Page 1

Grelha de Análise de Filme

Ficha Técnica 1492 – Cristóvão Colombo Título Título Original 1492: Conquest of Paradise Realizador Ridley Scott Actores Gerard Depardieu, Sigourney Weaver, Armand Assante A odisseia de Colombo na descoberta do Novo Mundo e o Sinopse confronto das culturas europeia e indígena. Data 1992 Duração Cerca de 149 min

Roteiro de Análise 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12.

13. 14. 15.

Como decorreu o primeiro encontro de Colombo e da sua tripulação com os povos indígenas? Que escreveu Colombo no seu diário quando lá chegou? Como se propunha converter o povo indígena? Que reacção tem o chefe do povo haitiano quando Colombo diz que chegou para trazer a palavra de Deus? Quando Colombo abandona a América, escreve que não descobriu nenhuma civilização. Porquê? Concorda com a perspectiva colombiana do que seja uma civilização? Justifica. Que concepção de Deus têm os indígenas, segundo Colombo em explicação à rainha de Espanha? Quando Colombo atracou novamente na índias ocidentais, qual foi a primeira coisa a ser construída pelos espanhóis? Porquê? Que aconteceu aos indígenas quando os espanhóis começaram a governar as Américas? Após o incidente em que Moxica decepa a mão de um indígena por alegadamente este estar a roubar ouro, que acontecimentos se precipitam? Quando a rebelião é esmagada, Colombo, ao contrário do esperado, castiga tanto indígenas como espanhóis. Porquê? Quando, no meio de uma violenta tempestade, Colombo chama por Utapan e lhe pede para falar com ele, este responde-lhe: “nunca aprendeu a falar a minha língua”. Qual acha que era o verdadeiro significado da resposta do indígena? Colombo era um descobridor ou um conquistador? Porquê? Compare as perspectivas europeia e indígena acerca daquilo que era considerado uma civilização. Quando uma cultura é mais forte que outra, impõe-se, o que aconteceu neste caso. Dê exemplos de situações históricas em que um povo tenha dominado outro, impondo-lhe os seus valores.


Grelha de Análise de Filme

1492 – Cristóvão Colombo Soluções do Guião de Análise 1. O primeiro encontro decorreu pacificamente, com muita curiosidade mútua. 2. Cristóvão escreve que julga ter descoberto o Éden, uma espécie de paraíso perdido ou recordação de como deve ter sido o início dos tempos. 3. Propõe-se converter os nativos pela persuasão e nunca pela força. 4. Responde que já tem um deus. 5. Porque faz uma comparação com as anteriores descobertas de Marco Pólo: diz não ter visto cidades, pontes ou templos com telhados de ouro. 6. (resposta livre). 7. Os indígenas vêem Deus e a natureza como um só. 8. Foi uma igreja, no sentido de converter os indígenas. 9. Começaram a ser escravizados no sentido de trazerem ouro para os europeus. 10. As tribos unem-se e atacam os espanhóis, chacinando-os numa mina. Isto precipita violentos confrontos. 11. Porque o seu objectivo era criar uma sociedade justa e igualitária, onde espanhóis e indígenas estivessem em pé de igualdade. 12. Na verdade, Utapan refere-se ao facto de Colombo nunca ter compreendido e respeitado a cultura indígena na sua verdadeira essência. 13. Colombo era um descobridor no sentido de que constatou a existência de novas civilizações, mas acabou por ser também um conquistador pois procurou submeter, se bem que de modo menos radical que os espanhóis, os nativos à civilização europeia. 14. Contrariamente à concepção europeia, presente nas primeiras constatações de Colombo quando desembarcou no continente americano, de que uma civilização teria de ser constituída por pontes, cidades e riqueza, os nativos sentiam-se satisfeitos por terem um estilo de vida simples, onde a riqueza não residia no ouro, mas numa convivência harmoniosa. 15. (resposta livre).

1492 – Cristóvão Colombo  

1492 – Cristóvão Colombo

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you