Page 1

O Liberal - - Modelo de configuração dos canais

  Edição:Ano LXII - nº 32.052

Página 1 de 2

Belém, Sexta, 14/03/2008

Poder

Busca ok

CLASSIFICADOS

Sindicalista diz que o aumento é fantasioso

Anuncie Online

Edição de 14/03/2008

Classimais Lib Online NOTÍCIAS Atualidades Magazine Esporte Poder Polícia OESTE DO PARÁ

A coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal no Estado do Pará (Sintsep), Neide Solimões, diz que o anúncio de 137% de reajuste para o funcionalismo federal é fantasioso, pois não reflete o real aumento concedido pelo governo à categoria. Segundo ela, somente os servidores das áreas de saúde, trabalho e previdência poderão chegar a esta patamar e, ainda assim, somente se alcançarem 100% da gratificação de desempenho, cujo menor percentual é de 10%. A pior situação é dos aposentados: há casos em que eles receberão até R$ 1.400 a menos dos que ainda estão na ativa.

Notícias ESPECIAIS Automóvel Concursos Mulher Resp. Social

'Não é reajuste. O termo correto é reposição salarial, porque vem apenas minimizar e não solucionar nossas perdas que já alcançam mais de 137% desde 1995, com o plano Real', comenta Neide. Ela diz ainda que a notícia com o vultoso reajuste do governo federal lança uma 'cortina de fumaça' sobre o tema quando não evidencia que os percentuais serão repassados até 2011. Chegar aos 137% será privilégio de poucos. A grande massa de servidores terá aumentos menores do que o necessário para corrigir anos e anos de arrocho salarial, diz a sindicalista.

Tecnologia COLUNAS Alyrio Sabbá Amapá Belém Tem Disso Bernardino Carlos Ferreira Editorial Isaac Ismaelino Ivo Amaral

O acordo entre governo, Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Confederação Nacional dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Condsef) atende apenas uma pequena parcela de servidores, deixando de fora os aposentados. Neide, que integra um grupo de oposição na Condisef, diz que a situação é preocupante, porque grande parte dos servidores está prestes a entrar em processo de aposentadoria. A mudança para a categoria de inativo representa, de fato, uma queda brutal na renda familiar dos servidores públicos. O primeiro baque é em relação às gratificações de desempenho: os valores são reduzidos a somente 30% do total que é concedido aos trabalhadores em atividade. Neide Solimões avalia que as sucessivas administrações federais vem apertando o salário pago aos aposentados, com políticas de exclusão desse segmento.

Market.com Panorama Paulo Martins Peso da Lei Pio Netto Por Dentro Repórter 70 Samuel Câmara Turismo Tutti Qui Zoom

A tabela de reajustes atual é um exemplo dessa tendência, que também vem sendo adotada pelo governo Lula. Na prática, os aposentados de nível superior terão um reajuste nos vencimentos de apenas 2%; os de nível intermediário ficaram com aumento de somente 0,9%; e os de nível auxiliar, com 2%. Em relação às gratificações, os percentuais são de 12% (nível superior); 11% (intermediário); e 26% (auxiliar). As disparidades entre servidores de nível superior ativos e inativos representam bem o drama no funcionalismo. A diferença nas gratificações, com a tabela divulgada, chega a R$ 1.400 entre uma categoria e outra. 'Para os aposentados, um valor como essa é significativo. Principalmente, para a maioria dos servidores que vai se aposentar agora. Será um choque muito grande do orçamento familiar dessas pessoas', observa a coordenadora estadual do Sindicato.

LIBERALZINHO Capa Cartinha do Leitor Contanto um Conto Curtas e Curiosas Game 10

Neide Solimões afirma que há pouca coisa a fazer depois do anúncio oficial do acordo, pois está consagrado entre duas entidades que representa os trabalhadores. Ela critica a Condsef e a CUT, afirmando que, para evitar a greve e o provável desgaste do governo, as duas representações trabalhistas se renderam à proposta do Ministério do Planejamento. 'As duas entidades tem ligações fortes com o PT', comenta ela.

Matéria da Capa Quadro Infantil TROPPO Alda Capa Cine Troppo Notícias Rejane

Leia Mais Operação da Receita na ECT apreende compra irregular via internet Projeto regula a criação de municípios Deputados sabatinam procurador indicado para ocupar vaga no TCE Vice-prefeito de Santarém morre de infarto Cafetina brasileira delatou governador Baixinhos têm mais ciume que homens altos Americana acabou colada ao vaso sanitário Email: redacao@orm.com.br

BOM DIA Denis Cavalcante Edson Coelho João Carlos Pereira Márcia Carvalho Raimundo Sodré Vera Cascaes

http://www.orm.com.br/oliberal/interna/default.asp?modulo=250

14/3/2008


O Liberal - - Modelo de configuração dos canais

Página 2 de 2

Vladimir Cunha OPINIÃO Art. da Semana Art. do Dia Haroldo Pinheiro Humor Juriscrônica Cartas na mesa CONTATO Fale Conosco SERVIÇOS Assinaturas Ed. Anteriores

http://www.orm.com.br/oliberal/interna/default.asp?modulo=250

14/3/2008

PRODUTOS: Matérias publicadas  

Notícia do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal no Estado do Pará (Sintsep-PA), publicada no jornal O Liberal, de Belém, P...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you