Page 1

Data: 30-04-2011 Curso EFA: Escolar Área de Competência Chave: CP Núcleo Gerador: Identidade e Alteridade Domínio de Referência: DR1 Formador/a: Hugo Peixoto Formando/a: António Miguel de Sousa Rodrigues Samagaio

Fundamentação dos Princípios de conduta com o “Outro” Defina empatia.

1. Empatia é uma forma de nos relacionarmos com os outros indivíduos. Ter empatia por alguém é sempre positivo, esse “sentimento” dános a capacidade de nos identificarmos nas situações por outros vividas e também demonstra conhecimento e preocupação por outros. A diversidade, a aceitação e a tolerância são elementos prospectivo das sociedades contemporâneas. Exemplifique. 2. Para que haja harmonia e igualdade na nossa sociedade é preciso que e acabe com problemas como: o racismo, xenofobias, descriminação étnica, religiosa, género, ideais políticos, entre outros. Estas anteriores são manifestações de intolerância. Uma das que persiste à mais tempo é a discriminação pelo género, a mulher é tratada de uma forma desigual a nível profissional e pessoal também. Isto quebra a diversidade, vou dar um exemplo com a minha opinião pessoal: se houvessem mais mulheres em cargos políticos e com poder de decisão o mundo seria um pouco melhor porque as mulheres pensam mais com o “coração”. O que entende por racismo? 3. Racismo é quando tratamos alguém de maneira diferente pela sua cor de pele, etnia, crença religiosa, nacionalidade, entre outro. Quando digo “de maneira diferente” quero dizer que tratamos de uma forma injusta e de forma a afectar a vida dessa pessoa. Dê exemplos de situações que já tenha vivida ou presenciado que se remetem à temática do racismo. 4. Lembro-me á una anos atrás que durante um jogo de futebol entre duas equipas italianas os adeptos de um proferiram comentários racistas a um jogador negro. A equipa à qual pertencia esta claque (Inter de Milão) foi punida com vários jogos sem adeptos.


Considera que actualmente em Portugal o Racismo está presente na sociedade? 5. Na minha opinião o racismo já não está presente nos portugueses ou na sua maioria excepto numa faixa etária muito velha que continua na ignorância. No entanto penso que cada vez mais os estrangeiros vêem para o nosso país (chineses, africanos, muçulmanos) devido á ideia que foi passada à uns anos atrás que nós (Europeus) somos racistas, eles agora têm esse tipo de atitudes connosco.

Principios de Conduta  

Fndamentacao de principios de conduta para com o outro

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you