Issuu on Google+

Grelha de Análise de Filme

Ficha Técnica Título Realizador Actores

Sinopse

Data Duração

Billy Elliot Stephen Daldry Julie Walters, Jamie Bell, Jamie Draven, Gary Lewis, Jean Heywood, Stuart Wells, Nicola Blackwell Billy Elliot é um rapaz de 11 anos que vive numa pequena cidade da Inglaterra, onde o principal meio de sustento são as minas de carvão. Obrigado pelo pai a treinar boxe, Billy fica fascinado com a magia do ballet, com o qual tem contacto através de aulas de dança clássica que são realizadas na mesma academia onde pratica boxe. Incentivado pela professora de ballet, que vê em Billy um talento inato para a dança, este resolve dedicar-se de corpo e alma à dança. 2000 Cerca de 105 min Roteiro de Análise

1. Que desporto pratica Billy antes de começar a frequentar as aulas de ballet? 2. Billy enfrenta um conflito interno na frequência das aulas de ballet. Descreveo. 3. Como reage o pai de Billy quando descobre que este frequenta aulas de dança em segredo? 4. Que pessoas apoiam Billy na sua escolha? 5. Quando o pai de Billy o encontra no ginásio na noite de Natal a ensinar passos de ballet a Michael, como reage Billy? 6. Em consequência deste encontro no ginásio, que resolve a família de Billy fazer? 7. Como reage Billy quando um dos alunos na audiência do Royal Ballet School o tenta consolar pelo facto de este achar que a prova decorreu mal? 8. Por que razão reagiu dessa forma? 9. Achas que o estereótipo defendido pelo pai de Billy ainda existe? Justifica. 10. Dá exemplo de dois estereótipos que actualmente tenham sido ultrapassados.


Roteiro de Análise - Respostas 1. Billy pratica boxe no ginásio local. 2. Por um lado gosta de praticar ballet e percebe que tem mais jeito nesta modalidade do que no boxe. Mas, por outro lado, acredita que o ballet não é desporto para homens mas para homossexuais. 3. O pai de Billy reage muito 4. mal, porque considera que o ballet não é desporto para homens, como o boxe, a luta livre ou outros desportos violentos. 5. Só a avó e a professora de Billy. 6. Billy resolve enfrentar o pai, dançando para ele, no sentido de lhe demonstrar o seu amor pela dança e o talento que tem. 7. A família de Billy passa a apoiar a sua opção. No caso do seu pai, resolve furar a greve dos mineiros e recomeçar a trabalhar. Mas como não consegue ultrapassar o sentimento de traição aos seus companheiros de trabalho, vende as jóias de família para angariar dinheiro. 8. Billy reage mal, batendo-lhe quando este o toca no ombro. 9. Porque Billy, apesar de gostar de ballet, recebeu uma educação masculina onde a manifestação de afecto é pouco comum, podendo ser encarada como feminino ou homossexual. 10. Sim, de certo modo este estereótipo da dança ser uma actividade exclusivamente feminina ainda existe. Aliás, não só a dança, mas outras profissões ou ocupações ainda podem ser vistas como sexistas. 11. As profissões de enfermagem ou de ensino eram vistas como exclusivamente femininas e agora já não é bem assim. Ser médico, político ou juiz era, há décadas atrás, apanágio dos homens. Ser mãe solteira; uma mulher trabalhar fora de casa.


Guião filme Billy Elliot