Livro etica, politica e sociedade

Page 211

U4 Reflita Quando a mecanização do trabalho atinge as classes trabalhadoras, temos várias consequências. Pense: qual consequência direta que podemos atribuir à mecanização do trabalho? A consequência direta é a desqualificação do trabalhador e, por isso, a mão de obra infantil e feminina puderam ser inseridas para aumentar a produção.

Cresce então a necessidade por novas tecnologias, já que através delas é possível otimizar os lucros. É quando o modelo industrial sofre várias mudanças com aprimoramentos tecnológicos buscando sempre por novidades. Principalmente, a partir da segunda metade do século XIX, nos Estados Unidos, uma nova onda tecnológica inaugura a Segunda Revolução Industrial, representando um aprimoramento técnico e científico da Primeira Revolução Industrial. Veja quanta tecnologia se consolida nessa fase: motor à explosão, corantes sintéticos, invenção do telégrafo, emprego da energia elétrica, prensa elétrica, telefone, rádio, válvula eletrônica, raio X, dentre tantos e tantos outros. Toda essa tecnologia permite a exploração de novos mercados e a aceleração do ritmo industrial. Muitos cientistas, técnicos e estudiosos passaram a se dedicar à elaboração de teorias e à construção de máquinas que reduzissem o tempo e os custos para a fabricação de produtos, culminando com o consumo em escalas cada vez maiores.

Assimile O capitalismo inglês, muitas vezes chamado de “capitalismo originário” por ter sido pioneiro e singular, tem como marcas a emergência de uma estrutura econômica apoiada em duas frentes: na produção industrial e também na constituição de um proletariado industrial fixado nos principais centros urbanos. O capitalismo só se completa com a produção mecanizada, em larga escala e organizada nas grandes indústrias, além de gerar uma massa operária submetida ao trabalho assalariado. Com o controle mais pontual sobre os gastos, tornou-se possível calcular de modo preciso as margens de lucro. O capitalismo rompe então as fronteiras e segue, acelerado, a caminho do domínio da economia mundial. Inaugura-se o Imperialismo europeu no século XIX. Imperialismo europeu no século XIX Quando falamos em “imperialismo”, é provável que você pense em “Era dos

A disputa contemporânea entre as concepções de mundo

209


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.