Campo Grande, MS Sábado, 14 de Março de 2020
VENDA PROIBIDA
www.midiamax.com.br | Ano 8 - Edição 2.068 | Distribuição Gratuita
Ronaldinho e Assis têm novo pedido de prisão domiciliar negado na Justiça paraguaia PÁGINA 8
LE BLOG MARIA ANTONIA
Caçadores matam 2 das três últimas girafas brancas do mundo em reserva no Quênia
Reprodução
Silvio Rojas Falcón/ABC Color
DOCUMENTO FALSO
PÁGINA 7
PANDEMIA | PÁGINA 4
MS tem 15 casos suspeitos de coronavírus; Nelsinho Trad contraiu a doença nos EUA Senador integrou comitiva de Jair Bolsonaro e está isolado em Brasília; Saúde de MS vê alta de 50% em suspeitas FIQUE POR DENTRO | PÁGINA 5
QUARENTENA | PÁGINA 4
Midiamax Diário traz tira-dúvidas Bolsonaro fará sobre doença que gera temor global novos exames midiamax.com.br
Campo Grande, MS - Sábado, 14 de Março de 2020
5
PREVENÇÃO | PÁGINA 4
APÓS REUNIÃO | PÁGINA 4
Órgãos públicos anunciam ações
Escolas rejeitam suspender aulas Marcos Ermínio
ESPECIAL
Lancet/Reprodução
Coronavírus: tudo o que você precisa saber O que é o novo coronavírus? Covid-19, causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), é uma doença respiratória descoberta em 31 de dezembro de 2019 em Wuhan, na China, e que já se espalhou pelo mundo, inclusive com casos no Brasil.
Quais os sintomas do Covid-19?
Reprodução
Coronavírus é como uma gripe? Não, são doenças causadas por vírus diferentes. Porém, os sintomas podem ser bem semelhantes. Algumas das diferenças entre elas é que a gripe pode ser mais letal nos casos graves, enquanto a Covid-19 tem sido transmitida de forma mais rápida. Em todo caso, as medidas de prevenção são basicamente as mesmas para as duas doenças.
Pelo contato com fluidos corporais de pessoas infectadas –gotículas de saliva, espirros, catarro etc. Por isso, pessoas com sintomas devem evitar áreas públicas e aglomerações e proteger o rosto ao espirrar ou tossir.
As máscaras funcionam? Máscaras são indicadas somente a pessoas com sintomas de resfriado e profissionais de saúde. Elas podem evitar a transmissão, mas não são comprovadamente eficazes para evitar a infecção. E ao ficarem úmidas, elas perdem a eficácia. Profissionais de saúde usam máscaras especiais, assim como outros utensílios de proteção, sendo importante que eles fiquem saudáveis porque são responsáveis por cuidar dos pacientes.
COM ATENÇÃO
Camelódromo descarta prejuízos com pandemia, mas doença já muda a rotina de vendedores
Ilustração do coronavírus, estrutura ao seu redor, que lembra uma ‘coroa’, batiza o organismo
Como a nova doença se espalha?
COMÉRCIO POPULAR | PÁGINA 4
Os sintomas mais comuns são febre, cansaço e tosse seca –facilmente confundidos com os da gripe. Coriza, dores de cabeça e de garganta também são reportados. Pessoas com baixa imunidade, idosos e crianças ou pacientes com doenças pré-existentes (como diabetes e as cardiovasculares) podem desenvolver sintomas mais graves. Alguns infectados podem nem apresentar sintomas.
Reprodução
Como evitar a contaminação? Com bons hábitos de higiene, como lavar bem as mãos com frequência (seja com água e sabão ou álcool em gel) e, principalmente, após tocar em superfícies de uso coletivo, como maçanetas e corrimãos. Também se deve evitar o contato com mucosas (olhos, nariz e boca) com as mãos sujas. Objetos de uso pessoal, como celulares, canudos e talheres, não devem ser compartilhados. A OMS (Organização Mundial da Saúde) orienta que abraços e apertos de mãos sejam evitados.
PMCG/Divulgação
O que você deve fazer em caso de suspeita de ter contraído Covid-19? Caso desenvolva sintomas semelhantes aos descritos, busque isolamento e evite aglomerações e locais públicos. O coronavírus só é confirmado por exame próprio, feito quando o paciente busca atendimento médico. Ligue para o número 136 para orientação ou procure uma Unidade Básica de Saúde. Evite prontos-socorros se os sintomas não forem graves.
Em caso de suspeita, vá às UBSs e UBSFs e evite os pronto-socorros
Como se trata o coronavírus?
Quando é feita internação?
Não existem vacina ou remédios. O tratamento é feito combatendo os sintomas: o paciente infectado deve manter repouso, alimentar-se bem, beber bastante água e usar medicamentos para diminuir dor conforme orientação médica.
A internação é feita em casos diagnosticados nos quais o paciente, independentemente da idade, apresenta sintomas mais graves, que incluem síndrome respiratória grave e falência renal. Nestes casos, a doença pode levar à morte, principalmente quando há doenças pré-existentes ou envolve a população idosa.
Coronavírus é mais contagioso que dengue?
Números mais atuais mostram que não. Para se ter uma ideia, o novo coronavírus tem infecção nos graus 2 e 3 (moderado), semelhante ao da gripe comum e do zika vírus. A dengue tem infecção nos níveis 3 e 4, superior ao coronavírus. O surto de sarampo que atingiu o Brasil recentemente tem nível entre 12 e 18, considerado muito alto. Os índices acima são do Número Básico de Reprodução (o R0), um modelo matemático utilizado por autoridades de saúde pelo mundo para calcularem quantas pessoas saudáveis um paciente com determinada doença pode infectar.
TRANSPORTE COLETIVO | PÁGINA 3
Leonardo de França
Há motivo para pânico? Não. O Ministério da Saúde orienta as pessoas a priorizarem o protocolo de prevenção, como higienizar as mãos, evitar aglomerações, não tocar o rosto e mucosas e evitar contatos. Além disso, a pasta já se prepara para garantir atendimento a todos os casos graves. Na dúvida, lave sempre as mãos!
Juiz determina recálculo do valor do passe com inclusão de imposto
POR GUILHERME CAVALCANTE
INVESTIMENTOS | PÁGINA 2
Corretora é investigada por formar pirâmide que lesou 2 mil pessoas FILMOU TORTURA | PÁGINA 6
Pastor que agrediu mulher ‘surtou’ após plásticas e dizia ter sido traído
CENTRO | PÁGINA 2
TRAVESSIA
Pedestre é atropelada e tem a perna esmagada por ônibus ao tentar atravessar a Rui Barbosa