Page 1

mundaneum parte I


Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa Mestrado em Design de Comunicação e Novos Media 1º Ano | 2011 - 2012

mundaneum parte I

Miguel Martins


PROBLEMÁTICA

O objectivo deste projecto consiste em compreender a importância e as influência das novas tecnologias e dos novos media no comportamento das crianças com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos. Imagens explícitas de violência estão ao alcance de milhares de crianças em todo o mundo através do acesso à WWW. Há muito que se pensa que a violência induzida estimula à violência real e a prova está em muitas das notícias que nos chegam de crianças e jovens a praticarem actos bárbaros. A maioria das crianças vão ao longo do tempo desenvolvendo capacidades que lhes permitem alcançar determinados conteúdos na Internet, sem a monitorização dos seus educantes. Alguns monitorizam de perto os hábitos dos seus filhos e impõem-lhes limites, enquanto outros rendem-se aos desejos das crianças. De um modo geral, muitos dos educantes limitam o tempo de utilização de jogos de vídeo e verificam as classificações dos jogos para seleccionar as suas compras, mas na verdade, são poucas as crianças que são relamente controladas e que os pais não lhes permitem adquirir um jogo de vídeo devido à sua classificação. Essa monotorização também pode trazer consequências negativas se não for bem concretizada. Os responsáveis de educação ao tentarem controlar a utilização dos novos media pelos mais novos podem estar a contribuir para o aumento do conflito entre ambos. É de notar que os pais com poucas competências em relação aos filhos ao ní-


FBAUL — MDCNM — 2011/2012 — MUNDANEUM

vel da utilização das novas tecnologias poderão usar um estilo mais repressivo na sua mediação e no seu controlo. Estes pais constituem um grupo designado por Rivoltella de “progenitores ansiosos” que contrastam com os “progenitores confiantes”, que confiam na responsabilidade dos filhos e para os quais os media não representam um problema educativo. Aos pais resta um poderoso instrumento que podem utilizar para ajudar os filhos a tornarem-se mais selectivos e críticos na utilização que fazem dos media. Falar sobre o assunto, experimentar e utilizar os media em conjunto com os filhos, configura-se importante. A intervenção pode fazer a diferença relativamente ao papel que os novos media poderão desempenhar nas vidas dos jovens. Neste projecto abordar-se-ão as seguintes questões: - Serão os jogos de video uma má influência para o comportamento das crianças? - De que forma a geração mais velha deverá geri a relação entre os novos media e os mais novos? Concedendo liberdade? Sendo controladora?

4


FBAUL — MDCNM — 2011/2012 — MUNDANEUM

NARRATIVA

A história ocorre nos EUA, mais especificamente no Colorado, no ano de 2007. Martha Roberts é uma psicóloga com especial aptidão para o estudo do comportamento das crianças, exercendo assim a sua profissão numa escola secundária no Colorado. Nessa escola, entre milhares de crianças, destacam-se duas. Uma é filho de Jennifer Brown e outra é filho de Emma Lee. Apesar de serem vizinhas, não têm grande contacto uma com a outra, porém, esse facto muda quando o filho de Emma é vitima de bullying por parte do filho de Jennifer. Apartir desse momento as mães são obrigadas a terem reuniões com a psicóloga. A história gira em redor da problemática do bullying, e do porquê do acto de violência de uma criança para com a outra sem qualquer motivo aparente. Vão ser discutidas as vidas da família Brown e Lee. Sendo essa análise reveladora de factos que poderão justificar, ou não, o comportamento de uma criança bully.

5


FBAUL — MDCNM — 2011/2012 — MUNDANEUM

PERSONAGENS

6


FBAUL — MDCNM — 2011/2012 — MUNDANEUM

Martha Roberts Martha Roberts, nasceu no Colorado, EUA, a 18 de Junho de 1978. Iniciou os seus estudos na terra natal e mais tarde licenciou-se em Psicologia na University of North Dakota. Após terminar os seus estudos, mudou-se de volta para Colorado. Casou-se e teve dois filhos. Hoje, divorciada, a sua vida gira em redor dos seus filhos e da sua carreira. Martha, é hoje uma psicóloga que foca o seu estudo no comportamento das crianças. Acompanhou casos importantes como o Massacre do Colorado e defende que não são os jogos que influenciam drásticamente o comportamente de uma criança ao ponto de matar. Muitas vezes os atiradores procuram atenção, uma vez que quando eram crianças nunca a tiveram, vendo os media como um veículo para essa satisfação. Na maioria dos casos, já tinham sido também vítimas de bulliyng. De momento, é psicóloga numa escola e continua a acompanhar casos importantes relacionados com crianças.

Emma Lee Emma Lee, nasceu no Colorado a 25 de Maio de 1974, onde permanece até hoje. Divorciada e com seis filhos, tenta dedicar o máximo possível do seu tempo à sua familia, porém, os dois empregos que tem ocupam-lhe todo o tempo. Trabalha numa Coffee Shop e é empregada doméstica.

7


FBAUL — MDCNM — 2011/2012 — MUNDANEUM

Com seis filhos não é fácil dar atenção a todos nem controla-los sozinha, por isso prefere que os filhos fiquem em casa a jogar e navegar na Internet. Um dos seus filhos tem tido problemas na escola, por ser vítima de bully por parte de um colega. Jennifer Brown Jennifer Brown, nasceu no Colorado, a 3 de Maio de 1950 onde hoje vive com o seu marido e os seus dois filhos. É uma dona de casa por opção, e orgulha-se de afirmar que desistiu da sua carreira para acompanhar a educação dos seus filhos. Aparenta ser uma típica dona de casa americana, mas no seu íntimo existe uma impulsão que tenta a todo o momento contrariar. O seu comportamento do dia-a-dia acaba por ser afectado por essa luta contra esse segredo. É uma mulher de ideias rígidas, metódica e bastante organizada. O método que aplica na educação dos seus filhos passa por controlá-los ao máximo de forma a que o seu desenvolvimento seja o melhor possível. É contra os jogos e qualquer tipo de tecnologia, pois a seu ver, corrompem as crianças. Um dos seus filhos tem tido problemas na escola, por ser bully, tendo como vítima o filho da vizinha Emma.

8


FBAUL — MDCNM — 2011/2012 — MUNDANEUM

FUTURO DO PROJECTO A concretização deste projecto passa pela criação de uma plataforma online, cujo objectivo será narrar a história da família Brown e Lee. Essa narração acontecerá através de animações Flash com sequências de imagens e sons. Esta plataforma tem como referências projectos semelhantes como o requiemforadream.com e donniedarko.com, em que as histórias dos filmes são transferidas para outro media.

9


FBAUL — MDCNM — 2011/2012 — MUNDANEUM

REFERÊNCIAS

. RIVOLTELLA, Pier Cesare (2006), Screen Generation: Gli adolescenti e le prospettive dell’educazione nell’età dei media digitali, Milão: V&P Universit . TURKLE, Sherry (2011) ,Alone Together. Basic Books .WEBSTER, Frank (2001) Theories of the Information Society, London: Routledg

10


Mundaneum  

mundaneum .

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you