Issuu on Google+

Grelha de Análise de Filme Ficha Técnica Título Realizador Actores

Sinopse Data Duração

Memento Christopher Nolan Guy Pearce, Carrie-Anne Moss, Joe Pantoliano, Mark Boone Junior Leonard vive obcecado pela ideia de encontrar o assassino da mulher e vingar a sua morte. Mas como sofre de uma rara doença de memória, tem de recorrer a vários métodos para registar as pistas sobre o assassino e assim poder prosseguir a sua investigação. 2000 Cerca de 108 min Roteiro de Análise

1. De que doença sofre Leonard? 2. Explica em que consiste essa doença. 3. Como passou a sofrer deste problema mental? 4. Por que razão a doença de Leonard não pode ser confundida com uma simples forma de amnésia? 5. Que sucede a Leonard de cada vez que acorda de manhã? 6. Que estratégias memorização?

desenvolveu

para

ultrapassar

as

dificuldades

de

7. Pode dizer-se que estas estratégias são de confiança? Justifica. 8. Em função do que estudaste e do que viste no filme, explica a importância da memória na vida de um indivíduo.

Nome:

N.º:

Turma:


Roteiro de Análise - Respostas 1. Leonard sofre de perda de memória imediata. 2. Esta doença consiste na incapacidade de fazer novas memórias. 3. Leonard passou a sofrer desta doença desde a agressão violenta na cabeça que sofreu no assalto a sua casa. 4. Porque Leonard pode recordar praticamente tudo até à data do assalto e tem memória a médio prazo durante alguns minutos. A amnésia é a incapacidade de recordar, sendo mais abrangente e menos específica do que a perda de memória imediata. 5. Não sabe onde está e tem de se recordar de tudo novamente. 6. Leonard recorre a um sistema de fotografias instantâneas, onde regista notas sobre as pessoas e os lugares fotografados. Escreve também apontamentos e tatua no seu corpo as notas mais importantes e das quais não se pode esquecer. 7. As notas que Leonard tomou acabaram por traí-lo, apesar do cuidado que teve em registá-las, porque intencionalmente elaborou uma nota que acabou por levá-lo a assassinar a única pessoa que o tinha realmente ajudado. Além disso, os fragmentos de memória que tinha e que registou, induziram-no em erro, pois acreditou que a esposa tinha morrido no assalto, quando, na verdade, sobrevivera, para morrer mais tarde vítima de uma overdose de insulina por ele próprio administrada. 8. A memória é aquilo que nos permite sabermos quem somos, conhecer as pessoas, os lugares, todas as informações de que uma pessoa precisa para viver. Sem ela, a vida torna-se praticamente impossível.


Guião Filme Memento