Page 1

1

Vida Palhoça

Edição 04 - Ano 01 - Setembro - 2016 - Distribuição Gratuita em Palhoça. 10 mil exemplares entregues de porta a porta.

Impeachment

Página 02

Educação

Filadélfia

Vestibular UFSC 2017

Esporte

Vinho novo, odres novos Página 03

Página 07

Base do Guarani sofre derrotas Página 08


Vida Palhoça

2

Editorial

A Dilma continua... O segundo capitulo do impeachment da democracia brasileira foi marcado por falta de diálogo, isolamento e autossuficiência da era presidente Dilma Rousseff que construiu sua derrota.

agora precisam trabalhar. Os erros não acabam com a saída da Dilma, porque ela continua na mente de jovens que acreditaram no lindo discurso comunista de uma doutrinação marxista imposto nas escolas.

Assistimos o circo completo no final do processo do impeachment da Dilma, sabemos que foi um teatro onde declamavam suas falas pensando em um futuro documentário que provavelmente vão espalhar nas escolas brasileiras, e foi através desses documentários, cartilhas e livros onde Che Guevara é “herói” e Cuba um “sonho pra viver” que formaram os idiotas desse país.

O futuro da nação está na cabeça dos jovens, duas ideologias que precisam ser retiradas das mentes da geração, principalmente dos anos 90 em diante.

Porque nos tornamos idiotas? A dois mil e quinhentos anos os gregos usavam a palavra “idiótes” para pessoas que não participavam da vida coletiva, que pensava só em si, olhavam apenas para o próprio umbigo, cuidavam só do próprio nariz e dos próprios interesses. A palavra idiota na origem significa “aquele que esta fechado dentro de si mesmo”, usada para aqueles que acreditavam que é “cada um por si e Deus por todos”.

EXPEDIENTE

O termo usado pelos gregos para a pessoa que participava da vida da comunidade, que tinha vontade de atuar acreditando no trabalho em equipe e

O futuro da nação está na cabeça dos jovens, que a luta pelos direitos do próximo é de extrema importância, eram chamados “politikos”.

Os ausentes nunca tem razão” O idiota é o que se fecha em si e o político é o que se abre para o conjunto. Na Grécia clássica o idiota era aquele que não participava da politica. Nós conseguimos inverter isso. E é preciso revigorar essa idéia. Os antigos diziam “Os ausentes nunca tem ra-

zão”, achar que não é possível fazer de outra maneira, inovar, reinventar é a nossa maior derrota. Nos últimos cinco anos e oito meses, Dilma desfrutou de alguns benefícios que chegam ao fim, Não haverá mais batedores a abrir espaço no trânsito para seu deslocamento em carros pretos. Viagens de mais de meia hora não serão mais feitas de helicóptero. Não será mais possível exigir uma rota de voo que evite turbulências. Uma benesse será morar em uma casa comum. Todos os ex-presidentes concordam que o Palácio da Alvorada, a despeito da

ATENDIMENTO (48) 3374-7330 / 9863-0632 vidapalhoca@gmail.com

REDAÇÃO Mateus Ribeiro dos Santos.

IMPRESSÃO

DIRETOR GERAL Joabe Ramos Correa.

COLABORADORES Fabio Soares e Eduardo Mariano.

DIAGRAMAÇÃO (48) 3259 1996

/midiaprime

beleza dos traços de Niemeyer que estive visitando a alguns dias, nada tem de acolhedor. Estranhamente, a cada quatro anos, vários brasileiros disputam de maneira feroz o direito de morar naquele mausoléu. Dilma lutou para ficar até 2018 - não deu. Agora Dilma levantará sua bandeira no exterior carregando uma bandeira de vítima de um golpe. Sua saída livra seus comparsas que entregam sua cabeça em uma bandeja e o que podemos esperar é talvez um alívio na economia do pais, menos discursos hilários da nossa querida Dilma que disporá para sempre de oito servidores - quatro seguranças ou ajudantes de ordens, dois assessores e dois motoristas, além de dois carros oficiais. Só guiará seu Fiat Tipo 1996 se quiser, por farra. Os quadros de Dilma somem do Palácio da Alvorada, seus porta retratos com fotos de familiares, exceção

a foto da sua amiga Maria das Graças Foster, presidente da Petrobras que caiu após o petróleo também serão retirados. Então Dilma continua não em Brasília, talvez no Rio de Janeiro com sua mãe Dilma Jane de 92 anos ou em Porto Alegre onde tem um apartamento de 100 metros quadrados e com poucos amigos na cidade vive sua rotina de receber a filha Paula, e os dois netos, Gabriel e Guilherme, e visitar o ex-marido, Carlos Araújo.

Onde está o futuro do Brasil? A ideologia permanece, Dilma continua. Achar que a saída da Dilma acaba com a corrupção é ilusão. O erro está dentro da cabeça e do coração das pessoas que acham que o Estado tem que fazer tudo por elas, onde surgem os protestos de pessoas e vândalos que estão perdendo suas vantagens e

A primeira: É de ser “idiota” e não “politico” nos sentidos genuínos das palavras. Achar que não se envolver no cenário politico é a melhor escolha é ser idiota e a segunda: É a dependência do estado. Não se trata de acabar com o estado, mas de notar que estamos com uma máquina estatal absolutamente “inchada” onde o estado passa a intervir em tudo. Um empresário para contratar um funcionário, paga mil reais para o funcionário e mais mil reais para o estado, ou seja, ele tem que pagar por dois funcionários. Você compra uma caixa de fosforo e dá 70% para o estado, um brinquedo para o seu filho 80% é imposto. O que eles tentam fazer através de redes sociais e a mídia é corromper aquilo que você por natureza é. Nosso dever é fortalecer as pessoas e fazer com que o brasileiro seja o que realmente ele é, um povo cristão conservador. Fábio Flores Soares.


3

Vida Palhoça

Educação

Vestibular 2017 Nesta quarta-feira (14)

Os candidatos que op-

ção total do pagamento da

estarão abertas as inscri-

tarem por realizar os testes

taxa de inscrição em três

ções para 4.590 vagas do

em Florianópolis serão dis-

casos: se estiverem regis-

Vestibular 2017 da Uni-

tribuídos nos municípios

trados no Cadastro Único

versidade Federal de Santa

da Grande Florianópolis

dos Programas Sociais do

Catarina (UFSC), são102

(Florianópolis,

Biguaçu,

governo federal (CadÚni-

opções de cursos presen-

Palhoça, Santo Amaro da

co); comprovar ter renda

ciais de graduação, nos

Imperatriz e São José).

familiar per capita igual ou

cinco campi da instituição

As 4.590 vagas dispo-

- Araranguá, Blumenau,

níveis correspondem a 70%

Curitibanos, Florianópolis

do total de vagas da insti-

e Joinville.

tuição, pois as demais 30%

As inscrições devem

serão concedidas via Sisu.

ser feitas de 14 de setem-

Isenção da taxa de inscrição e cotas

bro a 13 de outubro, exclu-

As provas do Vestibu-

e duração de quatro horas.

Canoinhas, Chapecó, Con-

sivamente pela internet,

lar 2017 da UFSC serão re-

Serão aplicados os testes

córdia, Criciúma, Curitiba-

neste site vestibular2017.

alizadas nos dias 10, 11 e 12

em 23 cidades catarinenses:

nos, Itajaí, Jaraguá do Sul,

ufsc.br. O valor da taxa de

de dezembro de 2016, com

Florianópolis, Araranguá,

Joaçaba, Joinville, Lages,

inscrição é de R$ 125 para

início às 14h (fechamento

Blumenau, Brusque, Caça-

Rio do Sul, São Miguel do

todos os cursos.

dos portões às 13h45min)

dor, Balneário Camboriú,

Oeste e Tubarão.

ão Centro de Educaç

Sistema de Ensino

Terezinha Krautz

Os candidatos também podem requerer isen-

inferior a um salário mínimo e meio (R$ 1,3 mil); ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou como bolsista integral em escola privada. Para solicitar a isenção da taxa, o candidato deve acessar a página eletrônica dedicada ao processo de 14 de setembro a 4 de outubro e preencher requerimento.


Vida Palhoça

4

Política

O que faz um vereador? Além de propor leis e votar, vereadores devem fiscalizar o Executivo. Em 2012, 56 mil vereadores foram eleitos em todo o país.

Requisitos Para se candidatar a vereador, a pessoa precisa ter o domicílio eleitoral na cidade em que ela pretende concorrer até o dia 2 de outubro de 2015 - ou seja, um ano antes da eleição - e precisa estar filiada a um partido político até o dia 2 de abril de 2016. Além disso, precisa ter nacionalidade brasileira, ser alfabetizada, estar em dia com a Justiça Eleitoral, ser maior de 18 anos e, caso seja homem, ter certificado de reservista.

cuidando da aplicação dos recursos e observando o orçamento. Ou seja, é dever deles acompanhar o poder Executivo, principalmente em relação ao cumprimento das leis e da boa aplicação e gestão do dinheiro público. São os vereadores que julgam as contas públicas da cidade - julgamento que acontece todo ano com a ajuda do Tribunal de Contas, que é um órgão assessor de fiscalização do próprio poder legislativo, apesar de seu nome sugerir que ele faça parte do poder judiciário.

Função fiscalizadora

É dever dos vereadores examinar bem as contas da cidade, sendo que ela apenas são rejeitadas se dois terços dos parlamentares concordarem com isso.

Além das votações, os vereadores também têm o poder e o dever de fiscalizar a administração,

Juntamente a esse dever, os vereadores também devem checar se o prefeito e outros funcionários pú-

blicos, incluindo eles mesmos, estão desrespeitando alguma lei.

Dever do eleitorado Para acompanhar se os vereadores estão cumprindo bem seus deveres perante a população, os eleitores podem ir às sessões legislativas ou mesmo conversar com os vereadores em seus gabinetes. Caso o eleitor descubra alguma irregularidade, é possível fazer uma denúncia ao Ministério Público. Isso porque, resumindo, o vereador é a ligação entre o governo e o povo. Ele tem o poder de ouvir o que os eleitores querem, propor e aprovar esses pedidos na Câmara e ficar de olho para ver se o prefeito e seus secretários estão colocando essas demandas em prática. Por isso, é importante acompanhar para ver se o trabalho está sendo bem desenvolvido.

Manifestação em Florianópolis.

O que faz um prefeito? Prefeito precisa administrar recursos e elaborar políticas públicas. Em 2016, deverão ser escolhidos prefeitos para 5.568 cidades do país.

Requisitos Para se candidatar a prefeito, a pessoa precisa ter o domicílio eleitoral na cidade em que ela pretende concorrer até o dia 2 de outubro de 2015 - ou seja, um ano antes da eleição - e precisa estar filiada a um partido político até o dia 2 de abril de 2016. Além disso, precisa ter nacionalidade brasileira, ser alfabetizada, estar em dia com a Justiça Eleitoral, ser maior de 21 anos e, caso seja homem, ter certificado de reservista.

Prestação de contas O prefeito também

precisa prestar contas da sua gestão. O documento deve especificar todo o dinheiro arrecadado pelo município e recebido do Estado e da União durante o ano, assim como os gastos realizados pela prefeitura, como o pagamento de servidores, a compra de materiais e equipamentos, a manutenção de hospitais e escolas, o fornecimento da merenda escolar, as obras realizadas, entre outros. A prestação de contas é julgada pela Câmara Municipal com o auxílio do Tribunal de Contas (municipal ou estadual). O parecer emitido sobre as contas deve ser aprovado por dois terços dos vereadores. Se a prestação for rejeitada por dois terços da Câmara, o prefeito pode recorrer. Caso a decisão

seja mantida, no entanto, o prefeito corre o risco de perder o mandato (com o julgamento no plenário da Câmara ou na Justiça) e ficar inelegível. Todos os anos, as contas do município devem ficar ao menos 60 dias à disposição dos contribuintes para exame e apreciação, sendo que qualquer um poder questionar sua legitimidade.

Dever do eleitorado Para acompanhar se o prefeito está cumprindo bem seus deveres, os eleitores precisam conhecer o orçamento municipal e verificar o andamento das obras e outras realizções do governo. Devem também fazer pressão para que as promessas de campanha e as metas da gestão sejam efetivamente cumpridas.


5

Vida Palhoça

Eleições

Como consultar número do título de eleitor e local de votação na eleição Primeiro turno será em 2 de outubro; segundo turno, em 30 de outubro.

mesmo sem o título eleitoral - bastará levar qualquer documento oficial com foto.

Para votar, basta apresentar qualquer documento com foto à seção eleitoral.

Para justificar a ausência (casos de eleitores que estão fora do domicílio eleitoral), é preciso saber o número do título de eleitor.

O eleitor que souber qual é o seu local de votação poderá votar na eleição

O Tribunal Superior

Eleitoral (TSE) tem uma ferramenta que permite a consulta dos números do título, da zona eleitoral e também do endereço da seção de votação. Quem não tiver o número do documento, precisa indicar nome completo, data de nascimento e nome da mãe.

Stilo Auto Center Ÿ Geometria Ÿ Balanceamento Ÿ Alinhamento Ÿ Suspensão Ÿ Freios

48 3242 5074 Confira nossas promoções ‘‘Dias dos Pais’’

Aberto todos os dias

Aceitamos encomendas: 3342-5298 / 84624730 Rua vereador Jacob Knabben da Silva, 3045 Passa Vinte - Palhoça.

Horarios: 7h as 11h e das 14h as 23h - ( Seg a Sex )

( 3093 4445

PLANOS A PARTIR DE 65,00 Av. Elza Lucchi, 110 - Ponte do Imaruim - Palhoça

Av. das Tipuanas, 153 | Lot. Madri São Sebastião | Palhoça | SC

Centro de Beleza e Saúde Pacote massagem esté ca ou terapêu ca

Progressiva a par r de

R$ 249,90

R$ 74,90

(48) 3093-8893

Rua 31 de Março, 27 - Ponte do Imaruim

( 3242 9360 - 3023 0524 www.tendascatarinense.com.br atendimento@tendascatarinense.com.br


Vida Palhoça

6

Notícias

Indígenas Guaranis do Morro dos Cavalos: “vivemos uma situação de total discriminação” Líder da comunidade, Eunice Antunes relatou, na Fatenp, ações que estão sendo desenvolvidas em prol da aldeia e dos moradores

Governo do Estado, que questiona a posse. É uma questão de tempo”. Com a posse definida em favor da comunidade indígena, eles terão autonomia para desenvolver ações socioeconômicas ali.

“Vivemos uma situação de total discriminação e sendo pressionados por todos os lados”. Assim Eunice Antunes (Kerexu Yxapyry, em guarani), uma das líderes da comunidade localizada no Morro dos Cavalos, relata a situação das cerca de 210 Indígenas - 60% deles crianças e adolescentes que vivem na aldeia. “Se praticamos a agricultura, somos questionados por órgãos como o Ibama; se vendemos artesanato no centro da cidade, dizem

que estamos mendigando; se buscamos trabalho fora da comunidade, não somos mais indígenas e, se não fazemos nada, somos vagabundos”, afirma. “Vivemos uma realidade de sobrevivência, de luta pelos nossos direitos”. Eunice, com o filósofo e escritor indigenista Nuno Nunes, participou de duas Rodas de Conversa, com alunos da Faculdade de Tecnologia Nova Palhoça, na terça-feira (23). “É uma grande oportunidade de compartilhar

com a comunidade uma realidade tão próxima de nós e incentivar uma mudança de postura em relação aos indígenas”, diz Larisa Hemkemeier Webber de Mello, diretora executiva da Fatenp. Segundo Eunice, a homologação pelo presidente em exercício, Michel Temer, da posse de terras, deve mudar a situação atual. “Essa homologação não depende da ação que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), por parte do

Enquanto a homologação não é assinada,

outras iniciativas estão sendo realizadas pelos indígenas. Na aldeia já funciona uma escola de ensino fundamental e, a partir de 2017, está previsto o início da operação de um centro de formação profissional, organizada pela própria comunidade

/pormaisumaalma

e que terá como instrutores os indígenas que possuem cursos em áreas como gestão agroflorestal e ambiental. A intenção é criar novas fontes de renda, hoje baseada praticamente na venda de artesanato e na agricultura para a sobrevivência.


7

Vida Palhoça

Boas Novas

Filadélfia Ministério Vida Vinho Novo, Odres Novos “E ninguém deita vinho novo em odres velhos; doutra sorte, o vinho novo rompe os odres e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; o vinho novo deve ser deitado em odres novos.”Marcos 2:22. Um odre é um recipiente feito de couro, normalmente de um animal de porte médio, sendo este um carneiro ou cabrito. Arranca-se o couro cuidando e protegendo, feito isto o couro é lançado em água e lá descansa por mais ou menos seis meses, depois é tirado e fica mais seis meses no sol. Após limpar e cortar as extremidades do couro animal, o couro é todo costurado deixando apenas um orifício onde era o pescoço. Esse odre serve pra colocar leite, água e vinho. Todo crente é um odre, Jesus nos comparou com odres. Todos nós devemos estar cheios de leite,

água e vinho para que possamos saciar fome e sede daqueles que nos seguem. O leite é a palavra de Deus: você vem na igreja receber fortaleza e vai aprendendo. A água também é a palavra de Deus: purifica a sua vida. Se você quer ser purificado, santificado, separado por Deus é através da palavra. Quando você começa a ler a palavra ela vai te purificando. Eu tenho vários livros que são uma benção, quando eu os leio edifica a minha vida, mas não me lava e purifica. O que te purifica é a palavra de Deus, a bíblia. Em Marcos 2 Jesus está falando de vinho, que significa alegria. “Ninguém deita vinho novo em odres velhos” porque quando o odre é novo tem elasticidade e trabalha. Da maneira como o vinho era feito, fermentava muito rápido, quando colocado no odre, o

mesmo chegava a quase dobrar de tamanho porque estava cheio de vinho novo. Quando nós estamos cheios de vinho novo nós queremos falar de Jesus o tempo todo, queremos impor as mãos e ver Jesus curar, queremos estar no culto de oração, queremos estar na congregação, estamos estourando com o vinho novo e é assim o jeito certo de se usar o vinho novo! Falando de Jesus, curando os enfermos, ganhando almas para o Senhor, sendo canal de benção. Muitos de nós recebemos o vinho novo e vamos para casa borbulhando, mas não fazemos uso desse vinho e este se perde. Quando você volta para casa do Senhor, como o odre você é cheio e vai laceando, chora, corre, pula e fala em língua estranha.Logo vai para casa, vai para o trabalho sem fazer uso do vinho. E você laceia e encolhe, então começa a se questionar “para

que isso?” e começa a se tornar um odre velho, sem propósito. Na hora da oração o odre velho corre em direção oposta, pois não sabe onde usar o vinho novo. Outra forma de ser odre velho é aquele crente que já foi muito usado por Deus, ele conta histórias maravilhosas, que, no entanto aconteceram vinte ou trinta anos trás. “Na minha época não tinha essa bagunça na igreja, ficar pulando igual doido, gente caindo e rindo”. Verdade, era maravilhoso e também sou dessa época, no entanto como odre eu não envelheci e dei lugar para o vinho novo na minha vida. Eu normalmente sinto a presença do Senhor chorando, no entanto a palavra de Deus relata que o cenáculo estava cheio e de repente ouviu-se o som de um vento impetuoso que encheu toda a casa, foram cheios e começaram

VENHA NOS FAZER UMA VISITA! SEDE Rua Princesa Isabel, 156. Ponte do Imaruim Pastor Elienai Ramos Corrêa. (48) 9900 4253 AGENDA Cultos: Quartas 09h30 e 19h30. Sábados 20h00. Domingos 09h30 e 19h00.

FALE CONOSCO Acesse nosso site www.pormaisumaalma.com.br rádio online 24h. Redes Sociais Twitter/Instagram @mvfiladelfia Facebook.com/filadelfiaministeriovida Ou entre em contato através do fone (48) 3342 8039.

a falar línguas estranhas; quem os via de fora diziaque estavam embriagados. Quando eu sinto a presença do Senhor ninguém olha pra mim e acha que eu estou embriagado. Enquanto você não estiver embriagado do Espírito Santo de Deus, os milagres que acontecem na sua vida são muito pequenos e você corre o risco de envelhecer. Porém se você for um bebum do Espírito, você também vai ser odre novo. Todos os dias você vai querer vinho novo e não vai secar. Esteja aberto para o novo, o teu Deus é criativo! Não existe um ser humano 100% igual ao outro. Não há nada que Deus tenha criado exatamente igual, Deus não faz uso de simetria como nós. Você pensa que Deus vai agir da mesma maneira todos os cultos?! Todo culto Deus vai agir de uma maneira nova. Aque-

le que fica preso no que é antigo vira odre velho, quando vem algo novo ele acha que tá errado. Então Deus não pode derramar vinho novo sobrea tua vida, se Ele o fizer você racha e se perde o novo. O novo de Deus é especial e é para ser usado, não para se perder. Se você é odre velho, Deus é Aquele que faz nova todas as coisas. Ele pode pegar você, odre que não serve mais pra nada - nunca mais falou de Jesus, nunca mais viu Deus agindo - e fazer de você um odre novo que vai sair operando milagres, cheio de vinho novo!

Pastor Elienai Ramos Corrêa


Vida Palhoça

8

Equipe Master do Figueirense realizou partida contra o Avaí no último sábado (10) Na manhã do último sábado (10), os ex-atletas do Figueirense foram até o Estádio da Ressacada para mais uma partida representando o Furacão de Santa Catarina na categoria master. O jogo encerrou com o placar de 1×1. O segundo jogo será no dia 9 de outubro, na preliminar de Figueirense

x Botafogo-RJ, no estádio Orlando Scarpelli. Os atletas relacionados para a partida foram: Alexandre, Albeneir, Coutinho, Washington, Marcão, Agnaldo, Jailton, Genílson, Caneta, Norton, Vial, Adriano, Márcio, Perivaldo, Hilton, Jorginho, Fernando, Fábio, Bruno, André, Cebinho e Robson.

A equipe Master Organizado pelos ex-atletas que já representaram o clube, a equipe master do Figueirense foi criada em 2010 com o objetivo de reunir todos os atletas que defenderam a camisa alvinegra no Scarpelli e relembrar os velhos tempos.

Base do Guarani sofre derrotas As três categorias de Base do Guarani de Palhoça, que disputam o Campeonato Catarinense não foram bem em sua última rodada. No sábado as equipes Infantil e Juvenil perderam pro Criciúma, por 2 a 1 e 3 a 0, respectivamente. O gol da equipe Infantil foi anotado pelo zagueiro Fernando, em belo cabeceio após cobrança de falta do meia Matheus Melo. Já na última segunda a equipe de juniores viajou até Blumenau enfrentar o Metropolitano, pela 5ª rodada do primeiro turno

do Catarinense Junior e acabou sendo derrotada por 1 a 0. O próximo compromisso da equipe de juniores do Guarani de Palhoça é na próxima quinta-feira (15), diante do Tubarão,

às 15h30, no Estádio Renato Silveira, em Palhoça. Já as equipes Infantil e Juvenil recebem o Brusque, no sábado (17), no Estádio Renato Silveira, às 13h30 e 15h30 respectivamente.

Esporte

Felipe Cruz é o brasileiro no MMA com mais cinturões. O final de semana foi especial para os avaianos. Após a vitória no sábado (10) por 3 a 0, em cima do Criciúma, o final de semana reservou outra conquista. No domingo (11) Felipe Cruz, atleta de MMA, patrocinado pelo Avaí Futebol Clube, subiu no octógono pelo Fighten MMA Championship 3, para a dis-

puta do cinturão dos pesos leves (até 66kg). O lutador venceu a disputa com Felipe Mineiro, por nocaute técnico e assegurou o 4º cinturão da categoria. Hoje é o brasileiro que mais possui cinturões no MMA. Além da última conquista, Felipe Cruz detém os cinturões das competições Aspera

Fight Championship, Nitrix Championship e Tavares Combat. O lutador postou em rede social própria a comemoração pela vitória e as ambições para a carreira: “Vou continuar trabalhando cada vez mais para me aperfeiçoar a todo momento, melhor ainda se for dentro do maior evento do mundo UFC”, comentou Cruz.

Jornal Vida Palhoça - Edição Digital #04  

Projeto Gráfico e Diagramação: Mídia Prime Soluções em Design

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you