Page 1

Neste trabalho iremos abordar um tema, que para muitos não é encarado com a sua devida importância. Esperamos estar de acordo com as espectativas e que fiquem a saber um pouco mais acerca deste tipo de violência.

Violência no Namoro

Marcos Barrento e Miguel Pereira


Agrupamento de Escolas Pedro Jacques de Magalhães EB 2,3 Pedro Jacques de Magalhães Miguel Abrantes Pereira e Marcos André Brito Barrento Nº 19 e Nº 18, da turma 9ºE Trabalho da Disciplina de TIC 2012/2013 Professora Carla Lázaro

Índice Introdução ..................................................................................................................................... 1 Desenvolvimento .......................................................................................................................... 2 O que é a Violência no Namoro?............................................................................................... 2 Dados Estatísticos...................................................................................................................... 2 Mitos e Realidades .................................................................................................................... 3 Consequências da violência no namoro.................................................................................... 3 Contextualização da violência em Portugal .............................................................................. 4 Conclusão ...................................................................................................................................... 5 Bibliografia .................................................................................................................................... 5

Introdução O nosso trabalho irá consistir numa apresentação em word, do tema Violência no Namoro, visto que actualmente tem havido um aumento considerável de violência entre casais. Iremos abordar vários temas, como o porquê da violência no namoro, qual o maior agressor: homem ou mulher, consequências destes actos, entre outros assuntos… O objectivo do nosso trabalho é mostrar o quão grave é a violência no namoro e que com esta aprendizagem a nossa geração não tenha estes hábitos de violência.


Desenvolvimento O que é a Violência no Namoro? Existe violência quando, numa relação amorosa, um dos companheiros sente que pode dominar, para obter o que quer. A violência nas relações amorosas surge quando: os rapazes pensam que: - têm o direito de decidir determinadas coisas pela namorada - o respeito impõe-se - ser masculino é ser agressivo e usar a força as raparigas acreditam que: - as crises de ciúme e o sentimento de posse do namorado significam que ele a ama - são responsáveis pelos problemas da relação - não podem recusar ter relações sexuais quando ele deseja A violência não conhece fronteiras de estratos sociais, faixas etárias, religiões, etnias, etc., e ocorre em todos os casais (hetero e homossexuais). Dados Estatísticos Em Portugal, 25 a 35% dos jovens interpreta a violência como um manifesto de amor; 25,4% dos Jovens entre os 13 e os 29 anos revelaram que eram vítimas de violência; 33% das raparigas não consideram que dentro de uma relação amorosa exista abuso sexual; 21,7% de estudantes admitem já ter praticado violência na sua relação amorosa; 23% que as suas parceiras são inferiores a eles.


Mitos e Realidades Realidade: A violência não é apenas um problema de adultos, também ocorre nas relações amorosas entre adolescentes. Mito: As adolescentes gostam dessas relações ou não continuariam com o namoro. Realidade: As adolescentes mantêm as relações de namoro por várias razões, mas nunca por gostarem de ser abusadas. Mito: Um rapaz grita ou bate porque gosta da namorada. Realidade: Os rapazes que agem dessa forma estão a usar a violência para controlar a namorada. Mito: A violência tende a acabar caso exista casamento ou união de facto. Realidade: Os ciúmes não são uma demonstração de afecto, são uma desculpa para controlar a vítima.

Consequências da violência no namoro As Consequências da violência no namoro são, por exemplo:            

Sentimentos de culpa; Nervosismo; Hematomas no rosto ou até mesmo no corpo; Tristeza; Baixa auto-estima; Depressão; Perda de apetite; Isolamento; Gravidez indesejada; DST (Doenças sexualmente transmissíveis); Más notas, ou até mesmo abandono da escola; Suicídio.


Contextualização da violência em Portugal Um dos maiores problemas em Portugal e no mundo é a violência, sendo em Portugal o terceiro tipo de crime mais registado. É importante reforçar que a violência consta tanto nos jovens como nos adultos. Os dois países da Península Ibérica são dois dos países com maior taxa de violência doméstica na Europa. De acordo com o INE (Instituto Nacional de Estatística), a violência nos jovens adolescentes, ao longo dos anos, tem sofrido um alarmante aumento, sendo considerados, na sua maior parte, muito agressivo para a sua faixa etária. A violência no namoro é um dos casos que tem vindo a aumentar progressivamente em Portugal e em todo o mundo, existindo ainda poucos casos documentados em relação àqueles que existem na realidade. Segundo a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), estima-se que um em cada quatro jovens é vítima deste tipo de violência.


Conclusão Este trabalho tenta salientar o quão grave é a violência no Namoro. A violência no namoro é algo errado, pois como já mencionamos, amor é respeitarmo-nos uns aos outros, mostrando o nosso verdadeiro amor para com o nosso/a companheiro/a. É triste saber que no nosso próprio país, temos uma taxa de casos na violência no namoro muito alta. Com este trabalho esperamos fazer com que todos percebam que a violência no namoro é errada e deve ser punida de todo o mundo.

Bibliografia Associação de mulheres contra a violência, Disponível em:<http://www.amcv.org.pt/amcv_files/violencia/box_violencianamoro.html> Associação de mulheres contra a violência, Disponível em:<http://www.amcv.org.pt/amcv_files/violencia/violencianamoro2.html> Projecto Igualar: Violência no Namoro: Mitos e Realidades, Disponível em:<http://igualarmdv.blogspot.pt/2010/02/violencia-no-namoro-mitos-e-realidades.html> Violência no Namoro – Online 24, Disponível em:<http://www.online24.pt/violencia-nonamoro/> Violência no Namoro em Portugal e no Mundo, Disponível em:<http://alunos.ese.ipsantarem.pt/ECM/je201101/index.php?option=com_content&view=a rticle&id=89:violencia-no-namoro-em-portugal-e-no-mundo&catid=47:internacional&Ite mid=69>


Violência no Namoro  

Trabalho realizado na Escola EB 2,3 Pedro Jacques de Magalhães