Nunes Apoio: Bárbara Lopes

O Boletim Informativo é uma publicação semanal da Paróquia Nossa Senhora de Fátima As notícias e fotos para o Boletim Informativo devem ser enviadas até as 10h00 de terçafeira para pascomguaruja@gmail.com

Para remover seu nome da lista de endereçamento, clique aqui. Perguntas ou comentários? Envie um email para pascomguaruja@gmail.com ou ligue para (13)33866771


boletim-salesiano-6