Page 1

CURSOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL SECUNDÁRIO Técnico de Artes Gráficas

PROGRAMA Componente de Formação Técnica Disciplina de

Edição Electrónica

Autores Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense

Nuno Miguel Ramos

Direcção-Geral de Formação Vocacional 2006 / 2007


Programa de Edição Electrónica

Cursos Profissionais TÉCNICO DE ARTES GRÁFICAS

Parte I

Orgânica Geral Índice:

Página

1.

Caracterização da Disciplina ……. ……. …

2

2.

Visão Geral do Programa …………. …......

2

3.

Competências a Desenvolver. ………. ….

2

4.

Orientações Metodológicas / Avaliação ….

3

5.

Elenco Modular …….....………………........

6

6.

Bibliografia …………………. …………. ….

6

1


Programa de Edição Electrónica

Cursos Profissionais TÉCNICO DE ARTES GRÁFICAS

1. Caracterização da Disciplina Esta disciplina fornecerá o conhecimento das ferramentas digitais fundamentais para a concretização dos projectos e arte-finalização dos mesmos. Principais finalidades:  Desenvolver a capacidade de utilizar correlatamente as aplicações informáticas específicas na área das artes gráficas;  Desenvolver práticas correctas de arte-finalização;  Ser capaz de promover métodos e estilos de trabalho optimizadores do fluxo de produção, à semelhança dos utilizados em meios profissionais.

2. Visão Geral do Programa Este programa apresenta-se estruturado em módulos para uma carga horária total de 330 horas, com competências no domínio teórico e prático das ferramentas digitais e não digitais mais usadas a nível profissional. Pretende-se deste modo possibilitar uma formação multidisciplinar nestas áreas de modo a que os alunos se apresentem polivalentes, com vista a potenciar a sua inserção no mundo do trabalho.

Horas

Mód

Introdução à Edição electrónica

18

5

Fluxo de Trabalho

18

9

Projecto Gráfico

24

2

Desenho Vectorial I

27

6

Desenho Vectorial II

27

10

Desenho Vectorial III

36

3

Edição de Imagem I

27

7

Edição de Imagem II

27

11

Edição de Imagem III

36

4

Paginação I

27

8

Paginação II

27

12

Paginação III

1º ano

Total:

99

2º ano

Total:

Horas

Mód

1

Mód

Horas

Quadro I - Resumo da distribuição dos módulos pelos anos (sugestão) 3º ano

99

36 Total:

132

Total Disciplina:

330

3. Competências a Desenvolver  Dominar a utilização de programas informáticos considerados como ferramentas ao serviço do projecto gráfico;  Ser capaz de utilizar o método projectual nas diversas fases do projecto gráfico;  Usar correctamente a linguagem gráfica ao serviço do projecto gráfico;  Dominar os sistemas de aquisição e captura de imagem digital;  Ser capaz de utilizar ferramentas específicas para a manipulação de gráficos e de imagens.

2


Programa de Edição Electrónica

Cursos Profissionais TÉCNICO DE ARTES GRÁFICAS

4. Orientações Metodológicas / Avaliação A disciplina de Edição Electrónica tem um carácter predominantemente prático e pretende ser um espaço privilegiado de experimentação e projectação, à semelhança de uma situação real e profissional. Desta forma, o professor deverá estimular a turma com apresentação de exemplos e discussão de ideias, visitas de estudo e contactos com profissionais da área. Torna-se, por isso, necessário implementar metodologias através de actividades que incidam sobre a aplicação prática e contextualizada dos conteúdos, a pesquisa e a resolução de problemas. Neste sentido, as aulas deverão privilegiar a participação dos alunos em projectos, na resolução de problemas e exercícios que simulem a realidade das empresas e instituições ou que abordem temas de outras áreas disciplinares. Neste contexto, a articulação de saberes das várias disciplinas deverá ser posta em prática através da realização de pequenos projectos que permitam ao aluno encarar a utilização das aplicações informáticas e das questões relativas à comunicação gráfica e visual, não como um fim em si, mas, pelo contrário, como uma ferramenta poderosa para facilitar a comunicação, o tratamento de dados e a resolução de problemas. Assim torna-se imprescindível e fundamental que o docente dinamize as articulações necessárias através do grupo de professores da turma. Sugere-se também a realização de projectos de investigação colaborativa com alunos de outras escolas portuguesas e mesmo de escolas de outros países, optimizando assim as potencialidades de comunicação via Internet e correio electrónico. Neste sentido, o professor deverá adoptar estratégias que motivem o aluno a envolver-se na sua própria aprendizagem e lhe permitam desenvolver a sua autonomia e iniciativa. Assim sendo, propomos a adopção de uma metodologia orientada para a prática, para a experimentação e para a pesquisa, flexível e ajustável às diferentes situações e fases da aprendizagem, como a seguir se especifica faseadamente. Apresentação de Conceitos e Teorias: Sempre que seja necessária a abordagem de conteúdos mais teóricos, será aconselhável a utilização de apresentações electrónicas, recorrendo-se à projecção vídeo ou data-show, evidenciando exemplos práticos através de recursos como imagens, livros e produtos actualizados. Experimentação de Conceitos e Soluções: Deverá ser uma altura de reflexão e experimentação dos conceitos e teorias apresentados, através de propostas de trabalho ou exercícios práticos. O aluno deverá experimentar e argumentar as soluções apresentadas, promovendo um espaço de discussão e troca de ideias na turma. Sugere-se uma metodologia de aprendizagem por actividades. Introdução a uma Proposta de Trabalho: Nas aulas de introdução a novos projectos, para efeitos de exemplificação e/ou demonstração de aspectos práticos, o professor deverá recorrer à projecção, apresentando exemplos práticos. 3


Programa de Edição Electrónica

Cursos Profissionais TÉCNICO DE ARTES GRÁFICAS

Desenvolvimento da Proposta de Trabalho: As aulas deverão ser um espaço de trabalho com diversos equipamentos e ferramentas ao dispor dos alunos. O docente deverá fazer um acompanhamento sistemático da evolução do trabalho. Poderá promover aulas de discussão e apresentação de ideias e avaliações pontuais para permitir ao aluno aferir da sua evolução e avaliação final. Construção de um Projecto: O professor poderá utilizar a metodologia da resolução de problemas. O método é idêntico ao anterior, mas aos alunos apenas é fornecido o modelo do resultado a atingir ou o enunciado do problema ou situação que se pretende resolver. Competirá aos alunos fazer a pesquisa, a experimentação e a descoberta das soluções que conduzam ao resultado pretendido. Aprofundamento da Utilização de Conceitos e Ferramentas: Numa fase final e mais avançada, será solicitado ao aluno o desenvolvimento de um ou vários projectos que integre(m) a utilização das aplicações abordadas e saberes adquiridos nesta disciplina e nas outras disciplinas do seu curso, que seja(m) significativo(s) para o aluno e se aplique(m), tanto quanto possível, a situações concretas. Assim, recomenda-se que o professor:  Realize um breve enquadramento teórico de cada tema e proceda à exemplificação com produtos relacionáveis;  Exemplifique com a ajuda do computador, livros, revistas e produtos das artes gráficas;  Privilegie as aulas práticas para que os alunos utilizem as ferramentas digitais e não digitais;  Estimule o trabalho de grupo;  Proponha aos alunos actividades de carácter experimental e de pesquisa;  Sugira aos alunos a realização de trabalhos práticos (que possam eventualmente ser postos ao serviço da comunidade), nos quais tenham de aplicar os conhecimentos adquiridos;  Apresente aos alunos situações novas em que tenham de aplicar as competências desenvolvidas;  Fomente actividades de pesquisa sobre soluções tecnológicas ligadas a problemas reais da sua vida quotidiana ou do meio empresarial; As cargas horárias indicadas para cada módulo deverão ser consideradas como horas de referência, que serão ajustadas às características e necessidades específicas de cada turma ou aluno.

4


Programa de Edição Electrónica

Cursos Profissionais TÉCNICO DE ARTES GRÁFICAS

Avaliação: A avaliação deverá ser contínua e mediante objectivos e parâmetros pré-estabelecidos. Os procedimentos de avaliação decorrem da natureza eminentemente prática da disciplina, privilegiando-se

a

vertente

formativa,

indispensável

à

orientação

do

processo

de

ensino/aprendizagem. Sugere-se que o docente faça diversas avaliações intercalares aos projectos desenvolvidos para que os alunos possam aferir o seu processo de aprendizagem. Os parâmetros de avaliação deverão ser fornecidos no início dos módulos e deverão ser claros e objectivos. Deverá ser privilegiada a observação directa do trabalho desenvolvido pelo aluno durante as aulas, utilizando para isso instrumentos de avaliação diversificados que permitam registar o seu desempenho nas situações que lhe são proporcionadas e a progressão na aprendizagem ao longo do ano lectivo, nomeadamente quanto ao interesse e à participação no trabalho, à capacidade de desenvolver trabalho em grupo, à capacidade de explorar, investigar e mobilizar conceitos em diferentes situações, bem como relativamente à qualidade do trabalho realizado e à forma como o aluno o gere, organiza e auto-avalia. A par da avaliação contínua, permitindo o registo da evolução do aluno, aula-a-aula, e a recuperação em tempo útil de qualquer dificuldade, deverão ser previstos momentos de avaliação sumativa, procedendo-se à aplicação de projectos de carácter prático ou teórico-prático que permitam avaliar os conhecimentos e competências adquiridos.

5


Programa de Edição Electrónica

Cursos Profissionais TÉCNICO DE ARTES GRÁFICAS

5. Elenco Modular Número

Designação

Duração de referência (horas)

1

Introdução à Edição Electrónica

18

2

Desenho Vectorial I

27

3

Edição de Imagem I

27

4

Paginação I

27

5

Fluxo de Trabalho

18

6

Desenho Vectorial II

27

7

Edição de Imagem II

27

8

Paginação II

27

9

Projecto Gráfico

24

10

Desenho Vectorial III

36

11

Edição de Imagem III

36

12

Paginação III

36

6. Bibliografia BARBOSA, C., Manual Prático de Produção Gráfica: Para produtores gráficos, designers e directores de arte. S. João do Estoril: Principia, 2006. rd

DABNER, D., Graphic Design School. 3 ed. Hoboken, New Jersey: Wiley, 2004. GORDON, B.; GORDON, M., O Guia Completo do Design Gráfico Digital. Lisboa: Livros e Livros, 2003. NOGUEIRA, M. M.; ROCHA, C. S., Design Gráfico: Panorâmica das Artes Gráficas. Vol. I e II. Lisboa: Plátano Editora, 1993-1995.

6


Programa de Edição Electrónica

Cursos Profissionais TÉCNICO DE ARTES GRÁFICAS

Parte II

Módulos Índice:

Página

Módulo 1

Introdução à Edição Electrónica

8

Módulo 2

Desenho Vectorial I

10

Módulo 3

Edição de Imagem I

13

Módulo 4

Paginação I

16

Módulo 5

Fluxo de Trabalho

18

Módulo 6

Desenho Vectorial II

20

Módulo 7

Edição de Imagem II

22

Módulo 8

Paginação II

24

Módulo 9

Projecto Gráfico

25

Módulo 10

Desenho Vectorial III

27

Módulo 11

Edição de Imagem III

29

Módulo 12

Paginação III

30

7


Programa de Edição Electrónica

Cursos Profissionais TÉCNICO DE ARTES GRÁFICAS

MÓDULO 1

Introdução à Edição Electrónica Duração de Referência: 18 horas

1. Apresentação

Este módulo pretende fazer uma introdução à informática e aos sistemas digitais. São abordados os aspectos gerais da Edição Electrónica, como forma de enquadrar as diferentes técnicas dos módulos posteriores, nas distintas fases da edição, nomeadamente a importação de conteúdos através da digitalização para posterior adequação gráfica, a transferência de ficheiros em tipos específicos de formato digital e a preparação de todo o trabalho para ser executado em gráfica.

2. Objectivos de Aprendizagem  Identificar os diferentes aplicativos digitais e as suas principais funcionalidades;  Instalar e configurar software e hardware;  Identificar as aplicações adequadas consoante o projecto gráfico a desenvolver;  Identificar os diversos tipos de conteúdos digitais e adequá-los às especificidades de cada projecto gráfico;  Digitalizar e arquivar conteúdos digitais.

3. Âmbito dos Conteúdos 1. Introdução à informática 1.1. Conceito de hardware: CPU, periféricos, dispositivos de input e output, dispositivos de armazenamento, e outros 1.2. Conceito de software: Noção de ficheiros, programas e sistemas operativos 2. Utilização de sistemas digitais 2.1. Gestão de pastas e ficheiros 2.2. Noção de organização de pastas e documentos 2.3. Configuração do sistema e do ambiente de trabalho 2.4. Optimização dos dispositivos de armazenamento 2.5. Instalação de periféricos

8


Programa de Edição Electrónica

Cursos Profissionais TÉCNICO DE ARTES GRÁFICAS Módulo 1: Introdução à Edição electrónica

2.6.

Instalação e gestão de fontes

2.7.

Utilização da área de transferência (clipboard)

2.8.

Aplicações acessórias: Notepad, calculadora, media player, e outros

2.9.

Ligação a redes informáticas e respectiva utilização

2.10. A internet 3. Técnicas e ferramentas específicas da edição electrónica 3.1. Principais aplicações informáticas 3.2. Tipos de formatos digitais: Eps, jpeg, tiff, entre outros 3.3. Digitalização de opacos e transparências

4. Bibliografia / Outros Recursos BARBOSA, C., Manual Prático de Produção Gráfica: Para produtores gráficos, designers e directores de arte. S. João do Estoril: Principia, 2006. rd

DABNER, D., Graphic Design School. 3 ed. Hoboken, New Jersey: Wiley, 2004. GORDON, B.; GORDON, M., O Guia Completo do Design Gráfico Digital. Lisboa: Livros e Livros, 2003. NOGUEIRA, M. M.; ROCHA, C. S., Design Gráfico: Panorâmica das Artes Gráficas. Vol. I e II. Lisboa: Plátano Editora, 1993-1995.

9


Programa de Edição Electrónica

Cursos Profissionais TÉCNICO DE ARTES GRÁFICAS

MÓDULO 2

Desenho Vectorial I Duração de Referência: 27 horas

1. Apresentação Este módulo explica o funcionamento de uma aplicação informática que constrói e manipula imagens vectoriais. Pretende-se com este módulo aprender os fundamentos da aplicação e ensinar aos alunos a construção de objectos vectoriais que fazem parte dos produtos gráficos com que lidamos diariamente. O docente deverá evidenciar as semelhanças que esta aplicação apresenta com a actividade do desenho feito manualmente.

2. Objectivos de Aprendizagem  Construir objectos vectoriais;  Caracterizar gráficos vectoriais;  Distinguir gráficos vectoriais de imagens bitmaps;  Identificar os principais aplicativos para edição vectorial;  Experimentar as ferramentas básicas de edição vectorial;  Aplicar as várias opções para organização de documentos;  Manipular objectos vectoriais pela sua transformação e distorção.

3. Âmbito dos Conteúdos 1. Princípios básicos 1.1. Gráficos vectoriais e imagens de bits 1.2. Ambiente de trabalho 1.3. Ferramentas e respectivas funções 1.4. Menus 1.5. Paletas 1.6. Atalhos importantes

10


Programa de Edição Electrónica

Cursos Profissionais TÉCNICO DE ARTES GRÁFICAS Módulo 2: Desenho Vectorial I

2. Organização do documento 2.1. Características de página 2.2. Protótipos de página 2.3. Réguas e guias auxiliares 2.4. Criação de documentos 2.5. Anexação de imagens ao ficheiro 3. Desenho 3.1. Rectângulos, elipses e linhas 3.2. Polígonos e estrelas 3.3. Espirais e arcos 3.4. Utilização das ferramentas caneta e bezigon 3.5. Edição de caminhos 4. Edição de objectos 4.1. Alteração de atributos 4.2. Selecção de objectos 4.3. Deslocação de objectos 4.4. Cópia de objectos 4.5. Agrupamento de objectos 4.6. Ordenação de objectos 5. Utilização de camadas: Layers e sublayers 5.1. Organização do trabalho em layers e sublayers 5.2. Criação de layers e sublayers 5.3. Selecção e remoção de imagens em layers e sublayers 5.4. Reorganização de elementos em layers e sublayers 6. Cor, contorno e preenchimento 6.1. Cores spot e process 6.2. Modos de cor 6.3. Painel de mistura de cor e de tons 6.4. Painel de swatches 6.5. Edição de cores 6.6. Contornos 6.7. Preenchimentos

11


Programa de Edição Electrónica

Cursos Profissionais TÉCNICO DE ARTES GRÁFICAS Módulo 2: Desenho Vectorial I

4. Bibliografia / Outros Recursos BARBOSA, C., Manual Prático de Produção Gráfica: Para produtores gráficos, designers e directores de arte. S. João do Estoril: Principia, 2006. GORDON, B.; GORDON, M., O Guia Completo do Design Gráfico Digital. Lisboa: Livros e Livros, 2003. NOGUEIRA, M. M.; ROCHA, C. S., Design Gráfico: Panorâmica das Artes Gráficas. Vol. I e II. Lisboa: Plátano Editora, 1993-1995.

12


Programa de Edição Electrónica

Cursos Profissionais TÉCNICO DE ARTES GRÁFICAS

MÓDULO 3

Edição de Imagem I Duração de Referência: 27 horas

1. Apresentação Com o módulo de Edição de Imagem pretende-se introduzir uma aplicação informática vocacionada para a manipulação de imagens digitais sob a forma de uma matriz de pixeis. Pretende-se abranger as ferramentas fundamentais para retocar, corrigir, pintar, recortar e editar cores de imagens bitmaps. O docente deverá evidenciar a relação de complementaridade que esta aplicação apresenta com a captura de imagens digitais por intermédio de máquinas fotográficas digitais ou pela digitalização através de uma mesa digitalizadora.

2. Objectivos de Aprendizagem  Identificar os conceitos básicos relativos à edição de imagens bitmap;  Caracterizar imagens bitmap;  Identificar os principais aplicativos para edição de imagem estática;  Caracterizar resolução de uma imagem;  Utilizar as ferramentas de selecção;  Utilizar as ferramentas de retoque e pintura;  Colar imagens;  Editar cor;  Utilizar layers.

3. Âmbito dos Conteúdos 1. As imagens digitais e a sua representação 1.1. Formatos digitais de imagem comparados 1.2. Resolução e tamanho da imagem 1.3. Luz e cor: Modelos de cor 1.4. RGB 1.5. CMYK 1.6. Grayscale e lineart

13


Programa de Edição Electrónica

Cursos Profissionais TÉCNICO DE ARTES GRÁFICAS Módulo 3: Edição de Imagem I

1.7.

Multitones

1.8.

Os canais de cor

1.9.

Opções de densidade: Como se mede a cor de um pixel ou grupo de pixeis

1.10. Composição de cor 1.11. Edição de cinzentos 1.12. Ensaio (prova de cor) de cor e confronto papel/monitor 2. Caracterização de imagem digital 2.1.

Os pixeis (picture elements)

2.2.

Dimensões da imagem e resolução

2.3.

Tom e número de bits por pixel

3. Área de trabalho 3.1.

utilização das ferramentas e respectivas opções

3.2.

Visualização das imagens

3.3.

Formatação de página

4. As ferramentas de selecção 4.1.

A marquee rectangular

4.2.

A elipse

4.3.

Movimentação da selecção

4.4.

Utilização da varinha mágica; ajuste da varinha

4.5.

Selecção com o laço; o laço magnético

4.6.

Adição e subtracção à selecção

4.7.

Transformação de uma selecção

4.8.

Combinação de ferramentas

4.9.

O menu select

4.10. Crop da imagem e enquadramento das fotografias 4.11. Rotação de crop ou selecções 5. Retoque e pintura 5.1.

Reconstrução de zonas por cópia e clonagem: carimbo

5.2.

Pintura e preenchimento de imagens com cor

5.3.

Mudança da cor da paleta; escolha da cor do fundo e do primeiro plano, ajuste da pressão e da opacidade

5.4.

Pintura com uma selecção (uso combinado da selecção e das ferramentas de pintura e retoque)

5.5.

Utilização da borracha

5.6.

Utilização de pincéis à medida

5.7.

Aerógrafo e smudge

14


Programa de Edição Electrónica

Cursos Profissionais TÉCNICO DE ARTES GRÁFICAS Módulo 3: Edição de Imagem I

6. Colagem de imagens e introdução aos layers 6.1. Organização do trabalho em camadas (layers) 6.2. Criação de layers 6.3. Selecção e remoção da imagem num layer 6.4. Reorganização de layers 6.5. Compressão dos (flatten) os layers 6.6. Exercícios de Colagem

4. Bibliografia / Outros Recursos GORDON, B.; GORDON, M., O Guia Completo do Design Gráfico Digital. Lisboa: Livros e Livros, 2003. NOGUEIRA, M. M.; ROCHA, C. S., Design Gráfico: Panorâmica das Artes Gráficas. Vol. I e II. Lisboa: Plátano Editora, 1993-1995.

15


Programa de Edição Electrónica

Cursos Profissionais TÉCNICO DE ARTES GRÁFICAS

MÓDULO 4

Paginação I Duração de Referência: 27 horas

1. Apresentação Pretende-se com este módulo ensinar os fundamentos de uma aplicação informática de paginação e dar alunos competências para paginar livros, jornais, revistas e restantes tipos de publicações. O docente deverá evidenciar a relação de complementaridade que esta aplicação informática poderá ter com outras e relacionar os conteúdos deste módulo com outros de outras disciplinas ou projectos-turma.

2. Objectivos de Aprendizagem  Caracterizar os elementos e a estrutura da uma página e de uma publicação;  Reconhecer a importância das publicações nas artes gráficas;  Interpretar maquetas e layouts;  Aplicar métodos e técnicas de tratamento de texto e de paginação;  Adaptar imagens e gráficos ao layout pré-definido;  Aplicar cores e grafismos vários às páginas e textos;  Determinar colunas e blocos de texto.

3. Âmbito dos Conteúdos 1. Introdução à aplicação informática de paginação 1.1. Principais menus e janelas 1.2. A arquitectura e estrutura do programa informático 1.3. Formatos de importação e exportação 1.4. As principais ferramentas 1.5. Alguns atalhos importantes

16


Programa de Edição Electrónica

Cursos Profissionais TÉCNICO DE ARTES GRÁFICAS Módulo 4: Paginação I

2. Composição de texto 2.1. Medida de linha ou coluna e espaço entre colunas 2.2. Fontes, filetes, corpos e estilos 2.3. Espacejamento entre caracteres e entre linhas 2.4. Estilo de parágrafo e dimensão de abertura 2.5. Fins de linha 2.6. Entrelinhas 2.7. Hifenização e justificação 2.8. Criação de estilos 3. Criação e gestão de páginas no documento 4. Utilização de layers 5. Criação e gestão de cores 6. Importação de textos, imagens e grafismos 7. Criação e utilização de fluxos de texto no documento

4. Bibliografia / Outros Recursos BARBOSA, C., Manual Prático de Produção Gráfica: Para produtores gráficos, designers e directores de arte. S. João do Estoril: Principia, 2006. rd

DABNER, D., Graphic Design School. 3 ed. Hoboken, New Jersey: Wiley, 2004. GORDON, B.; GORDON, M., O Guia Completo do Design Gráfico Digital. Lisboa: Livros e Livros, 2003. NOGUEIRA, M. M.; ROCHA, C. S., Design Gráfico: Panorâmica das Artes Gráficas. Vol. I e II. Lisboa: Plátano Editora, 1993-1995.

17


Programa de Edição Electrónica

Cursos Profissionais TÉCNICO DE ARTES GRÁFICAS

MÓDULO 5

Fluxo de Trabalho Duração de Referência: 18 horas

1. Apresentação Pretende-se, neste módulo, abordar os conteúdos essenciais para a realização das operações básicas de planeamento de trabalho. O aluno deverá entender que na realização de um projecto gráfico, a selecção da(s) aplicação(ões) a utilizar, bem como a transferência de ficheiros em específicos tipos de formato digital, fazem parte do processo de edição transversal, tal como, a preparação de todo o trabalho para ser executado em gráfica.

2. Objectivos de Aprendizagem  Identificar as fases estruturantes de um projecto gráfico;  Utilizar, em conjugação de tarefas, os diversos aplicativos de edição e paginação;  Identificar as fases fundamentais da edição: introdução, tratamento e saída;  Caracterizar os diferentes formatos dos conteúdos digitais;  Seleccionar os processos e aplicativos apropriados aos conteúdos a manipular, tendo em vista os objectivos de edição;  Identificar os métodos e estilos de trabalho optimizadores do fluxo de produção, à semelhança dos utilizados em meios profissionais.

3. Âmbito dos Conteúdos 1. Estruturação de um projecto gráfico 1.1. Detecção do problema 1.2. Definição dos objectivos 1.3. Faseamento e calendarização

18


Programa de Edição Electrónica

Cursos Profissionais TÉCNICO DE ARTES GRÁFICAS Módulo 5: Fluxo de Trabalho

2. A sequência formal da edição 2.1. Organização dos diferentes conteúdos 2.2. Tratamento da informação: Textos, gráficos, fotografias, diagramas, entre outros 2.3. Tipos de formatos digitais: Eps, jpeg, tiff, e outros 2.4. Digitalização de opacos e transparências 2.5. Importação e exportação dos conteúdos 2.6. Maquetização 2.7. Montagem dos conteúdos 2.8. Provas e revisão gráfica 2.9. Preparação para impressão

4. Bibliografia / Outros Recursos BARBOSA, C., Manual Prático de Produção Gráfica: Para produtores gráficos, designers e directores de arte. S. João do Estoril: Principia, 2006. rd

DABNER, D., Graphic Design School. 3 ed. Hoboken, New Jersey: Wiley, 2004. GORDON, B.; GORDON, M., O Guia Completo do Design Gráfico Digital. Lisboa: Livros e Livros, 2003. NOGUEIRA, M. M.; ROCHA, C. S., Design Gráfico: Panorâmica das Artes Gráficas. Vol. I e II. Lisboa: Plátano Editora, 1993-1995.

19


Programa de Edição Electrónica

Cursos Profissionais TÉCNICO DE ARTES GRÁFICAS

MÓDULO 6

Desenho Vectorial II Duração de Referência: 27 horas

1. Apresentação Neste módulo pretende-se criar o espaço para o desenvolvimento das aprendizagens da aplicação de desenho vectorial. Pretende-se aprofundar os conhecimentos sobre a construção e sobretudo a manipulação de objectos vectoriais.

2. Objectivos de Aprendizagem  Utilizar os conhecimentos relativos à construção de objectos vectoriais;  Converter imagens bitmap em objectos vectoriais;  Construir diferentes tipos de gráficos e pictogramas;  Aplicar as técnicas de manipulação de vectores;  Utilizar as ferramentas de extrusão;  Criar e utilizar padrões e esfumados.

3. Âmbito dos Conteúdos 1. Desenho 1.1. Vectorização de imagens de bits no modo automático 1.2. Construção de gráficos e pictogramas 2. Edição de objectos 2.1. Rasterização de gráficos de vectores 3. Transformação e distorção de objectos 3.1. Junção de caminhos 3.2. Utilização da ferramenta mask em gráficos e imagens bitmaps 3.3. Expansão de um caminho e construção de contorno 3.4. Construção de formas análogas por expansão ou contracção 3.5. Fusão de objectos diferentes 3.6. Adição de efeitos especiais aos objectos 3.7. Transformação de objectos 3.8. Distorção de objectos

20


Programa de Edição Electrónica

Cursos Profissionais TÉCNICO DE ARTES GRÁFICAS Módulo 6: Desenho Vectorial II

4. Construção de perspectivas 5. Cor, contorno e preenchimento 5.1. Esbatidos e padrões 5.2. Exportação da paleta de cores

4. Bibliografia / Outros Recursos BARBOSA, C., Manual Prático de Produção Gráfica: Para produtores gráficos, designers e directores de arte. S. João do Estoril: Principia, 2006. GORDON, B.; GORDON, M., O Guia Completo do Design Gráfico Digital. Lisboa: Livros e Livros, 2003. NOGUEIRA, M. M.; ROCHA, C. S., Design Gráfico: Panorâmica das Artes Gráficas. Vol. I e II. Lisboa: Plátano Editora, 1993-1995.

21


Programa de Edição Electrónica

Cursos Profissionais TÉCNICO DE ARTES GRÁFICAS

MÓDULO 7

Edição de Imagem II Duração de Referência: 27 horas

1. Apresentação Neste módulo pretende-se criar o espaço para o desenvolvimento das aprendizagens sobre edição de imagem, iniciadas no módulo de Edição de Imagem I. Pretende-se aprofundar os conhecimentos na manipulação de imagens digitais sob a forma de uma matriz de pixeis. O docente deverá evidenciar a relação de complementaridade que esta aplicação apresenta com a captura de imagens digitais por intermédio de máquinas fotográficas digitais ou pela digitalização através de uma mesa digitalizadora.

2. Objectivos de Aprendizagem  Produzir formatos digitais de imagem;  Utilizar camadas (layers);  Editar e corrigir a cor de uma imagem;  Construir e utilizar máscaras;  Trabalhar com vectores;  Recortar silhuetas.

3. Âmbito dos Conteúdos 1. Camadas 1.1. A opacidade num layer; aplicação de gradientes (dégradés) 1.2. Construção de links entre layers 1.3. Adição de efeitos num layer 1.4. Exercícios de aplicação 1.5. Ilustração a partir de um lineart

22


Programa de Edição Electrónica

Cursos Profissionais TÉCNICO DE ARTES GRÁFICAS Módulo 7: Edição de Imagem II

2. Máscaras e canais 2.1. Criação de uma máscara rápida 2.2. Gravação da selecção como máscara 2.3. Edição da máscara 2.4. Aplicação de efeito 3. Edição de cor 3.1. Curvas e níveis 3.2. Brancos e negros: Constituição 4. Recorte de silhuetas 4.1. Desenho de paths 4.2. Adição e remoção de pontos de ancoragem 4.3. Ajuste da curva de um path 4.4. Propriedades e gravação do path 4.5. Localização do path em relação à figura 4.6. Conversão entre path e selecção 5. Retoque e pintura 5.1. Criação de dégradés 5.2. Utilização de texturas na pintura/preenchimento de figuras

4. Bibliografia / Outros Recursos GORDON, B.; GORDON, M., O Guia Completo do Design Gráfico Digital. Lisboa: Livros e Livros, 2003. NOGUEIRA, M. M.; ROCHA, C. S., Design Gráfico: Panorâmica das Artes Gráficas. Vol. I e II. Lisboa: Plátano Editora, 1993-1995.

23


Programa de Edição Electrónica

Cursos Profissionais TÉCNICO DE ARTES GRÁFICAS

MÓDULO 8

Paginação II Duração de Referência: 27 horas

1. Apresentação O fundamento deste módulo prende-se com a criação de espaço para o desenvolvimento das aprendizagens na aplicação no módulo de Paginação I. Propõe-se o desenvolvimento de projectos que permitam o aprofundar dos conhecimentos na utilização de uma aplicação informática de paginação. O docente deverá evidenciar a relação de complementaridade que esta aplicação informática poderá ter com outras e relacionar os conteúdos deste módulo com outros de outras disciplinas ou projectos-turma.

2. Objectivos de Aprendizagem  Criar e utilizar correctamente páginas mestras;  Identificar as técnicas mais eficazes de criação de diferentes tipos de índices;  Identificar e experimentar as técnicas de maquetização, revisão e correcção;  Preparar um trabalho para impressão.

3. Âmbito dos Conteúdos 1. Criação e utilização de páginas mestras 2. Listas e índices 3. Saídas e análise de provas 4. Revisão e acertos de provas 5. Preparação para impressão

4. Bibliografia / Outros Recursos BARBOSA, C., Manual Prático de Produção Gráfica: Para produtores gráficos, designers e directores de arte. S. João do Estoril: Principia, 2006. GORDON, B.; GORDON, M., O Guia Completo do Design Gráfico Digital. Lisboa: Livros e Livros, 2003. NOGUEIRA, M. M.; ROCHA, C. S., Design Gráfico: Panorâmica das Artes Gráficas. Vol. I e II. Lisboa: Plátano Editora, 1993-1995. 24


Programa de Edição Electrónica

Cursos Profissionais TÉCNICO DE ARTES GRÁFICAS

MÓDULO 9

Projecto Gráfico Duração de Referência: 24 horas

1. Apresentação Este módulo pretende colocar em prática aprendizagens dos módulos anteriores, conjugando os saberes adquiridos em desenho vectorial, edição de imagem e paginação, recorrendo para isso a um projecto congregador de saberes. O docente deverá acompanhar a aprendizagem que deverá partir sob forma de proposta de trabalho a realizar. Esta proposta poderá estar articulada com um projecto da disciplina de Design Gráfico.

2. Objectivos de Aprendizagem  Utilizar os conhecimentos sobre as diversas ferramentas da Edição Electrónica;  Manipular documentos e adequá-los aos fins de edição pretendidos;  Executar maquetas e protótipos;  Elaborar artes finais;  Preparar materiais para diversos tipos de impressão.

3. Âmbito dos Conteúdos 1. Organização de documentos 2. Manipulação e adequação da resolução de documentos 3. Tratamento da informação: Textos, gráficos, fotografias, diagramas 4. Processamento de texto 5. Modos de gravação ou exportação consoante a saída final 6. Importação e exportação de conteúdos: Textos, gráficos, fotografias, diagramas 7. Montagem dos conteúdos 8. Provas e revisão gráfica 9. Maquetização 10. Arte-finalização: Cortantes, manchas, bloco de texto 11. Preparação para impressão

25


Programa de Edição Electrónica

Cursos Profissionais TÉCNICO DE ARTES GRÁFICAS Módulo 9: Projecto Gráfico

4. Bibliografia / Outros Recursos BARBOSA, C., Manual Prático de Produção Gráfica: Para produtores gráficos, designers e directores de arte. S. João do Estoril: Principia, 2006. rd

DABNER, D., Graphic Design School. 3 ed. Hoboken, New Jersey: Wiley, 2004. GORDON, B.; GORDON, M., O Guia Completo do Design Gráfico Digital. Lisboa: Livros e Livros, 2003. NOGUEIRA, M. M.; ROCHA, C. S., Design Gráfico: Panorâmica das Artes Gráficas. Vol. I e II. Lisboa: Plátano Editora, 1993-1995.

26


Programa de Edição Electrónica

Cursos Profissionais TÉCNICO DE ARTES GRÁFICAS

MÓDULO 10

Desenho Vectorial III Duração de Referência: 36 horas

1. Apresentação Este módulo pretende colocar em prática aprendizagens dos módulos anteriores, trabalhando fundamentalmente a produção de conteúdos vectoriais para posterior edição gráfica. O

docente

deverá

apresentar

uma

proposta

de

trabalho

que

poderá

estar

ligada

interdisciplinarmente com um projecto da disciplina de Design Gráfico. O projecto aqui iniciado terá seguimento nos dois módulos seguintes, onde serão realizadas as operações correspondentes às restantes áreas específicas (edição de imagem e paginação).

2. Objectivos de Aprendizagem  Utilizar as potencialidades das ferramentas de desenho vectorial;  Utilizar correctamente as ferramentas específicas;  Praticar os aspectos transversais da edição electrónica;  Executar correctamente a arte-finalização;  Identificar os métodos e estilos de trabalho optimizadores do fluxo de produção, à semelhança dos utilizados em meios profissionais.

3. Âmbito dos Conteúdos 1. Estruturação de um projecto 2. Tratamento da informação: Textos, gráficos, diagramas, e outros 3. Digitalização de opacos e transparências 4. Desenho e edição de conteúdos vectoriais 5. Maquetização 6. Arte-finalização

27


Programa de Edição Electrónica

Cursos Profissionais TÉCNICO DE ARTES GRÁFICAS Módulo 10: Desenho Vectorial III

4. Bibliografia / Outros Recursos BARBOSA, C., Manual Prático de Produção Gráfica: Para produtores gráficos, designers e directores de arte. S. João do Estoril: Principia, 2006. GORDON, B.; GORDON, M., O Guia Completo do Design Gráfico Digital. Lisboa: Livros e Livros, 2003. NOGUEIRA, M. M.; ROCHA, C. S., Design Gráfico: Panorâmica das Artes Gráficas. Vol. I e II. Lisboa: Plátano Editora, 1993-1995.

28


Programa de Edição Electrónica

Cursos Profissionais TÉCNICO DE ARTES GRÁFICAS

MÓDULO 11

Edição de Imagem III Duração de Referência: 36 horas

1. Apresentação Este módulo pretende concluir o projecto elaborado nos módulos anteriores, trabalhando fundamentalmente a paginação final do trabalho e a sua preparação para impressão, mas também todos os aspectos transversais que fazem parte do processo da edição. O docente deverá acompanhar a aprendizagem que deverá partir sob forma de proposta de trabalho a realizar. Este módulo poderá estar articulado com um projecto do módulo de fotografia e/ou com um projecto da disciplina de Design Gráfico.

2. Objectivos de Aprendizagem  Utilizar as ferramentas de edição de imagem;  Utilizar correctamente as ferramentas específicas;  Praticar os aspectos transversais da edição electrónica;  Realizar correctamente artes finais;  Optimizar fluxos de produção, à semelhança dos utilizados em meios profissionais.

3. Âmbito dos Conteúdos 1. Digitalização de opacos e transparências 2. Preparação dos conteúdos bitmap 3. Maquetização 4. Arte-finalização

4. Bibliografia / Outros Recursos BARBOSA, C., Manual Prático de Produção Gráfica: Para produtores gráficos, designers e directores de arte. S. João do Estoril: Principia, 2006. GORDON, B.; GORDON, M., O Guia Completo do Design Gráfico Digital. Lisboa: Livros e Livros, 2003. NOGUEIRA, M. M.; ROCHA, C. S., Design Gráfico: Panorâmica das Artes Gráficas. Vol. I e II. Lisboa: Plátano Editora, 1993-1995. 29


Programa de Edição Electrónica

Cursos Profissionais TÉCNICO DE ARTES GRÁFICAS

MÓDULO 12

Paginação III Duração de Referência: 36 horas

1. Apresentação Este módulo pretende continuar e concluir o projecto elaborado nos módulos anteriores, trabalhando fundamentalmente a paginação final do trabalho e a sua preparação mas também todos os aspectos transversais que fazem parte do processo da edição. O docente deverá acompanhar a aprendizagem, que deverá partir sob forma de proposta de trabalho a realizar. Este módulo poderá estar articulado com um projecto da disciplina de Design Gráfico.

2. Objectivos de Aprendizagem  Dominar as ferramentas de edição de imagem;  Importar e exportar ficheiros de imagem vectorial e estática, textos e diagramas;  Construir maquetas;  Desenvolver práticas correctas de arte-finalização;  Optimizar fluxos de produção, à semelhança dos utilizados em meios profissionais;  Preparar materiais para impressão.

3. Âmbito dos Conteúdos 1. Organização dos diferentes conteúdos 2. Tratamento da informação: Textos, imagens, gráficos, diagramas 3. Importação e exportação dos conteúdos 4. Paginação dos conteúdos 5. Maquetização 6. Provas e revisão gráfica 7. Preparação para a impressão

30


Programa de Edição Electrónica

Cursos Profissionais TÉCNICO DE ARTES GRÁFICAS Módulo 12: Paginação III

4. Bibliografia / Outros Recursos BARBOSA, C., Manual Prático de Produção Gráfica: Para produtores gráficos, designers e directores de arte. S. João do Estoril: Principia, 2006. rd

DABNER, D., Graphic Design School. 3 ed. Hoboken, New Jersey: Wiley, 2004. GORDON, B.; GORDON, M., O Guia Completo do Design Gráfico Digital. Lisboa: Livros e Livros, 2003. NOGUEIRA, M. M.; ROCHA, C. S., Design Gráfico: Panorâmica das Artes Gráficas. Vol. I e II. Lisboa: Plátano Editora, 1993-1995.

31

programa de edição electrónica  

Direcção-Geral de Formação Vocacional 2006 / 2007 Disciplina de CURSOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL SECUNDÁRIO Técnico de Artes Gráficas EEssccool...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you