Page 1

Chiquérrima

Variedades

COTIDIANO

Não deixe de ler a coluna Chiquérrima!

Horóscopo e Bate Papo com João Bidu

Hipocrisia ou mesmice. Dúvida cruel.

DI ST RI BU IÇ ÃO

GR AT UÍ TA

Páginas 08 e 09

Página 13

Página 14

| Edição 121 | Ano 02 | De 13 a 19 de Janeiro de 2017|

“Não sou situação ou oposição. Sou imparcial, tenho liberdade”

O vereador Alício Ricobom abre o jogo e garante que sua função como vereador é defender o interesse do povo. Também não se considera o “fiel da balança” na disputa entre situação e oposição.

Assistência Social começa a mostrar serviço Página 07

Páginas 04 e 05

O novo piso salarial dos professores é de R$ 2.298,80 Página 06

Eliana Cabral assume presidência da RFCCN Página 15


02

Editorial

Janeiro 2017

Editorial COLETIVO DE PAVÃO Qual o coletivo de pavão? Con-

desfiles em escolas de samba e blocos

fesso que procurei me informar, mas

carnavalescos, quando ninfas e nin-

não consegui resposta convincente.

fetas se enfeitam com indumentárias

O mais perto que cheguei foi bando.

confeccionadas com penas e plumas.

Um grupo de pavões é chamado de

Um cocar, por exemplo, leva muitas

bando. Que assim seja!

penas na sua montagem. Já as peças

Pelo menos acredito que todos tenham o conhecimento que o pa-

mais íntimas... Uma ou duas penas de pavãozinho. No máximo!

vão é uma grande ave da família dos

Aqui na “Santa Terrinha” tem

fusianídeos, originária da Ásia meri-

o Navegay, onde as penas de pavão

dional, de plumagem magnífica nos

marcam presença. Navegay, que na

machos, cujas penas da cauda podem

opinião de alguns, é o maior eventos

ser abertas em leque.

realizado no município, atraindo mais

Tem o significado de pavão no conceito popular. Tipo: “enfeitar-se

de 150 mil foliões e alavancando a economia. O pavão atrai sorte!

com penas de pavão”; “fazer parecer

O governo federal demonstra

como seus méritos alheios”. Pavone-

acreditar nesses números, tanto que

ar-se ou apavonar-se. Tem também o

anunciou acordo para construção de

pavão-do-mato (Pyraderus sactatus).

mais um aeroporto aqui na região:

No simbolismo, o pavão é a ave

em Ilhota, vinte ou trinta quilôme-

do paraíso Pela impressionante har-

tros distantes do aeroporto de Nave-

monia de suas formas e pela exube-

gantes. Deve ser pelo excesso de “na-

rância de suas cores, o pavão é um

vegaystas” que procuram a cidade na

animal associado à beleza e a perfei-

segunda-feira de carnaval, oriundos

ção. Essas aves também são conhe-

dos mais distantes rincões.

cidas por comer plantas venenosas e

Mas voltamos ao assunto princi-

serpentes sem apresentar quaisquer

pal antes que algum desavisado pense

problemas, fazendo com que suas pe-

em chamar um psiquiatra. Lembrei-

nas simbolizem ptibilidade, imortali-

-me dessa ave chamada pavão quan-

dade, triunfo sobre a morte, capaci-

do estava circulando pelo hall da pre-

dade de regeneração e transmutação.

feitura navegantina. Observei tantos

Logico que surgiram comentários

pavões reunidos em pleno desfilar

maldosos sobre o pavão. Notadamen-

exibicionista que surgiu a curiosidade

te na época de carnaval, onde as penas,

de saber o coletivo de pavão. Nada

plumas e paetês estão na moda. Para

mais do que isso.

Expediente DIRETOR-PRESIDENTE Lucas de Souza Trindade DIRETOR DE REDAÇÃO Sérgio Trindade COMERCIAL E DE MARKETING Lucas de Souza Trindade

CDL sugere: volta às aulas é excelente oportunidade para ensinar educação financeira aos filhos Todo o começo de ano é assim: pais e filhos correm para as papelarias com a lista de material escolar na mão e, nesta hora, a palavra de ordem é planejar as despesas. De acordo com a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Balneário Camboriú (CDL), Eliane Colla, esta é uma ótima oportunidade de ensinar um pouco de educação financeira para a criança. “Esse momento deve servir para mediar à negociação entre pais e filhos”, afirma. A presidente da CDL explica que entende ser esta uma tarefa que exige paciência e muita pesquisa, afinal, o material escolar pode variar de preço de uma loja para outra, mas Balneário Camboriú oferece opções diversificadas de estabelecimentos especializados neste tipo de comércio. “Mesmo com produtos de melhor qualidade, com personagens da moda, a lista fica bem abaixo de uma mensalidade, por exemplo. Além disto, há estabelecimentos que parcelam em até 10 vezes”, argumenta. Segundo Eliane, no entanto, é fundamental fazer a criança entender a relação entre necessidade e possibilidade. Outra dica da presidente da

Fundado em 30 de abril de 2014 O Jornal Leia circula em Navegantes, Itajaí, Penha,Balneário Piçarras, Luís Alves, Barra Velha, Ilhota e Balneário Camboriú. É publicado e distribuído gratuitamente. Os artigos, colunas e espaços assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. TELEFONES (47) 3249.0299

DIRETORA DE ESTRATÉGIA E NEGÓCIOS Aparecida de Souza Trindade

CDL é fazer as compras dentro do orçamento da família. “Conceda daqui e aperte dali”, ensina. Na medida certa, a participação do aluno na hora da compra do material, pode funcionar como um incentivo de estudos para o começo do ano letivo. As crianças gostam do volta às aulas, ficam eufóricos na hora da compra do seu material escolar e muitas vezes privamos estes estudantes do prazer de participar deste momento que pode servir de estímulo aos estudos. Alguns pais podem achar a dica um pouco estranha, mas levar os filhos juntos é um excelente exercício de autocontrole financeiro. “Converse com ele antes de sair sobre o que irão comprar e defina um orçamento, assim, seu filho terá que escolher o que comprar de forma que caiba no seu orçamento”, destaca a presidente da CDL. Além disso, comprar a lista de material escolar junto com o filho fará com que ele fique ciente do material que necessita para o ano letivo. Esse é também um bom momento para perguntar se algum dos itens da lista pode ser reutilizado do ano que passou, como uma tesoura ou um apontador. Então convide seu filho e vamos às compras.

PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO 48 3259.1996 midiaprimeeditora@gmail.com /midiaprime

DIRETORA DE ARTE E EDITORAÇÃO Elizabeth Machado DESIGNER GRÁFICO E EDITORIAL Luca O. da Silva e Felipe Pfeilsticker


Coluna

Janeiro 2017

por SÉRGIO TRINDADE

03

TôLigado! trindade.sergio@outlook.com.br

BOA INICIATIVA

CAÇA AS BRUXAS

CIRINO MOSTRA SERVIÇO

O secretário Juliano de Maria que responde pelas secretarias da Criança, do Jovem e Adolescente e também pela Assistência Social, arregaçou as mangas e está indo a luta. Tem conversado com os moradores de rua, procurado manda-los de volta para a cidade de origem, dando orientação. Finalmente a Assistência Social está funcionando, depois de pelo menos três anos no ostracismo.

Esse negócio de demissão de comissionados na Prefeitura de Navegantes está virando uma autêntica caça às bruxas. Aqui vai uma dica: se o telefone tocar na sua casa, não atenda. Pode ser alguém da prefeitura informando a sua exoneração. A maioria das demissões está sendo feita via telefone. Sacanagem.

A Câmara Municipal de Navegantes marcou a primeira sessão de 2017 para o dia 06 de fevereiro, mas o vereado Cirino Cabral Neto está a todo vapor e já protocolou vários requerimentos. Tomara que os demais vereadores sigam o exemplo.

NA CULTURA

AEROPORTO

Dizem as más línguas que a partir de 1º de maio a Fundação Municipal de Cultura poderá distribuir bombons para quem visitar o CIC (Centro Integrado de Cultura). Estranho essa iniciativa. Vamos averiguar.

Esse negócio de construir aeroporto em Ilhota é conversa para boi dormir. O governo federal não tem dinheiro nem para promover ampliação de aeroporto, quanto mais para construir outro? O que tem de político esperto é uma grandeza. Lobistas também!

FOCO DE DENGUE

MEIO KILO

Foi encontrado um foco do mosquito Aedes aegypti no Centro de Navegantes. Parece que o primeiro em 2017. Isso significa que o combate a dengue tem que ser intensificado, com mais agentes e o material necessário para os agentes poder trabalhar. Sem economia. É a saúda da população que está em risco.

Comentários à boca pequena que o vereador Meio Kilo pode ser o primeiro a deixar a Câmara Municipal para assumir uma secretaria. Só que Meio Kilo é baixinho, mas não é bobo. Ele quer a secretaria de Obras, com o Jair Amorim passando a ser o secretário adjunto. Exatamente como o Jornal LEIA publicou semanas atrás.

BRIGA NA PRAÇA Falta policiamento na Praça Central da Praia. O que estimula as brigas de bandos. É o tradicional bairro x bairro. Quem quiser passear com a família no sábado ou domingo na Praça Central da praia, pode começar a pensar em outro lugar para descontrair. O bicho está pegando.

PSB ENFRAQUECIDO O PSB não elegeu nenhum vereador e está enfraquecido. Mesmo tendo o Donizete José da Silva como vice-prefeito. É bom o partido passar por uma reformulação, onde todos os filiados tenham o mesmo direito de expor suas ideias. Ah, é interessante o vice-prefeito também ficar esperto. Navegantes carece de vice-prefeito com poder de fogo, para evitar o chega prá-la!

UMA DÚVIDA Afinal, a Navegantes Previ adquiriu ou não um terreno nas proximidades do Aeroporto Internacional Victor Konder? Os associados querem saber a quanto anda o assunto. Suspense no ar.

OUTRA DÚVIDA Dizem as más línguas que Jan Ullrich estava pleiteando assumir o comando da Navegantes Previ e também do Conselho do órgão. Felizmente conseguiram tirar essa ideia da cabeça do cidadão. Como tem gente confundindo Jesus com Genésio!

BOA SUGESTÃO Gostei. Gostei mesmo. A ideia é refazer todos os pontos de ônibus em Navegantes (são poucos). A cobertura atual parece mais porteira de fazenda do que parada de ônibus. Também seria interessante que os pontos fossem instalados bem pertinho da parede, do muro. Para dar espaço para o pessoal transitar pela calçada. Parabéns pela ideia.

SEM LUZ Comerciantes de determinada área da Avenida João Sacavem reclamam da constante falta de energia, o que prejudica o comércio. O pessoal da Celesc vem, arruma... Minutos depois volta a faltar luz. Já trocaram o transformador, mas o problema persiste.


04

Entrevista

Janeiro 2017

Termômetro Alício Ricobom é considerado o fiel da balança na Câmara de Vereadores. Ele diz que não.

A

lício Ricobom inicia o seu segundo mandato como vereador sendo considerado o fiel da balança na disputa política na Câmara Municipal de Navegantes. Situação e Oposição disputarão palmo a palmo o espaço. Três vereadores são de oposição: Murilo Cordeiro (PT), Cirino Adolfo Cabral (PMDB) e Jassanan Monan.

P

aulinho Meia Praia é filiado ao PSD, mas dá mostras de ser colaborador do PMDB, o que dá gás para os oposicionistas sonharem com voos mais altos.

P

ela situação... Bem, fica difícil a análise. São quatro representantes do PSDB que comanda o destino da cidade: o presidente Samuel Paganelli, mais Valmir Chero Francisco, Meio Kilo e Jefferson Macarini. No papel, empate técnico. Ledo engano. Valmir, Meio Kilo e Jefferson não votaram em Samuel para presidente.

S

obram dois vereadores. Zé dos Bairros e Alício Ricobom, ambos do PSD. Ainda novato na política, Zé dos Bairros apenas observa, tenta encontrar o melhor caminho a seguir, mas com tendência de seguir a sugestão do ex-prefeito Roberto Carlos de Souza. Daí o rótulo de fiel da balança para o experiente Ricobom, que em 2016 presidiu a Câmara.

O

ano de 2017 está apenas começando e muita água vai rolar por debaixo da ponte. Resta ao povo aguardar o que virá pela frente em ano difícil, com os municípios estendendo o chapéu para conquistar favores do governo federal. Alício Ricobom conversou com a reportagem do Jornal LEIA. Conversa franca. Com vocês, o fiel da balança.


Entrevista JORNAL LEIA: Qual a sua análise da situação política de Navegantes? ALÍCIO RICOBOM: Vivemos um momento de grande expectativa em torno do governo Emílio Vieira. Ele teve uma votação expressiva, tinha uma estrutura montada, o apoio do ex-prefeito Roberto Carlos de Souza. Foi a terceira eleição consecutiva vencida pelo PSDB. Mas temos que observar que o

Janeiro 2017 quele momento o Samuel fechou em torno

bom relacionamento com os vereadores. Ai ele

da minha candidatura e assumi a responsabi-

manda um projeto de interesse da população

lidade de retribuir. Chegou o momento e não

para ser votado com urgência. Chega um ve-

poderia ser diferente. Não sou daquele tipo

reador e pede vista do projeto. Ele terá quinze

de gosta de jogar a bola nas costas dos ou-

dias para analisa-lo. Depois de quinze dias o

tros. Nada contra o Valmir Chero, nada com

projeto volta para a Câmara para ser votado e

o fato dos vereadores oposicionistas estarem

outro vereador pede vista e o tempo vai pas-

na chapa do Samuel.

sando. Vou dar outro exemplo, esse real. No

JORNAL LEIA: O prefeito Emílio

dia 23 de dezembro o ex-prefeito Roberto Car-

05

diálogo é fundamental. JORNAL LEIA: O que o prefeito Emílio tem que fazer para melhorar o relacionamento com a Câmara? ALÍCIO RICOBOM: Conciliação. Com o presidente Samuel Paganelli, com os vereadores e suplentes. Isso é importante. Nenhum vereador ganhou sozinho a eleição. É natural que se mantenha esse grupo e que se cumpra

país passa por dificuldades. Com escassez

a fidelidade com partidos e candidatos eleitos

de recursos para os municípios. Navegantes

e suplentes. Não pode haver quebra de con-

também foi afetado, mas ainda é uma ilha

fiança. Lá não frente é que saberemos se isso

no meio do oceano. A perspectiva é de cres-

é bom ou ruim. Não pode ter falta de diálogo.

cimento de R$ 20 milhões na receita. Uma

Foi justamente essa falta de diálogo que faltou

situação estável, sem dívidas, frota sucatea-

na eleição da Câmara Municipal.

da, prédios públicos danificados, com folha de pagamento em dia. Em condições de ser

JORNAL LEIA: E essa onda de ne-

bem melhor administrada do que as vizinhas

potismo, de se mandar gente embora

Penha, Itajaí e Ilhota. Cabe a nós vereadores

porque é parente desse ou daquele. Esse

fazermos a nossa parte. Sem esse negócio de

clima de instabilidade que tomou conta

quanto pior melhor. Particularmente posso

da prefeitura?

afirmar que não sou situação ou oposição. Sou imparcial. Não tenho prefeito ou vice-

ALÍCIO RICOBOM: Se é lei, cumpra-

-prefeito. Tenho liberdade de ação. Devo sa-

-se e não se discute. O que me deixa triste

tisfação e respeito aos eleitores, notadamente

e fico realmente muito aborrecido é que já

aqueles que confiaram no meu potencial.

assisti a esse filme. Não gosto de assistir o filme duas, três vezes. Sempre no dia 02 de

JORNAL LEIA: Houve o crescimen-

janeiro nos deparamos com a mesma doença.

to da oposição?

Esse problema já era para ter sido resolvido. A justificativa também é sempre a mesma. Se

ALÍCIO RICOBOM: De forma tími-

for lei tem que ser para todos. Que a lei seja

da, muito pequena, nada significativa. O meu

cumprida, como se costuma dizer, ao pé da

partido, o PSD, foi o segundo mais votado.

lei. Como vereador vou acompanhar atenta-

Superamos o PT que tem encontrado pro-

mente essa situação e que futuramente não

blemas na base. PT e PMDB se uniram e

aconteça mais. Ainda mais em meio à situação

não chegaram ao lugar desejado. A oposição

tão difícil vivida pelo país. Quem trabalha é

precisa se organizar mais. Não deixar tudo

porque necessita do salário para viver. Se per-

para cima da hora, para meses antes da elei-

manecer parentes trabalhando na prefeitura

ção. Outro aspecto importante, Navegantes

(comissionados) por protecionismo, ou seja,

não vive apenas da sua região central como

lá qual o motivo, pode crer que estarei vigilan-

anos atrás. Há necessidade de todos os bair-

te e vou denunciar. Até como cidadão, por me

ros serem tratados com dignidade. O PMDB

sentir enganado. A lei é igual para todos.

limita-se a bairros, assim como o partido limita-se a algumas cidades em Santa Catarina.

JORNAL LEIA: Para encerrar...

JORNAL LEIA: O senhor passa a ser

ALÍCIO RICOBOM: Sou vereador de

o fiel da balança dentro da Câmara dos Vereadores? ALÍCIO RICOBOM: Fui fiel ao com-

Vieira necessita da Câmara de Vereadores para governar?

promisso assumido, não fui o fiel da balança.

ALÍCIO RICOBOM: Logico. Veja o caso

Em 2015, o Samuel Paganelli esteve comi-

da ex-presidente Dilma Rousseff que disse

go, juntamente com o Murilo Cordeiro e o

que não precisava da Câmara dos Deputados.

Fredolino Bento. Ali sim, o Samuel foi o fiel

Ninguém governa sem o apoio da Câmara. O

da balança. Não tenho nada contra ninguém,

diálogo e a aproximação são fatores fundamen-

repito que não sou situação ou oposição. Na-

tais. Vou dar um exemplo. O prefeito tem um

todos, vou cumprir com meu papel. Não sairei los mandou um projeto em regime de urgência

do meu compromisso. Torço e faço votos que o

solicitando dotação orçamentária para pagar

Emílio Vieira realize um ótimo governo junta-

no dia 24, portanto antes do natal, o salário dos

mente com o Donizete. Que todas as promessas

funcionários públicos. Eu como presidente da

de campanha sejam cumpridas. Navegantes não

Câmara, promovi uma reunião com os demais

pode parar. Da minha parte o meu gabinete na

vereadores pela manhã, discutimos o assunto e

Câmara Municipal estará sempre aberto e a dis-

à noite votamos a favor do projeto. Os funcio-

posição da população. Vou honrar com o meu

nários receberam o salário antes do natal. Esse

mandato. Fui eleito com essa finalidade.


06

Geral

Janeiro 2017

Menos da metade dos municípios declararam cumprir o piso dos professores em 2016

Contribuinte poderá atualizar CPF pela internet A partir de segunda-feira (16), o con-

a Receita lançará os novos modelos de

tribuinte poderá atualizar o CPF pela inter-

comprovante de inscrição e de situação

net. A Receita Federal oferecerá, na página

cadastral no CPF, que continuarão a ser

do órgão na internet, um formulário ele-

emitidos na página da Receita Federal.

trônico que permite a alteração instantânea

A principal mudança está na forma de

de dados como nome, endereço, telefone e

autenticação, que será feita por meio de

título de eleitor.

QR code, tipo de emblema usado em

Segundo a Receita, o serviço estará

Já entre os municípios, 2.533, o equivalente a 44,9%, declararam cumprir o valor do piso. “Temos que enfrentar um problema concreto, precisamos melhorar o salário dos professores, valorizar os professores e, ao mesmo tempo, não há recursos suficientes para dar um reajuste acima da inflação. O reajuste agora é acima da inflação, cumprindo a lei, mas sabemos e entendemos as dificuldades dos estados e municípios”, diz a secretária-executiva da pasta, Maria Helena Guimarães de Castro. O piso salarial dos docentes é reajustado anualmente, seguindo as regras da Lei 11.738/2008, a chamada Lei do Piso, que define o mínimo a ser pago a profissionais em início de carreira, com formação de nível médio e carga horária de 40 horas semanais. O valor para 2017 representa um aumento real, acima da inflação de 2016, que fechou em 6,29%. O reajuste começa a valer a partir deste mês. Não há uma penalidade específica para o não cumprimento da Lei do Piso. Cabe aos Ministérios Públicos Estaduais, poderes legislativos locais e Tribunais de Contas Estaduais a fiscalização. O descumprimento pode resultar em um Termo de Ajuste de Conduta.

Menos da metade dos municípios e 17 estados, além do Distrito Federal, declararam conseguir pagar em 2016 ao menos o mínimo estabelecido em lei aos professores de escolas públicas da educação básica de suas respectivas redes de ensino. Os dados são de um levantamento feito pelo Ministério da Educação (MEC). Em 2017, todos os entes terão que arcar com um valor ainda maior. O novo piso foi anunciado ontem (12) (12) e o salário dos professores passa a ter que ser de pelo menos R$ 2.298,80 para uma jornada de 40 horas semanais, o que representa um reajuste de 7,64% em relação aos R$ 2.135,64 do ano passado. O levantamento foi feito em novembro com base na declaração dos estados e municípios. Santa Catarina, Acre, Alagoas, Amapá, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins declararam cumprir o piso salarial dos professores, determinado em lei desde 2008. Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul e São Paulo não prestaram informações.

Mathiola & Wetzstein A

D

Administrativo | Civil Empresarial | Eleitoral Imobiliário | Trabalhista Tributário | Previdenciário

V

O

G

A

D

O

S

47 3342 6352 | 8802 1861

www.mwadvogados.com.br juliana@mwadvogados.com.br

R. Francisco de Paula Seara, 41 - Sala 02 - São Domingos - Navegantes - SC

dispositivos móveis.

disponível 24 horas por dia e poderá ser

Atualmente, os comprovantes podem

usado tanto por brasileiros como por es-

ser emitidos na página da Receita na inter-

trangeiros residentes no Brasil, indepen-

net. No entanto, de acordo com o órgão,

dentemente da idade. O órgão estima

o serviço é pouco usado porque a auten-

que 191 milhões de contribuintes sejam

ticação exige que os dados do documento

beneficiados pela ferramenta.

(número de inscrição, código de controle,

O novo serviço será gratuito. Atual-

data da emissão e hora da emissão) sejam

mente, o contribuinte que deseja atualizar o

informados na íntegra para validação). Os

CPF precisa ir a uma unidade dos Correios,

dados dos comprovantes CPF com o QR

da Caixa Econômica Federal e do Banco do

CODE serão validados em tempo real

Brasil e deve pagar R$ 7 de tarifa de serviço.

com as informações constantes na base

Também na próxima segunda-feira,

de dados da Receita Federal.

Quarenta presídios receberão doações de livros do MEC O ministro da Educação, Mendonça Filho, e a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, se reuniram ontem (12), em Brasília, para discutir a doação de livros para bibliotecas de ao menos 40 presídios brasileiros. A proposta é doar cerca de 20 mil livros de literatura brasileira e estrangeira por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os estabelecimentos prisionais beneficiados serão definidos por Cármen Lúcia junto com os Tribunais de Justiça dos estados. “O apenado deve ter, através da educação, um caminho de libertação da mente. À medida que humanizamos as penitenciárias, estamos trabalhando para que eles possam ser devolvidos à sociedade num patamar de recuperação adequado”, disse o ministro, acrescentando que, em certos casos, é facul-

tado ao preso reduzir sua pena privativa de liberdade por meio de projetos de estímulo à leitura nos presídios. “É um componente importante de remissão da pena que ajuda a desafogar o sistema carcerário”, afirmou. o ministro da Educação. A iniciativa, segundo o ministro da Educação, faz parte de um plano mais amplo de ampliação da educação à distância nas instituições prisionais. O MEC também estuda formas de facilitar a certificação do ensino médio aos privados de liberdade, a partir da separação das atribuições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O ministro e a presidente do STF agendaram uma nova reunião para a próxima terça-feira (17), em Brasília, a fim de definir o cronograma de entrega das bibliotecas.


Local

Janeiro 2017

Assistência Social lança “Força Tarefa” para melhorar os serviços sociais Após uma semana de diagnóstico em todos

qual se enquadrarão.

os departamentos da Secretaria de Assistência

CadÚnico: o setor de coleta de dados e

Social, o secretário interino da pasta, Juliano

informações que identifica todas as famílias de

de Maria, reuniu a equipe e lançou uma Força

baixa renda existentes terá aumento do horário

Tarefa com 10 medidas a serem desenvolvidas

de atendimento, além da reorganização dos ca-

para a melhoria dos serviços sociais ofertados

dastros, atualização dos dados e arquivos com

no município.

intuito de aumentar o número de beneficiário

Conforme o secretário são medidas de cur-

do serviço.

to, médio e longo prazo que têm por objetivo

Bolsa Família: Será criada rotina de en-

resolver situações pontuais e também criar uma

contros dos beneficiários do bolsa família para

estrutura capaz de avançar os serviços, que

promover a independência destas famílias do

contemplam na maioria famílias de baixa renda,

benefício, encaminhando para cursos, criando

idosos e pessoas em situação de rua.

possibilidade de inserção para o mercado de

Eis as medidas que compõem o pacote de ações:

trabalho e melhoria da condição social. Cursos de Geração de Renda: Realização

Pessoa em Situação de Rua: Será realiza-

de intensivos nas férias e cursos durante o ano

do um mutirão com a equipe da Secretaria de

de forma descentralizada na cidade: ministra-

Assistência Social com intuito de fazer todos

dos na sede da secretaria de Assistência Social,

os encaminhamentos necessários para as pes-

no CRAS do bairro São Paulo, no Centro de

soas que se encontram em situação de rua, esse

Cidadania em Machados, na subprefeitura na

mutirão será realizado em horários estratégicos

Nossa Senhora das Graças e no CAC na Meia

fora do expediente de trabalho no turno da noi-

Praia. Já estão abertas inscrições para alunos

te e de madrugada.

interessados no curso intensivo de informática

Cestas Básicas: a distribuição de cestas básicas contará com uma maior efetividade de

que acontecerá na sede da Secretaria de Assistência Social.

fiscalização da equipe técnica, regulamentando

Idosos: Mudança nas atividades dos gru-

o serviço e com definição de contra partida das

pos com aumento na programação; garantia

famílias beneficiadas.

de uma boa alimentação durante as atividades

Isenções da Taxa de Lixo (Recicle): ha-

realizadas com os idosos, passeios, capacitação

verá aumento do número de beneficiários da

com as coordenadoras dos grupos. Este ano

isenção da taxa de lixo. Serão realizadas análises

os idosos contarão com vários bailes temáticos

socioeconômicas das famílias para a concessão

para promover a socialização entre eles.

do benefício.

Melhorias Físicas: Será construída uma

Programa de Atenção ao Servidor Pú-

área coberta nos fundos da Instituição de Aco-

blico: Será realizado um levantamento dos Ser-

lhimento através de parceria com iniciativa pri-

vidores Públicos em situação de vulnerabilidade

vada, para que as crianças acolhidas tenha um

(afastados por doença, dependentes químicos,

novo espaço para lazer que será aproveitado

entre outros). A equipe técnica da Secretaria de

também nos dias de chuvas. Melhorias físicas

Assistência Social, irá auxiliar, orientar e enca-

na sede do CRAS do bairro São Paulo e no

minhar para os programas socioassistencias na

CREAS.

07


08

Soc

Janeiro 2017

Amanda Freitas festeja aniversário na segunda-feira,16. A madrinha Shirley Monteiro Rodrigues promete tacacá e outras comidas típicas do Pará para os convivas. Além de muito carimbó.

Magaly Percevallis Benatti também recepciona amigos e parentes na troca de data (13). O maridão Laércio já avisou: “deixa que cuido do churrasco e do chopp”.

Chiq por CIDA TRINDADE

Claudenir Couto festejou niver (12) ao lado dos amigos e familiares. Gente do bem.

Na segunda-feira (16) esquema especial de segurança até a mansão da aniversariante Ana Claudia Costa. Um luxo!

No domingo, 15, quem comanda a festa é Gabriela Vieira. Mais um niver que promete ser em grande estilo. Feliz aniversário!

Ontem (12) a fest gada. Niver de Felipe proprietário da Mídi o comportado Felipe da Samantha Lacerd


cial

Janeiro 2017

quérrima

ta invadiu a madrue Pfeilsticker, sócio ia Prime. Na foto, e ao lado da amada. Felicidades!

Bruna Maia reúne amigas para o parabéns a você (16) lá pelos lados de Balneário Camboriú. Sucesso

trindade.cida@outlook.com.br

O belo casal Vera e Arilson Frica Moraes completou na última quarta-feira (11) 36 anos de casamento. E nada melhor para ilustrar o acontecimento do que a frase de Vera: “Obrigado meu amor por me fazer tão feliz... Te amo para todo o sempre”.

Sexta-feira 13. Dia de abraços e beijos para a simpática Lilian Balelo que estará assoprando velinhas. Ela merece!

Quem aniversariou no último dia 11 foi Eliane Moraes Rodrigues, na foto ao lado das manas Luciana e Juliana.

Amanhã, 14, todos os caminhos levam até a house do aniversariante Murilo Cordeiro. No mínimo, 1401 felicitações e mais os abraços dos convidados.

09


10

Brasil

Janeiro 2017

Segunda-feira (16) tem Sessão Pedidos de recuperação judicial batem recorde, diz Serasa Extraordinária na Câmara Na segunda-feira, 16, acontece sessão extraordinária na Câmara de Vereadores de Navegantes. Na pauta eleição da Comissão Permanente,

discursão e votação da remuneração anual dos servidores públicos municipais e votação e discursão do reajuste dos funcionários do magistério.

Temer diz que objetivo é levar inflação para o centro da meta O presidente da República, Michel Temer, disse que o objetivo do governo é fazer com que a inflação fique em 4,5%, centro da meta fixada pelo Banco Central para 2017. Ele ressaltou que em seu mandato já foram feitas duas reduções nas taxas de juros Selic e estimou que se as reduções continuarem a taxa deve sair dos dois dígitos. As declarações foram feitas durante a inauguração da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Fued Temer, na Praia Grande, município da Baixada Santista. Temer lembrou ainda que a inflação caiu de 10,70% no ano passado para 6,29%, abaixo do teto estimado para a meta. Na quarta-feira (11), o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, cortou a taxa

Selic em 0,75 ponto percentual, de 13,75% para 13% ao ano. “Nós já reduzimos a taxa de juros e há uma projeção, nada certo evidentemente, de que os juros venham caindo paulatinamente, porém responsavelmente. Isso já teve repercussão no mercado financeiro. Os bancos já começaram a reduzir também suas taxas de juros. Nosso trabalho já tem começado a dar resultados. Somado à questão da queda da inflação, que no ano passado era de 10,70% e agora está em 6,29%”, disse. O presidente disse que o governo não reduziu o orçamento das áreas da educação e saúde. Segundo ele, basta saber ler para verificar que os recursos para as duas áreas são maiores este ano do que foram em 2016.

Os setores de comércio, indústria e

Na comparação com 2015, o comér-

serviços bateram recorde de pedidos de

cio foi o setor que apresentou a maior

recuperação judicial em 2016. O resultado,

elevação no número de recuperações

divulgado ontem (12) pela Serasa Expe-

judiciais requeridas em 2016, com au-

rian, é o pior desde 2005, início da série

mento de 51,2% nos pedidos. O setor

histórica do levantamento.

de serviços vem em seguida, com 48,5%

No total, foram 1.770 processos deste

a mais. Já na indústria, os pedidos de re-

tipo no ano passado: 713 no setor de ser-

cuperação judicial cresceram 24,2%, de

viços, 611 no comércio e 446 na indústria.

um ano para o outro.

“O aprofundamento da recessão eco-

O levantamento mostra também que

nômica em 2016 atingiu de forma signi-

aumentou o número de pedidos de falên-

ficativa o consumo das famílias, seja pela

cia no ano passado em relação a 2015. Fo-

elevação do desemprego, seja pelo encare-

ram 1.846 solicitações em 2016 ante 1.760

cimento do crédito. Assim, o comércio foi

no ano anterior. O setor de serviços tam-

o setor econômico que acabou sofrendo

bém liderou os pedidos de falência, com

mais intensamente a redução do consu-

746 processos. Em seguida, aparece a in-

mo, provocando dificuldades financeiras

dústria, com 676 falências requeridas, e o

às empresas deste setor”, destaca a Serasa.

comércio, com 424 pedidos.

Bahia investiga doença misteriosa Caracterizada por uma mialgia aguda,

encaminhadas amostras de peixes in na-

que é uma dor intensa nos músculos, a

tura para a investigação de metais pesa-

doença tem como sintoma dores muscu-

dos. Amostras de peixes consumidos por

lares súbitas, dores ao toque leve no corpo,

pacientes também serão enviadas a um

urina escura cor de café, dores articulares

laboratório no Alabama, nos Estados Uni-

e sudorese. Segundo a diretora de Vigilân-

dos, para verificar a presença de toxinas. O

cia Epidemiológica da Secretaria de Saúde

Laboratório Central da Bahia também faz

do Estado da Bahia, Maria Aparecida Fi-

parte das investigações.

gueiredo, a origem da doença ainda não

Em nota, o Ministério da Saúde disse

foi descoberta. “Existem casos parecidos

que até o momento não existem resulta-

registrados em outros países, mas não des-

dos conclusivos, nem informações de ca-

cobriram a causa”, disse.

sos parecidos em outros estados. A pasta

Foram enviadas amostras de fezes dos

informou que está investigando os casos

pacientes a um laboratório da Fiocruz (RJ)

em parceria com a Secretaria da Saúde do

para identificar a presença de enterovírus.

Estado da Bahia (Sesab) e as secretarias

Ao laboratório Adolfo Lutz (SP), foram

municipais de Salvador e Vera Cruz.


Local

Janeiro 2017

Município recebe vacinas contra HPV para meninos de 12 a 13 anos A Secretaria da Saúde de Navegantes já dispõe de vacinas contra o vírus HPV e Meningite para meninos de 12 a 13 anos. As doses podem ser encontradas nas seguintes Unidades de Saúde: São Pedro, Verde-mar, Gravatá, Escalvados, Nossa Senhora das Graças, São Domingos II e Central. Já a partir de fevereiro as vacinas também estarão disponíveis nos Postos de Saúde do bairro São Paulo, Machados e Porto das Balsas. Conforme o secretário da Saúde Arilson Frica Moraes, o atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 08 às 12 horas e das 13 às 17 horas, sendo necessária a apresentação da carteira de vacinação.

Caso o morador não encontre a vacina no seu bairro, pode se deslocar às unidades mais próximas que receberá o atendimento normalmente. O secretário ressalta, que estas vacinas entraram na rotina e a partir de agora estarão disponíveis durante o ano todo. Também já está em vigor à inclusão da vacina contra Meningite C para meninos e meninas de 12 a 13 anos. Até 2020, a vacina deverá estar disponível a crianças de 9 a 13 anos. Hoje, essa imunização é oferecida apenas para crianças aos 3, 5 e 12 meses de idade. A Meningite C é o subtipo mais frequente da doença, que é considerada grave e de rápida evolução.

Pavimentação de ruas nos bairros Meia Praia, São Domingos I e São Paulo O prefeito Emílio Vieira assinou ordem

das no bairro São Domingos I; Rua Adolfo

de serviço para obras de drenagem e pavi-

Cabral Júnior; Rua Gervásio de Souza; Rua

mentação de mais oito ruas, beneficiando

Antônio Vicente dos Passos Filho; Rua Ve-

diretamente os bairros São Domingos I,

reador Thimóteo Góes Rebello e Rua Pro-

São Paulo e Meia Praia. O investimento to-

fessor Francisco José Baron – localizadas no

tal será de R$ 3.426.633,17.

bairro Meia Praia. Beco 90070 - sem deno-

Serão pavimentadas: Rua Irineu Torquato e Servidão Manoel dos Santos, localiza-

minação, onde se localizam as casas da COHAB, no bairro São Paulo.

11


12

Geral

Janeiro 2017

Bombeiros de Navegantes ganham primeiro posto guarda-vidas vertical em contêiner de Santa Catarina Uma alternativa para promover a sus-

térmico. O posto tem banheiro com chuvei-

tentabilidade e evitar o vandalismo. Será

ro para os guarda-vidas, estrutura de fossa e

inaugurado no próximo dia 13 de janeiro o

uma parte aberta (mirante) para observação

primeiro posto de guarda-vidas vertical em

da praia.

contêiner de Santa Catarina. O projeto pilo-

Segundo o Sargento Luiz Adônis Zi-

to foi patrocinado pelo Instituto Portonave

mermann, do Corpo de Bombeiros Militar

e está instalado na Praça da Praia Central de

de Navegantes, responsável pela iniciativa, o

Navegantes.

posto contêiner é um protótipo que deve ser

O posto foi construído em um contê-

usado durante toda a temporada de verão.

iner de 20 pés, colocado verticalmente. A

Após, será feita uma análise do projeto

estrutura é em alumínio e possui isolamento

para possível implantação de outros postos desse tipo em Navegantes e no Estado. “Esta é uma opção para atender à demanda do Corpo de Bombeiros em estrutura e ao mesmo tempo o projeto tem o viés ecológico, de segurança e de mobilidade”, comenta o Sargento. O Instituto Portonave investiu cerca de R$ 22.000,00 (vinte e dois mil reais) para a realização do projeto. A intenção é que outras instituições também possam apoiar esta iniciativa e ajudem o Corpo de Bombeiros a levar mais segurança aliada à preservação ambiental para as praias. (Melissa Aragão de Souza - Assessoria de Comunicação da Portonave).

Águas de Penha desenvolve campanha para incentivar uso consciente A Águas de Penha - responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário do município - está desenvolvendo uma campanha direcionada a moradores e turistas que visa propor uma reflexão sobre o uso consciente e reforçar a responsabilidade de cada cidadão no consumo de água. Trata-se de uma ação especial em que a concessionária distribui informativos, leques de praia e lixeiros de carros com informações gerais sobre o consumo consciente. Atualmente, a Águas de Penha tem 12.899 ligações e atende aproximadamente 30 mil pessoas residentes, além de visitantes e veranistas. Durante a temporada a estimativa é de que o número de usuário aumente de 30 mil para 80 mil usuários.


Janeiro 2017

Variedades Horóscopo Semanal De: 13 a 19 de janeiro de 2017 ÁRIES (21/03 a 20/04) - Trabalhar isoladamente nesta semana será melhor. Contatos com colegas podem gerar mal-entendidos. O amor estará mais acolhedor: invista em programas caseiros! Deverá sentir interesse por colega de profissão. Cuidado com tensões em casa.

TOURO (21/04 a 20/05) - Fique de olho nas chances de aumentar sua grana. Defenda opiniões no seu serviço, mas se prepare para imprevistos. O sexo vai pegar fogo! Aceite convites para sair com amigos. Se estiver só, poderá sentir atração por colega. Terá alegrias com filhos.

GÊMEOS (21/05 a 20/06) - Cuidado com mudanças bruscas de humor no trabalho. Se estiver sem ocupação, a fase é favorável para entrevista de emprego. É possível que se estranhe com seu par. Momento positivo para as conquistas. Poderá fazer as pazes com um familiar.

CÂNCER (21/06 a 21/07) - Se as coisas andavam tensas no seu emprego, o momento agora é de calmaria. Aproveite as oportunidades para estudar e se reciclar. No romance, fale mais dos seus desejos. Cautela com caso proibido. O período é propício para segurar sua grana.

LEÃO (22/07 a 22/08) - Espere alguns obstáculos na carreira, além de possível falta de dinheiro. Com jeitinho, você conseguirá driblar as dificuldades. Escolha bem as palavras para não se arrepender. Intimidade cheia de calor! Encontro com a turma vai apimentar a paquera.

VIRGEM (23/08 a 22/09) - Você vai demonstrar boas ideias no trabalho e desejo de se destacar. Poderá até pensar em sociedade. Grana inesperada deverá aparecer. No amor, o astral tende a ficar pesado por conta das diferenças entre você e seu par. Expresse seu romantismo.

LIBR A (23/09 a 22/10) - Fase positiva para aprender coisas novas. Ouça seus colegas experientes. Se namorar a distância, dedique-se mais à pessoa amada. Poderá pintar atração por colega. A família exigirá sua atenção. A Lua estimula os contatos com amigos.

ESCORPIÃO (23/10 a 21/11) - Os assuntos profissionais vão pedir mais concentração. Tente escapar de conversas paralelas. Para o relacionamento sair da rotina, faça coisas diferentes, surpreenda a pessoa amada! Um (a) amigo (a) poderá chamar sua atenção.

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12) - Trabalhar em equipe será o mais indicado. Poderá se aborrecer com parente, principalmente se tiverem negócios juntos. Sua sensualidade estará acentuada. Caso não tenha compromisso, saia de casa para conhecer gente nova.

CAPRICÓRNIO (22/12 a 20/01) - Você vai revelar determinação no seu serviço. Mas meça o que vai dizer e não abra seus projetos para qualquer um. Se você e seu par se estranharem, aposte na força da paixão. Procure se envolver com assuntos familiares.

AQUÁRIO (21/01 a 19/02) - A Lua no seu paraíso astral vai trazer sorte e pique para você cumprir suas tarefas de rotina. Aprenda o que puder com gente experiente. O astral do amor poderá ficar confuso, com cenas de ciúme. Mas será possível acertar arestas entre quatro paredes.

PEIXES (20/02 a 20/03) - Os desafios profissionais vão parecer menores. Organize suas contas e coloque as pendências em dia. É provável que quite débito com um familiar. A dois, espere harmonia, principalmente se a união estiver no começo. Vai curtir momentos felizes com crianças.

BATE PAPO

JOÃOBIDU, já faz mais de um mês que não consigo gozar quando tenho relação sexual. Eu tenho 38 anos e, há oito anos, tenho um relacionamento com um homem casado. Não sei o que está acontecendo, faz dois meses que meu ciclo menstrual está diminuindo e nem tenho ideia se isso tem algum papel importante no meu problema. Tenho vontade de ter relação, sinto desejo, mas não consigo chegar lá! Por favor, me ajude!” - Nossa, Elicleia, parece até que a mulher do seu amante jogou uma pra¬ga para separar

Não consigo mais chegar ao orgasmo com meu amante vocês dois! Claro que estou brincando... A primeira provi¬dência é procurar um médico para ter certeza de que está tudo bem com a sua saúde. Você ainda é nova para se preocupar com as alterações físicas provocadas pela menopausa, mas só uma consulta médica pode descartar um problema mais sério. Agora, se está tudo bem com a sua saúde, você vai ter que investigar outras causas. Preocupações, tensão e até falta de grana podem diminuir o desejo e atrapalhar a vida sexual, portanto, analise o que aconteceu de diferente na sua vida nos úl-timos tempos.

13

Simpatias

1. PARA SÃO FRANCISCO DE ASSIS Afaste o mau-olhado de seu bichinho de estimação, amarrando 1 fitinha vermelha no pescoço dele no dia de São Francisco, com cuidado para não apertar. Reze 1 Salve-Rainha em intenção ao Santo e acenda 1 vela branca sobre 1 pires. São Francisco protegerá seu animal. Jogue os restos da vela e a fita no lixo e use o pires normalmente, depois de lavado. 2. PARA SANTO EXPEDITO PARA CONQUISTAR RÁPIDO Escreva, em 1 papel cor-de-rosa, o nome da pessoa que você deseja conquistar e deixe embaixo do seu travesseiro por 15 dias. Todas as noites, antes de se deitar, faça a oração ao Santo, pedindo para que ele ajude você a tomar posse rapidamente do coração desse gato tão especial. Depois desse período, enterre o papel num vaso com flores bem bonitas. Oração: “Meu Santo Expedito, das causas justas e urgentes, interceda por mim junto a Nosso Senhor Jesus Cristo para que venha em meu socorro nesta hora de aflição e desesperança. Meu Santo Expedito, tu, que és o Santo Guerreiro. Tu, que és o Santo dos desamparados. Tu, que és o Santo dos aflitos. Tu, que és o Santo dos desempregados. Tu, que és o Santo das causas urgentes, protege-me, ajuda-me, concedendo-me força, coragem e serenidade. Atenda ao meu pedido (faça o seu pedido nessa hora). Meu Santo Expedito, ajuda-me a superar estas ho-

ras difíceis, protegendo-me de todos os que podem me prejudicar, protegendo também a minha família, atende ao meu pedido com urgência, devolvendo-me paz e tranquilidade. Meu Santo Expedito! Estarei agradecida pelo resto da minha vida e propagarei o teu nome a todos os que tiverem fé. Muito obrigado”. Em seguida, reze 1 Pai-Nosso,1 Ave-Maria e faça o Sinal-da-Cruz. 3. PARA SANTO ANTÔNIO E O AMOR Compre 1 medalhinha com a imagem de Santo Antônio e assista a uma missa com ela. Durante 1 semana, antes de dormir, segure a medalha e peça ao Santo para que você seja uma pessoa de sorte no amor. Reze 1 Pai-Nosso e 1 Ave-Maria. Guarde a medalhinha na sua bolsa ou carteira, carregando sempre com você. 4. PARA SANTA RITA DE CÁSSIA: PARA CONSEGUIR CONQUISTAR O GATO Escreva, numa folha de papel branca, 3 pedidos de amor: um difícil de ser realizado, um muito difícil e outro impossível. Dobre o papel em duas partes, coloque-o embaixo de 1 pires e depois coloque 1 vela de sétimo dias no pires. Uma vez por dia, durante uma semana, acenda a vela e ore em frente à ela a oração de Santa Rita. Em seguida, reze 3 Pais-Nossos, 3 Ave-Marias, faça o Sinal-da-Cruz e apague-a. Jogue o resto no lixo, lave o pires e volte a usá-lo normalmente.

Interpretação de Sonhos 1. Namorado

Estar na companhia de quem ama indica que você vive dias de intenso carinho. Enganar quem namora indica discussões íntimas. Ver namorado com outra: romance fortalecido.

2. Nascimento

É um sonho que traz boas novas. Ver um animal nascer é sinal de sucesso. Quando, em sonho, aparece o nascimento de gêmeos é sinal de aumento de fortuna. Mas esse sonho também pode ser interpretado como um aviso de renascimento de sua vida, uma mudança de comportamento que ajudará você a mudar de vida. Outras interpretações: quando não está relacionado ao desejo ou medo de nascimento, esse sonho indica, para a mulher, uma nova atitude diante da vida. Para o homem, planos se realizarão.

3. Natal

Ir à igreja no dia de Natal indica que receberá as bênçãos de Deus. O Natal mostra que terá felicidade na família. Ouvir música natalina: melancolia.

4. Navio

De um modo geral, sonhos com navio trazem mensagem positiva. O barco é símbolo típico da mulher: a gravidez, o nascimento e o seio materno. Outras interpretações: receberá notícias ou se reencontrará com pessoa que estima. Naufrágio indicam que os acontecimentos estão contra você, não insista se a luta for desigual.

5. Negócios

Se, no sonho, forem ilegais é sinal de que terá problemas. Legais indicam momentos de sorte. Bem-sucedidos indicam que deverá receber herança. Fracassados mostram que terá que lidar com obstáculos. Ficar em indecisão com relação a um negócio indica que tem preocupações excessivas.


14

Local

Janeiro 2017

por LAÉRCIO BENATTI

OCOTIDIANO Hipocrisia ou mesmice

Hipocrisia: O ato de fingir acredi-

podem ser pronunciadas por qualquer indivi-

tar, demonstrar sentimentos que não tem.

duo, mas se não forem alinhadas e pensadas

Criar factoides é uma virtude dos chatos,

e até mesmo ameaçadora porem, na contra

Mesmice: característica ou condição da-

não trarão novas ideias, novos conceitos, no-

aparecer quando tudo foi devidamente plane-

partida existem os não impositivos, sempre

quilo que se mantém sem alterações, igual,

vos conhecimentos.

jado, discutido, negociado e votado manifes-

abertos a debater e a apreciar as reivindicações

tando-se contrario às decisões de uma maioria

de outrem como uma colaboração produtiva

é no mínimo cômodo.

desde que essas propostas cheguem antes do

da hipocritamente.

-se de maneira impositiva e não participativa,

uniforme. Na Cidade Que Queremos não

Dar continuidade ao que já não prestava

devemos deixar alguns poucos remarem o

antes, presta muito menos agora, o fortaleci-

barco em movimento circular, sem direção,

mento da sociedade somente poderá aconte-

Manter-se participativo antes e durante

para lugar algum.

cer caso exista uma união coesa remando em

o processo não é nada fácil. Mas alguns tal-

Nunca podemos acreditar que somos per-

direção planejada.

vez jugando-se superiores intelectualmente e

feitos, mas tentamos chegar o mais próximo

Podemos fingir representando que nada

produto final por mais contrarias que sejam.

está errado, acreditar sem crer, achar que

O sentimento pode ser enganoso, quem

pior, detentores da hipocrisia e da mesmice,

possível da perfeição. A perda deve ser ab-

possui sentimentos sem tê-los, denunciar

escolhe pode abrigar-se no sim ou no não,

aparecem no final somente para criticar e o

sorvida como crescimento e a vitória apenas

sem saber o que esta exatamente denun-

pois a vida sem parada ensina a todos por

que é pior, buscando benefício individual,

como uma atitude bem feita e bem elaborada.

ciando e continuar nessa mesmice hipócrita

linhas tortuosas sem que possa perceber em

sem querer crescer, avançar ou mudar, tentam

Abandonemos a mesmice.

praticando e aplicando os mesmos atos in-

tempo e no tempo de corrigir.

conquistar à força uma visão que poderia ser

Vamos quebrar paradigmas. Vamos privi-

sensatos uniformemente, igualmente, sem

Ao invés de ficarem sentados na cadeira

sequer pensar em altera-los em beneficio de

esperando cair no colo fique em pé e apanhe

Politicagem não é ecessariamente uma

Vamos valorizar o ser humano, sem discrimi-

sua comunidade.

do pé. Hipócrita é quando responde em tom

“virtude” de parlamentares, pode ser uma ne-

nações sociais. Vamos batalhar para a cons-

de sarcasmo, e mesmice é quando é respondi-

cessidade pessoal que geralmente manifesta-

trução da CIDADE QUE QUEREMOS.

As palavras são meras sonoridades que

Quer consertar o celular? Vá à Cassiano Celulares Quer comprar celulares, tabletes...? Vá à Cassiano Celulares Quer uma assistência técnica idônea e de primeiro mundo? Vá à Cassiano Celulares Procura novidade no ramo de telefonia e informática? Você já sabe onde ir. Dinheiro anda curto, mas o celular quebrou... O que fazer? Pergunte para o Cassiano da Cassiano Celulares!

discutida, negociada e bem planejada.

legiar o coletivo. Vamos buscar a qualidade.


Local

Janeiro 2017

Eliana Cabral assume presidência da RFCCN Eliana Lopes Cabral assume a presidência

ex-presidente da RFCC de Navegantes.

da Rede Feminina do Combate ao Câncer de

Na oportunidade Eliana Cabral disse que

Navegantes (RFCCN) com a responsabilida-

“assumimos a Rede que ontem era um sonho

de de dar sequência as obras de construção da

e hoje é realidade. Cada dia se fortalece mais

sede da entidade. A posse aconteceu no últi-

comas guerreira de rosa, onde o amor ao pró-

mo dia 05 e contou com a participação das vo-

ximo, a doação do seu tempo, as visitas, enfim,

luntárias da RFCCN, do presidente da Câmara

é um trabalho gratificante”.

Municipal de Navegantes Samuel Paganelli, do

Eliane também ressaltou que “desafios

vereador Cirino Adolfo Cabral, filho da presi-

são muitos. Hoje estamos trabalhando para a

dente, Aglae Nazário de Oliveira ex-presidente

conclusão de nossa sede. Temos equipes ma-

nacional da RFCC e Maria Glória Bortolatto,

ravilhosas, o artesanato, a nossa lojinha”.

15


16

Janeiro 2017

Coluna

Jornal Leia- Edição Digital #121  

Projeto Gráfico e Diagramação: Mídia Prime Soluções em Design

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you