Page 1

Kit de desenvolvimento Profissional

Manual de Instrução

Kit de desenvolvimento com Microcontrolador dsPIC30F Módulo Profissional

Aprenda a programar os poderosos microcontroladores dsPIC através dessa fantástica ferramenta de desenvolvimento profissional O kit dsPICgenios acompanha o microcontrolador dsPIC30F4011 que possui 48K FLASH (memória de Programa), 2Kbyte de RAM e 1Kbyte de EEPROM e também suporta dsPIC30F3013 que possui diversas ferramentas, entre elas, Motor Control PWM e CAN. Aplicações complexas podem ser implementadas e testadas facilmente graças aos excelentes recursos disponível;muitos outros.

VERSÃO 3.0

Rua Eça de Queiroz, 704 cj01, Vila Mariana - São Paulo - SP CEP: 04011-033 Fone/Fax: (11) 5084-4518 / (11)3384-5598 www.microgenios.com.br / www.microgenius.com.br / www.portalwebaula.com.brEmail: vendas@microgenios.com.br suporte@microgenios.com.br Página 01


Kit dsPICGenios

Parte 1 - Introdução

O KIt dsPICGenios é uma ótima ferramenta para alunos, professores e profissionais afim de desenvolver projetos microcontrolados baseado na família dsPIC30F da Microchip. Através dos excelentes recursos disponível, o profissional poderá realizar os mais variados tipos de programas em linguagem Assembly, C, BASIC ou Pascal, manipulando diversos periféricos tais como: LCD, USB, PS/2, RS232, RS485, Conversores A/D, Teclado Matricial, RTC (Relógio de Tempo Real), Acionamento PWM, Sensor de Temperatura, Acionamento de Reles, entre outras.

Características básicas Controle de displays LCD alfanumérico 16X4 (16 colunas por 4 linhas ) e 16x2 (16 colunas por 2 linhas) no modo 4 bits. Os displays LCD são utilizados nas grandes maioria dos projetos eletrônicos. Suporte para display LCD Gráfico 128x64 com controlador KS108 e T6963C. 4 displays de 7 segmentos acionados por varredura. Matriz de teclado com 12 teclas. 11 teclas de acesso direto ao pino, sendo que 3 teclas dessas simulam a interrupções externa INT0, INT1 e INT2 do PIC. 16 leds para controle lógico visual. 2 relés NA/NF para acionamento de cargas externas de ~ 10A / ~220V. RTC - PCF8583P relógio de tempo real com bateria. Através desse relógio o programador poderá programar temporizadores, acionamentos programados, calendarios, entre outras aplicações.

Sensor de temperatura LM35: o aluno poderá realizar ensaios práticos com este sensor de temperatura. Resistência para aquecimento. O aluno poderá variar a leitura do sensor de temperatura acionando a resistência de aquecimento. Buzzer (alarme sonoro). Em alguns projetos é indispensável a utilização de um alarme sonoro. Acesso a todas as portas de expansão do microcontrolador PIC, que nos permite ligar outros dispositivos externos ao Kit. Ventoinha acionada via PWM. É importante pois o aluno poderá controlar por PWM a velocidade de giro da ventoinha. Sensor infravermelho. Através desse circuito poderemos saber a velocidade de giro da ventoinha. (contador RPM) através do canal de contagem do dsPIC. Memória serial E2PROM via I2C 24C04. Este tipo de memória são muito utilizada em diversos equipamento e máquinas.

2 USART - Canal Serial RS232: o Kit dsPICgenios disponibiliza para você dois canais seriais RS232.

2 trimpots para simulação e programação do canal A/D do PIC (Analógico 1 , e Analógico 2).

Transceiver CAN para implementações em projetos que necessitem comunicação CAN.

Canal de comunicação RS485: Protocolo muito utilizado em redes industriais e em PLC's.

Canal PS/2: permite ligar ao microcontrolador teclado de PC ou mouse para otimizar o projeto eletrônico.

Chave Load/Run para gravação ICSP (gravação no próprio circuito). Microcontrolador dsPIC30F4011 DIP. Suporta microcontrolador dsPIC30F4011 (40pinos) e dsPIC30F3013 (28 pinos). Canal de gravação ICSP: Conector para modo debugger e entrada para gravador MicroICD USB 2.0. Regulador de tensão. Chave Dip seletora de funções. Compatível com os compiladores: C30, mikroC, CCS, entre outros.

Página 02


Kit dsPICGenios Microcontrolador dsPIC30F Microchip

Periféricos Suporta linguagem Assembly, C, BASIC e Pascal O programador poderá utilizar diversas linguagens de programação, tais como: Assembly, C, BASIC e PASCAL. Compatível com diversos compiladores, tais como: MPLAB, C30, MikroC, CCS, etc.

O Kit dsPICGenios suporta diversos dsPIC da Microchip tais como: dsPIC30F4011 e dsPIC30F3013

Leds

Leds

Trimpot parasimulação do A/D Os Trimpots são utilizados para simular a entrada de sensores no conversor analógico / digital (AN0 e AN1 ) do PIC.

Possui 16 leds ligados aos pinos do dsPIC. Ideal para simulação lógica de acionamento de dispositivos.

Fonte de Alimentação Regulada

Teclado Matricial

Fonte de alimentação regulada contra inversão de polaridade de tensão. O kit dsPICgenios suporta fontes de 9V, 12V e 15V DC 500mA.

Hoje os teclados matriciais são altamente utilizados nos equipamentos eletrônicos. Neste kit temos 12 teclas matriciais e 11 teclas ligadas diretamente aos pinos do dsPIC.

Reset Manual Disponibilizamos no kit um circuito de reset manual para que você possa inicializar sua aplicação no momento que desejar.

Canal ICSP para

2 Relés NA/NF Disponibilizamos 2 reles independentes NA/NF que permite acionar cargas motores, máquinas, ou outros tipos de cargas.

Controle PWM e Conector ICSP e modo Debugger. Através desse conector, você poderá gravar outros microcontroladores PIC, assim como poderá ligar o Debugger ICD2 da Microchip para testar a aplicação em tempo real.

Ventoinha para simulação e testes de aplicações com PWM. Através do canal CCP do PIC, você poderá controlar a velocidade de giro da ventoinha e via sensor infravermelho ler sua rotação.

Página 03


Kit dsPICGenios Sensor de Temperatura 11

Periféricos Portas de Expansão

Disponibilizamos no kit um sensor de temperatura LM35, ideal para você simular situações em que desejamos ler determinadas temperaturas.

Teclas de Interrupção externa

O KIT PICGenios disponibiliza para você acesso a 5 portas de expansão (PORTB, PORTC, PORTD, PORTE e PORTF +VCC, +12V e GND). Através dessas portas, você poderá ligar outros circuitos ao Kit.

Transceiver CAN

Acesso a teclas de interrupção INT0, INT1, INT2. Permite que você acione as interrupções externas do PIC com um simples toque nas teclas touch.

Conversor Rs485

O KIT dsPICGenios permite que você faça programas sofisticados comunicando via CAN. Hoje, cada vez mais a comunicação CAN é utilizada nas industrias e em equipamentos sistemas de segurança.

Memória EEPROM Canal de comunicação RS485: Protocolo muito utilizado em redes industriais e em PLC's.

Entrada PS/2

Através desse conector PS/2 você poderá ligar teclados ou mouses em seus projetos eletrônicos. Graças aos recursos dos compiladores de alto nivel, como por exemplo o MikroC, você poderá fazer programas com grandes facilidade para leitura via PS/2.

Chave Load/Run

O KIT dsPICGenios disponibiliza para você uma memória EEPROM I2C 24C04 de 4 kbits para você salvar suas tabelas ou dados do seu programa.

Buzzer Conetado ao Kit, temos um BUZZER (alarme sonoro). Este dispositivo é muito utilizado em equipamentos industriais, médicos e eletrodomésticos.

Chaves de Funções Chave LOAD/RUN. (modo de programação / programa rodando). Através de um simples acionamento desse botão, será acionado o modo de gravação do dsPIC.

As chaves seletoras de função são utilizadas para habilitar ou desabiliar dispositivos do Kit, permitindo o uso integral das portas de expansão disponíveis.

Página 04


Kit dsPICGenios 2 Canal USART ( Rs232 )

Periféricos Resistência para aquecimento

O dsPICgenios disponibiliza para você dois canal USART (RS232), ideal para aplicações onde necessite de duas seriais RS232.

RTC - Relógio de Tempo Real DS1307

Para variar a temperatura ambiente, permitindo a leitura de várias temperaturas no sensor LM35, disponibilizamos uma resistência de aquecimento

Trimpot para ajuste de contraste do LCD Trimpot para ajuste do contraste dos display LCD Gráfico e alfanumérico.

O kit possui um relógio PCF8583P altamente preciso que permite que você desenvolva aplicações de delay ou temporizadores com intervalos de ms, seg, min, hora, dia, mês e ano e alarme.

4 Display de 7 segmentos

Suporte para Display Gráfico 128 x 64 Suporte para displays alfanuméricos 16x2, 16x4 e gráficos: 128x64 com ks108 e 16x64 com T6963C.

Permite o acionamento de 4 displays de 7 segmentos por varredura. Estes dispositivos são muito utilizados na grande maioria dos projetos.

Fibra de alta qualidade Microcontroladores de 40 e 28 pinos Placa de fibra de alta qualidade, com rotierer, revisada e com teste elétrico. Possui identificação visual (legenda) das ligações dos periféricos na placa para fácil manipulação do kit.

Suporte para microcontroladores dsPIC de 28 pinos, tais como: dsPIC30F3013 e dsPIC de 40 pinos, tais como: dsPIC30F4011.

Pagina 04 Suporte para Display Gráfico 128 x 64 Suporte para display LCD Gráfico 128 x 64 pixel com controladores KS108 e T6963C. Aplicações modernas utilizam displays como esses.

Garantia de 12 Meses A Microgenios fornece garantia de 12 meses contra defeitos de fabricação. Obs: leia o certificado de garantia antes de manipular seu kit.

Página 05


Kit dsPICGenios

Periféricos Características Técnicas

Suporte Técnico A Microgenios fornece suporte técnico na manipulação de seus kits, além de contar com cursos e treinamentos na área de aplicações embarcada.

CD com programas e exemplos Para ajudar no desenvolvimento do aluno, disponibilizamos programas (versão demos e livres), manuais, datasheets e diversos exemplos de programas em C (exemplos de programas funcionais e para estudo de códigos)

Compatível com o gravador MicroICD zif USB 2.0 Agora ficou mais fácil gravar seu kit dsPICgenios e outros microcontroladores PIC via USB 2.0. Disponibilizamos no gravador MicroICD zif um conector Header para encaixe direto com o kit dsPICgenios.

Conheça um pouso sobre a família dsPIC30F: Enhanced Flash 16-bit Digital SignalControllers Motor Control and Power Conversion Family High Performance Modified RISC CPU: • Modified Harvard architecture • C compiler optimized instruction set architecture • 84 base instructions • 24-bit wide instructions, 16-bit wide data path • Linear program memory addressing up to 4M Instruction Words • Linear data memory addressing up to 64 Kbytes • Up to 144 Kbytes on-chip Flash program space • Up to 48K Instruction Words • Up to 8 Kbytes of on-chip data RAM • Up to 4 Kbytes of non-volatile data EEPROM - Accumulator write back for DSP operations • Flexible Addressing modes supporting: - Indirect, Modulo and Bit-Reversed modes • Two, 40-bit wide accumulators with optionalsaturation logic • 17-bit x 17-bit single cycle hardware fractional/ integer multiplier • Single cycle Multiply-Accumulate (MAC) operation • 40-stage Barrel Shifter • Up to 30 MIPs operation: - DC to 40 MHz external clock input

Compatível com o gravador MicroICD USB 2.0

- 4 MHz-10 MHz oscillator input with PLL active (4x, 8x, 16x) • Up to 42 interrupt sources

Disponibilizamos no gravador MicroICD um conector Header para encaixe direto com o kit dsPICgenios.

• Vector table with up to 62 vectors • High current sink/source I/O pins: 25 mA/25 mA • Up to 5 external interrupt sources • Timer module with programmable prescaler • 16-bit Capture input functions • 16-bit Compare/PWM output functions • 3-wire SPITM modules (supports 4 Frame modes) • I2CTM module supports Multi-Master/Slave mode • Addressable UART modules supporting: • CAN bus modules Motor Control PWM Module Quadrature Encoder Interface Module Analog Features: • 10-bit Analog-to-Digital Converter (A/D) with: CMOS Technology: • Low power, high speed Flash technology • Wide operating voltage range (2.5V to 5.5V)

Página 06


Conector PS/2 Entrada de Teclado de PC

Teclas ligada

Teclado Matricial 4x3

Barramento com 16 leds

Memória serial 24C04

Chave seletora de funções

Display de 7 segmentos Acionado por varreduta

Display alfanumérico 16x2, 16x4

Conector ICSP para gravação USB e

Trimpot para Buzzer acionamento Alarme do conversor sonoro

Display Gráfico Display Gráfico 128x64 com 1 controlador T6963C 28x64 com drive

Microgenios.com.br

Chave de programação

CAN

RS485

Dois Relés

Teclas de Interrupção

Ventoinha para

Sensor Infravermelho

Fonte de

Sensor de temperatura

Relógio de Tempo Real - RTC

Portas de Espansão Acesso a todas

Duas seriais

Soquete PIC

dsPIC30F4011


Kit dsPICGenios

Periféricos

Programa de Gravação O Kit dsPICGENIOS poderá ser gravado de duas maneiras: Pela porta COM - SERIAL RS232 do PC ou pela USB 2.0, com auxílio do gravador MicroICD.

Gravação pela porta SERIAL do PC O KIT dsPICGenios suportam Windows ME/ 2000 /XP. Através da porta serial RS232 você poderá gravar nosso programa facilmente o KIT dsPICGenios. O programa de gravação utilizador é o WinPIC800 3.60.

Obs: Para saber como gravar seu Kit dsPICgenios leia o manual de gravação.

Gravação pela porta USB 2.0 O KIT dsPICGenios suporta o gravador e debugador para PIC e dsPIC via USB 2.0 - MicroICD Microgenios. Para maiores informações sobre o gravador MicroICD, acesse nosso site: www.microgenios.com.br. Obs: O gravador MicroICD é comercializado a parte.

Informações importantes


Kit dsPICGenios

LCD ALFANUMÉRICO

Disponibilizamos no Kit PICGenios dois barramentos para LCD alfanuméricos de tamanhos 16X4 e 16X2. O kit acompanha o LCD 16x2 com backlight (luz de fundo) Acompanhe o esquema de ligação do display LCD ao microcontrolador PIC:

Display LCD 16x2 e 16x4 Modo 4 bits Vcc VCC GND

dsPIC30F4011

DISPLAY LCD

Pino nc nc nc nc RB0 RB1 RB2 RB3 RE5 RE4 GND

V0

R/W EN RS

DB6 DB7

DB3 DB4 DB5

DB0 DB1 DB2

MICROGENIOS KIT PICGENIOS

RB0 RB1 RB2 RB3

RE5 RE4

OSC1 OSC2

No Kit dsPICGenios podemos encontrar dois barramentos para displays LCD alfanuméricos (16x2 e 16x4). Vejamos abaixo a pinagem disponibilizada para a comunicação com o display: Descrição DATA0 do display DATA1 do display DATA2 do display DATA3 do display DATA4 do display DATA5 do display DATA6 do display DATA7 do display Pulso de ENABLE (EN) Pulso de comando (RS) Pulso de escrita /leitura (R/W)


Kit dsPICGenios

LCD ALFANUMÉRICO

O exemplo de programa abaixo foi elaborado no compilador mikroC (www.mikroe.com) e tem como objetivo escrever duas mensagens no display LCD 16x2 do KIT PICGenios Microgenios.

Programa LCD_16x2 /************************************************************************** Centro de tecnologia Microgenios Programa exemplo: LCD_modo_4bits_01.c Este programa tem por objetivo escrever a mensagem "Kit dsPICGenios" na primeira linha do LCD e "Microgenios" na segunda linha do display 16x2. Programa trabalhando no modo 4 bits ***************************************************************************/ void main() { ADPCFG = 0xFFFF; // programa todas os pinos do portb como I/O de uso geral TRISE = 0; //define porte como saida TRISB = 0; //define portb como saida Lcd_Custom_Config(&PORTB, 3,2,1,0, &PORTE, 4,0,5); //configura e inicializa LCD no modo 4 bits Lcd_custom_Cmd(Lcd_CLEAR); // apaga display Lcd_custom_Cmd(Lcd_CURSOR_OFF); // desliga cursor Lcd_Custom_Out(1,1, "Kit dsPICGenios"); // escreve texto "Kit dsPICGenios" na primeira linha, primeira coluna do LCD Lcd_Custom_Out(2,1, "Microgenios"); //escreve o Texto "Microgenios" na primeira coluna da segunda linha while(1);

DISPLAY LCD

}


Kit dsPICGenios

LED's

Ligado ao PORTB, PORTE e PORTE possuimos 16 leds conectados aos seus pinos. Os leds estão configurados para serem “acendidos” com nível lógico 1(um). O circuito apresentado abaixo é válido para o PORTB, e é igual para o PORTE e PORTF.

ON

1

GND

GND

RB0 RB1 RB2 RB3 RB4 RB5 RB6 RB7

DIP

2

3

Off

4

5

6

7

8

9 10

LED1 LED2

dsPIC30F4011

BARRAMENTO DE LEDS

Os LEDS são muito utilizados em diversos equipamentos eletrônicos. Sua aplicação é indispensável na maioria dos projetos eletrônicos.

OSC1 OSC2

Descrição dos pinos de acionamentos dos leds Pino RB0 RB1 RB2 RB3 RB4 RB5 RB6 RB7

Descrição LED B0 LED B1 LED B2 LED B3 LED B4 LED B5 LED B6 LED B7

Pino RE0 RE1 RE2 RE3 RE4 RF0 RF1 RF2

Descrição LED E0 LED E1 LED E2 LED E3 LED E4 LED F0 LED F1 LED F2

Pagina 01


Kit dsPICGenios

LED's

Exemplo de acionamento de leds /********************************************************************* Centro de tecnologia Microgenios Placa: Kit PICGenios Programa: Pisca Pisca Objetivo: Este programa tem por objetivo acionar e desacionar os leds em intervalo de 1 segundo (ligado e desligado); */ #define led1 portb #define led2 porte #define led3 portf void main( ) {

BARRAMENTO DE LEDS

ADPCFG = 0xFFFF; // programa todas os pinos do portb como I/O de uso geral trisb = 0; trise = 0; trisf = 0; while(1){ //condição de loop infinito led1 = 255; led2 = 255; led3 = 255; delay_ms(1000); //atraso de 1000 milisegundos (1 segundo) led1 = 0; led2 = 0; led3 = 0; delay_ms(1000); //atraso de 1000 milisegundos (1 segundo) }

}

Pagina 01


Kit dsPICGenios

RELÉ

VCC RE2 RB4

RC0 RC1 RC2 RC3 RC4 RC5 RC6 RC7

ON

DIP

RELAY 1

2

3

4

5

6

7

8

Off

9 10

REL1 REL2

dsPIC30F4011

No kit DSPICGenios temos a opção de acionarmos dois relés. Os reles são acionados através dos pinos RE2 e RB4 repectivamente;

RE1 RE2

OSC1 OSC2

RELÉ

Podemos acionar cargas externas com correntes elevadas através do relé. O relé 1 e relé 2 para serem acionados deverão ser habilitados através da chave de função do kit PICGenios. No corpo da placa temos a indicação da posição de acionamento dos relés.

Descrição dos pinos de acionamentos dos réles Pino RE2 RB4

Descrição RELE 1 RELE 2

Pagina 01


Kit dsPICGenios

RELÉ

O exemplo de programa abaixo foi elaborado no compilador mikroC (www.mikroe.com) e tem como objetivo ligar e desligar os relés em intervalos de 1 segundo.

Programa Relé /********************************************************************* Centro de tecnologia Microgenios Placa: Kit PICGenios Programa: Pisca Pisca Objetivo: Este programa tem por objetivo acionar e desacionar os relés em intervalo de 1 segundo (ligado e desligado); */ #define rele2 porte.f2 #define rele1 portb.f4 void main( ) {

BARRAMENTO DE LEDS

ADPCFG = 0xFFFF; // programa todas os pinos do portb como I/O de uso geral trise.F2 = 0; //configura pino RC0 como saida trisb.F4 = 0; while(1){ //condição de loop infinito rele2 = 1; //liga rele2 rele1 = 1; //liga rele1 delay_ms(1000); //atraso de 1000 milisegundos (1 segundo) rele2 = 0; //deliga rele1 rele1 = 0; //deliga rele2 delay_ms(1000); //atraso de 1000 milisegundos (1 segundo) } }

Pagina 01


Kit dsPICGenios

Display 7 Segmentos

O Kit dsPICGenios possui 4 display de 7 segmentos acionados por varredura. Através desse sistema de varredura, podemos controlar os displays com maior eficiência, pois economizamos componentes (conversores, etc) e otimizamos o número de I/O’s do microcontrolador.

DISPLAY DE 7 SEGMENTOS

Esquema de acionamendo do display de 7 segmentos

Este módulo fica multiplexado com o barramento de dados (PORTB). Para acesso a cada display, há um pino de seleção para cada display. Vejamos abaixo a configuração adotada no dsPICGenios. Pino RB0 RB1 RB2 RB3 RB4 RB5 RB6 RB7 RD0 RD1 RD2 RD3

Descrição Segmento A Segmento B Segmento C Segmento D Segmento E Segmento F Segmento G Segmento Ponto Seleção do Display1 (Disp1) Seleção do Display2 (Disp2) Seleção do Display3 (Disp3) Seleção do Display4 (Disp4)

Pagina 01


Kit dsPICGenios

Display 7 Segmentos

O exemplo de programa abaixo foi elaborado no compilador mikroC (www.mikroe.com) e tem como objetivo escrever no displays

Varredura de display de 7 segmentos /************************************************************************* Microgenios Soluções Eletrônica Ltda Porgrama: Contador de 0 a 1000 no display de 7 segmentos Objetivo: Este programa tem por objetivo escrever no display o valor 5291 ***************************************************************************/

DISPLAY DE 7 SEGMENTOS

unsigned int i; void main() { int a = 0; int b = 0; ADPCFG = 0xFFFF; // programa todas os pinos do portb como I/O de uso geral TRISD = 0; PORTd = 0; TRISb = 0; PORTf = 0; portd = 0xfff; portb = 0xfff; do {

//inicio da rotina de loop

PORTD.F0= 1; PORTB = 79; Delay_ms(4); PORTD.F0= 0;

//liga primeiro display //escreve digito 6 //delay de 1ms //desliga primeiro display

PORTD.F1= 1; PORTB = 109; Delay_ms(4); PORTD.F1= 0;

//liga segundo display //escreve digito 0 //delay de 1ms //desliga terceiro display

PORTD.F2= 1; PORTB = 6; Delay_ms(4); PORTD.F2= 0;

//liga terceiro display //escreve digito 5 //delay de 1ms //desliga terceiro display

PORTD.F3= 1; PORTB = 111; Delay_ms(4); PORTD.F3= 0;

//liga quarto display //escreve digito 7 //delay de 1ms //desliga quarto display

Delay_ms(10);

} while(1); }

Pagina 01


Kit dsPICGenios

Teclado Matricial

O Kit dsPICGenios possui um teclado matricial 3x4 (3 colunas com 4 teclas cada) na qual premite o acionamente por varredura. Todas as teclas são simbolizadas através de números de 0 a 9 e com setas de avanço e retrocesso. Obs: as teclas que pertencem ao teclado matricial são indicadas na simbologia da placa do kit dsPICGenios. Não confundir o teclado matricial com outras teclas

dsPIC30F4011

TECLADO MATRICIAL

Esquema de acionamendo do Teclado Matricial

RF6 RF5 RF4 RF3

1

2

3

4

5

6

7

8

9

<

0

>

RF2 RF1 RF0

Teclado Matricial O teclado matricial é constituido de 12 teclas multiplexado no portf do PIC. O portf tema a função de ler as linhas do teclado matricial, e a função de habilitar as colunas. Vejamos abaixo a pinagem para testes com este módulo: Pino RF0 RF1 RF2 RF3 RF4 RF5 RF6

Descrição Coluna 1 Coluna 2 Coluna 3 Linha 1 Linha 2 Linha 3 Linha 4

Pagina 01


Kit dsPICGenios

LCD Grテ。fico

LCD GRテ:ICO KS108

LCD GRテ:ICO T6963C

Pagina 01


Kit dsPICGenios

Entrada Analógica

Para simular o funcionamento dos conversores A/D, disponibilizamos dois trimpots para ajuste da tensão sobre os canais AN0 (entrada Analógia em RB7) e AN1(entrada analógica em RB8). Para habiliarmos os trimpots, faz necessário acionarmos na chaves de funções do kit AN0 e AN1. (AN0 para acionarmos o trimpot AN0 e a AN1 para acionarmos o trimpot AN1.

1 Off

RB8

RB7 ON

RE1 RE2

VCC

VCC

DIP

2

3

4

5

6

7

8

9 10

AN1

RB8 RB7 RB6 RB5 RB4 RB3

AN0

PIC18F4XXx

CONVERSOR A/D

Esquema de acionamendo do conversor A/D

OSC1 OSC2

Vejamos abaixo a pinagem para testes com este módulo:

Pino RB7 RB8

Descrição Ref - AN0 Ref - AN1

Pagina 01


Kit dsPICGenios

Entrada Analógica

O exemplo de programa abaixo foi elaborado no compilador mikroC (www.mikroe.com) e tem como objetivo ler os conversores A/D do PIC.

Leitura do canal A/D AN8 do PIC /************************************************************************** Centro de tecnologia Microgenios Programa exemplo: LCD_modo_4bits_01.c Este programa tem por objetivo escrever a mensagem "Kit dsPICGenios" na primeira linha do LCD e "Microgenios" na segunda linha do display 16x2. Programa trabalhando no modo 4 bits O valor lido no canal AD8 será enviado para o display LCD ***************************************************************************/ int adcRes; char txt[6]; void main() { ADPCFG = 0xFFFF; // programa todas os pinos do portb como I/O de uso geral Trisb = 0; //configura portb como saida Lcd_Custom_Config(&PORTB, 3,2,1,0, &PORTE, 4,0,5); //configura e inicializa LCD no modo 4 bits Lcd_custom_Cmd(Lcd_CLEAR); // apaga display Lcd_custom_Cmd(Lcd_CURSOR_OFF); // desliga cursor Lcd_Custom_Out(1,1, "Canal AN0:"); // escreve texto "Kit dsPICGenios" na primeira linha, primeira coluna do LCD TRISBbits.TRISB8 = 1; Trisb.f8 = 1; //configura portb como saida

CONVERSOR A/D

while(1) { //condição de loop infinito adcRes = Adc_Read(8); //lê o canal AD8 e salva na variável adcres WordToStr(adcRes, txt); //converte o calor lido no AD em string, salva string em TXT Lcd_Custom_Out(1,10, txt); // escreve no display o valor da variável TXT delay_ms(20); //aguarda 20 milisegundos }

}

Pagina 01


Kit dsPICGenios

Periféricos

RB6

VCC

RE1

ON

RE0 RE1 RE2 RE3 RE4

ON

DIP

LM35

3

4

5

6

7

8

VENT

2

LM35

1

RESIS

RB6 Off

RC14

9 10

OSC1 OSC2 VCC RE3

RC14

PIC18F4XXx

Através da figura abaixo podemos ver como os periféricos estão ligados no KIT dsPICGENIOS.

AQUECEDOR

ON

DIP

SENSOR INFRAVERMELHO

1

2

3

4

5

6

7

PERIFÉRICOS

8

9 10

BUZZER

INFRAV

Off

Descrição das pinagens de ligação dos periféricos Pino RB6 RE1 VCC RE3 RC14

Descrição Sensor de temperatura LM35 Ventoinha (cooler) Resistência de aquecimento Buzzer Sensor infravermelho (tacômetro)

Pagina 01


Kit dsPICGenios

Chaves de Funções

RB8

RB7

RE1

RB6

ON

RE3

RD3

8

9 10

AN0

RF4

RF1

RESIS RF0

RF2

RF3

RF2

RF3

DIS1 RF5

TX1/RX1 = habilita ou desabilita serial RS232 - usart 1 TX2/RX2 = habilita ou desabilita serial RS232 - usart 2 SCK = habilita o sinal SCK da comunicação I2C SDA = habilita o sinal SDA da comunicação I2C ON CANRX/CANTX = habilita ou desabilita CAN RX485/TX485 = habilita ou desabilita RS485

AN1

7

RF5

6

VENT

5

LM35

4

PONT

3

DIS4

2

DIS3

1

DIS2

DIP

Off

DIP

2

1

3

4

5

6

7

8

9 10

Off

SCL

SCK

CANRX

CANTX

RX485

TX485

RC14

RE0

RE3

RE2

Pagina 01 RB4

PORTB

4

5

6

7

8

9 10

RTC_INT

INFRAV

EN_485

BUZZER

RELE1

RELE2

LED1

LCD

NC

PORTE/F

RX2 RE8 3

1

TX2 2

RX1

GLCD/LCD = habilita ou desabilita LCD gráfico ou alfanumérico RTC_INT = habilita pino de interrupção do RTC INFRAV = habilita sensor infravermelho EN_485 = habilita o transmissão RS485 BUZZER = habilita buzzer REL1 = habilita o relé 1 ON REL2 = habilita o relé 2 LED1/PORTD = habilita leds do PORTD LED2/PORTB = habilita leds do PORTB

GLCD

Pagina 01

TX1

DIP

LED2

Off

NC

CHAVES DE FUNÇÕES

RD1

RD0 ON

RF4

DIS1 = habilita display 1 DIS2 = habilita display 2 DIS3 = habilita display 3 DIS4 = habilita display 4 PONT = habilita ponto do display 7 segmento RESIS = habilita aquecedor TEMP = habilita sensor de temperatura LM35 VENT = habilita ventoinha (cooler) AN0 = habilita conversor AD7 AN1 = habilita conversor AD8

RD2

Diagrama das chaves de funções


Kit dsPICGenios

RTC e EEPROM 24C

A memória serial 24c04 e o relógio de tempo real PCF8583P estão ligados no mesmo barramento I2C (SCK e SDA). Para habilitarmos suas funções é necessário ligá-los através da chave de funções do kit.

2 3 4

24cxx

RF3

6

SDA

5

SCK

RF2

7

RF3 RF2

8

DIP

9 10

VCC

MEMÓRIA EEPROM SERIAL 24C04 Endereço 01h

Pino RF2 RF3

dsPIC30F4011

ON

1

Off

BARRAMENTO I2C

VCC

RA0 RA1 RA2 RA3 RA4 RA5

RE1 RE2

OSC1 OSC2

RTC - Relógio de Tempo Real- PCF8583P

Descrição SDA SCK

Pagina 23 01


Kit dsPICGenios

ICSP - PS/2 e RS485

Descrição dos pinos Pino RF5 RE8 RF4

Descrição TX485 EN_485 RX485

Pino RF0 RF1

Descrição CANRX CANTX

Para utilizar o conversor serial Rs485 é necessário colocarmos os jumpers no seguinte local indicado

Através do conector PS/2, podemos ligar teclados ou mouses em nosso kit.

ENTRADA PS/2

CANAL ICSP

No kit dsPICGenios possuimos um conector ICSP para que você possa conectar seu próprio debugador e testar em passo a passo seu programa.

Pagina 01


www.microgenios.com.br

Maiores Informações Conheça nossos outros kits didático e profissionais. Para maiores informações sobre nossos produtos e serviços entre em nosso site:

www.microgenios.com.br vendas@microgenios.com.br suporte@microgenios.com.br

- Departamento Comercial - Departamento Técnico

Atenciosamente Equipe de suporte e desenvolvimento Microgenios Engº Fernando Simplicio de Sousa fernando@microgenios.com.br Engº Gabriel Rosa Paz gabriel@microgenios.com.br Téc. Jonatas Venancio jonatas@microgenios.com.br Rua Eça de Queiroz, 704 cj01 - Vila Mariana São Paulo SP Fone/Fax: 11 5084-4518 Cep: 04011-033 Www.microgenios.com.br

Confiram nossos cursos de microcontroladores: Microcontroladores PIC - Programação em C Programação Assembly para Microcontroladores 8051 Programação BASIC para Microcontroladores 8051 Programação C para Microcontroladores 8051 Curso de Interfaces Gráficas para Supervisórios Industriais Curso de Layout de Placas de circuito impresso Eagle - 4.x

Rua Eça de Queiroz, 704 cjto 01 - Vila Mariana São Paulo SP Fone/Fax: 11 5084-4518 Cep: 04011-033 Www.microgenios.com.br PROIBIDA CÓPIA INTEGRAL OU PARCIAL DESTE MATERIAL. TODOS DIREITOS RESERVADOS A MICROGENIOS.

PAGINA 25

Fone: 11 5084-4518

Fone: 11 3384-5598


www.microgenios.com.br

Kit8051LS - Didático

MicroICD - Gravador e debugador USB 2.0 para PIC e dsPIC

Kit8051XN - Profissional

Desenvolva seus projetos eletrônicos através de nossos kits didáticos e profissionais - Microgenios.

Os Kits da Microgenios formam aplicados e Comentados nos livros ”Programação C para Microcontroladores 8051” e “Programação BASIC para Microcontroladores 8051 - Editora Érica.

Kit PIC18F PICGenios

Kits família Microchip

KIT DSPIC30F

PAGINA 26

Manual de Instrução kit dsPICgenios PIC30F  

Manual de Instrução kit dsPICgenios PIC30F