Page 1

1


2


3


PREFITURA MUNICIPAL DE AQUIRAZ Antonio Fernando Freitas Guimarães - Prefeito MArcos Callou Barros - Vice-prefeito

SERETARIA DO DESPORTO E DA JUVENTUDE André Luis Lima Correia - Secretário do Desporto e da Juventude Luis Fernando Moreira Câmara - Sec. Adjunto do Desporto e da Juventude

4


ÍNDICE Fala do Prefeito...................................................... 06 Fala do Secretário.................................................. 07 A Secretaria............................................................ 08 Missão e Visão....................................................... 09 Apoio a Eventos Esportivos..................................... 10 Eventos Realizados................................................. 11 Infraestrutura......................................................... 12 Programa Segundo Tempo..................................... 13 Futebol................................................................... 14 Apoio a Modalidades Esportivas............................ 15

5


FALA DO PREFEITO

E

ntendemos o esporte como uma política municipal legítima dentro de nosso governo, já que esta ocupa papel protagonista no desenvolvimento de uma sociedade mais equitativa e justa.

Compreendemos que o esporte tem em sua essência uma ampla possibilidade de aprendizagem, e, além disso, um fator preponderante no desenvolvimento de crianças e adolescentes de nosso município. Dessa maneira procuramos desenvolver essa política de forma a ser construída coletivamente, buscando a inclusão de todos nesse setor, propiciando uma melhoria continua na qualidade desse segmento efetivando junto à sociedade a consolidação do esporte e do lazer em Aquiraz, já que estas impactam sobremaneira no desenvolvimento social reduzindo decisivamente as desigualdades sociais. Assim este informativo ressalta a importância desse segmento como área de ação de nosso governo, no sentido de debater com o nosso povo sobre os resultados de nossa gestão, oportunizando o exercício de interação democrática entre o Governo de Aquiraz e a sociedade civil, buscando de maneira incansável uma maior eficiência, efetividade eficácia de nossa gestão.

Antônio Fernando Freitas Guimarães Prefeito de Aquiraz

6


FALA DO SECRETÁRIO

A

mais de vinte anos o esporte está intimamente volver no que concerne a ações voltadas para as poliligado a minha vida, seja como atleta, treina- ticas públicas de esporte, lazer e juventude. Com cerdor ou Profissional de Educação Física. teza trataremos sob um novo prisma estas temáticas, já que consideramos estes setores determinantes, no A ele devo direta e indiretamente as minhas conquistas que tange na contribuição de constituir uma sociedade pessoais e profissionais. Através dele fui capaz de so- mais humana e justa. nhar mais alto e através dele pude materializar simples devaneios em realidade. Dessa forma a Secretaria do Desporto e da Juventude, A mais de vinte anos o Consegui descobrir ao lonestabeleceu uma agenda de esporte está intimamente go do tempo que o esporte ações que foram executadas em qualquer modalidade, ligado a minha vida, seja como no decorrer destes 240 dias em qualquer local, indede governo em 2013, reiatleta, treinador ou pendente de classe, cor, profissional de educação física. terando o compromisso do idade ou religião tem o congoverno municipal com uma dão de melhorar e desengestão transparente, responvolver pessoas, fazendo-as melhores do que já são. sável e inovadora definindo metas de curto, médio e longo prazo que traduzem o plano de governo aprovado Na atual gestão, nos foi confiada a tarefa de dar novos pela maioria da população nas eleições de 2012. rumos ao esporte do nosso município, fato este que de maneira pujante dobra nossa responsabilidade, já que Dessa forma contamos com a participação de todos este município deu-nos uma família, lar e amigos. na construção deste novo momento do esporte, lazer e Temos a consciência da realidade desafiadora que é juventude em Aquiraz, para que possamos abandonar tomar conta desta pasta, já que a ótica simples de definição de ações e intenções para muito há por construir e desen- a busca de uma gestão por resultados.

André Luis Lima Correia Secretário do Desporto e da Juventude de Aquiraz

7


À SECRETARIA À Secretaria Municipal do Desporto e da Juventude de Aquiraz criada pela lei Nr. 541/2005 de 23 de Março de 2005 tem como missão assessorar o prefeito na estruturação e organização das políticas públicas dessas áreas, já que como política pública, é considerada estratégica para o desenvolvimento do município. A Pasta desempenha papel fundamental já que contribui significativamente na constituição de uma sociedade mais humana, promovendo a integração de pessoas e estimulando a cidadania, como também busca consolidar políticas públicas que fortaleçam e deem conta da diversidade e heterogeneidade composta pelo mundo do jovem. Cabe à Secretaria do Desporto e da Juventude formular e controlar a execução da Política municipal de esportes, lazer e juventude, que tem como prioridade incentivar a prática do desporto em todas as suas dimensões e significados, em todos os segmentos da sociedade, de forma democrática e inclusiva, estimulando e instituindo mecanismos de apoio e mobilização dos jovens na construção de seu futuro e cidadania.

8


MISSÃO

Garantir de forma democrática e inclusiva, práticas esportivas e de lazer de qualidade a sociedade, desenvolvendo uma política pública voltada para a juventude, oferecendo respostas globais as necessidades dos jovens melhorando sua qualidade de vida.

VISÃO À Secretaria do Desporto e da Juventude de Aquiraz será reconhecida por atender as necessidades e expectativas da sociedade obtendo o reconhecimento por seus serviços.

9


APOIO A EVENTOS

E SPORT I VOS

À Secretaria do Desporto e da Juventude no decorrer destes primeiros 240 dias da atual gestão, apoiou diversos eventos esportivos nas mais diversas manifestações em diversas localidades do município de Aquiraz. Dessa forma foi possível dar suporte tanto a nível logístico como operacional aos eventos que se seguiram neste período, como também colocar Aquiraz na rota de grandes eventos esportivos regionais nas quais podemos destacar:

3ª Competição Ciclistica Trilhas de Aquiraz (Sede) 6º Campex de Surf (Iguape) 1º Campeonato de Artes Marciais Mistas (Sede) Copa Aquiraz de Karatê (Sede) Festival Aera de Surf (Prainha) Finais da Super Liga Nordeste Vivo de Basquete (Sede) 1ª Pedalada com Cristo (Sede) Festival Benção de Capoeira (Prainha) 2ª Etapa do Campeonato Cearense de Skate

10


EVENTOS REALIZADOS

C

omo parte de suas ações estratégicas à Secretaria do Desporto e da Juventude promoveu diversas competições e eventos esportivos no ano de 2013, propiciando o acesso ao esporte e ao lazer para a comunidade Aquirazense nas mais diversas faixas etárias contemplando diversas manifestações esportivas.

Competições esportivas em comemoração aos 314 anos de Aquiraz Corrida de São José Jogos Escolares de Aquiraz Dia do Desafio Campeonato Municipal de Futebol Programa de capacitação de monitores esportivos

11


C

omo um dos eixos integrantes das ações da Secretaria do Desporto e da Juventude de Aquiraz, cabe assegurar, modernizar e manter a infraestrutura esportiva e de lazer adequada e qualificada para a população. Em Fevereiro deste ano o Governo Municipal através da Sec. do Desporto e da Juventude realizou todo o processo de habilitação para participar do pleito do CIE (Centro de Iniciação ao esporte) onde com recursos do PAC-2, realizado pelo Ministério do Esporte, o município de Aquiraz concorre na obtenção de um grande equipamento esportivo que terá um ginásio poliesportivo, refeitórios, salas de musculação, auditórios, vestiários, pista de atletismo, zona de arremessos e uma área para saltos. O resultado do certame ocorrerá no dia 17 de Outubro de 2013. Ainda neste mesmo período foi feita a requalificação elétrica do Ginásio Poliesportivo da comunidade de Caponga da Bernarda, onde foram postos novos reatores, lâmpadas e caixas de iluminação naquele equipamento esportivo. Ainda neste ano a Pista de Skate situada na sede, passou pela primeira vez desde sua construção, por uma reforma geral, e como um dos grandes projetos desta gestão, está a reforma do Estádio Alberto Targino para que em um futuro próximo possa receber competições oficiais de futebol.

12


PROGRAMA

Através do Convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Aquiraz e o Ministério do Esporte através do Programa Segundo Tempo, é realizado em todo o município, o maior atendimento a crianças e jovens no contraturno escolar do município de Aquiraz, onde cerca de 2000 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social são atendidos com atividades esportivas e de lazer de qualidade, com oferta de lanche. O Programa Segundo Tempo em Aquiraz, é um grande potencializador de emprego e renda, onde gera mais de 60 empregos a profissionais graduados e acadêmicos em Educação Física em Aquiraz. No mês de julho de 2013, o Programa Segundo Tempo em Aquiraz, foi o único convênio a ser contemplado no Estado do Ceará, e um dos três do Nordeste, graças a seu excelente gerenciamento administrativo, pedagógico e financeiro com o projeto Recreio nas Férias, que amplia por mais uma semana o atendimento a crianças e adolescentes aquirazenses.

13


FUTEBOL

O

futebol no município de Aquiraz é aclamado como em todo o nosso País como um fenômeno social que transcende muita das vezes a lógica tornando todas as certezas em incertezas. O futebol como modalidade esportiva talvez seja o único instrumento social em nosso país que tem o condão de conseguir democratizar e aproximar muitas das vezes, classes sociais tão distantes e distintas. O povo de Aquiraz tem uma vocação inata para este esporte, onde se comprova nos campos de várzea espalhados pelo município nos finais de semana, a demonstração da paixão do nosso povo pelo esporte mais praticado e difundido do Brasil, o Futebol, através da presença da população nos jogos. O tradicional Campeonato Municipal de Futebol de Aquiraz existente a mais de dez anos, tem através da Secretaria do Desporto e da Juventude a realização das competições de Futebol da 1ª e 2ª divisão, Campeonato Master e de Categorias de Base, envolvendo todo o município, tendo a presença da população residente, envolvendo aproximadamente 3000 atletas entre crianças, jovens e adultos levando alegria e entretenimento a todos os munícipes.

14


INCENTIVO E APOIO A MODALIDADES ESPORTIVAS É papel da Secretaria do Desporto e da Juventude garantir de forma democrática e inclusiva, o apoio a práticas esportivas e de lazer, garantindo dessa forma o desenvolvimento do esporte municipal através de infraestrutura adequada, implementos e a logística necessária, as suas equipes esportivas. Inicialmente, modalidades como o Basquete e o Voleibol estão tendo o suporte necessário para evidenciar Aquiraz no mapa destas modalidades participando de diversas competições esportivas em nível regional.

15


SECRETARIA DO DESPORTO E DA JUVENTUDE Rua Otoni Sรก 525, Centro- Aquiraz-Cearรก Fone: (85) 3361-1810 esporteaquiraz@.ce.gov.br

16


Revista 300 dias de esporte2013 8  

Amostra revista 300 dias de esporte em Aquiraz

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you