Page 72

6.7 - Cálculo de Espessuras Nos casos em que a proteção passiva seja necessária, sua espessura pode ser determinada a partir de dados fornecidos pelos fabricantes de materiais de proteção. Estes documentos são conhecidos usualmente por “Cartas de Cobertura”. As recomendações dos fabricantes relacionam, de modo geral, a espessura de proteção ao fator de forma (Hp/A) e ao tempo requerido. De modo geral, as recomendações de espessura são derivadas da NBR 5628 “Componentes Construtivos Estruturais Determinação da Resistência ao Fogo“ (quando o ensaio é feito em laboratório brasileiro) ou outra norma internacional amplamente aceita (por exemplo, ISO 834 ou BS 476). Para uma construção típica, utilizando-se perfis laminados I e H, o valor de Hp/A está situado comumente na faixa de 60 a 400 m-1, sendo o valor de 63 m-1 associado com um pilar W 360 x 122,0 protegido na forma de caixa por três lados (com, por exemplo, placas de gesso -1 acartonado), enquanto que um pilar esbelto W 150 x 22,5 terá um valor de Hp/A de 311 m para proteção nos quatro lados (p. ex.: com material projetado). A figura 37 mostra quatro configurações de proteção para uma viga W 460 x 52,0. Para se determinar a espessura da proteção por argamassa projetada (em três lados), por um tempo de 1 hora, devemos, primeiro, definir o fator de forma da viga: por exemplo, 201 m-1 (para uma viga mista como a da figura). Em seguida, devemos observar, na Carta de Cobertura do fabricante do material de proteção passiva, a espessura (seca e mínima) recomendada. A figura 38 indica os passos principais na determinação da espessura a ser aplicada.

Figura 37 - Um mesmo Perfil pode ter diferentes fatores de forma! O FATOR DE FORMA DE UM DADO PERFIL É FUNÇÃO DE COMO ELE É PROTEGIDO. COMO EXEMPLO, UM PERFIL W 460 x 52,0 PODE APRESENTAR DIFERENTES FATORES DE FORMA.

Proteção em 3 lados com material projetado

Proteção em 3 lados com caixa de material rígido

Hp/A = 201 m-1

Hp/A = 158 m-1

Proteção em 4 lados com material projetado

Proteção em 3 lados com caixa de material rígido

Hp/A = 224 m-1

Hp/A = 181 m-1

83 COLETÂNEA DO USO DO AÇO

2-manuais_corrosao  
2-manuais_corrosao  

Volume 2 COLETÂNEA DO USO DO AÇO Fábio Domingos Pannoni, M.Sc., Ph.D. 2004 2ª Edição Colaboração: Carlos Gaspar - Revisão Andréa Vicentin -...

Advertisement