Page 1

Arte Efémera Graffiti Aquilo que poderiamos chamar como os primeiros graffitis feitos pelo homem são os desenhos feitos pelos homens nos tempos das cavernas. Este representavam animais, simbolos e contavam histórias através destes desenhos que ainda hoje são um enigma para a humanidade pois muitos deles são indecifraveis mas pensa se que seria uma forma de comunicação. Para fazer estes desenhos o homem das cavernas utilizava os utensilios que a natureza lhe fornecia como: terras de diferentes tonalidades, sucos de plantas, ossos fossilizados ou calcinados, misturados com água e gordura de animais.


Actualmente o graffiti é feito com latas de spray, pincéis e filtros e tem o intuito para expressar ideias, alertar pessoas para algo, relembrar factos históricos ou seja o graffiti puro deve que conter uma mensagem.

Esta forma de arte é muito liberal pois permite ao artista expressar os seus pensamentos e ao mesmo tempo partilha los com o público em geral. Na América , o graffiti começou a gerar polémica em 1980, associado movimento hip hop, fazendo parte 4 elementos que constituem este movimento(o MC, DJ, B.Boy e o Graffer) Tal como nos Estados Unidos no Brasil este estilo invadiu o metro , vcomo


evolui em termos de técnicas para pintar, falo sobretudo da forma como os traços são feitos(textura,curvatura e grossura). O tamanho padrão dos sprays, com bicos relativamente grossos, fez com que se procurassem, novas possibilidades de variação de bicos. Com recurso a outras latas de spray como latas de insecticida produziram se traços mais finos, assim como alterar a quantidade de ar expelido pela lata variava o traço. O estilo americano começou realmente a ser realizado em grande escala em 1989, com os gêmeos Gustavo e Otavio , Speto, Binho, Tinho e ,ainda, o excelente grupo Aerosol, que se destacaram entre outros. Hoje em dia, alem das letras coloridas, caracteristica do graffiti americano , estão a aparecer desenhos cada mais elaborados. Estes desenhos traduzem o universo hip-hop nas suas mais variadas vertentes, com figuras humanas a dançar, pensar, cantar ,etc.


Esculturas Efêmeras Não existe uma definição nem uma história deste tipo de arte, no entanto pode se dizer que é uma arte que utiliza como materiais os recursos disponiveis ou então os recursos que fazem alusão à mensagem a ser transmitida pela obra em si, é de referir que este tipo arte é temporária ao contrário das esculturas que podemos visitar em museus. Por exemplo a “Cow Parade” é um desfile de várias esculturas de vacas, idealizadas por diferentes artistas e que o seu unico prepósito é angariar dinheiro com a venda das esculturas para caridade. O maior exemplo deste tipo de Arte foi idealizado por Christo e Jeanne Claude em 1977, este artista americano de origem bulgara propos ao governo de Abu Dhabi a construção de uma pirâmide com as mesmas proporções da pirâmide de Gizé, utilizando apenas barris de petroleo. Esta construção foi interrompida nos anos 80 devido a guerra entre irão e iraque. Ainda não se sabe se este projecto irá ser recomeçado. Quanto a mensagem que o artista desejava passar com esta escultura o artista remete a cada um de nós interpretar da forma que achar melhor.


Pintura de Rua Também conhecida como arte do pavimento, é demonstrada através de pinturas nos passeios, calçadas e praças, é utilizado na sua maioria das vezes o giz. As origens da pintura de rua moderna começaram no Reino Unido. Em 1980 estima se que mais de 500 artistas que viviam na rua passavam o seu tempo a pintar o chão. Estas pinturas vinham norma acompanhadas de poemas e provérbios para a populção, por vezes descritos como jornais gratuitos pois retratavam actualidades diárias. Era a forma que estes artistas arranjaram para ganhar dinheiro, pois era admirada pelas pessoas que passavam nos passeios. É muito caracteristico a utilização de figuras 3D e o uso da ilusão optica que dá uma dinâmica totalmente diferente aos desenhos.

Actualmente existem concursos e exposições para este tipo de arte


realizadas por todo o mundo. Em muitos países este tipo de arte já é lecionada.

Arte PUplica  

Grafitti arte, trabalho, efa , etc e vai mais disto

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you