Page 3

Em 2006 comemoram-se os cinqüenta anos de lançamento do movimento concretista no Brasil. Trata-se de data significativa, já que esse movimento foi fundamental para a cultura brasileira, particularmente para a poesia, por suas propostas estéticas inovadoras e ousadas. O concretismo teve larga repercussão e influência em nosso país, extrapolando o plano estritamente literário, com ressonância ampla que vai dos estudos acadêmicos - com a introdução e a divulgação de autores e teorias diversas - até a música popular, com o tropicalismo. As artes plásticas e gráficas, o design, a música erudita contemporânea e as novas produções audiovisuais também forma influenciadas e impulsionadas pelas idéias e obras dos concretistas. Em Minas Gerais, as ressonâncias do concretismo também se fizeram sentir, principalmente na importante obra de Affonso Ávila, organizador aqui da Semana Nacional de Poesia de Vanguarda, em 1963 - evento que reuniu o grupo paulista de poetas concretos, críticos e ensaístas de várias partes do país e os então novos poetas mineiros. É preciso assinalar também que o Suplemento Literário sempre contou, nas suas várias fases, com colaborações dos concretistas, sejam poemas, traduções ou ensaios. Esta bem-vinda edição especial procura não só registrar a importância do movimento concretista, mas, também, homenagear o falecido poeta, tradutor e ensaísta Haroldo de Campos um dos criadores do concretismo, ao lado de seu irmão Augusto e de Décio Pignatari - que foi um constante colaborador deste Suplemento e um fraterno (e admirado) amigo nosso.

Noigandres 1, Augusto de Campos, Décio Pignatari, Haroldo de Campos. São Paulo, novembro de 1952.

CAPA: CIDADE, Augusto de Campos (1963) versão de Erthos Albino de Souza (1972).

Eleonora Santa Rosa

GOVERNADOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS AÉCIO NEVES DA CUNHA SECRETÁRIA DE ESTADO DE CULTURA ELEONORA SANTA ROSA SECRETÁRIO ADJUNTO MARCELO BRAGA DE FREITAS SUPERINTENDENTE CAMILA DINIZ FERREIRA PROJETO GRÁFICO E DIREÇÃO DE ARTE MÁRCIA LARICA CONSELHO EDITORIAL ÂNGELA LAGO + CARLOS BRANDÃO + EDUARDO DE JESUS + MELÂNIA SILVA DE AGUIAR + RONALD POLITO EQUIPE DE APOIO ANA LÚCIA GAMA + ELIZABETH NEVES + ROSÂNGELA CALDEIRA + WESLEY SILVA QUEIROS + ESTAGIÁRIOS MIMA CARFER + VALBER PALMEIRA + NATÁLIA DUTRA JORNALISTA RESPONSÁVEL KÁTIA MARIA MÁSSIMO {REG. PROF. 3196/ M.G.}. TEXTOS ASSINADOS SÃO DE RESPONSABILIDADE DOS AUTORES. AGRADECIMENTOS: IMPRENSA OFICIAL/ FRANCISCO PEDALINO COSTA DIRETOR GERAL, J. PERSICHINI CUNHA DIRETOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA + LIVRARIA E CAFÉ QUIXOTE + LIVRARIA SCRIPTUM.

Suplemento Literário de Minas Gerais Av. João Pinheiro, 342 - Anexo 30130-180 Belo Horizonte MG Tel/fax: 31 3213-1072 suplemento@cultura.mg.gov.br

Impresso nas oficinas da Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais.

Suplemento Lierário  

Edição de Outubro de 2006

Advertisement