Page 14

14 osj

santuariosantaedwiges.com.br

abril de 2013

A CONGREGAÇÃO DOS OBLATOS DE SÃO JOSÉ A CAMINHO DOS 100 ANOS NO BRASIL Saiba um pouco mais sobre a Congregação que, inspirada nos princípios de São José, cultiva humildade, simplicidade e laboriosidade. José Marello, nos primeiros anos de sacerdote, teve uma inspiração: iniciar uma comunidade de jovens que, assim como José, cuidasse dos interesses de Jesus. Inspiração significa “em espírito”, isto é, foi em espírito que iniciou o projeto. E quem cria em espírito tem entusiasmo, isto é “en theos” – em Deus. Foi com inspiração e entusiasmo que Marello iniciou o que chamamos hoje de Congregação dos Oblatos de São José. Congrega irmãos religiosos, sacerdotes e leigos agregados para como José cuidar dos interesses de Jesus: com humildade, simplicidade e laboriosidade. Cada membro é chamado por Deus para se vincular a esta família e cultivar as virtudes de São José. Colocando-se a serviço da propagação da devoção e da teologia de São José, colaborar com o bispo e os seus padres diocesanos e com a educação moral e religiosa dos jovens. Depois de 135 anos atuando em 11 países, somos chamados a olhar para a história buscando a identidade que nos caracteriza, a tradição que nos conecta com a fonte e a atualização desta identidade e tradição em nosso tempo. Este é o movimento dos últimos anos no interior da Congregação que tem reflexo na atuação dos religiosos e leigos no apostolado.

`

“O terço e a bíblia...”

Certa vez, uma humilde devota de Nossa Senhora, tia Joana como era chamada, vendia verduras pela vizinhança para sobreviver. Em certo dia, tia Joana, foi vender suas verduras na casa de um protestante e perdeu seu terço no jardim da casa dele. Passados alguns dias, ela voltou àquela casa para ver ser encontrava seu querido tercinho. O protestante assim que a viu foi logo ao encontro da humilde senhora dizendo de forma sarcástica: - Você perdeu o seu Deus? Ela humildemente respondeu ao homem: Eu, perder o meu Deus? “Nunca!” Ele, então, pegou o terço e disse: - Não é este o seu Deus? Ao que com muita alegria ela respondeu: - Graças a Deus o senhor encontrou o meu terço. Muito obrigada. Então o homem disse à velha senhora: - Por que você não troca este cordão com estas sementinhas baratas pela Bíblia? Prontamente a humilde senhora respondeu: - Porque a Bíblia eu não sei ler, e com o Terço eu medito toda a Palavra de Deus e a guardo no meu coração. Não satisfeito com a resposta, o homem voltou a perguntar: Medita a Pa-

Daqui a seis anos celebraremos 100 anos da presença no Brasil. Somos provocados a olhar para trás com reverência e gratidão e tomar tudo o que deu força para organizar com esperança o futuro. Vivemos um tempo de profunda busca espiritual, tempo este que exige coerência entre teoria e prática. As virtudes de São José que orienta na espiritualidade Josefina precisam ser traduzidas para o cotidiano. Portanto, as virtudes de São José: da humildade, da simplicidade, da interioridade e da justiça, precisam aparecer na vida dos que foram chamados por Deus para viver este caminho Josefino. Estamos dentro de um tempo de busca de significado e sentido. Os santos no seu tempo foram destaque, não só pelas suas obras, mas, sobretudo, pela sua mística de vida, isto é, como viveram as virtudes do desapego, da simplicidade, da humildade, da bondade, da esperança, da fé e da caridade. José Marello traduziu na sua vida as virtudes de São José que podemos, através de escritos, refletir e meditar. Encontramos pensamentos bem atuais para nossos dias, como por exemplo: “ser extraordinário nas coisas ordinárias.” A partir deste mês, neste espaço do Jornal Santa Edwiges, com o título “A Congregação dos Oblatos de São José”, contribuiremos com reflexões de lavra de Deus? Como assim? Pode me explicar? Então segurando o Terço em suas mãos, tia Joana começou a explicar ao homem: É bem simples meu senhor. Quando eu seguro a Cruz, lembro-me de que o Filho de Deus deu todo o seu sangue pregado numa cruz para salvar a humanidade. Quando eu seguro esta sementinha maior como o senhor disse, já me lembro que há um só Deus onipotente. Estas três sementinhas menores me lembram as Três pessoas da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Esta outra sementinha maior, me lembra a oração que o próprio Senhor nos ensinou que é o Pai Nosso. O Terço tem 5 mistérios que me faz lembrar as 5 chagas de Jesus Cristo cravado na cruz, e as 10 ave-marias me lembram os 10 mandamentos que Deus mesmo entregou à Moisés. O Rosário de Nossa Senhora tem 20 mistérios que são: Os mistérios gozosos, os mistérios dolorosos e os mistérios luminosos. De manhã, quando me levanto para iniciar a luta do dia, rezo os gozosos, pensando no pobre lar e na humilde vida de Jesus, Maria e José.

Conselho Provincial - Gestão 2013 - 2016 Da esquerda para a direita: Pe. Sergio José de Sousa (Conselheiro); Pe. Mauro Negro (Vice Provincial); Pe. Ailton Ferreira de Almeida (Provincial) ; Pe. Mario Guinzoni (Conselheiro) e Pe. Antonio Luiz de Oliveira (Conselheiro)

temas importantes para o apostolado Josefino em nossas comunidades paroquiais. Você, que caminha conosco, nos ajude a tornar o carisma inspirado por José Marello, sempre atual para o nosso dia a dia. Pe.Ailton Ferreira de Almeida Superior Provincial OSJ

No meio dia, já no meu grande cansaço, na fadiga do trabalho e no pensamento do que ainda falta para terminar o dia e poder descansar, eu rezo os mistérios dolorosos, que me fazem lembrar a dura caminhada do meu Senhor Jesus Cristo para o Calvário, tão cheio de dores e tão cheio de cansaço. Quando chega o fim do dia, com as lutas todas vencidas, eu rezo os mistérios gloriosos, que me recordam que Jesus venceu a morte, por amor, para dar a salvação a toda humanidade. E antes de me deitar, eu rezo os mistérios luminosos para me lembrar da vida pública de Jesus Cristo e melhor poder imitá-lo. E agora meu senhor, me diga onde está a idolatria? Ele depois de ouvir atentamente tudo isso lhe disse: - Eu não sabia disso. “Ensina-me, então, a oração do Terço!” Irmãos e irmãs, que tal retomarmos ou reforçarmos esta simples e popular oração que conservou e alimentou a FÉ de tantas pessoas? Certamente será uma Bênção para todos nós! Jesus te abençoe!

sta_edwiges_abril_13-1  
sta_edwiges_abril_13-1  
Advertisement