Page 1

M I C R O C H I P

Ano 2 dezembro 2003

www.esec.soares-basto.rcts.pt A webpage da nossa Escola vai mudar. Mais actrativa, mais dinâmica, e com mais e melhor informação são os objectivos a alcançar com esta alteração de visual. Novos contributos e salutares partilhas esperam-se de

VI forum

ECOMASCOTE

toda a comunidade escolar para que este meio de comunicação possa servir-nos a nós e ser um meio de divulgação da Escola para além da nossa comunidade educativa. Apesar da página estar em constante actualização, a partir do dia 5 de Dezembro já se poderá aceder a ela com os novos conteúdos. Qualquer crítica/ assunto que queira colocar, deverá contactar o Webmaster - Prof. Paulo Gonçalves ou então enviar-nos um Email.

de Educação Física

O Departamento de Expressões promoveu o VI Fórum de Educação Física, iniciativa inserida no plano de actividades, que tem como objectivo contribuir para a formação contínua dos professores desta área e catapultar novas modalidade e temas que permitam, dentro do programa das aulas, proporcionar mais variedade de escolha para a prática desportiva. Dessa forma, dá-se aos docentes novas perspectivas das modalidades já vistas nos seus cursos, mas que, entretanto, sofreram alterações. Este ano, com a participação de cerca de uma centena e meia de professores oriundos das regiões Norte e Centro do país, foram escolhidas modalidades adaptadas à escola e tendo em conta os temas abordados nas edições anteriores. O objectivo passou por introduzir modalidades que não sejam as tradicionais. O programa contou com o basquetebol, futsal, ténis, natação, badminton e ginástica acrobática. Relativamente ao futsal, sendo uma modalidade em clara expansão pelas escolas do país, a sua abordagem neste Fórum de Educação Física foi importante para a formação dos professores participantes.

Nº 9

Está a de correr até ao dia 16 de Dezembro o concurso “Ecomascote”. Este concurso, destinado à comunidade escolar - alunos, pessoal docente e não docente, formando grupos ou não tem como objectivo a reutilização de materiais que ultrapassaram o seu ciclo de vida, tentando assim dar-lhes utilização na construção de uma mascote tridimensional que servirá de imagem da nossa escola. Todos os concorrentes deverão preencher, nos Serviços Administrativos, a ficha de inscrição indicando apenas um código que permitirá identificar o respectivo trabalho. O júri será constituído por um elemento do CE, um professor do 5ºGrupo, um aluno e um representante do pessoal não docente. No final seram atribuídos “Ecoprémios” aos três melhores trabalhos. PARTICIPA...

S. Martinho O Curso CEF- Empregado Comercial organizou um concurso de quadras de S.Martinho, cuja vencedora foi a aluna Ana Sofia Pinho Reis, do 8º Ano turma A, com os seguintes versos: Castanhas Assadas Na fogueira a saltitar, Num cartucho embrulhadas E com luz a brilhar!

As folhas caindo No chão vão murchar, Em dia de S.Martinho Nós queremos cantar!

Castanhas quentinhas Que estão a escaldar, No dia de S.Martinho Na hora de festejar!

Em dia de S.Martinho As castanhas a assar, E o vinho no pipo Para nós depois provar!

Em dia de festa Está o S.Martinho, Todos colaborando Comento e bebendo vinho!

Reunidos a conviver Nun dia especial, Para todos beber O seu vinho natural! Ana Reis. nº2, 8ºA


Missão : Marte http://www.planetary.org/mars/

No início de 2004 estarão em Marte sete aparelhos espaciais enviados por várias nações terráqueas. Para dar conta deste feito, a Planetary Society decidiu disponibilizar no seu um site informações sobre todos os preparativos destas missões. A Planetary Society - fundada em 1980 por Carl Sagan, entre outros, tem como objectivo incentivar a exploração do nosso sistema solar e a procura de vida extra-terrestre. Com este sítio dedicado a Marte, esta associação procura dar o seu contributo para a melhor compreensão daquele que é o planeta do sistema solar mais próximo da terra. Assim, além de disponibilizar notícias e imagens e todos os pormenores relativos às expedições ao planeta vermelho, a Planetary Society tem um projecto inovador que consiste na disponibilização, em formato de blog, de uma espécie de diário de bordo de bonecos robôt da LEGO, que, supostamente viajarão numa das expedições.

Caricaturas e muito mais (http://caricaturas.no.sapo.pt) Ao contrário do que se poderia pensar, o site Caricatura no Sapo não é um portal de caricaturas, ou apenas de caricaturas, melhor dizendo. As palavras de ordem aqui parecem ser outras: boa disposição. Assim, além das referidas caricaturas a figuras bem conhecidas da sociedade portuguesa - de políticos a jogadores de futebol, passando por músicos - este site aposta forte também na disponibilização de uma completa carteira de jogos online que vai dos mais clássicos - tipo Arcade - a outros mais recentes, de acção. Sempre mantendo a sua veia de entretenimento bem visível, o Caricaturas possui ainda secções de cartoons, de animações e ainda de fotos de situações caricatas. Com este portal de actualização “bastante irregular”, como confessa o seu autor, boa disposição é coisa que, à partida, está garantida.

Sites Eléctricos... www.odiseia2010.com Portal de Ciência y Tecnología. Dispõe de uma interessante zona de descarga, com circuitos, tutorials, datasheet, etc, a de mais uma secção de notícias, e uma boa zona de links. Para aceder a determinadas secções, é necessário registrar-se de forma gratuita.

www.technick.net Portal em inglês dedicado à electrónica. Dispõe de uma zona de descarga, circuitos,tutorials, e utilidades on-line para o cálculo eléctrico, etc.

Intel lança novo Pentium 4 especialmente dirigido a jogadores A Intel apresentou o processador Pentium 4 Extreme Edition, uma solução especialmente dirigida a jogadores assumidos e entusiastas da computação em geral, que conta com a performance da tecnologia Hyper-Threading (HT) a uma velocidade de relógio de 3.20 GHz. O processador já havia sido apresentado no Intel Developer Forum. A tecnologia Hyper-Threading permite ao processador do PC trabalhar em duas vias

Passatempo Completa com os 12 país da U.E.que aderiram ao EURO.

separadas ao mesmo tempo, melhorando assim o desempenho da máquina. Desta forma, a solução permite a visualização de gráficos de qualidade superior - um factor essencial para tornar os jogos de computador mais realistas. Em termos de desempenho este processador - construído através da tecnologia 0.13 Micron Intel - inclui cache de nível 2 a 512 kilobytes, 2 MB cache de nível 3 e um bus de sistema a 800 MHz. Estes dois MB de cache de nível 3 podem garantir um melhor processamento de imagens ao permitir o pré carregamento de componentes de imagem antes de estas serem requisitadas pelo processador. Isto traduz-se em experiências de jogos mais realistas e qualidade melhorada de edição de vídeo. O Pentium 4 Extreme Edition está já disponível em todo o mundo através dos distribuidores autorizados da marca e da Intel. Para uma quantidade de 1000 unidades o processador é vendido a 925 dólares. A Dell e a Gateway estão entre as fabricantes de computadores que já adoptaram este novo processador, tendo anunciado ontem dois modelos baseados no Extreme.

Ficha Técnica Coordenação, paginação, ilustração, redacção e processamento de texto: Prof. Paulo Gonçalves Colaboração: Alunos do 11ºG e Alunos do 12ºC. Exemplares publicados: 150 Escola Secundária Soares Basto (403003) 3720-254 Oliveira de Azeméis Telefone: 256600590 Email: essbee@sapo.pt

www22.brinkster.com/cucabot/index.html Página web dedicada à robótica. Como projecto inicial propõe-se a construção de um mini-robot , denominado “Pegatortas” que, com um par de motores e dois fins de curso, é capaz de se esquivar aos objectos com que choca.

www.maicas.net/bot Neste sítio propõe-se a construção de um minirobot de baixo custo realizado com componentes fáceis de encontrar e preço acessível.

Uchip9 a4  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you