Page 1

Igreja Santíssima Trindade MUSEU IMAGINÁRIO

imaginary museum. 1


imaginary museum. 2


MICAEL OLIVEIRA

IGREJA SANTÍSSIMA TRINDADE MUSEU IMAGINÁRIO IMAGINARY MUSEUM

imaginary museum. 3


Título Original: IMAGINARY MUSEUM 2011 by Micael Oliveira Design Gráfico - 3100051 Todos os direitos para a publicação deste catálogo em língua portuguesa, reservado por: MY HOME EDITION Rua Central, 2495-122, Leiria Telef: 210 528 500 Correio electrónico: geral@myhome.pt

Impressão e acamentos: INDUGRÁFICA -Fátima 1º Edição

imaginary museum. 4


INDICE

INDEX

Santuário de Fátima

9

Fatima Sanctuary

38

Origem do Projecto Project’s Source

12

Caracteristicas do edifício

13

Specifications of Building

38 39

Aspectos Técnicos 1 14 39 Technical Aspects 1 Aspectos Técnicos 2 16 Technical Aspects 2

39

Portas Laterais

17

Iconografia Iconography

18-21

Side Doors

Iconografia Interior

Interior Iconography

Entrevista Interview Auditório Principal Main Auditorium

39 40

22 40

24 -25 41

29

41

Capacidade 31 41 Capacity Espelhos de Água

34

Área de Reconciliação

35

Mirrors of Water

Area of Reconciliation

imaginary museum. 5

41 41


imaginary museum. 6


micael oliveira

imaginary museum. 7


AGRADECIMENTOS Santuário de Fátima Câmara Municipal de Ourém SRU FATIMA 2017 - Aparições 100 anos

imaginary museum. 8


Santuário de Fátima Introdução

O Santuário de Fátima, localizado na Cova de Iria, freguesia de Fátima (Portugal), é um dos mais importantes santuários marianos do Mundo. O actual reitor deste santuário é o Pe. Carlos Manuel Pedrosa Cabecinhas. Em 1917 (ano da revolução soviética), Jacinto Marto, Francisco Marto e Lúcia de Jesus (conhecidos por os três pastorinhos), afirmaram ter presenciado seis aparições de Nossa Senhora nos dias 13, de Maio a Outubro, tendo em Agosto acontecido no dia 19. No essencial da mensagem, Nossa Senhora teria pedido que se rezasse o terço todos os dias, conversão, e penitência. Moita Redonda e Lomba de Égua, distando a pouco quilómetros da Cova de Iria, eram lugares povoados mais próximos. Numa dessas aparições, a Virgem Maria teria pedido para construírem uma capela naquele lugar, que actualmente é parte central do Santuário onde está guardada uma imagem de Nossa Senhora. No decorrer dos anos, o Santuário foi sendo expandido até aos dias de hoje, existindo já uma basílica e uma grande igreja, aumentando assim a capacidade de acolhimento de peregrinos em recinto coberto. O santuário é composto principalmente pela Capelinha das Aparições, o Recinto/Esplanada do Rosário, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário e colunatas, casa de retiros de Nossa Senhora do Carmo e Reitoria, casas de retiros de Nossa Senhora das Dores e albergue para doentes, praça Pio XII e Centro Pastoral Paulo VI, e também a vasta Igreja da Santíssima Trindade, inaugurada a 13 de Outubro de 2007. A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, mede 70,5 metros de comprimento e 37 metros de largura, foi construído totalmente com pedra da região (lugar do Moimento) e os altares são de mármore de Estremoz, de Pero Pinheiro e de Fátima. A torre sineira, erguida ao centro do conjunto arquitectónico tem 65 metros de altura e é rematada por uma coroa de bronze de 7000 quilos, construída na fundição do Bolhão, Porto, encimada por uma cruz iluminada que, de noite, se avista a longa distância. O carrilhão é composto por 62 sinos, fundidos e temperados em Fátima por José Gonçalvez Coutinho de Braga. O sino maior pesa 3000 quilos e o badalo 90. O relógio é obra de Bento de Rodrigues, de Braga. Os anjos da fachada, de mármore, são da autoria de Albano França. A estátua do Imaculado Coração da Maria no nicho da torre tem 4,73 metros e pesa 14 toneladas. À entrada da Basílica, por cima da porta principal, encontra-se um mosaico que representa a Santíssima Trindade a coroar Nossa Senhora. Foi executado nas oficinas do Vaticano e ali benzido pelo então secretário de Estado, Cardeal Eugénio Pacelli, Futuro Papa Pio XII, o “Papa de Fátima”. Anualmente mais de cinco milhões de visitantes, de todo os países ali se deslocam. As maiores peregrinações ocorrem anualmente nos dia 12 e 13 de Maio a Outubro, sendo tradicionalmente feitas a pé. A 13 de Agosto costuma também haver uma grande peregrinação, dedicada ao emigrante.

imaginary museum. 9


micael oliveira

imaginary museum. 10


ESPAÇOS EXTERIORES “O principal são as proporções... “ Arne Jacobsen | arquitecto e designer

imaginary museum. 11


1

Origem do Projecto

Nascimento de um novo espaço A intenção de construir uma nova igreja no Santuário de Fátima surgiu em 1973. Verificou-se, já nessa altura, que a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, sagrada em 1952, não tinha capacidade para acolher os peregrinos, particularmente aos domingos e outros dias de média afluência. Após um primeiro programa pastoral, escrito em 1974 pelo Reitor do Santuário, Mons. Luciano Guerra, no qual já se incluía a ideia de um Grande Espaço Coberto para Assembleias, a ideia continuou em maturação durante cerca de duas décadas, até que, em 1996, foi elaborado o programa para a sua construção. Em 1997, o Santuário organizou um concurso internacional e, em 19 de Dezembro do ano seguinte, um júri internacional escolheu a proposta do arquitecto grego Alexandro Tombazis que previa a construção da nova igreja ao fundo do Recinto do Santuário, junto à Praça Pio XII.

Após a aprovação do Bispo de Leiria-Fátima, D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva, a obra teve início, em Fevereiro de 2004, e o lançamento da primeira pedra teve lugar em 6 de Junho de 2004, Solenidade da Santíssima Trindade. Várias razões contribuíram para que a igreja fosse dedicada à Santíssima Trindade: as aparições do Anjo da Paz, com o seu insistente convite à adoração a Deus, Santíssima Trindade; as palavras do Papa João Paulo II proferidas na Capelinha das Aparições, em Maio de 1982, através das quais o Santo Padre elevou a sua acção de graças à Santíssima Trindade; o jubileu do ano 2000, também ele dedicado à Santíssima Trindade. A construção está orçamentada em 40.000.000,00 €.

1 - alçado principal da basílica que liga com o recinto principal imaginary museum. 12


Características do Edifício A igreja da Santíssima Trindade tem forma circular com 125 m de diâmetro sem quaisquer apoios intermédios e um volume de quase 130.000 m3. É suportada por duas grandes vigas de 182,50 m de comprimento, com um vão livre de 80 m e uma altura máxima de 21,15m. As vigas são de betão branco e a sua construção correspondeu a uma técnica inovadora. A altura do edifício é de 18m, o que ultrapassa levemente a colunata do recinto de oração, permanecendo a torre da Basílica o elemento dominante de todo o Santuário. Toda a Igreja da Santíssima Trindade se apresenta de cor branca, tanto na parte das vigas em que o betão está à vista, como na restante, revestida de pedra da região, conhecida por branco do mar.

Para além da porta principal, habitualmente fechada, a Porta de Cristo, a Santíssima Trindade tem 12 portas, uma por discípulo. Em cada porta, uma citação da Biblía. O novo lugar de culto possui muitas citações deste tipo, disseminadas um pouco por toda à parte.

2

2 - alçado lateral direito | uma das portas que representam os doze apóstolos imaginary museum. 13


3

Aspectos Técnicos 1 Construção

Um sistema computorizado permite manter uma iluminação constante, bem como diferentes níveis de luz, de acordo com as funções a decorrer, conjugado a luminosidade exterior, a maior ou menor abertura dos estores da cobertura e o uso de luz artificial. A estrutura da cobertura, com uma área de 12.315m2, está equipada para receber, no futuro, painéis fotovoltaicos. A parte superior interna apresenta-se revestida por uma tela branca e translúcida de fabrico alemão, e as paredes interiores foram especialmente tratadas do ponto de vista acústico: a do presbitério apresenta uma ligeira inclinação; as laterais são revestidas de material “acustoplan”; a do fundo, em betão branco, tem características difusoras; a face interior das dozes portas dos Apóstolos é revestida de aglomerado de madeira perfurado

imaginary museum. 14


4

As proporções da igreja são monumentais, mas, para aqueles que estão acostumados a grandes centros comerciais por exemplo, não é muito mais impressionantes. Pode-se dizer o que fica mesmo na memória, é a organização dos espaços: é grande, é calmo, ideal para se recolher, logo que as pessoas mais idosas deixam de falar em voz alta. A paisagem à volta não foi cortada, respeitaram uma altura máxima a não ultrapassar: não é necessário arranhar os céus para ser imponente.

3 - alçado posterior + 4 - alçado lateral direito imaginary museum. 15


Aspectos Técnicos 2 Engenharia

Um sistema de ventilação, aquecimento e ar condicionado permite regular a renovação do ar e a temperatura ambiente. Todas as condutas estão instaladas no plano inferior e desembocam em grelhas divididas por todo o pavimento. De ambos os lados, um conjunto de salas destinadas à comunicação social permite captação de imagem e som, bem com acompanhar visualmente as celebrações a decorrer. Toda a madeira utilizada nas paredes e nas cercas de 580 portas interiores é de cerejeira; os bancos da assembleia foram construídos em faia. O altar, o ambão, as cadeiras da presidência e o pavimento do presbitério são de pedra branco do mar; todo o resto do pavimento é de pedra ataíja creme, no interior da igreja, e de ataíja azulino, nos outros espaços. Um túnel do lado Sul permite o acesso à comunicação social, aos meios de segurança e socorro e aos espaços técnico de serviço.

5

5 - alçado lateral esquerdo - porta do apóstolo Judas imaginary museum. 16


Portas Laterais Os 12 apóstolos

Feitas de bronze, com 8 mm de altura, são dedicadas aos doze apóstolos. Um texto bíblico gravado na bandeira superior identifica o Apóstolo. O grafismo é de Francisco Providência (Portugal).

Texto das Portas Pedro: Tu és pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja (Mt 16, 18). João: Jesus disse à Mãe: Mulher, eis o teu filho! Depois disse ao díscipulo: Eis a tua Mãe! (Jo 19, 26-27). Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta! (Jo 19, 8). Mateus: Jesus disse a Mateus: Segue-me! E ele ergueu-se e seguiu-o (Mt9,9) Tiago Menor: Ide por todo o mundo e proclamai o Evangelho a toda a criatura (Mc 16,15). Simão: Vinde após mim e farei de vós pescadores de homens (Mc 1, 17). Matias: Em lugar de Judas, Matias foi agregado aos onze Apóstolos (Act 1, 26). Judas Tadeu: Se alguém me tem amor, guardará a minha palavra (Jo 14, 23). Tomé: Porque me viste, acreditaste. Felizes os que acreditam sem terem visto! (Jo 20, 29). Bartolomeu: Mestre, Tu és o Filho de Deus, Tu és o Rei de Israel! (Jo 1, 49). André: André disse a Simão: «Encontrámos o Messias!» E levou-o até Jesus (Jo 1, 41). Tiago Maior: E eles, deixando imediatamente o barco e o pai, seguiram Jesus (Mt 4, 21-22).

6 6 - porta do apóstolo Tomé imaginary museum. 17


Iconografia Monumentos Praça João Paulo II Estátua do Papa João Paulo II Situada a Nordeste da nova igreja, da autoria de Czeslaw Dzwigaj (Polónia), é de bronze e mede 3,5m de altura. Em 13 de Maio de 1982, João Paulo II dirigindo-se a Deus, Santíssima Trindade, rendeu-lhe graças pelo seu amor para connosco, pronunciando um texto de onde se retirou a inscrição que se encontra na base da estátua: “Vai para a Santíssima Trindade este meu pensamento adorador, explicitado nesta terra abençoada de Fátima: Bendito seja Deus, rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou!”. Estátua do Papa Paulo VI Situada a Noroeste da Igreja da Santíssima Trindade, representa o Papa de joelhos e evoca a sua peregrinação a Fátima em 1967. Foi inaugurada em Maio de 1968 e é da autoria de Joaquim Correia (Portugal).

7 7 - estátua do Papa Paulo VI + 8 - envolvente

imaginary museum. 18


Praça Pio XII Estátua do Papa Pio XII Situada a Sudoeste da Igreja da Santíssima Trindade, feita de mármore branco, é da autoria de Domingos Soares Branco (Portugal). Inaugurada e benzida em 12 de Outubro de 1961. Pio XII falou várias vezes aos peregrinos de Fátima.

Estátua de D. José Alves Correia da Silva Primeiro Bispo da diocese de Leiria restaurada. Situada a Sudeste da Igreja da Santíssima Trindade, é da autoria de Joaquim Correia (Portugal) e foi inaugurada em 2 de Fevereiro de 1973. D. José declarou dignas de fé as Aparições e permitiu o culto de Nossa Senhora de Fátima, em 13 de Outubro de 1930..

8

imaginary museum. 19


Recorde-se que a Cruz Alta anterior, depois de restaurada, foi oferecida ao Santuário de Cristo Rei, em Almada. A inauguração do monumento da Cruz Alta em Cristo Rei ocorreu a 17 de Maio de 2007.

imaginary museum. 20


Cruz Alta A bênção da Cruz Alta e das estátuas do adro da Igreja da Santíssima Trindade decorreu ao final da tarde de 13 de Outubro de 2007. A nova Cruz Alta do Santuário de Fátima foi erguida a 29 de Agosto 2007, dia em que a Igreja celebra o martírio de São João Baptista, o Precursor de Jesus Cristo. A obra “Cruz Alta”, no adro da Igreja da Santíssima Trindade , é da autoria do artista Robert Schad, da Alemanha, cuja a proposta foi selecionada no âmbito do concurso do levado a cabo para a iconografia da Igreja da Santíssima Trindade. É feita em aço corten, tem 34 metros de altura e 17 metros de largura, ao nível dos braços. Devido às grandes dimensões, a cruz chegou em peças separadas desde o dia 27. Está assim substituida a antiga Cruz Alta, erguida no Santuário para marcar o encerramento do Ano Santo, a 13 de Outubro de 1951, e frequente ponto de encontro de muitos peregrinos.

imaginary museum. 21


Iconografia interior Porta Principal Dedicada a Cristo, é feita de bronze. Tem 8m de altura, uma área de 64m2 e é composta por quatro folhas, com 3.200kg cada uma. Inspira-se em Gn 1,1-2: No princípio, quando Deus criou os céus e a terra, a terra era informe e vazia, as trevas cobriam o abismo e o espírito de Deus movia-se sobre a superfície das águas. Autor: Pedro Calapez (Portugal)

Porta do Rosário Encontram-se ao lado da Porta Principal, e representam os vinte mistérios do Rosário: à esquerda, os gozosos e luminosos, à direita, os dolorosos e gloriosos. Feitos de bronze.

Painéis de Vidro Dos lados da porta principal, dois painéis de vidro com quatro citações bíblicas constituem um monumento à Palavra de Deus, à universalidade dos peregrinos de Fátima e à Santíssima Trindade. As passagens da Escritura foram grafadas em vinte e seis línguas: alemão, árabe, coreano, eslovaco, espanhol, filipino, francês, grego, hebraico, hindi, húngaro, indonésio, inglês, irlandês, italiano, japonês, latim, neerlandês, polaco, português, romeno, russo, tamil, turco, ucraniano, vietnamita.

Pórtico de Entrada Constituída por malha de rede de aço, a escultura suspensa, das duas vigas foi executada manualmente. Alguns Anjos Músicos de cor dourada e a frase Venite adoremus Dominum (Vinde, adoremos o Senhor) evocam as aparições do Anjo da Paz e convidam a entrar no templo e a adorar a Santíssima Trindade.

Autor: Pedro Calapez

Autora: Maria Loizidou (Chipre)

Autor: Kerry Joe Kelly (Canadá). A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós (2 Cor 13, 13). Os Céus proclamam a Glória de Deus; o Firmamento anuncia a obra das Suas Mãos (Sl 19, 2). Livrai-vos de desprezar um só destes pequeninos, pois digo-vos que os seus Anjos, no Céu, vêem constantemente a face de meu Pai que está no Céu (Mt 18, 10). Que é o homem para te lembrares dele, o filho do homem para com ele te preocupares? (Sl 8, 5).

9 9 - entrada principal da Igreja Santíssima Trindade

imaginary museum. 22


imaginary museum. 23


10

Entrevista 1

Senhor Arquitecto... Numa entrevista ao Centro de Comunicação Social do Santuário de Fátima, o autor do projecto da Igreja da Santíssima Trindade falou o seu o trabalho.

Como é que descreve o seu trabalho em termos conceptuais? No meu trabalho eu procuro dar resposta a todas as questões que fazem parte do desenho arquitectónico. Nesta matéria, eu não me dou ao capricho de escolher, ao acaso, aquilo que mais me interessa. A minha firme convicção é que a arquitectura é uma síntese entre arte e técnica e que, ainda nos mais humildes assuntos, se pode encontrar inspiração para as mais inspiradas criações. Sustentabilidade e desenho ecológico bioclimático é um factor importante no nosso trabalho. 10 - vigas que sustentam a estrutura da basilica imaginary museum. 24


11

Qual é o principal pormenor do desenho que para si, Sr. Arquitecto Tombazis, marca a diferença neste trabalho?

Como é que gostaria que este seu trabalho em Fátima fosse recordado?

Outro bonito aspecto do desenho arquitectónico é a importância dos pormenores. Já se disse que Deus está no pormenor. Por isso eu procuro levar os primeiros e vagos traços conceptuais até ao último pormenor.

Eu ficaria mais que feliz a nova igreja viesse a ser estimada por todos aqueles que vieram a transpor as portas para o seu vasto interior. Se cada um encontrar neste espaço um lugar de tranquilidade e serenidade, um lugar que ajude a congregar as pessoas para o culto divino, um lugar que ajude as pessoas a sentirem-se completas. Também ficarei contente se as pessoas acharem que esta Igreja se enquadra no seu ambiente, não porque se impõe a si mesma – pelo facto de ser tão grande, mas porque projecta um perfil de humilde e simples presença.

11 - Uma das muitas palavras gravadas nas paredes que envolvem a Basílica. ( Reconciliação) imaginary museum. 25


micael oliveira

imaginary museum. 26


ESPAÇOS INTERIORES “Procuro levar os primeiros e vagos traços conceptuais até ao último pormenor” Alexandro Tombazis | arquitecto e designer

imaginary museum. 27


imaginary museum. 28


Auditório Principal Grande espaço...

Mosaico com cerca de 500m2 (10m de altura e 50m de largura), cobrindo a parede curva do fundo do presbitério, é feito em terracota dourada e moldada manualmente. A cor do ouro simboliza a santidade e a fidelidade de Deus, tendo os três traços vermelhos a finalidade de realçar o dourado e favorecer a percepção do mistério e da santidade. Todo o dinamismo e tensão de luz e ouro no sentido horizontal e vertical pretendem provocar no coração de quem está na igreja um estado de alma que acolhe a beleza, a comunhão e o amor. À direita e à esquerda do trono e do Cordeiro, a Jerusalém Celeste, na qual se vê a multidão de Anjos e de Santos. O Cordeiro é formado pela cor do ouro e por tonalidades de alvura, porque Ele é a Luz. D’Ele partem ondas de luz. À nossa esquerda, à direita do Cordeiro, está a Mãe de Deus, à qual se unem os Beatos Francisco e Jacinta e a Irmã Lúcia, com o rosário nas mãos. Na primeira fila encontram-se seis Apóstolos e três Arcanjos, atrás dos quais está uma multidão de Santos, com destaque para o grupo franciscano: S. Francisco de Assis, Santa Clara e o Santo Padre Pio. À nossa direita, encontra-se S. João Baptista, que indicou o Filho de Deus como o Cordeiro, e mais seis Apóstolos e quatro Arcanjos. Por trás, mais uma multidão de Anjos e Santos, entre os quais Santa Isabel de Portugal e a Beata Teresa de Calcutá. O primeiro Arcanjo, à nossa esquerda, é Gabriel, com o rolo da Palavra de Deus na Anunciação; o último, à nossa direita é Miguel, o Arcanjo do Juízo, com a balança. Maria e João Baptista, ladeando o Cordeiro, formam uma das mais ricas imagens da iconografia sagrada, conhecida por Deisis (Intercessão).

12

12 - auditório com vista para o altar principal imaginary museum. 29


13

Presbitério é o nome dado a diversos termos relacionados com a actividades dos presbitérios (sacerdotes) cristãos. Podes designar: a residência do sacerdote, o edifício de uma igreja paroquial ou um espaço no templo cristão, situado junto do altar

13 - plateia principal imaginary museum. 30


Capacidade Conforto

A igreja tem um total de 8.633 lugares sentados, incluindo 76 para pessoas com dificuldades motoras Apresenta um plano ligeiramente inclinado, pe rmitindo uma boa visibilidade do altar a partir de todos os ângulos. O interior é divisível em dois se tores, através de uma parede móvel de 2m de altura. O sector 1 tem 3.175 lugares sentados, com genuflexório, sendo 58 lugares para pessoas com necessidades especiais de movimentação. O sector 2 tem 5.458 lugares sentados, sendo 18 para pessoas com dificuldades de locomoção. A zona do presbitério tem capacidade para cerca de 100 concelebrantes.

imaginary museum. 31


micael oliveira

imaginary museum. 32


imaginary museum. 33


Espelhos de Água O reflexo

O primeiro, do lado de S. Pedro, alude à primeira criação, a criação da vida, inspirado no princípio do livro do Génesis. Uma inscrição convida ao louvor de Deus: Fontes, bendizei o Senhor! (Dn 3, 78). O segundo, do lado de S. Paulo, alude à segunda criação, o Baptismo, como participação na vida nova de Cristo. Uma inscrição estabelece a ligação com o último mandato do Senhor: Ide, pois, fazei discípulos de todos os povos baptizados em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo (Mt 28, 19).

Capela do Sagrado Coração de Jesus, com 16 confessionários. Capela do Imaculado Coração de Maria, com 12 confessionários. Capela da Morte de Jesus, com 600 lugares. Capela da Ressurreição de Jesus, com 200 lugares e 16 confessionários. Capela do Santíssimo Sacramento, destinada ao Lausperene, com 200 lugares.

14

14 - espelhos de água + 15- pinturas nos azulejos imaginary museum. 34


Área de Reconciliação Pinturas

Situada em plano subterrâneo entre a Igreja da Santíssima Trindade e o Recinto do Santuário, o acesso à zona da Reconciliação faz-se por meio de duas escadas e de duas rampas que desembocam no grande corredor de 150m, denominado Galilé dos Apóstolos S. Pedro e S. Paulo. A parede reveste-se de azulejos da autoria de Álvaro Siza Vieira (Portugal), com representações de episódios da vida de S. Pedro e de S. Paulo.

15

imaginary museum. 35


imaginary museum. 36


imaginary museum. 37

micael oliveira

Projectos Globais


English Fátima Sanctuary ( page 9)

Project´s Source (page 12)

The Shrine of Fatima, located in the Cova da Iria, parish of Fatima (Portugal), is one of the most

The intention to build a new church at the Shrine of Fatima appeared in 1973.

important Marian shrines in the world. The current rector of this shrine is the Rev. Carlos Ma-

There was, even then, the Basilica of Our Lady of the Rosary of Fatima, conse-

nuel Pedrosa little head.

crated in 1952, was not able to receive the pilgrims, especially on Sundays and

In 1917 (year of the Soviet revolution), Jacinto Marto, Francisco Marto and Lucia de Jesus

other days of average affluence.

(known as the three children), six said they had seen apparitions of Our Lady on the 13th of

After a first pastoral program, written in 1974 by the Rector of the Shrine, Msgr.

May to October, having happened on August 19 . In essence the message, Our Lady had asked

Luciano Guerra, which already included the idea of a​​ Great Space Covered for As-

to pray the Rosary every day, conversion, and penance. Round bush and Lomba de Mare, lying

semblies, the idea continued to mature for about two decades until, in 1996, the

a few kilometers from Cova de Iria, villages were places closer. In these apparitions, the Virgin

program was prepared for its construction.

Mary was asked to build a chapel there, which is currently the center of the sanctuary where

In 1997, the Sanctuary has organized an international competition and, on 19

a stored image of Our Lady. Over the years, the sanctuary was being pushed up to today, and

December the following year an international jury chose the proposal of the

there are a basilica and a large church, thus increasing the carrying capacity of pilgrims in in-

Greek architect Alexandros Tombazis which included the construction of the

door. The sanctuary is composed mainly by the Chapel of Apparitions, the Fairground / Espla-

new church at the bottom of the Sanctuary, next to Plaza Pio XII.

nade of the Rosary, the Basilica of Our Lady of the Rosary and colonnades, the retreat house of Our Lady of Mount Caramel and Rectory, retreat houses of Our Lady of Sorrows and hostel

After approval of the Bishop of Leiria-Fatima, D. Serafim de Sousa Ferreira e

for patients , square Pius XII and Paul VI Pastoral Center, and also the vast Holy Trinity Church,

Silva, the work began in February 2004, and lay the first stone took place on 6

inaugurated on 13 October 2007. The Basilica of Our Lady of the Rosary of Fatima, measures

June 2004, Solemnity of the Blessed Trinity.

70.5 meters long and 37 meters wide, was built entirely with stone from the region (instead

Several reasons contributed to the church to be dedicated to the Holy Trinity:

of Moimenta) and the altars are marble Estremoz, Pero Pinheiro and Fatima . The bell tower,

the apparitions of the Angel of Peace, with its insistent call to worship God, the

erected in the center of the ensemble is 65 feet tall and is topped with a bronze crown of 7000

Trinity, the words of Pope John Paul II delivered at the Chapel of Apparitions, in

pounds, built in the foundry Bolhão, Porto, topped by an illuminated cross that night, you can

May 1982 through which the Holy Father raised his thanksgiving to the Blessed

see the long distance . The carillon comprises 62 bells, cast and tempered at Fatima by José

Trinity, the jubilee year 2000, he also dedicated to the Blessed Trinity. Construc-

Braga Gonçalves Coutinho. The largest bell weighs 3,000 pounds and the clapper 90. The clock

tion is budgeted at € 40,000,000.00.

is the work of Benedict Rodrigues, Braga. The angels on the facade of marble, are authored by Albano France. The statue of the Immaculate Heart of Mary in the niche of the tower is 4.73 meters and weighs 14 tons. At the entrance of the basilica, above the main door is a mosaic that represents the Holy Trinity crowning Our Lady. He was executed in the workshops of the Vatican and there blessed by the then Secretary of State, Cardinal Eugenio Pacelli, future Pope Pius XII, the “Pope of Fatima.”

imaginary museum. 38


Specification of Building (page 13)

Technical Aspects 2 (page 16)

The church of the Holy Trinity has a circular shape with a diameter of 125 m with-

A ventilation system, heating and air conditioning to adjust the fresh air and room temperature.

out any intermediate supports and a volume of almost 130,000 m3. It is support-

All ducts are installed on the lower level and culminate on a grid divided by the whole floor. On

ed by two large beams of 182.50 m long, with a span of 80 m maximum height

both sides, a set of premises for the media allows image capture and sound, as well as visu-

of 21.15 m. The beams are made o ​​ f white concrete and construction accounted

ally follow the celebrations taking place. All wood used in walls and fences, interior doors is 580

for an innovative technique. The building is 18m, which exceeds slightly the col-

Cherry; banks of the House were built in beech.

onnade of the prayer hall, the tower of the Basilica remained the dominant ele-

The altar, ambo, chair of the chairs and the floor of the presbytery are white stone of the sea,

ment of the entire Sanctuary.

the rest of the floor is stone ataíja cream inside the church, and ataíja Azulino in other spaces.

The whole Church of the Holy Trinity comes in white, both in the beams where

A tunnel on the southern side allows access to the media, with regard to safety and rescue

the concrete is in sight, as in the rest, covered with stones from the region,

spaces and service technician.

known for white sea.

Technical Aspects 1 (page 14)

Side Doors (page 17)

A computerized system allows you to maintain a constant illumination, as well

Made of bronze with 8 mm in height, are dedicated to the twelve apostles. A Biblical text engraved

as different levels of light, according to the functions to be held in conjunction

on the top banner identifies the Apostle. The graphics are of Providencia Francisco (Portugal).

the brightness outside, the higher or lower opening of the blinds covering the use of artificial light.

Text of Ports

The roof structure, with an area of ​​12.315m2, is equipped to receive in future

Peter: Thou art Peter and upon this rock I will build my church (Mt 16, 18).

photovoltaic panels.

John: Jesus said to Mother: Woman, behold your son! Then he said to the disciple, Behold thy

The inside top presents itself coated with a translucent white screen and Ger-

mother! (Jn 19, 26-27).

man-made, and the interior walls were specially treated in the acoustic point

Philip, Lord, shew us the Father and it sufficeth us! (John 19, 8).

of view: that of the sanctuary has a slight slope, the sides are coated material

Matthew: Jesus said to Matthew Follow me! And he rose and followed him (MT9, 9)

“acustoplan”, the background, white concrete, has features diffuser, the inner

James the Less, Go into all the world and preach the gospel to every creature (Mark 16:15).

face of the twelve Apostles of the doors is covered with perforated chipboard

Simon: Come after me and I will make you fishers of men (Mark 1, 17). Matthew: In place of Judas, Matthias was added to the eleven Apostles(Act 1, 26). Jude: If a man loves me will keep my word (Jn 14, 23). Thomas: Because you have seen me, believe me. Blessed are those who believe without seeing! (Jn 20, 29).

imaginary museum. 39


Iconography (page 18+19+20+21)

Interior Iconography (page 22)

Statue of Pope John Paul II

Front Door

Located northeast of the new church, designed by Czeslaw Dzwigaj (Poland), is of bronze and is

Dedicated to Christ, is made of bronze. It 8m high, an area of ​​64m2 and is com-

3.5 meters tall. On May 13, 1982, John Paul II speaking to God, Holy Trinity, gave him thanks for his

posed of four sheets, each with 3.200kg. It draws on Gen. 1.1-2: In the beginning

love toward us, uttering a text from which it withdrew the inscription at the base of the statue:

God created the heavens and the earth, the earth was formless and empty, dark-

“Go to Trinity I thought this worshiper, explained in this blessed land of Fatima: blessed be God,

ness covered the abyss and the spirit of God moved upon the face of the waters.

rich in mercy, the great love wherewith he loved us. “

Author: Pedro Calapez (Portugal)

Statue of Pope Paul VI

Glass Panels

Located northwest of the Holy Trinity Church, the Pope is on his knees and evokes his pilgrimage

Side of the main door, two glass panels with four biblical quotations are a monu-

to Fatima in 1967. It was inaugurated in May 1968 and is written by Joaquim Correia (Portugal).

ment to the Word of God, the universality of the pilgrims of Fatima and the Holy

Statue of Pope Pio XII

Trinity. The Scriptures were spelled in twenty-six languages​​: German, Arabic,

Located southwest of Holy Trinity Church, made of white marble, is by Domingos Soares (Portu-

Korean, Slovak, Spanish, Filipino, French, Greek, Hebrew, Hindi, Hungarian, In-

gal). Inaugurated and blessed on 12 October 1961. Pius XII often spoke to the pilgrims of Fatima.

donesian, English, Irish, Italian, Japanese, Latin, Polish, Portuguese, Romanian,

Statue of King José Alves Correia da Silva

Russian, Tamil, Turkish, Ukrainian, Vietnamese.

First Bishop of the Diocese of Leiria restored. Located southeast of the Church of the Holy Trinity, is

Author: Kelly Joe Kerry (Canada).

written by Joaquim Correia (Portugal) and was inaugurated on February 2, 1973. D. Joseph declared

Port of the Rosary

the apparitions worthy of belief, and hence the cult of Our Lady of Fatima, on 13 October 1930

They are next to the Front Door, and represent the twenty mysteries of the Ro-

Hight Cross

sary: the left, the joyful and bright, right, the sorrowful and glorious. Made of

The blessing of the High Cross and statues of the churchyard of Holy Trinity Church was held the

brass.

evening of 13 October 2007.

Author: Pedro Calapez

The new High Cross of the Shrine of Fatima was erected August 29, 2007, the day the Church

Portico Entry

celebrates the martyrdom of St. John the Baptist, the Precursor of Jesus Christ. The work “Cruz

Consists of steel mesh material, the work suspended, the two beams was per-

Alta”, in the churchyard of Holy Trinity Church, is by the artist Robert Schad, Germany, whose pro-

formed manually. Some Angels Musicians golden color and the phrase Venite

posal was selected by tender conducted for the iconography of the Church of the Holy Trinity.

adoremus Dominum (Come let us worship the Lord) evoke the apparitions of the

It is made in corten steel, is 34 meters high and 17 feet wide at the arms. Due to the large di-

Angel of Peace and invite you to enter the temple and worship the Holy Trinity.

mensions, the cross came in separate pieces from the 27th. Is thus replaced the old High Cross,

Author: Maria Loizidou (Cyprus)

erected in the shrine to mark the closure of the Holy Year, the 13th October 1951, and frequent meeting point for many pilgrims.

imaginary museum. 40


Interview (page 24 +25) How would you describe your work in conceptual terms?

because He is the Light From him departing light waves. To our left, the right of the Lamb, is the

In my work I try to answer all the questions that are part of the architectural

Mother of God, which unite Blessed Francisco and Jacinta and Sister Lucia, with rosary in hand.

design. In this respect, I do not get the whim to choose at random, what inter-

In the first row are six Apostles and the three Archangels, behind which is a multitude of saints,

ests me most. My firm belief is that architecture is a synthesis between art and

especially the Franciscan group: S. Francis of Assisi, St. Clare and St. Padre Pio To our right, is S.

technique, and that even the most humble subjects, one can find inspiration for

John the Baptist, who appointed the Son as the Lamb of God, and six Apostles and four Archan-

the most inspired creations. Ecological sustainability and bioclimatic design is

gels. Behind, another crowd of angels and saints, including St. Elizabeth of Portugal and Blessed

an important factor in our work.

Teresa of Calcutta. The first Archangel, to our left, and Gabriel, with the roll of the Word of God at

What is the main detail of the drawing for you, Mr. Architect Tombazis, this

the Annunciation, the last, to our right is Michael the Archangel of Judgement, with the balance.

work makes a difference?

Mary and John the Baptist, flanking the Lamb, form one of the richest iconography of sacred im-

Another beautiful aspect of the architectural design is the importance of de-

ages, known as Deisis (Intercession).

tails. It has been said that God is in the detail. So I try to take the first conceptual and vague traces to the last detail.

Capacity (page 31)

How would this work was remembered at Fatima?

The church has a total of 8,633 seats, including 76 for people with mobility presents a slightly

I’d be more than happy the new church came to be cherished by all those who

inclined plane, eg RMIT a good view of the altar from all angles. The interior is divisible into two

came to cross the doors to its vast interior. If every one in this space to find a

sectors is through a movable wall of 2m in height. The sector has a 3,175 seats, with stool, 58

place of tranquility and serenity, a place that helps people gather for divine wor-

places for people with special needs handling. 2 The sector has 5,458 seats, 18 for people with

ship, a place that helps people feel full. Also I’ll be happy if people think that this

mobility problems. The area of the sanctuary has a capacity of about 100 concelebrants.

church fits in your environment, not because it imposes on itself - because it is so

Mirrors of Water (page 34)

great, but because it projects a humble and simple profile presence.

The first side of S. Peter alludes to the first creation, the creation of life, inspired by the beginning of the book of Genesis. An inscription calls the praise of God: Sources, bless the Lord!

Main Auditorium (page 29)

(Daniel 3, 78). The second side of S. Paul alludes to the second creation, the Baptism, as partici-

Mosaic with approximately 500m2 (10m high and 50m wide), covering the bot-

pation in the new life of Christ. An application connects to the last Lord’s mandate: Go therefore

tom of the curved wall of the presbytery is made of molded and gilded terracotta

and make disciples of all people baptized in the name of the Father and the Son and the Holy

manually. The gold color symbolizes holiness and faithfulness of God and the

Spirit (Mt 28, 19)..

three red lines in order to highlight the gold and foster understanding of the mystery and holiness. All the dynamism and tension of light and gold in both

Area of Reconciliation (page 35)

horizontal and vertical aim to lead in the heart of the church who is a state of

Situated between the underground plan in Holy Trinity Church and the Sanctuary, access to the

mind that welcomes beauty, fellowship and love. To the right and left of the

area of reconciliation is by means of two staircases and two ramps leading into the great hall of

throne and the Lamb, the heavenly Jerusalem, which shows the multitude of an-

150m, called Galilee of the Apostles S. Peter and Paulo. The wall is of tiles designed by Alvaro Siza

gels and saints. The Lamb is formed by the color of gold and shades of whiteness,

Vieira (Portugal), with depictions of episodes from the life of St. Peter and S. Paulo.

imaginary museum. 41


Indice de imagens Index of images

Alรงado Principal - 12

Porta Tiago - 13

Alรงado Posterior - 14

Alรงado Lateral Esq - 15

Porta Judas - 16

Entrada Lateral - 17

Estรกtua - 18

Entrada Lateral - 19

Cruz Alta - 20

Entrada Principal- 23

Vigas Principais - 24

Palavras - 25

Auditรณrio Principal - 28

Cadeiras - 30

Pormenor- 34

Pinturas - 35

imaginary museum. 42


Indice Remissivo Index of remissive

Santuário de Fátima Cova de Iria - 9 Pe. Carlos Manuel Pedrosa Cabecinhas - 9 Moita Redonda; Lomba de Égua - 9 Virgem Maria - 9 Praça Pio XII - 9 Centro Pastoral Paulo VI - 9 Imaculado Coração de Maria - 9 Origem do Projecto Basílica de N. S. do Rosário de Fátima - 12 Mons. Luciano Guerra - 12 Arq. Alexandro Tombazis - 12 Bispo de Leiria- Fátima D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva - 12 Características do Edifício Betão branco - 13 Diâmetro - 13 Área - 13 Aspectos Técnicos Sistema de Iluminação - 14 Cobertura - 14 Revestimentos - 14 Isolamento - 14

Aspectos Técnicos 2 Sistema de Ventilação - 16 Pavimento - 16 Comunicação Socia l- 16 Acabamentos - 16 Altar - 16 Presbitério - 16. Túnel - 16 Portas Laterais

Auditório Principal Parede do Presbitério - 29 Trono - 29 Seis apóstolos - 29 Três arcanjos - 29 Grupo franciscanos - 29 Capacidade Lugares - 31 Dificuldades motoras - 31

Francisco Providência - 17 12 apóstolos - 17 Texto das Portas - 17 Iconografia Estátua do Papa Paulo II - 18 Estátua do Papa Paulo VI - 18 Estátua do Papa Pio XII - 19 Estátua de D. José A. Correia da Silva - 19 Cruz Alta - 21 Iconografia Interior Porta Principal - 22 Painéis de Vidro - 22 Porta do Rosário - 22 Pórtico de Entrada - 22 Entrevista Arquitecto Tombazis - 24/25

Várias áreas - 31 Espelhos de Água S. Pedro - 34 S. Paulo - 34 Capelas - 34 Confessionários - 34 Área de Reconciliação Plano subterrâneo - 35 Álvaro Siza Vieira - 35

imaginary museum. 43


Bibliografia OS SEGREDOS DO SANTUÁRIO DE FÁTIMA - (1º quinzena novembro de 2002) SILVA, Serafim Sousa Ferreira, Ex-Bispo Emérito de Leiria-Fátima WWW.SANTUÁRIO.FÁTIMA.PT - arquivo desde 2004 ECCLESIA, canal religioso. CADERNO DE ENCARGOS - projecto de arquitectura Tombazis, Thomas, Arquitecto grego.

imaginary museum. 44

Catalogo imaginary museum  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you