Issuu on Google+

PASSO A PASSO

CRIE O SEU BLOG O blog funciona como um diário no qual o usuário (aluno ou professor) pode registrar atividades, eventos, impressões acerca de determinado assunto ou propor desafios cooperativos. Também, se destaca por permitir que a produção, publicação e a interação entre o autor e o público leitor se de em um único espaço facilitando assim, sua administração e também, dinamizando o ambiente. Além disso, existem, disponíveis gratuitamente na Web, inúmeras possibilidades de tornar o blog ainda mais atrativo. É possível inserir áudio, vídeo e imagens e ainda alterar o layout dando a ele características específicas criando assim, a sua identidade. E então? Disposto a criar o seu espaço pessoal na Web? O processo é rápido e fácil não é necessário que o usuário tenha conhecimento profundos em informática. Vamos lá? Acesse o endereço virtual http://www.blogger.com. Dê um clique em Crie seu blog agora.


Na seqüência, insira um nome de usuário (este nome será o seu login quando for acessar o Blogger) e sua senha esta, deverá ser digitada duas vezes. Em seguida escolha um nome de tela que poderá ser o mesmo nome que você dará a seu blog. Feito isso você deverá informar o seu -mail (um existente) e em seguida, assinalar a caixinha Aceito os termos de serviço para dar continuidade ao cadastro clique em CONTINUAR.

=> Batizando seu blog e hospedando-o no blogspot: Agora você definirá o título e o indicativo do mesmo, depois, selecione um endereço para sua página, de preferência similar ao título que você escolheu no passo anterior. Se o nome já existe, você terá que selecionar outro. Em seguida digite os códigos (verificação das palavras) e clique em CONTINUAR.


=> Você será direcionado a uma nova tela e nesta deverá escolher o formato visual (template) que mais lhe agradar, e mais uma vez, deverá clicar em CONTINUAR:

=> Postando tudo, como quiser: É hora de colocar alguns textos. Primeiro, acesse a página http://www.blogger.com, preencha o campo indicado com seu nome de usuário e senha. Em seguida, clique no botão OK, depois no título do seu blog. É possível após o cadastramento operar vários blogs a partir de uma mesma senha e nome de usuário, mas preste atenção ao título da página na qual você quer adicionar um novo texto, caso contrário poderá mandar sua mensagem para o diário errado.

=> Digitando suas mensagens: Digite o texto na parte superior da tela, abaixo da inscrição Nova postagem. Observe que há muitos botões para que você personalize seus textos. O sistema lembra um pouco um editor de texto, já que o usuário tem a opção de selecionar fontes em itálico ou negrito, escolher o tamanho e a cor da fonte e ainda, inserir imagens. Se você quiser corrigir erros ortográficos,


poderá clicar em Visualizar blog para ver como ficará o texto na página. Depois de conferir o texto, dê um clique no botão Publicar postagem, para enviá-lo para página.

=> Corrigindo seus textos: Mesmo depois de olhar dezenas de vezes antes de postar uma mensagem, pode acontecer do texto conter erros e, mesmo assim, ser publicado. Não se desespere, afinal o serviço permite que você altere um artigo sem muitas complicações. Acesse http://www.blogger.com. Preencha os campos Nome de Usuário e Senha, e clique em OK. Localize o texto que precisa ser alterado e clique na opção Editar. Feitas as mudanças, basta clicar em Publicar Postagem. => Inserindo imagens: Quando você sentir necessidade ou quiser quebrar a rotina dos seus textos você poderá adicionar imagens a ele, mais ou menos da mesma maneira que uma revista impressa. Para isso, use o mesmo processo que fez para correção, clique em editar, leve o cursor do mouse para ícone (imagem de um quadro): adicionar imagem, na barra de ferramenta localizada em cima. => Realizando Comentários Além de postar textos e imagens você pode, também, deixar comentários nos blogs que visitar ou responder aos comentários em seu próprio blog. Para isso você deverá clicar no recurso "comments" logo abaixo da postagem que desejar comentar. Feito isso preencha o campo solicitado com seu login e senha (se for usuário do blogger) ou clique em outro usuário e preencha seus dados que podem ser verdadeiros ou fictícios. Feito isso é só clicar em efetuar login e publicar.

Pronto! Você está devidamente cadastrado no blog e, a partir de agora, pode expor para o mundo sua maneira de pensar, suas poesias, as produções de seus alunos, seus projetos e tudo aquilo que sua imaginação permitir!


Blog passo a passo