Page 1


Um malacate cheio de histórias Todas as sessões são dinamizadas de acordo com a idade e o número de crianças em questão.

adas com t n e m e l p ão com s s a i r s, como i ó t a i s r i e t a As h m nto de u j n o c o , bem t s s e m l fi um va u o nturas, i p , s o h cas n fi e í t n des e i c s a i riênc áticas como expe m e t s a m as co relacionad . abordadas

Cada história é um momento dinâmico, único, onde se estimula o pensamento e a participação ativa de quem ouve.

Esta listagem de histórias irá sendo enriquecida e modificada ao longo do tempo, porque o mundo move-se.


Um malacate cheio de histórias Um  Bicho  Estranho    

A Árvore  generosa

Um livro

Era uma  vez   uma  velhinha

A Sara  tem  um     grande  coração

O Balãozinho  vermelho

O elefante  que  não   queria  ser  elefante

Na cozinha  das  canções

O Cuquedo

A casa  da     mosca  fosca

Oficina dos  corações

Histórias do  Capuchinho   Vermelho  contada  a   crianças  e  nem  por  isso  

A toupeira  que  queria   saber  quem  lhe     fizera  aquilo  na  cabeça

Estranhões e  Bizarrocos   “O  pai  que  se  tornou   mãe”

O Capuchinho  Vermelho  –   na  versão  que  as  crianças   mais  gostam!  

Eu  espero…    

A que  sabe  esta  história?   “A  princesa  e  a  ervilha”

A Menina  do  Capuchinho   Vermelho  no  Século  XXI  

Outra  vez!    

Uma Princesa  Real     Um  Conto  Matemágico

Capuchinho Cinzento


Texto: Mon Daporta Ilustração: Óscar Villan Editor: Kalandraka

Olha que ao olhar, olhando, encontrei um bicho estranho. Quase parecia um ovo: gordo em cima, em baixo magro. Tinha no alto os dois pés, entre eles, um longo rabo...

Neste "conto sem fim" vamos construir e descontruir o bicho estranho à medida que a história é contada do início para o fim ou do fim para o início.

Escolaridade: Pré-escolar e 1º ciclo Temáticas: ler; escrever; expressões; cuidados com a saúde; história universal.


Texto: Jeremy Holmes Editor: Dinalivro

Era uma  vez  uma  velhinha  que,  depois  de   se   ter   banqueteado   com   um   mosquito,   uma   aranha,   uma   cegonha,   um   gato,   um   cão,   uma   serpente,   uma   vaca   e   um   cavalo,   fecha  os  olhos  devagar…

Escolaridade: 1º ciclo Temáticas: solidão, velhice, cadeia alimentar, expressão musical, expressão dramática, património, biologia.


Texto: Marta Rivera Ferner Editor: Deriva Editores

Era uma vez um elefante que não queria ser elefante. Então o que queria ser? Queria ser torrão de açúcar, abelha, lâmpada...ou pássaro, voando pelo fundo do mar.

Escolaridade: 1º ciclo Temáticas: biologia, inteligência emocional, matemática.


Texto: Eva Mejuto Ilustração: Sérgio Mora Editor: Kalandraka

Esta adaptação de um conto popular russo fala de uma mosca fosca que vivia num bosque distante. Farta de zunir, de dar voltas sem parar, decidiu fazer uma casa para morar... Fez uma torta de amoras, cujo cheirinho atraiu sete estranhos animais. Não havia lugar para nem mais um, porém...

Escolaridade: Pré-escolar e 1º ciclo Temáticas: matemática, insectos, sentidos, inteligência emocional, sons, música.


Texto: Werner Holzwarth / Wolf Erlbruch Editor: Kalandraka

Podia acontecer  a  qualquer  um,   mas  naquele  dia  foi  à  toupeira...      

Escolaridade: Pré-escolar e 1º ciclo Temáticas: fauna subterrânea, inteligência emocional, higiene, música.


Texto: Davide Cali Ilustração: Serge Bloch Editor: Bruaá

Passamos a vida a esperar qualquer coisa!

Eu espero crescer. Eu espero um beijo de boas noites. Eu espero que o bolo esteja cozido. Eu espero que não chova mais.

  Uma   extraordinária   metáfora   da   vida   dada  por  um  fio  que  corre,  passando  de   página   para   página   e   que   arrasta   a c o n t e c i m e n t o s   m a r c a n t e s   q u e   constroem   um   ser   na   sua   plena   dimensão  humana.  

 

Escolaridade: 1º ciclo Temáticas: crescimento, metamorfose, inteligência emocional, história universal.


Texto: Emily Gravett Editor: Livros Horizonte

Está quase na hora de Cedric, o dragão, ir para a cama e de a mãe lhe ler o seu livro favorito. Mas, infelizmente para ela, ele gosta tanto daquela história que podia ouvi-la Outra Vez…. e Outra Vez… e Outra Vez… o que pode ter consequências incendiárias.  

Escolaridade: Pré-escolar e 1º ciclo Temáticas: inteligência emocional, geodes, expressão plástica, matemática, ilusões de óptica.


Texto e ilustração: Shel Silverstein Editor: Bruaá

Com poucas palavras, Silverstein fala da relação entre o homem e a natureza, onde uma árvore oferece tudo a um menino, que a deixa de lado ao crescer, ao mesmo tempo que se torna num homem egoísta. Mas para agradar ao menino que ama, a generosidade desta árvore não tem fim.

Escolaridade: 1º ciclo e 2º ciclo Temáticas: inteligência emocional, ecologia, árvores, património, montado, germinação.


Texto: Peter Carnavas Editor: Editorial Presença

A Sara sabia que teria de carregar o seu coração para sempre. Só queria que não fosse tão grande. Uma história mágica sobre uma menina que procura a amizade e o amor. Acompanha a Sara na sua viagem e deixa-te levar pelo teu coração.  

Escolaridade: 1º ciclo e 2º ciclo Temáticas: inteligência emocional, coração, música.


Receita: Luis Baena Poema: Inês Pupo Música: Gonçalo Pratas Ilustrações: Ricardo Machado

Os ingredientes estão prontos! Vamos fazer mousse de chocolate!  

Escolaridade: Pré-escolar, 1º ciclo e 2º ciclo Temáticas: inteligência emocional, matemática, sentidos, história do chocolate, música.


Texto: Arturo Abad Ilustração: Gabriel Pacheco Editor: OQO

Quando chega a noite e o silêncio dos sonhadores inunda a cidade,da oficina de corações surgem misteriosos sons, porque…o Matias tem um segredo.

Oficina de corações recria um artesanato maravilhoso onde não se compõem sapatos, nem guarda-chuvas, nem se restauram móveis ou se cosem calças rotas. Matias, o protagonista, repara corações partidos.

Escolaridade: 1º ciclo, 2º ciclo Temáticas: inteligência emocional, expressão plástica, música, aparelho circulatório, tensão arterial.


Texto: José Eduardo Agualusa Ilustração: Henrique Cayatte Editor: Dom Quixote

Dois cavalos marinhos, ele, Mário e ela, Maria, andavam sempre juntos. Um dia Maria acordou doente e acabou por morrer...Será que Mário conseguiu suportar tal dor?

Escolaridade: 1º e 2 ciclo Temáticas: inteligência emocional, expressão dramática, música, conservação do ambiente, geografia.


Texto: Alice Vieira, Vítor Sobral, Carla Nazareth Editor: Oficina do livro

Estava na altura do príncipe se casar. Como escolher a princesa que melhor servisse aquele reino?  

Escolaridade: Pré-escolar, 1º ciclo e 2ºciclo Temáticas: inteligência emocional,história universal, germinação, relações humanas, geografia, música.


Texto: Brendan Williams e Sophia Fatus Editor: Editorial Presença

Havia um rei e uma rainha que tinham 3 filhos, 1 mordomo, 2 serviçais, 3 príncipes... Estava na altura de casar os três filhos. O que aconteceu?

Escolaridade: 1º e 2º ciclo Temáticas: germinação, matemática, geometria, história, música, minerais.


Texto: Hervé Tullet Editor: Edicare

Um círculo amarelo. Vamos carregar com o dedo no centro deste círculo. O que acontece? Escolaridade: Pré-escolar e 1º ciclo Temáticas: ler, ver, tatear, natureza, arco-íris, música.


Texto e ilustração: Iela Mari Editor: Kalandraka

Soprou, soprou e o balãozinho encheu. Mas cansado de estar no mesmo lugar voou, voou, até que foi ter a uma macieira e depois...  

Escolaridade: Pré-escolar, 1º ciclo e 2º ciclo Temáticas: transitoriedade da vida, quatro estações, metamorfose, matemática, música, física, geografia, história universal.


Texto: Clara Cunha Ilustração: Paulo Galindro

Os animais da floresta andavam todos muito agitados de cá para lá, de lá para cá, por causa do cuquedo. Mas quem é o Cuquedo?  

Escolaridade: Pré-escolar e 1º ciclo Temáticas: medo, inteligência emocional, floresta, montado, ambiente, conservação da Natureza.


Texto: Manuel António Pina Ilustração: Paula Rego Editor: Museu Serralves

Revisitação do conto clássico, escrito por Manuel António Pina a partir de pinturas a pastel da artista plástica Paula Rego. Escolaridade: 1º ciclo e 2º ciclo Temáticas: transitoriedade da vida, ler, escrever, expressões, saúde, história universal.


Texto e ilustração: Richard Câmara Editor: Edições Polvo

Vamos conhecer as histórias que nunca ninguém narrou, do lobo, do caçador e da avózinha, personagens secundárias mas fundamentais da história que conhecemos desde sempre.

Escolaridade: 1º ciclo e 2º ciclo Temáticas: transitoriedade da vida, ler, escrever, expressões, saúde, história universal.


Texto: Luísa Ducla Soares Editor: Livraria Civilização Editora

A Capuchinho saltou para o século XXI. O que terá acontecido? A Capuchinho continua a usar capa vermelha? E a levar bolos à Avó? E o mundo moderno, será que o compreende? Que gostaria de viver nele?

Escolaridade: 1º ciclo e 2º ciclo Temáticas: transitoriedade da vida, ler, escrever, expressões, saúde, história universal.


Texto: Matilde Rosa Araújo Ilustração: André Letria Editor: Edições Paulinas

Há quem diga que as personagens dos contos infantis nunca envelhecem. Mas será isso verdade? Será que, ao contrário do que acontece connosco, o tempo não as transforma?

Escolaridade: 1º ciclo e 2º ciclo Temáticas: transitoriedade da vida, ler, escrever, expressões, saúde, história universal.


Um malacate cheio de histórias Consulte-­‐nos para  mais  informações:   269  750  520/522   info@lousal.cienciaviva.pt     A_vidades  disponíveis  no     Centro  Ciência  Viva  do  Lousal!  

Um malacate cheio de histórias  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you