Page 1

M I C R O C H I P

Ano 2 NOVEMBRO 2003

Entrega dos Prémios “Com Distinção” No passado dia 31 de Outubro, realizou-se mais uma edição da entrega dos prémios “Com Distinção”. Esta cerimónia anual teve como objectivo premiar os alunos que mais se destacaram no ano lectivo de 2002/2003, classificando-os em 12 categorias. Desde o 7ºAno ao 12ºAno, Ensino Recorrente e passando pelos Cursos de Ensino e Formação e Cursos 10º Profissionalizante, foram entregues prémios a cerca de 25 alunos. Com a entrega dos Diplomas de Curso aos alunos dos CEF’s e 10ºProfissionalizante, foram ainda entregues várias Menções Honrosas “Com Distinção”

a 21 alunos, devido à sua participação em várias competições desportivas. Conjuntamente com este evento foi, também, entregue o Prémio de Jornalismo Juvenil Bento Carqueja. Sendo um concurso aberto a toda a comunidade, destaque-se que os 2º e 3º prémios foram obtidos por alunos da nossa escola, tendo o 1º prémio sido atribuído à aluna Susana Nunes, da Esc. Sec de Vale de Cambra. Para finalizar, foram este ano homenageados os participantes do projecto “Ondas de Portugueses” dinamizado pela professora Isabel Costa.

JAMBOREE-NO-AR No fim de semana, de 18 e 19 de Outubro, realizou-se mais uma edição do JAMBOREE NO AR, encontro de escuteiros de todo o mundo utilizando para tal as frequências amadoras de rádio. A estação coordenadora nacional esteve instalada na nossa escola sob o indicativo CT8JAM, e participam na actividade os Grupos 17, 43 e 140 da Associação dos Escuteiros de Portugal (AEP), o Grupo em formação de Oliveira de Azeméis e alguns caminheiros e dirigentes do Corpo Nacional de Escutas (CNE) na coordenação nacional do canal #joti. A actividade vai já na 46ª edição, já que foi durante o Jamboree Mundial de 1957 realizado em Sutton Coalfield, no centro de Inglaterra, e contou com a participação de 35.000 Escuteiros provenientes de 62 países. Ali foi montada uma grande Estação de Radioamadorismo. Esta estação, que operava com o indicativo GB3SP, fez um total de 1712 contactos para 71 países. Em 1958 (10-11 de Maio) realizou-se o

primeiro JOTA - Jamboree On the Air (Jamboree no Ar), actividade a nível mundial em que milhares de Escuteiros pelo mundo fora comunicavam através de Estações de Radioamadorismo. O êxito desta actividade foi tal que passou a ser realizado anualmente. Por outro lado, e a partir de 1997, e tendo em conta o desenvolvimento do Escutismo na Internet, começou a realizar-se oficialmente e em paralelo com o JOTA, o JOTI - Jamboree On The Internet (Jamboree na Internet). Muitos Escuteiros chegam a montar uma Estação mista, com uma estação de radioamador e um computador ligado à Internet, para poderem participar nos dois ao mesmo tempo. Este irmão mais novo do Jota esteve t a m b é m presente na iniciativa deste ano, s e n d o utilizada para tal algumas salas de informática da nossa escola.

Nº 8

Acesso ao Ensino Superior - 2ª Fase Os resultados da segunda fase do concurso de acesso ao Ensino Superior revelam um decréscimo de cerca de 2% no número de colocados, relativamente a 2002/ 2003. Entre as 13 973 vagas no Ensino Superior p ú b l i c o disponibilizadas na segunda fase do concurso nacional de acesso, 5861 ficaram por preencher. Segundo o Ministério da Ciência e do Ensino Superior, ao todo entraram nesta segunda fase mais 8074 alunos. A julgar pelos números divulgados, até ao momento, foram colocados no Ensino Superior público 40 236 alunos, aproximadamente menos 2% que no ano lectivo transacto, em que houve 41 064 colocações. Parte deste decréscimo no número de alunos colocados pode ser resultado da adaptação das opções dos alunos ao mercado de trabalho. Mas convém também lembrar que o número de candidatos desta segunda fase registou um decréscimo de cerca de 6% relativamente a 2002/2003 percentagem equivalente à do corte de vagas imposto pelo anterior ministro da Ciência e do Ensino Superior, Pedro Lynce. Neste cenário, houve, ainda assim, 3552 candidatos que não conseguiram entrar em nenhuma das suas seis opções. Houve 31 cursos que receberam alunos com uma média inferior a 9,5 valores e 104 com menos de 9,9. A média de ingresso mais baixa verificou-se no curso de Engenharia Mecânica do Instituto Politécnico da Guarda, com 8,1 valores. Concluída esta segunda fase de candidatura, as instituições de ensino podem ainda optar por abrir uma terceira fase do concurso, a nível local, para o preenchimento das vagas ainda disponíveis.


Sony Ericsson lançou o tão esperado P900 A Sony Ericsson lançou a semana passada o novo telemóvel P900, o sucessor do P800 lançado o ano passado, com mais funcionalidades, mais pequeno e mais rápido. O novo Sony Ericsson P900 utiliza o sistema operativo Symbian OS 7.0 tal como o P800. Mas o novo P900 tem um processador mais rápido e a memória RAM foi aumentada para 48 MB ficando reservados 16 MB para o utilizador. Para além disso, o P900 suporta cartões de memória Memory Stick permitindo assim ao utilizador ter muito espaço. O P900 inclui uma câmara fotográfica e de vídeo permitindo agora gravar no formato MPEG4. A resolução do ecrã é de 208 por 320 pixéis com suporte para 65.536 cores. O P900 é tri-band, suporta Java, Bluetooth, Infravermelhos e WAP podendo o utilizador navegar na internet com o browser Opera.

Passatempo Descubra as 8 diferenças

Ficha Técnica Coordenação, paginação, ilustração, redacção e processamento de texto: Prof. Paulo Gonçalves Colaboração: Alunos do 11ºG e Alunos do 12ºC. Exemplares publicados: 150 Escola Secundária Soares Basto (403003) 3720-254 Oliveira de Azeméis Telefone: 256600590 Email: essbee@sapo.pt

64 BITS - O Futuro No dia 23 do mês de Setembro, foi lançado mundialmente os processadores de 64 bits da AMD para desktops, os primeiros a serem compatíveis com o sistema operacional Windows. São três linhas: Athlon 64 FX51, Athlon 64 3200+ e Athlon 64 Mobile. O Athlon 64 FX-51 é a promessa da AMD para gamers, criadores de conteúdo digital e entusiastas de informática segundo a fabricante, que diz ter criado o produto sob medida para este “público que conduz e influencia a indústria”, a partir deste processador pode-se falar em “computação cinematográfica”: um conceito que dá destaque à interatividade e a

novos níveis de realismo, comparados pela AMD aos encontrados em filmes em DVD. Já as linhas Athlon 64 3200+ e Athlon 64 Mobile (este, em dois modelos, 3000+ e 3200+) foi desenvolvido para desktops e notebooks de alta performance e para melhor desempenho das conexões wireless. Nos dois casos, garante a empresa, os usuários não encontrarão problemas para rodar aplicativos de 32 bits na nova plataforma. Segundo a AMD, mais de 60 fabricantes em todo o mundo já anunciaram computadores com os novos processadores.

Inforpor 2003 - Expotelecom A Inforpor, feira dedicada às tecnologias de informação e comunicação (TIC), terminou no dia 26 de Outubro, depois de quatro dias em que 183 expositores, espalhados por 17 mil metros quadrados, apresentaram as suas novidades. Mais uma vez, a Feira Internacional de Lisboa acolheu um desfile de “hardware” e “software”, das soluções para empresas aos equipamentos ou videojogos. Neste ano, juntaram-se duas feiras (Inforpor e Expotelecom) num só evento. Mas quem acreditou que deste “casamento” resultaria uma feira maior e com mais novidades talvez tenha ficado desiludido. O certame - que, desta vez, se chamou Inforpor 2003-Expotelecom - ocupou sensivelmente a mesma área que no ano passado e também não contou com a participação de muitas das empresas de referência no panorama das TI em Portugal. A crise por que tem passado o sector tecnológico restringirá, certamente, a participação das empresas neste tipo de eventos. Contudo, esta “feira da convergência” foi palco de apresentação de soluções e produtos (mais ou menos novos) capazes de interessar os profissionais e os entusiastas do sector das TIC. A Microsoft foi, claro, uma das presenças mais notadas na feira, até pela sua grande novidade apresentada dias antes: o novo Office System 2003. É uma nova versão do Office e uma grande aposta da Microsoft no que se refere a produtividade também nas pequenas empresas (que, segundo o critério em vias de adopção da União Europeia, serão todas as que tiverem menos de 500 empregados), agora com novas ferramentas e funcionalidades. Permitir um mais fácil acesso à informação, gerir os processos das organizações e possibilitar a colaboração entre os seus membros são alguns dos objectivos do novo Office. Tal como em anos anteriores, a Porto Editora guardou para a Inforpor 2003 a apresentação de mais uma versão do seu principal produto multimédia. A “Diciopédia 2004” - sétima versão de um produto que foi lançado, pela primeira vez, em 1997 - tem agora uma interface diferente, foi actualizada e pode ser personalizada

através da criação de diferentes perfis, de acordo com os interesses e as preferências dos vários utilizadores. Disponível em duas versões, para DVD ou para CDROM, a “Diciopédia” está agora mais parecida com os bons “sites” que se encontram na Internet, ou, como dizem os responsáveis da Porto Editora, foi “webificada”.

Sites Eléctricos... www.tecno12-18.com Incorpora novo material educativo, relacionado com a energía eólica, destinado a alunos. Dispõe de dois modos de navegação, Livre e dimânica. Com a primeira acede-se livremente a todo o conteúdo da unidade e na segunda é necessário responder a um questionario para poderchegar ao final da mesma. Realizada em flash com um bom designh.

www.energias-renovables.com/paginas/index.asp

Página Web da revista “Energías Renovables”. Dispõe de artígos, noticias, entrevistas, subrescrição On-line, etc...

Uchip8 a4  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you