Page 193

E os nossos amigos, os homens dos impressos? Alguns desprezaram as máquinas e, para ganhar liberdade, desprezaram também o lado comercial. Estavam atrás de algo que tocasse os seus corações. De suas mãos, nasceu uma nova estética. A estética da gravura artística. E eu creio que também merecem um novo nome: GRAVURISTAS.

Homens e mulheres das gravuras. Gravadores? Desde a invenção da litografia, eles não gravam necessariamente uma matriz, embora possam fazê-lo. Hoje já é hábito cada gravurista inventar ou modificar uma técnica já existente. Sua criatividade ou originalidade já começa aí.

gravura artística A gravura artística de matriz de metal possui um mistério todo próprio. Um simples risco produzido com uma ponta de aço, trabalhado com ácido, depois entintado e impresso em papel de algodão, tem uma magia que não encontramos em outras técnicas. Será o véu resultante da impressão que envolve as linhas e as áreas cinzas? Não sabemos. Se o gravurista tirasse apenas um exemplar da matriz por ele trabalhada, assim mesmo valeria a pena. Além do mais, cada impressão pode ser diferente, constituindo um novo exemplar.

André Dusek / Acervo pessoal

Na gravura artística, o tema tem importância secundária, diferentemente daquela produzida por meios digitais, em que um simples apertar de botão cria uma imagem sempre perfeita. Já o gravurista laboriosamente procura o seu caminho através das incertezas do material e do seu estado de espírito. Esse fazer fica impresso na gravura e é notado por quem desenvolveu sensibilidade nesse sentido. 193

Milan Dusek - Obra gravada  
Milan Dusek - Obra gravada  

Catálogo de gravuras do artista plástico Milan Dusek. Brasília, 2014.

Advertisement